08/06/2013 15h06 - Atualizado em 12/06/2013 18h29

Novo vírus para Android é praticamente impossível de ser eliminado

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O “mais sofisticado” malware para Android já feito está “solto”. Identificado pela empresa especializada em segurança virtual Kaspersky, o trojan “Backdoor.AndroidOS.Obad.a” é uma ameaça praticamente impossível de ser eliminada. O vírus é bastante perigoso tanto para quem é contaminado como para os amigos desta pessoa.

Ameaças virtuais (Foto: Arte/TechTudo)Ameaças virtuais (Foto: Reprodução)

O malware se instala não somente no próprio dispositivo como também pode enviar arquivos maliciosos aos dispositivos próximos via Bluetooth e, remotamente, realizar comandos no console do smartphone. Entre os golpes aplicados estão o envio de mensagens para os chamados números premium e o download de outros arquivos maliciosos.

Apesar da forma como esse malware, o que chama mais a atenção é a dificuldade que o usuário pode ter para remover o arquivo malicioso do dispositivo. A única chance é de deletá-lo no momento seguinte à infecção. Caso o vírus consiga explorar a vulnerabilidade do Android e assuma papel de administrador, o processo será bem complicado.

Há algum problema em instalar dois antivírus em um smartphone? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

“Uma característica deste trojan é que a aplicação maliciosa não pode ser deletada após ganhar privilégio de administrador, o que ele faz explorando uma vulnerabilidade ainda desconhecida no Android”, diz Roman Unuchek, um dos experts do Kaspersky Lab por trás da pesquisa.

A companhia diz que já informou o Google sobre vulnerabilidade em questão. Felizmente, o vírus ainda não se espalhou tanto. Somente cerca de 0,15% das infecções por malware no Android foram causadas pelo trojan "Backdoor.AndroidOS.Obad.a".

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Costa
    2013-06-08T16:19:57

    Privilégio, não?

  • Cristian Rodriguez
    2014-08-10T18:25:11

    Boa noite o celular da minha mãe foi roubado e a pessoa que esta com cel ainda usa o whatsapp dela, se pudese mandar o virus seria muito bom. Se alguem pode bem ajudar agradeço.

  • Hauftyler
    2013-06-09T01:00:31  

    Meus caros - desculpem-me o trocadilho - acham mesmo que os ricos estão preocupados com o celular sensação da maçã? Acham que os que tem ferrari, bmw, mercedes, bulgatti, etc em suas distintas casas de vinte ou mais cômodos, helicópteros e jatos privados, jóias que nós mortais sequer estimamos o valor, quadros e obras de artes impagáveis..., acham mesmo que eles estão se importando qual celular usar?! Nao, não estão. Isso fica para a cabeça idiota de quem compra uma prrr dessa para exibir uma pose de rico e sustentar a posição daqueles que realmente são. Cambada de ignorantes!!!

    recentes

    populares

    • Hauftyler
      2013-06-09T01:00:31  

      Vc está certo, Eu não uso celular! tenho a minha assessoria de imprensa... minha ferrari e meus outros carros tem dispositivo da apple que funciona como celular.

    recentes

    populares

    • Hauftyler
      2013-06-09T01:00:31  

      Apple rulessssssssssss, kkkkkkkk

  • Paulo Magalhães
    2013-06-08T19:43:22  

    Minha casa parece uma loja da aplple, tenho Ipad, Ipod, Iphone, Mac, enfim tudo do bom e do melhor em termos de tecnologia, ja o Android foi comprovado que é sinonimo de pobreza!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2013-06-08T19:43:22  

      E vc é uma verdadeira invejosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2013-06-08T19:43:22  

      uaaaaaaaaaaaall mais que pessoa arrogante! Você é um dos idiotas que caem no idealismo que apple é melhor e Deus no céu e apple na terra. Realmente apple é excelente! Mas por favor cara... Hahahaha pare com esse seu clichê, viver de status pra que cara? Mostre-se uma pessoa coerente as dificuldades e vantagens de cada marca/software, alias, mostre-se uma pessoa que ENTENDA do assunto. Pq um celular de 2600 reais pra mim não é de pobre, o S5 exemplo. Rs

  • Fabio Nogueira
    2014-01-15T15:43:12

    Apple sustenta a espionagem americana. O android te dar acesso de privilégios, vírus e consequência de qualquer smartphone.

  • João Carvalho
    2013-06-08T16:27:07

    previlegio

  • Fredson Viera
    2013-06-08T16:20:06

    Babaquice, coisa de criança esse negócio de ficar dizendo que um é melhor que outro, sem nenhum conhecimento técnico! Tipo..... "o meu é melhor"... o do meu pai é melhor....... meu avô tem um muito melhor...que faz isso....!!!

  • Adaílton José
    2013-06-08T16:15:45

    Mais uma manchete sensacionalista do Techtudo. Tá virando o Ego da tecnologia.

  • Leonardo Marques
    2013-06-08T16:09:44

    So pega virus quem e retardado, e o android sempre sera melhor que o ios.. fanboys da apple vao começar a xingar em..

  • Rogerio Silva
    2013-06-08T16:05:54

    IOS >>>>>>>>>> ANDROID kkkkkkkk

  • Paulo Henrique
    2013-06-08T16:00:24  

    VIVA O ANDROID KKKKK SISTEMA LIXO PARA USUÁRIOS LIXOS

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2013-06-08T16:00:24  

      Android sistema livre para usuários inteligentes!! Nota-se pelo seu comentário que anencéfalos podem sobreviver.

  • Dileilson Sabino
    2013-06-08T15:53:29

    agora lasco Android, vai fazer oque google ? segura esse b.o ele é todo seu...

  • Pedro Macedo
    2013-06-08T17:12:25

    A Aplle e toda sua linha, seus desenvolvedores e todos os seus usuários são todos um grande um lixo!

  • Marcia Mello
    2013-06-08T17:10:54

    essa mesma empresa de segurança virtual, Kaspersky, já descobriu um vírus na App Store... então amantes da Apple... prestem atenção!!!

  • Nailson Junior
    2013-06-08T17:04:23  

    Vai ser muito engraçado quando esse vírus alcançar o iOS. Tem um monte de bobo aqui que não entende que não existe sistema melhor do que o outro. Tem sempre um (ou vários) esperto(s) nesse mundo... basta querer fazer porcaria e inventar um vírus pior. Não pensem que a Apple está livre disso...

    recentes

    populares

    • Nailson Junior
      2013-06-08T17:04:23  

      Hahaha... Espere sentado.... É o que sempre falam para o Mac OS..

  • Gustavo Franco
    2013-06-08T16:50:34  

    Caraca!!! sera q no meu iphone pega?? xii axo ki naum... kkkkk

    recentes

    populares

    • Gustavo Franco
      2013-06-08T16:50:34  

      A até porque não sabe que ambas plataformas vem do UNIX, né...

    recentes

    populares

    • Gustavo Franco
      2013-06-08T16:50:34  

      daaaaaaa mãe eu tenho um iphone

  • Antonio Silva
    2013-06-08T16:35:09

    Tem gente que não sabe nem definir Smartphone, e ta dando opinião aqui.

  • Mateus Silva
    2013-06-08T16:32:19  

    Pq naum alertaram os usuarios do IOS tmbm?

    recentes

    populares

    • Mateus Silva
      2013-06-08T16:32:19  

      Simples, porque nao tem para iOS... Só para lixo mesmo...

  • Carlos Junior
    2013-06-08T16:30:00  

    HAHAHAHAHA!!! Android = Windows ------- Apple = Apple!!!! Ou seja... Apple sempre foi, é, e vai ser a melhor!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-06-08T16:30:00  

      Ok, Carlos Jobs Junior

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-06-08T16:30:00  

      Não indico a Apple para compra de ações pois estão infladas. Ou seja chegou a um patamar muito alto, atingiu o status de maior empresa do mundo, então a tendência é de queda pois o cenário é de instabilidade.

  • Ricardo R.
    2013-06-08T16:22:04  

    Por isso tenho um iphone! hahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahaha

    recentes

    populares

    • Ricardo R.
      2013-06-08T16:22:04  

      ah vah.. por isso?? kkkkkkk

  • Luiz Fernando
    2013-06-08T16:17:44  

    Faz nem cossegas no meu GALAXY :D

    recentes

    populares

    • Luiz Fernando
      2013-06-08T16:17:44  

      teu galaxy deve ter IOS, GENIUS

  • Rafael Cruzeiro
    2013-06-08T16:07:31

    O que os fanbixas de Android vão dizer agora?

  • Lucas Campelo
    2013-06-08T18:29:04

    Muita gente fala mal do android dizendo que trava muito, mas meu s3 tem 5 meses e so travou uma vez por causa do app de senha... Talvez as pessoas devam observar oque realmente trava alguns apps ou o Android... O IOS e muito bom so que deixa muito a desejar impedindo quase tudo no aparelho e alem de ser impossivel de fazer jailbreak em alguns aparelhos por conta do IOS 6.1.3. So uso o Iphone para jogar Clash of Clans que e exclusivo para IOS...

  • Carlos Reis
    2013-06-08T18:21:02  

    esse mesmo virus pega no iPhone tambem tambem por que a materia so ta falando do androide ? Moro na Inglaterra e trabalho na Apple ta chegando muitos iPhones com esse virus aqui, a gente pega e manda o telefone pra China pra reformar o aparelho todo.

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2013-06-08T18:21:02  

      Claro, vc mora na inglaterra, trabalha na apple e é amigo do papai noel e do coelhinho da pascoa. Vai catar uns cocos!!!

  • Rafael Barros
    2013-06-08T18:14:39

    Parei no "previlégio"....