TechTudo

08/06/2013 15h06 - Atualizado em 12/06/2013 18h29

Novo vírus para Android é praticamente impossível de ser eliminado

Thiago Barros Para o TechTudo

O “mais sofisticado” malware para Android já feito está “solto”. Identificado pela empresa especializada em segurança virtual Kaspersky, o trojan “Backdoor.AndroidOS.Obad.a” é uma ameaça praticamente impossível de ser eliminada. O vírus é bastante perigoso tanto para quem é contaminado como para os amigos desta pessoa.

Ameaças virtuais (Foto: Arte/TechTudo)Ameaças virtuais (Foto: Reprodução)

O malware se instala não somente no próprio dispositivo como também pode enviar arquivos maliciosos aos dispositivos próximos via Bluetooth e, remotamente, realizar comandos no console do smartphone. Entre os golpes aplicados estão o envio de mensagens para os chamados números premium e o download de outros arquivos maliciosos.

Apesar da forma como esse malware, o que chama mais a atenção é a dificuldade que o usuário pode ter para remover o arquivo malicioso do dispositivo. A única chance é de deletá-lo no momento seguinte à infecção. Caso o vírus consiga explorar a vulnerabilidade do Android e assuma papel de administrador, o processo será bem complicado.

Há algum problema em instalar dois antivírus em um smartphone? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

“Uma característica deste trojan é que a aplicação maliciosa não pode ser deletada após ganhar privilégio de administrador, o que ele faz explorando uma vulnerabilidade ainda desconhecida no Android”, diz Roman Unuchek, um dos experts do Kaspersky Lab por trás da pesquisa.

A companhia diz que já informou o Google sobre vulnerabilidade em questão. Felizmente, o vírus ainda não se espalhou tanto. Somente cerca de 0,15% das infecções por malware no Android foram causadas pelo trojan "Backdoor.AndroidOS.Obad.a".

Via Mashable

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Hauftyler
    2013-06-09T01:00:31   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

    Meus caros - desculpem-me o trocadilho - acham mesmo que os ricos estão preocupados com o celular sensação da maçã? Acham que os que tem ferrari, bmw, mercedes, bulgatti, etc em suas distintas casas de vinte ou mais cômodos, helicópteros e jatos privados, jóias que nós mortais sequer estimamos o valor, quadros e obras de artes impagáveis..., acham mesmo que eles estão se importando qual celular usar?! Nao, não estão. Isso fica para a cabeça idiota de quem compra uma prrr dessa para exibir uma pose de rico e sustentar a posição daqueles que realmente são. Cambada de ignorantes!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hauftyler
      2013-06-09T01:00:31   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

      Vc está certo, Eu não uso celular! tenho a minha assessoria de imprensa... minha ferrari e meus outros carros tem dispositivo da apple que funciona como celular.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Hauftyler
        2013-06-09T01:00:31   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

        Apple rulessssssssssss, kkkkkkkk

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Hauftyler
        2013-06-09T01:00:31   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

        Vc está certo, Eu não uso celular! tenho a minha assessoria de imprensa... minha ferrari e meus outros carros tem dispositivo da apple que funciona como celular.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
        • Hauftyler
          2013-06-09T01:00:31   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

          Apple rulessssssssssss, kkkkkkkk

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
          • Paulo Magalhães
            2013-06-08T19:43:22   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

            Minha casa parece uma loja da aplple, tenho Ipad, Ipod, Iphone, Mac, enfim tudo do bom e do melhor em termos de tecnologia, ja o Android foi comprovado que é sinonimo de pobreza!!!!!!!!!!!

            COMPARTILHAR

            Imagem do usuário

            recentes

            populares

            • Paulo Magalhães
              2013-06-08T19:43:22   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

              E vc é uma verdadeira invejosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

              COMPARTILHAR

              Imagem do usuário

              recentes

              populares

              • Paulo Magalhães
                2013-06-08T19:43:22   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

                uaaaaaaaaaaaall mais que pessoa arrogante! Você é um dos idiotas que caem no idealismo que apple é melhor e Deus no céu e apple na terra. Realmente apple é excelente! Mas por favor cara... Hahahaha pare com esse seu clichê, viver de status pra que cara? Mostre-se uma pessoa coerente as dificuldades e vantagens de cada marca/software, alias, mostre-se uma pessoa que ENTENDA do assunto. Pq um celular de 2600 reais pra mim não é de pobre, o S5 exemplo. Rs

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário
              • Paulo Magalhães
                2013-06-08T19:43:22   , respondido respondido 2014-04-14T17:19:42

                E vc é uma verdadeira invejosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário