Notebook

12/06/2013 10h53 - Atualizado em 12/06/2013 11h00

Especialista abre MacBook Air: bateria maior e SSD fabricado por rival

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O novo MacBook Air mal foi lançado e a iFixit, especialista em “teardowns” de aparelhos Apple (ou seja, em desmontá-los para analisar sua composição ou consertá-los) manteve sua tradição e abriu o produto. E ela encontrou algumas surpresas dentro do notebook, como uma bateria maior e um SSD menor em relação à versão anterior.

Novo Mac foi aberto pelo iFixit (Foto: Reprodução/Engadget)Novo Mac foi aberto pelo iFixit (Foto: Reprodução/Engadget)

O “desmonte” da edição 2013 do MacBook Air de 13 polegadas mostrou que, por dentro, o aparelho não é uma repetição do modelo 2012. O principal destaque do hardware do novo laptop é o processador Intel Haswell, com a enorme bateria de 7.6 V e 7150 mAh logo acima dele, para garantir maior vida útil ao aparelho (até 12 horas de uso sem carregar).

O que também mudou foi o drive de armazenamento de arquivos. Segundo rumores, a Apple teria trocado a interface do drive de SATA para PCI Express. Porém, o que a iFixit destacou foi o fato de o SSD ter diminuído bem em relação ao modelo de 2012. E tem mais: eles são fabricados pela rival Samsung.

Novo MacBook Air (Foto: Fabrício Vitorino)Novo MacBook Air foi lançado na WWDC 2013 (Foto: Fabrício Vitorino)

Além disso, o iFixit destacou as seguintes mudanças: cartão AirPort atualizado, conector de cabo de alto falante do outro lado e ausência de GPU separada. Além disso, a empresa encontrou um novo controlador flash Samsung ARM e oito chips de armazenamento em flash, também da empresa sul-coreana, com a capacidade de 16 GB cada.

Como os “teardowns” são feitos com o intuito de analisar também a facilidade de reparo do aparelho, o iFixit classificou o novo MacBook Air com uma nota 4. Ou seja, não é nem um pouco fácil consertar. Segundo análise, a principal falha é a falta de possibilidades de atualização, com a memória RAM soldada à placa lógica e os SSDs não sendo compatíveis com outras gerações.

Qual é o melhor notebook do mercado? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2013-06-13T11:23:52  

    isso só mostra q a apple n tem capacidade de fazer melhor e só sabe montar notebooks usando peças de fabricantes rivais. e vida o iLixo.

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2013-06-13T11:23:52  

      Tu é burro mesmo ou ta zuando? Por favor, fala que vc ta zuando!!! A Apple tem por patente suas peças cara!! Meu deus... fala por favor que vc tava zuando porque ninguem pode ser tão burro como você é!!

  • Jeferson Santos
    2013-06-12T13:54:47  

    A Samsung fabrica varios componentes dos produtos da Apple, porem a engenharia e patente do componente é da Apple, sendo assim é de exclusividade da Apple nao podendo ser usada em outros produtos. A Apple não tem fabrica propria são sempre tercerizadas. A Samsung nada mais é do q uma fornecedora da Apple!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-06-12T13:54:47  

      Rodrigo Tito Isso é verdade. Mas digo a vc q realmente prefiro uma demora no lançamento dos produtos do q ter uma novidade a cada 3 meses. Um exemplo simples disso vamos pegar o Galaxy S4 q em seu lançamento custava R$ 2399 e hj ja encontramos o mesmo aparelho por R$ 1899 uma grande desvalorização e estamos falando de um aparelho novo sem uso, imagina o valor de revendo quando usado cai mais ainda. Ja um iPhone vc pode ficar tranquilamente 1 ano com ele e no proximo lançamento revender o seu e recuperar no minimo 70% do valor e com um pequeno investimento trocar por um mais novo.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-06-12T13:54:47  

      Jeferson Santos isso é verdade mas quando uma empresa tem sua prórpria fábrica, a facilidade de fabricação é bem maior e lança bem mais rápido produtos do que outra que não tem fábrica (apple), sem julgar pois gosto mais da apple mas ela demora muito pra lançar um aparelho devido a depender de fabricação, tanto que vem como ''made in china'' ou outro sei lá, mas não ''made in USA'' como antes era nos EUA, daí a samsung lança 2 ou 3 aparelhos ae depois a apple lança um novo, isso é ruim pra apple porque mesmo sendo forte vai ser sempre superada fácil e rápido devido a rapidez da samsung.

  • Rodrigo Tito
    2013-06-12T19:56:01  

    não é bom pra nenhuma empresa viver de fornecedores e não ter sua fábrica, o caso da apple, atrasa lançamentos dando espaço pra outras marcas e pra piorar existem muitas marcas, lg se fortaleceu, motorola é clássico (os motorola razr de última geração), samsung sempre chega abalando, não posso dizer da nokia pois se perdeu com seu sistema que ninguém quer mais, tenta inová-lo mas não da ja existe ios e android.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-06-12T19:56:01  

      Desculpe gente, postei no lugar errado! A matéria é sobre notebook e Macbook, mas falei da besteira do Android. Eu tenho uma inveja da Apple que não consigo resistir... desculpem.

  • Sarrista Sp
    2013-06-12T16:23:47

    ...

  • Richard Grayson
    2013-06-27T14:29:49

    eheheheheh, não era a Apple que tava querendo romper com a Samsung pois estava de malzinho com ela, mimimimimi? Pelo jeito viu que não é fácil parar de depender das peças que sua "rival" fornece, ahahahahah.

  • Samuel Voltolini
    2013-06-14T08:49:02

    Nada a ver esse negocio de "rival" cara a própria Samsung não faz toda a sua produção de telas, algumas delas são feitas pela "Sharp", isso acontece com os processadores também, a Samsung fabrica alguns processadores mas outros ela usa da Qualcomm... Nenhuma empresa fabrica tudo aquilo que vende a maioria delas precisa de outras para sobreviver, a Apple precisa da LG e Samsung também.