15/06/2013 14h27 - Atualizado em 17/06/2013 14h52

DualShock 4 mostra evolução real e potencial ainda não explorado no PS4

Léo Torres
por
Da E3 2013

Com o fim da E3 2013, que aconteceu na última semana em Los Angeles, Estados Unidos, chega a hora de fazer os balanços finais. Um dos mais aguardados testes que todos queriam fazer era, sem dúvida, o do DualShock 4, novo joystick lançado junto com o PlayStation 4. Alguns jogos para PS4 deram as caras tanto no estande da Sony quanto nos dos estúdios e distribuidores de games. Conseguimos jogar muitos deles e as primeiras impressões do TechTudo sobre o controle você confere agora.

Comente e debata sobre PlayStation 4 no nosso fórum!

DualShock 4 o josytick do PS4 (Foto: Léo Torres / TechTudo)DualShock 4, o josytick do PS4 (Foto: Léo Torres / TechTudo)

A Sony finalmente está conseguindo correr atrás do prejuízo acumulado ao longo dos ano em termos de ergonomia. Desde o primeiro contato percebemos uma pegada mais confortável, o que diminui a distância para o rival Xbox, mesmo sem ainda conseguir superá-lo. As novas curvas e dimensões facilitam a pegada, além de dar movimentos mais naturais às mãos nos toques de botão.

Os icônicos triângulo, quadrado, bola e x mantém a resposta já conhecida, com alteração positiva, porém pouco perceptível. É algo como “em time que está ganhando não se mexe”. Já os gatilhos L2 e R2 apresentam uma evolução impressionante. Bastante parecidos com os do Move, os botões tem pressão muito mais equilibrada, resposta mais dinâmica e curvatura mais natural ao toque, o que será fundamental nos diversos jogos de tiro aguardados para o PS4.

Uma curvatura mais natural é também o novo diferencial dos controles analógicos. Ficou muito mais confortável encaixar os dedões nas leves concavidades que os designers da Sony incorporaram ao joystick. No controle direcional digital, nada de novo. Aqui, as mudanças mantém a tendência já esperada para o PlayStation 4, com movimentos precisos e o controle na ponta dos dedos do usuário.

Sony pretende enviar às lojas 16 milhões de PS4 em 2013.  (Foto: Divulgação) (Foto: Sony pretende enviar às lojas 16 milhões de PS4 em 2013.  (Foto: Divulgação))O controle oficial do PlayStation 4 (Foto: Divulgação)

A superfície sensível ao toque é, sem dúvida, a grande fronteira a ser explorada no DualShock 4. Em um balanço geral dos jogos que já estavam disponíveis, a impressão que fica é que a Sony procurou dar novas possibilidades aos desenvolvedores de jogos mas eles ainda não sabem muito bem o que fazer com elas.

Mesmo assim, os estúdios estão com vontade de utilizar o recurso, isso não podemos negar. O título Star Trek Pinball, por exemplo, colocou ali os controles do menu, mesmo não utilizando os ótimos botões analógicos para nada. Em Blacklight Retribution também foram colocados os chamados taunts, o que poderia ser (e normalmente é) posicionado facilmente no direcional. Além disso, também pela superfície é possível movimentar a câmera durante as customizações de personagem.

E, ao que parece, o uso mais comum será para controlar a câmera. Octodad, com seu controle de movimento estranho e diferente, é o que tira melhor proveito do recurso. No jogo, é essencial utilizar os dois botões analógicos para jogar braços e pernas para os lados e controlar o polvo humanizado ao longo das missões que são apresentadas. Por isso, a câmera fica de fora de onde normalmente é colocada, transformando a telinha (que não é tela) touch em item essencial.

PlayStation 4 (Foto: Divulgação)PlayStation 4 (Foto: Divulgação)

Em Driveclub, os recursos do menu são controlados ali, com aplicação futura na tela de modificação do carro (ainda não funcional na versão da E3). Warframe posicionou as magias no novo recurso, onde deslizando com o dedo em um eixo X e Y ativamos os quatro diferentes ataques especiais.

Do ponto de vista estético, o joystick agrada bastante. As linhas ficaram elegantes e o tradicional acabamento mantém a sobriedade do aparelho. E se você é um dos que não gostou da barra luminosa na parte de trás do controle, aqui vai um argumento que pode justificar sua existência: além de servir para diferenciar cada um dos jogadores, as luzes coloridas servirão para melhorar a identificação de movimentos pela nova versão da PS Eye, a câmera do PlayStation 4. Se sentiu convencido?

Em um balanço geral, o DualShock 4 é realmente uma grande evolução no mundo dos joysticks. Mesmo com sua principal novidade ainda muito pouco explorada, o que foi modificado está muito melhor, tanto do ponto de vista da ergonomia quanto da resposta aos movimentos e pressão nos botões. Agora é esperar o lançamento do console e ver que segredos os novos títulos guardarão.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • João Viana
    2013-06-15T18:42:30

    Tenho um xbox 360 e tive um ps2, a diferença dos controles é gritante demais, o xbox é muito melhor, a ergonomia e a posição dos analógicos, já passou e muito de ser questão de gosto...Mas nessa px geração voltarei pro ps4, pelo menos agora ele aparenta estar melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Andrade
    2013-06-15T18:31:49

    A Ubisoft podia usar a telinha da manete pra utilizar aquele recurso demonstrado em Watch Dogs com o tablet,seria muito legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro Silva
    2013-06-15T17:17:31   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:29

    o controle do ps, é infinitamente melhor do que o xbox!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2013-06-15T17:17:31   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:29

      Eu acho que muito questão de costume.. eu sempre joguei ps, quando vou jogar alguma coisa no xbox, é muito mais diferente, você não é acostumado... controle do ps3 é muito mais leve que o xbox 360, quase a metade.. Ai na minha opinião, vai mais por gosto e costume...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2013-06-15T17:17:31   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:29

      O análógico do xbox talvez seja melhor mas o digital não chega nem perto do ps !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Bap
    2013-06-15T23:12:36

    Que discussão ridícula ! Todo mundo copia todo mundo, ou vocês esqueceram, que Microsoft e Sony copiara a Nintendo (controle de movimento, smartclass e uso do ps vita como segunda tela). O importante é a diversão que eles proporcionam.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Sousa
    2013-06-15T22:41:25

    Tão de palhaçada em dizer que a Sony imitou o controle ma MS, afinal que surgiu primeiro? Uma coisa é gostar do seu console, mais vim falar bobagem já é demais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Tavares
    2013-06-15T22:00:32

    A sony nunca copiou a MS, pelo contrario a MS que tenta copiar a sony! PS4 vai da um banho no xbox one.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Asfora
    2013-06-15T21:58:27

    Pessoal. Tanto faz qual controle é melhor. Tem pessoas que gostam do PS e outras do XBox. Vai de gosto de cada um. Eu tenho os 2 consoles, mas sempre me dei melhor com o controle do PS. Gosto vai de cada um.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • David Jonathan
    2013-06-15T21:17:14   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

    Minah opiniao designer copiado da MS denovo ... que feio em sony deixo a micro lança primeiro pra copiar oq teve de melhor tentem copiar a integraçao x-box jogador tb! ae isso de demais pra vcs.. so tem grafico mais nada ai!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • David Jonathan
      2013-06-15T21:17:14   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Más o a Sony mostrou seu controle primeiro! como copiou ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • David Jonathan
      2013-06-15T21:17:14   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Ainda bem que a sony nao copiou o xbox one. Logar uma vez em 24 hs na net, e nao poder jogar jogos usados. Microsoft lixo. Deu tiro no pé. Sony vai deixar no chinelo como ja deixa nos jogos exclusivo!!!!kkkkkkkkkkk...Adeus xboxxxxxxxx

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Furtado
    2013-06-15T20:57:11

    DEPOIS QUE A SONY ENTERROUAMICROZINHA O JORNALISTAMARROM TATENTANDO DAUMA MORAL KKKKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiano Lima
    2013-06-15T20:32:09   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

    Me diz quando o controle do Xbox foi melhor que o do PS???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiano Lima
      2013-06-15T20:32:09   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Sim, o controlo do xbox é muito melhor do que o do playstation

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiano Lima
      2013-06-15T20:32:09   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Desde que foi lançado Fabiano Lima.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leonardo Brito
    2013-06-15T19:50:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

    Cade o botao Start???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Brito
      2013-06-15T19:50:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      EHAUHEUAhuAUheUAHeUAHEhAUeuAUehaUeuAHehauheuaH

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Brito
      2013-06-15T19:50:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      O ''start'' vai ser tuch!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Guilherme
    2013-06-15T19:23:19   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

    qual será a Midia do ps4 continuara blu ray e jogos do ps3 funcionara no ps4?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2013-06-15T19:23:19   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Sim continua Blu-Ray e os jogos de PS3 poderão ser jogados mas por intermédio da Gaikai , ou seja, apenas mídia digital (download).

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-06-15T17:47:22

    O controle do playstation é uma piada, imitação mal feita do Snes e 64. Eu sei muito bem disso, eu tinha um ps2. O controle tornava muito mais difícil a jogabilidade c/ esses analógicos improvisados desde o ps1 p/ concorrer c/ n64. Ja o Xbox preza pela ergonomia c/ analógicos inspirados no controle do Sega Dreamcast que também tinha um ótimo controle.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Barbosa
    2013-06-15T15:05:54   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

    Deixaram o controle mais "gordo" pq um dos fatores de o controle do xbox ser melhor era isso... parece estar muito bom esse ai... o analog é para dentro (igual xbox) e não para fora... uma boa melhora, a sony soube pesquisar e usar o q tem de bom para desenvolver

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-15T15:05:54   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Tenho um XBOX 360 e já tive um PS2 jogo muito PS3, mas o controle do XBOX é infinitamente melhor

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-06-15T15:05:54   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:28

      Pow, eu achei que ele ficou mais "magro" por estar um pouco maior. E controle muito grande também não ajuda muito, principalmente se uma criança pequena quiser jogar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andressa Costa
    2013-06-16T02:41:16

    O Controle do Xbox é muito melhor pra quem joga FIFA, pois para jogar no analógico as inversões das teclas deixam tudo melhor. Jogar no analógico do Playstation é cansativo. Acho que o Joystick do Xbox deixa o movimento muito mais solto e os dribles muito mais fáceis

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabrizio Silva
    2013-06-15T23:14:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:27

    uma dúvida, bola!! acho que se vc tem quadrado triangulo e x o outro o botão tem que ser circulo e não bola...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabrizio Silva
      2013-06-15T23:14:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:27

      Eu não conheço ninguém q fale circulo, é bola ou bolinha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabrizio Silva
      2013-06-15T23:14:20   , respondido respondido 2014-01-13T04:09:27

      rsrs nem tinha reparado mas tem toda a razão. bola fica estranho e é meio porco mesmo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Casagrande
    2013-06-16T05:55:06

    O controle do PS4 é melhor,e o desing então,fixe,sem comparação,o Ps4 é muito mais bonito que aquela caixa pega fogo.kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Agostinho Neto
    2013-06-16T07:51:47   , respondido respondido 2013-10-28T13:27:30

    "percebemos uma pegada mais confortável, o que diminui a distância para o rival Xbox, mesmo sem ainda conseguir superá-lo. " - Tá de sacanagem o da Sony em termos de ergonometria sempre superou e muito o dos demais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Agostinho Neto
      2013-06-16T07:51:47   , respondido respondido 2013-10-28T13:27:30

      Isso é a opinião deles. E isso é a sua opinião que diverge com a deles. Respeite a opinião de outras pessoas. A Minha, por exemplo, eu concordo que o controle do Xbox é mais confortável do que o Dualshock.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Semmer
    2013-06-17T09:21:39   , respondido respondido 2013-10-28T13:26:00

    Para mim o Dualshock é muito melhor que o controle do Xbox..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Semmer
      2013-06-17T09:21:39   , respondido respondido 2013-10-28T13:26:00

      Eu tenho mãos pequenas, e com as duas mãos eu consigo cobrir o Dualshock todo, por ser maior e ter espaços para confortar os dedos, o controle do Xbox 360 é mais confortável, e os botões A X Y B são mais suaves que o do Dualshock 2 e 3, falta só saber como vai ser o Dualshock 4. Estou bem confiante na verdade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julio Simei
    2013-07-24T00:34:12   , respondido respondido 2013-10-28T13:23:34

    Alem do controle do x box ser muito melhor não para por ae,a rede online xbox live muito superior a psn cross chat,interface,resposta etc.. kinect é bem melhor que move,e os graficos tambem o x box ultrapasso em jogos multiplataforma

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julio Simei
      2013-07-24T00:34:12   , respondido respondido 2013-10-28T13:23:34

      Engraçado é os fanboys da Sony dando deslike no seu comentário kkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Souza
    2013-07-08T17:36:08

    Muito melhor o do XBox principalmente jogos de tiro sem duvida

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kelvio Monteiro
    2013-07-04T18:17:09

    ele podia sair pra ps3 tbm !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Andrade
    2013-06-29T01:32:29

    Falar que um controle é "melhor" do que o outro como verdade absoluta é uma baita infantilidade. É igual dizer que morenas são mais bonitas que loiras ou ruivas, ou que asiáticas são mais "interessantes" (if u know what i mean) que as mulatas. As opiniões vão sempre divergir, o lance é entender que nesse caso não existe o "certo e o errado", e que então se você quiser comentar a opinião alheia, que faça de uma forma educada p/ que a outra pessoa tenha vontade de responder "direito", e não apenas se limite a escrever "lixo" ou coisas assim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Gregorio
    2013-06-17T01:16:30

    Chega a ser rídiculo, esse comentário.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Ponce
    2013-06-16T15:49:08

    Gosto da anatomia do controle do xbox, mas prefiro o so Ps3 por estar mais acostumado e porque não precisar de pilha e a bateria é muito boa...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário