Internet

10/06/2013 08h13 - Atualizado em 10/06/2013 13h03

Maurice Sendak é homenageado por Doodle animado do Google

Luiza Cunha
por
Da redação

Maurice Sendak, autor e ilustrador infantil, completaria 85 anos nesta segunda-feira (10) e é homenageado pelo Google. O Doodle animado de hoje traz os principais desenhos do premiado artista norte-americado. Sua publicação mais marcante é "Onde Vivem os Monstros", com texto e desenhos feitos por Maurice Sendak voltados para crianças.

No Doodle, a animação tem início com Max, um dos principais personagens de seu mais famoso livro, que caminha por diferentes cenários e dá sequência a figuras de outras obras do escritor,  "In The Night Kitchen”, “Bumble Ardy” e "Os Sete Monstrinhos". Ao final da mini-história, todas as ilustrações se reúnem para parabenizar Maurice Sendak pelo dia que marcaria seu aniversário.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Ilustrações do autor infantil estão no Doodle animado de hoje  (Foto: Reprodução/Google)Ilustrações de Maurice Sendak estão no Doodle animado de hoje (Foto: Reprodução/Google)

O artista nasceu em 1928, em Nova York, e deu início à carreira de ilustrador e autor já na área de livros infantis, em 1951. Sua primeira publicação acontece 5 anos depois, em "Janela de Kenny". O mais famoso trabalho de Maurice Sendak, "Where the Wild Things Are" ("Onde Vivem os Monstros"), é lançado 12 anos mais tarde, em 1963.

O pequeno Max, em "Onde Vivem os Monstros" (Foto: Reprodução/ Imaginaria)O pequeno Max, em "Onde Vivem os Monstros" de Maurice Sendak (Foto: Reprodução/Imaginaria)

Em "Onde Vivem os Monstros", Maurice Sendak fala do mundo da imaginação das crianças. O livro conta a história de Max, um menino que, ao vestir sua fantasia de lobo e aprontar dentro de casa, termina de castigo. Max é obrigado a ir para o quarto e, ao deitar-se, começa a fantasiar histórias, criando uma grande floresta. Sempre por meio da imaginação, o menino viaja para um lugar cheio de monstros e encara diversas aventuras.

A publicação deste livro infantil alcançou a marca de mais de 17 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos e já foi traduzida para 20 idiomas. O livro recebeu ainda ainda prêmios pela ilustração no mesmo ano em que foi lançada e, em 1964, foi o vencedor da Medalha Caldecott.

Maurice Sendak (Foto: Reprodução/The Guardian)Maurice Sendak (Foto: Reprodução/The Guardian)

Sendak também participou de projetos ligados a ópera, ballet e animações para a televisão. Sua carreira também foi marcada por importantes prêmios do campo das artes, como o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração, por um trabalho feito na década de 70, e o Prêmio Internacional de Literatura Infantil Astris Lindgren, em 2003.

O autor-ilustrador morreu aos 83 anos, em decorrência a complicações de um derrame cerebral. Seu acervo ainda tem grande importância no mundo gráfico e o livro póstumo “O Livro de Meu Irmão” – um poema escrito e ilustrado por Sendak, em homenagem a seu irmão já falecido, Jack – foi lançado no início deste ano.

Confira abaixo o Doodle em homenagem a Maurice Sendak:

Tem dúvidas sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosimeire Braz
    2013-06-10T13:36:11

    Gostei da Homenagem. Que tal homenagear as pessoas que estão vivas, e que fazem a diferença. Diversos países contam com pessoas atuantes, e que apenas serão lembradas pós morte.

  • Julio Beltrão
    2013-06-10T09:49:24

    Agora, vamos dar início à bagunça geral!