08/06/2013 15h09 - Atualizado em 08/06/2013 15h09

Entenda os problemas recentes que a Nintendo enfrenta

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Já há alguns anos, a Nintendo não é mais a empresa arrasa-quarteirão, dominante do mercado de games, que foi durante décadas. Ativa neste mercado há mais de 30 anos, a Nintendo tomou uma série de decisões controversas nos últimos anos, que afetaram negativamente as suas vendas (e seu lucro) e a imagem que o público tem da empresa. Abaixo listamos estas decisões, e explicamos causas e consequências. Confira:

O Wii U é um console fantástico, mas a Nintendo não sabe como vendê-lo (Foto: Divulgação)O Wii U é um console fantástico, mas a Nintendo não sabe como vendê-lo (Foto: Divulgação)

Ascensão e queda do Wii

Famosa por ditar tendências inovadoras, a Nintendo realmente revolucionou o mercado de games com o Wii, fazendo pessoas que antes nem falavam sobre videogame se interessarem pelo produto.

Entretanto, a decisão de não suportar gráficos HD aos poucos foi afastando as desenvolvedoras third-party e os próprios jogadores, que mergulharam na imersão dos jogos para PS3 e Xbox 360. A Nintendo alega que só lançaria um videogame com tecnologia que todos tivessem acesso na época.

Jogos

Sem grande apoio das third-parties, os exclusivos da Nintendo não foram suficientes para manter os jogadores no Wii durante muito tempo. Quando Zelda: Skyward Sword (considerado por muitos o melhor jogo do console) foi lançado no fim de 2011, muitos jogadores já haviam migrado para outros consoles.

Foi um dos poucos lançamentos relevantes do ano, enquanto outros consoles recebiam Batman: Arkham City, Uncharted 3 e Skyrim na mesma época. A empresa precisava de um novo console para se manter no mercado.

Zelda: Skyward Sword é um feito, mas pode ter chegado tarde demais. (Foto: Divulgação)Zelda: Skyward Sword é um feito, mas pode ter chegado tarde demais. (Foto: Divulgação)

Portátil 3D

Em 2011, a Nintendo já estava preocupada com outro console, o portátil 3DS. Embora a ideia de um console com efeito 3D estereoscópico sem óculos seja interessante, muitos jogadores tem dificuldade com o foco na tela, causando desconforto visual.

Aliado a poucos títulos no lançamento, o portátil só ganhou força no ano seguinte, após uma queda de preço, vários novos jogos e a versão XL, com tela maior. Hoje, o portátil já é um sucesso em todo o mundo, mas demorou quase dois anos para isso acontecer.

Falta de conectividade

Apesar do sucesso do Virtual Console – que levou ao Wii e 3DS jogos clássicos dos consoles da Nintendo, Sega, Neo Geo e muitos outros –, a falta de uma rede unificada de jogadores, como a PSN ou a Xbox Live, também afastou jogadores.

A justificativa era proteger os mais jovens de conteúdo ofensivo ou adulto, mas não foi suficiente para os hardcore, que também queriam recompensas como troféus e achievements. Hoje, o Wii U possui sua própria rede social, o Miiverse, com fóruns de jogo e vários outros recursos.

O Miiverse finalmente organizou amigos em uma rede social (Foto: Divulgação)O Miiverse finalmente organizou amigos em uma rede social (Foto: Divulgação)

Negativismo

Muitos analistas de mercado, jogadores e membros da imprensa especializada afirmam que a Nintendo tem um futuro incerto. Outros, mais radicais, dizem que a empresa deveria fazer como a Sega – sair do mercado de hardware e se dedicar somente a jogos, principalmente para smartphones e tablets.

Apesar de inovadora, a Nintendo é uma empresa muito tradicional em diversos aspectos, e dificilmente vai abandonar a ideia de criar sistemas novos. A boa notícia é que ela está se adaptando aos poucos.

Concorrência

Com a necessidade de lançar um novo console, a Nintendo teve a oportunidade de desenvolver um sistema com o máximo da tecnologia gráfica atual, mas em vez disso apostou novamente em jogabilidade. O Wii U é, de maneira geral, mais potente que PS3 e Xbox 360, mas as diferenças visuais ainda são muito poucas.

O console ainda possui poucos títulos atualmente, e jogos aguardados, como Pikmin 3 e The Wonderful 101, foram adiados. Só o tempo dirá se o console será capaz de competir com PS4 e Xbox One, quando Nintendo e as third-parties explorarem todo o potencial do console.

Será o Wii U capaz de competir com os novos consoles? (Foto: Divulgação)Será o Wii U capaz de competir com os novos consoles? (Foto: Divulgação)

Marketing

Com o Wii U, a proposta da Nintendo era reunir os melhores recursos do Wii e do DS em um único console. Funcionou, mas a publicidade da empresa falha em mostrar os diferenciais do console, e as vendas estão muito abaixo do esperado.

A própria Nintendo já declarou que muitos ainda acreditam que o Wii U é apenas um novo controle, com touchscreen, para o Wii. Ela reconhece o problema, mas pouco faz para resolvê-lo. Muitos acham que a empresa está perdida entre promover o 3DS e manter o seu sucesso, ou promover o Wii U e alavancar suas vendas.

A E3 2013

A Nintendo decidiu não realizar a tradicional conferência aberta na E3 deste ano. Em vez disso, a empresa realizará dois eventos menores, para imprensa e investidores, e continuará realizando as transmissões Nintendo Direct periodicamente, para a internet, ao longo do ano.

É possível que a Nintendo prefira um contato direto com o seu público, em vez de criar uma grande apresentação, que provavelmente será ofuscada com anúncios da Sony e Microsoft. É uma atitude ousada, mas a Nintendo é famosa por fugir dos padrões e por decepcionar em edições anteriores da E3.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Carlos Junior
    2013-06-08T16:40:37   , respondido respondido 2013-12-08T15:45:29

    A Nintendo PRECISA continuar no mercado!!! É a única que faz jogo divertidos sem ser esses cansativos jogos em primeira pessoa. Guerra no futuro, guerra atual, guerra em outros mundos, guerra em mundos virtuais, Guerra de espadas e monstros, velho oeste, sempre o mesmo jogo chato de matar em primeira pessoa, só muda o tema!!!! Por isso que so jogo futebol e comprei Nintendo WiiU pra jogar Mário!! Estou aguardando ansiosamente Pickmin3!! NINTENDO É MUITO MAIS DIVERTIDO!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-06-08T16:40:37   , respondido respondido 2013-12-08T15:45:29

      Disse tudo! Existem milhares de jogos de tiro em primeira pessoa, tudo muito repetitivo. No início até gostava de jogar Wolfenstein, Doom, Duke Nukem até os primeiros Medal of Honor, depois disso enjoei. Comprei um Wii U também e estou gostando bastante.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Davi Diniz
    2013-06-11T18:14:33

    Ei pode por favor me explicar como funciona o wii u !! Estou meio desatualizado....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernandnho Albertoni
    2013-06-11T10:41:35

    NADA A DECLARAR, COMPREM UM NINTENDO WII-U PARA PODER FALAR, EU TENHO, E ESTÁ PERFEITO!!!! MELHOROU MUITO OS GRAFICOS COMPARADOS COM 360 E PS3, MIIVERSE ESTÁ BOM, SEMPRE COM NOVIDADES, O QUE PODEMOS RECLAMAR É DE NÃO TER MUITOS JOGOS, AÇÃO, ESPORTE, MAIS A JOGABILIDADE É INCRIVEL O CONTROLE ENCAIXA NA SUA MÃO, FORA A TELA FULL HD NO PROPRIO GAME PAD. JOGAR GAME, SEM PRECISAR SEMPRE DA TV É A MELHOR COISA DO MUNDO!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Nogueira
    2013-06-10T09:38:25

    Nintendo = jogos Se o WiiU não tem um bom repertório é óbvio que ele esteja mal em vendas, mesma coisa com o 3DS. Nunca subestimem a Nintendo, ela é a empresa de games mais inovadora, cria tendências e revoluciona a jogabilidade, sem falar nas suas franquias excepcionais. Não sou fanboy, todas as plataformas tem seus prós, a live é demais, a sony tem exclusivos muito bons. Eu gosto de jogos de qualidade, independente da produtora ou da plataforma e, para mim, Nintendo sempre foi sinônimo de qualidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio
    2013-06-09T21:47:19

    EU acho que o maior problema da Nintendo é viver de Mario, Zelda e Pokemon.... Sempre mais do mesmo over and over. EU não aguento mais estes 3 jogos.... O 3DS é infinitamente melhor que o Wii U. Deveriam matar o Wii U e focar no 3DS apenas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Sensui
    2013-06-09T11:20:50

    acho que a única forma de a nintendo voltar com tudo é desistir do console, se focar só no 3ds e fazer jogos do mario pra outras plataformas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tony Ashihara
    2013-06-09T00:10:56

    A NINTENDO VAI FECHAR AS PORTAS, PODE ESCREVER ISSO, MUITOS NÃO ACREDITAVAM QUE NAQUELA ÉPOCA UMA GRANDE EMPRESA DESSE MESMO SEGMENTO FALIU, NINGUÉM MAIS SE LEMBRA DO ATARI??????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Christian Costa
    2013-06-08T21:29:10

    Fabrício Fernandez. Meu sonho *-* Amo a nintendo, e fico muito triste dela estar nessa fase. Espero muito pelo proximo zelda, metroid, donkey kong country, mario galaxy.. Tem bastante jogos divertidos.. Outros consoles buscam apenas graficos, 5 minuto de jogo ja da vontade de parar, fica enjoativo, cansativo, muito facil sem desafios.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicholas Abreu
    2013-06-08T16:42:29

    toda empresa tem seus altos e baixos!!!! quando lançou o nintendo 64, super nintendo foi uma loucura. a tecnologia revoluciona de forma assustadora e agora a empresa teria que lançar um videogame avançado como os novos ps4 e xbox one para contiunar no mercado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lenilton Morato
    2013-06-08T21:18:37

    É uma pena ver essa gigante longe da competição com o Sony e Microsoft. E com isso só quem perde somos nós os consumidores desse mercado. Seria uma boa ter um console da Nintendo como opção de compra juntos com os próximos consoles rivais. Mas o Wii U passa longe disso. Espero que a Nintendo engula o prejuízo com o Wii U e lança em breve com console realmente de nova geração e não fique apenas com seus famosos portáteis, pois com o poder de fogo dos smartphones atuais é uma mercado já muito fragmentado. A não ser, como diz na matéria, se a empresa se tornasse somente uma provedora de software.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wesley Oliveira
    2013-06-08T20:24:37

    A Nintendo não vai falir, ela tem nas mãos alguns dos jogos que mais vendem como pokemon, mario, zelda, donkey kong, metroid e ainda sinto falta de star fox, kirby e outras ramificações de mario, como Mario Party que podem ter novos títulos... Mas claro prefiro jogar um xbox e os exclusivos do PS3 e para portátil fico com o DS (muito em função do pokemon).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ilo Cavalcante
    2013-06-08T18:49:44

    o que é que esse povo anda fumando? a nintendo virando 3rd party? serio?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Valério
    2013-06-08T18:48:57

    Nintendo sempre servindo de business case, pro bem ou pro mal, sensacional...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dario Coutinho
    2013-06-09T10:09:06   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

    Uma coisa triste que acontece é que muitos gamers ficaram adultos e querem que a Nintendo também fique. A Nintendo sempre teve esse foco para criança. LEMBRA? Você curtiu a Nintendo quando era criança, por que você era criança!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dario Coutinho
      2013-06-09T10:09:06   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

      Isso não é 100% verdade. O SNES recebeu muitos jogos adultos, como Mortal Kombat e Killer Instinct.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diogo
    2013-06-08T22:19:59   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

    A Nintendo falir??? acho difícil. O Nintendo Wii foi o console mais vendido da geração dele junto com o DS, agora o 3ds esta dominando as vendas e com a apresentação do XboxOne acho que esta geração também vai ficar com a Nintendo e seu WiiU.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diogo
      2013-06-08T22:19:59   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

      Não adianta o console ser potente, se ele vai estar cheio de restrições, bloqueios e priva seus usuários. A Nintendo dá uma certa liberdade para seus clientes e ela sempre foi clara neste sentido... Fora o que importa são os jogos e não as especificações do console...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diogo
      2013-06-08T22:19:59   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

      Diogo. Tb concordo que a apresentação do Xbox foi ruim, porém, o Xbox fica pouco atrás do PS4 nas especificações gerais e muito a frente do Wii U, que está mais pra PS3 e Xbox 360 do que pra nova geração

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Kleydson Oliveira
    2013-06-08T19:06:58   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

    e a Microsoft indo pro mesmo caminho...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kleydson Oliveira
      2013-06-08T19:06:58   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

      Elias Costa Xbox não bateu a Sony, ele foi lançado 1 ano antes do PS3 e mesmo assim as vendas andam lado a lado. Tempo versus produto vendido Sony leva a melhor. Pesquise mais.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kleydson Oliveira
      2013-06-08T19:06:58   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:57

      Allan Rodrigues Na verdade, no fim do ano passado o PS3 ultrapassou o 360 em vendas.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Caio Siqueira
    2013-06-09T00:55:32   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

    Cara, na moral, que notícia mais sem noção! O autor não tem ideia do que tá falando. A Nintendo não vai falir tão cedo. É a empresa que os japoneses mais qrem trabalhar. Uma empresa com mais de 120 anos de fundação. Ela possui um capital para várias gerações ainda! Isso se ela saísse no prejuízo. Os últimos anos sempre fechou com lucro. Os jogos mais vendidos da história são da Nintendo. O 3ds do jeito q tá indo, pode se tornar o videogame mais vendido. Qdo fechar esse ano e não tiver jogos q agrade no WiiU, ai sim vc poderá dizer q o "WiiU" está com problemas e não a Nintendo falindo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Caio Siqueira
      2013-06-09T00:55:32   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      Totalmente sem noção, eu não entendo essa birra toda contra a Nintendo. No fundo os "istas" (sony/microsoft) ficam torcendo pelo fracasso para que possam finalmente jogar Mario no seus consoles. Bloqueio mental sem noção.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Caio Siqueira
      2013-06-09T00:55:32   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      O autor deveria ter estudado um pouquinho mais este assunto antes de ter feito esta matéria sem noção.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leonardo Leppaus
    2013-06-08T20:54:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

    nintendo nunca vai falir, pois é ela que inova o mercado de jogos, o resto copia, claro que copia melhor, pois o que vem depois tem que evoluir, se ela falir, ja era, a sony e a MS vai junto, pq eles nao inventam nada,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Leppaus
      2013-06-08T20:54:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      E o que a Sony e a MS fizeram? Copiaram tudo que a Nintendo fez primeiro, PS Move e Kinect surgiram bem depois do Wii. Não adianta a Nintendo cria e os outros copiam, se eles aperfeiçoam é outros quinhentos. A Sony já entrou em crise com o PS3 e ele não é bom?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Leppaus
      2013-06-08T20:54:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      Roberto Lima , já existia jogos em 3D p/ o SNES graças ao chip FX. a sega já tinha sua placa model com graficos 3d, alem de outros consoles com essa tecnologia.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabrício Fernandez
    2013-06-08T15:52:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

    é so voltar a fabricar Super Nintendo e lançar novos jogos e continuidade de outros classicos que a Nintendo volta no topo... até hoje nao existiu game melhor que Super Nintendo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabrício Fernandez
      2013-06-08T15:52:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      Leonardo Leppaus, e tem muito mais, dragon ball: hyper dimension, yu yu hakusho, star fox, rock'n roll racing e lá vai...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabrício Fernandez
      2013-06-08T15:52:57   , respondido respondido 2013-10-01T17:27:56

      Pô, só de tu perder todas as vidas e ter que começar o jogo todo de novo faz de você um jogador muito melhor... Hoje em dia ou as vidas são infinitas ou o jogo salva toda hora, aí fica molezinha!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário