11/06/2013 18h50 - Atualizado em 12/06/2013 12h46

Fifa 14 mostra gráficos e jogabilidade inacreditáveis no Xbox One

Renan Dayube
por
Da E3 2013

Depois de testar o Xbox One com o game Ryse: Son of Rome, o TechTudo aproveitou a abertura da E3 2013 para conhecer a nova versão de Fifa 14, que promete inúmeras melhoria nos consoles da nova geração. E a promessa foi cumprida, pois o game traz mudanças significativas nos dois quesitos. Confira:

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

O início de uma nova era

Fifa 14 para a nova geração de consoles deixará os fãs do esporte bem entusiasmados. A começar pelos gráficos. Tanto os jogadores, quanto todos o ambiente do estádio, passando pelos detalhes internos até a reação da torcida com os lances, estão em um nível de detalhamento nunca antes visto.

Dessa forma, o visual volta a ser um dos maiores atrativos do game. Esse quesito também aumenta ainda mais a rivalidade entre Fifa e PES, já que o game da Konami sempre levou vantagem e relação aos gráficos apresentados.

Trechos de partida virtual entre Barcelona e Atlético de Madrid foram usados no trailer (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: Trechos de partida virtual entre Barcelona e Atlético de Madrid foram usados no trailer (Foto: Reprodução/TechTudo))Trechos de partida virtual entre Barcelona e Atlético de Madrid foram usados no trailer (Foto: Reprodução/TechTudo)

Jogabilidade mais próxima da realidade

Na jogabilidade, a primeira grande mudança fica por conta do chamado corpo-a-corpo. Agora, os jogadores tem encontros mais reais, nem sempre perdendo o contato com a bola e fazendo a jogada seguir.

O estilo do jogador ainda conta muito na hora de decidir a jogada, ou seja, Neymar, por exemplo, ainda terá problemas se encontrar um zagueiro mais forte pela frente. Entretanto, agora é possível desviar do adversário, seja com dribles ou apenas se esquivando. Além disso, a posição do corpo vai influenciar diretamente na jogada, pois o cenário vai variar de acordo com o equilíbrio do atleta.

Outra mudança é que agora é possível reagir na briga pela bola. Até o Fifa 13, o jogador que estava com a pelota recebia puxões e empurrões dos defensores e não tinha muito o que fazer. A versão desse ano permitirá que o jogador brigue pela bola, ou seja, dispute na marra com os zagueiros, mudando completamente a forma de atacar e defender.

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

A jogabilidade também ficou mais cadenciada, com mais toque de bola e esquemas, deixando o jogo ainda mais real. Para isso, a EA Sports acrescentou maneiras diferentes de se passar a bola. Por exemplo, agora e possível tocar lado externo do pé, fazendo com o jogador tenha mais maneiras de acertar o lançamento e engane o adversário.

Outra mudança sensível é na forma de posicionar o corpo para chutar. Quanto mais equilibrado e posicionado estiver, melhor será a finalização. A forma como os jogadores se movimentam também foi bastante modificada. As versões das gerações antigas ainda mantinham o atleta andando em linhas retas, seja para os lados, para frente ou em diagonais. No Fifa 14 para o Xbox One e Playstation 4, o personagem tem a movimentação mais solta, permitindo que mudanças repentinas aconteçam sem grandes dificuldades e complicando a vida dos defensores.

FIFA 14 promete realismo dentro e fora dos gramados (Foto: Divulgação) (Foto: FIFA 14 promete realismo dentro e fora dos gramados (Foto: Divulgação))FIFA 14 promete realismo dentro e fora dos gramados (Foto: Divulgação)

Além disso, novas forma de cabecear foram adicionadas. Para se defender, agora é possível se jogar na bola e improvisar na hora do desespero. Para atacar, é possível dar um toque de classe, apenas tirando do goleiro, ou acertar com mais força, de modo a estufar as redes. Todas essas novidades tem como objetivo dar mais opções ao gamer, permitindo que ele tenha total controle sobre o que vai acontecer na jogada.

Com todas essas mudanças, Fifa 14 traz jogadores mais "inteligentes". O velho truque de lançar a bola pelo alto e pegar a defesa batendo cabeça não vai mais funcionar. Além disso, o posicionamento, tanto no momento do ataque, não ficando impedido com frequência, e na defesa, na hora de voltar ou de tirar a bola para evitar um contra-ataque rápido, são visíveis nos primeiros momentos do jogo.

Fifa 14 terá extrema precisão nos passes (Foto: Divulgação) (Foto: Fifa 14 terá extrema precisão nos passes (Foto: Divulgação))Fifa 14 terá extrema precisão nos passes (Foto: Divulgação)

Goleiros mais inteligentes

O goleiro também ganhou melhorias. O arqueiro está mais atento ao que está acontecendo dentro da área, principalmente em cruzamentos. Ele apresenta reflexos rápidos, tanto em chutes de perto quanto em saídas nos pés do atacante. Driblar e entrar com bola está bem mais complicado, por isso, quando chegar cara-a-cara, se lembre que não existe gol feio, chute no canto e saia para o abraço.

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Neymar de moicano?

A partida da versão demonstrada foi entre o Barcelona e o Atlético de Madri. A equipe catalã já conta com o craque Neymar Jr. - como está escrito no game - no ataque, ao lado do argentino Messi. O único "erro" do jogo é que o atacante ainda está com o cabelo moicano, diferente da apresentação no Barça.

O último detalhe desta versão demo que merece destaque, foi o acréscimo de inúmeras animações off-game, ou seja, aquelas que não influenciam na jogabilidade. Podemos citar, por exemplo, o fato do goleiro fazer embaixadinha na hora de pegar a bola para cobrar o tiro de meta, ou um zagueiro chutar a bola para frente para que ela chegue para o meia cobrar uma falta. Sem contar nas reações do técnico e dos torcedores mais apaixonados na arquibancada.

Fifa 14 para a nova geração dos consoles conseguiu deixar o jogo ainda mais real da que encontramos em Fifa 13, para PS3 e Xbox 360. Segundo os produtores presentes na E3 2013, o título ainda tem muito a evoluir, já que essa é a primeira apresentação do game ao público e está apenas com 65% do jogo concluído. O game de futebol tem tudo para ser um sucesso e certamente terá espaço garantido na coleção dos fãs.ES vai precisar suar a camisa para superar seu rival.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Mineiro
    2013-06-11T22:49:08   , respondido respondido 2014-01-16T09:04:05

    Estou na duvida...qual eu compro??Pes 2014 ou fifa 14??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mineiro
      2013-06-11T22:49:08   , respondido respondido 2014-01-16T09:04:05

      se gosta de futebol, compra os dois games, mas se for pra escolher por um, vai de Fifa 14.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mineiro
      2013-06-11T22:49:08   , respondido respondido 2014-01-16T09:04:05

      No Pes realmente tem o Allejo, jogador sub 17 das categorias de base da seleção brasileira, ótimo jogador... evolui rápido.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jean Mourão
    2013-06-12T06:12:39   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

    E o Puyol continua com kra de Blanka... Galera, americano entende de basquete, futebol americano, hóquei e basebol, entendam...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jean Mourão
      2013-06-12T06:12:39   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      Mas ele tem cara de Blanka mesmo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Vinicius
    2013-06-12T01:27:30   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

    Repetitividade, a marca de FIFA E PES

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Vinicius
      2013-06-12T01:27:30   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      Pséh, enquanto os jogos forem anuais, vai ser repetitivo e mais do mesmo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabianohenrique
    2013-06-12T00:22:50   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

    PS4 + PES2015 = COMBINAÇÃO PERFEITA. FIFA SUB 13.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabianohenrique
      2013-06-12T00:22:50   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      O PES 2014 vai vir antes, não se sabe quando!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jeferson Rosario
    2013-06-12T00:17:47   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

    Jogo de Homossexual.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jeferson Rosario
      2013-06-12T00:17:47   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK CERTINHO. JOGO FILÉ É O PES... ESSE FIFA É SUB 13

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Junior
    2013-06-12T00:16:54

    dizem que pro evolution é melhor, mas há dois anos somente acompanho esses dois jogos e o fifa sempre ganha nas vendas... complicado, pelo que me parece, quem pode compra fifa primeiro e depois compra o 'pes' e vice-versa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Lins
    2013-06-11T23:41:28   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

    Será que estou cego, ou os gráficos estão horríveis mesmo? fala sério...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2013-06-11T23:41:28   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      tive a mesma impressão, deve ser imagem para PS2 rsrs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lins
      2013-06-11T23:41:28   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:09

      A primeira imagem é do fifa rodando no Xbox One, as outras abaixo são da versão PS3/360, por isso estão ''zuadas''

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andressa Costa
    2013-06-12T07:45:44

    Fifa melhor jogo de futebol do mundo. Xbox One tem Ultimate Team mais completo. Vou de Xbox. UT é a parte mais divertida do Fifa online. Fora que fida atualiza elenco semanalmente e ainda da pra jogar 11 contra 11 no pro clube, quem não experimentou sugiro experimentar. Fifa melhor do mundo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro Quintanilha
    2013-06-12T08:34:17

    Vem cá Globo, quanta baba vocês recebem da Electronic Arts e da FIFA pra ficarem puxando o saco deste jogo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Almeida
    2013-06-12T08:23:19

    Eu jogo PES ,mas todos meus amigos foram para o FIFA e ficam me falando da realidade do jogo,sei que o grafico do pes é melhor,mas a jogabilidade é de dar raiva,se tenta da um passe para um jogador e vai para outro,mesmo estando tudo no manual não tem jeito,ja o fifa vc faz a jogada que vc quer,so é uma pena os graficos que parece boneco de cera,e eles correm corcundas,so sei que o fifa mostra o jogo na feira deixam jogar e cadê a demo de pes? nada??? ou como dissem esta tão bugada que seria vergonha mostrar,so sei que vou testar as duas demos e vou ver se este ano eu mudo,ou não.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro Bezerra
    2013-06-12T07:24:19   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:07

    quem é que em pleno 2013 ainda joga fifa kkkkkkkk jogo de criança mesmo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Bezerra
      2013-06-12T07:24:19   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:07

      Falou o adulto...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andressa Costa
    2013-06-12T11:50:42

    Quem ai joga Pro Clube. Jogar 11 contra 11 não tem igual. tem goleiro Player no PES. PES online só tem Master League, no Fifa temos Pro Clube, Temporada e Ultimate Team, Match Day e mais um monte de modos interessantes, Se mata FANBOYS de PES.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andressa Costa
    2013-06-12T11:46:00

    PES não terá nos consoles atuais, tchau FABOYS, Fifa vai dominar geral

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Palmeira
    2013-06-12T11:08:09   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:06

    desculpa ae mas pes 2014 surpreendeu mais !! xau fifa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Juliano Palmeira
      2013-06-12T11:08:09   , respondido respondido 2013-10-07T11:25:06

      DUEEENTE !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Hugo Filiputz
    2013-06-12T09:16:07

    Tudo isso q a reportagem diz q é novidade o fifa 13 faz, basta saber jogar, posicionar corpo p o chute, toque de classe, cabeceio, correr... o q deixa sempre um mistério são os novos gráficos, realismo, torcida de verdade... ai sim. outra coisa o pes morreu no ps2...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Humberto Silva
    2013-06-12T09:00:36

    Aposto que a foto do Neymar é com ele caído .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavio Brandao
    2013-06-12T08:55:07

    Acho que o último Fifa, o Fifa 13, foi ruim quanto aos contratos com os times. Existem vários times do Brasil sem escudos, e faltam alguns times. Eles devem ter mais atenção nisso. Faz diferença na imagem do jogo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Oliveira
    2013-06-12T08:47:40

    Daqui a pouco vão pegar imagem de jogos da TV em HD e colocar em um videogame e falar que é jogo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristomar Motta
    2013-06-12T08:38:21

    QUAL O MAIS BARATO: XBOX ONE OU PLAYSTATION 4?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Santos
    2013-06-11T20:44:20

    FIFA 14 nos novos consoles promete ser muito realista ! ai ai ai que ansiedade !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Torres
    2013-06-11T20:25:18

    O KONAMI já correu anunciou que não vai produzir PES 14 para nova geração FIFA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> PES

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando G
    2013-06-12T15:01:18

    o fifa 2013 ja foi bem melhor que o pes13 agora parece que vai repetir o mesmo resultado nos novos consoles...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Augusto Pestana
    2013-06-12T14:57:15

    É nitido que ninguem testou nada!!!Ctrl+C Ctrl+V - essas imagens são de trailers nada in game só filme e fotos em hd...estou loco para ver a amplitude do jogo a dinamica do realismo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Santos
    2013-06-12T13:28:09

    THE FIFAAAAA MELHOR DE TODOS FATO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Locatelli
    2013-06-12T12:56:53

    No aguardo...animações extra campo que eu mais qeria ver irá acontecer...mt ansioso..!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário