Video game

25/06/2013 17h10 - Atualizado em 25/06/2013 17h16

Ouya chega às lojas, esgota na Amazon e é alvo de polêmica sobre pirataria

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Ouya, o pequeno console Android independente, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25) em várias lojas dos Estados Unidos, e já esgotou na Amazon. Porém, o lançamento foi acompanhado também por uma polêmica, quando a conta de Twitter oficial do console postou uma foto de Super Mario Bros. rodando no aparelho, levantando discussões sobre emulação e pirataria. O Ouya está sendo vendido no exterior por US$ 99 (R$ 200 sem impostos) e no Brasil o primeiro modelo já apareceu em sites de leilão, por R$ 650.

Versão comercial do Ouya chega finalmente às lojas (Foto: Engadget)Versão comercial do Ouya chega finalmente às lojas (Foto: Engadget)

O Ouya traz em sua caixa o console, um controle sem fio, um cabo HDMI e pilhas. Controles extras podem ser comprados por US$ 49 (R$ 100). Apesar de ele já ter esgotado na Amazon, ainda é possível encontrá-lo em lojas como Best Buy, GameStop, Target e Game.

A polêmica no Twitter começou com a postagem de um usuário, comentando que um dos motivos para ter um Ouya era o acesso a jogos antigos através da emulação, já que ele pode rodar títulos desde Street Fighter 2 a Super Mario 64. A conta oficial do console então retweetou a mensagem, levando pessoas a questionarem a ética de anunciar a emulação como uma das características marcantes do seu videogame.

A discussão não é nova, desde que emuladores foram disponibilizados para dispositivos Android, comenta-se sobre o assunto. Porém, assim como dizem os representantes do Ouya, a loja do Google apenas fornece o programa, não os jogos, cabendo a cada usuário não utilizá-los para ter acesso a títulos pelos quais não pagaram. Após a repercussão, no entanto, o post foi apagado.

Quem pretende comprar um Ouya?

Via Engadget e Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Loudre
    2014-11-06T13:54:30

    pra variar ja tem gente vendendo 6X o valor aqui no Brasil

  • Alexandre
    2013-06-26T13:04:45

    Incrivel como só existem pessoas que só sabem criticar ! Achei a idéia desse video game muito legal , não sei se ele funciona direito , se a imagem na TV fica legal, mas temos que pensar na idéia que os caras tiveram ! Gente criticando o Android, dizendo que o game é de plastico... tudo besteira !

  • Fabio Bom
    2013-06-26T09:51:44

    Por isso tenho meu Atari guardado até hoje!!! As vezes mato a saudades do River Raid!!!

  • Alexandre
    2013-06-26T08:27:34

    hipocrisia... detectores de radar são proibidos na maioria dos estados nos Estados Unidos, mas a venda do aparelho é legal.

  • Erico Moreira
    2013-07-06T13:37:41

    Vamos proibir de vender pcs com windows, então.

  • Sandra Carvalho
    2013-07-03T01:14:28

    Cada um faz o que quiser com seu dinheiro mas comprar essa caixa de fósforo é jogar dinheiro no lixo. Ainda por cima com os impostos absurdos do Brasil. Depois não sabem porque existe pirataria. Produtos de qualidade ruim e preços absurdos.

  • Fernando
    2013-06-30T18:16:39

    espero que seja barato q'ndo for lançado no brasil. emular genesis, n64 e snes num só console é bacana.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-06-25T18:32:11

    Bando de hipócritas que adoram polemizar. Duvido que desses que comentaram sobre a "ética" do console algum não queira jogar os originais de Altered Beast e afins outra vez.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-06-25T18:29:44  

    O controle é quase o dobro do tamanho do console!

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-06-25T18:29:44  

      tens mãozinhas ???

  • Hugo Fraga
    2013-06-26T17:52:33  

    LIXO

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2013-06-26T17:52:33  

      É a tua mãe!

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2013-06-26T17:52:33  

      Pegou pesado cara. Ele pode até estar distante do nível dos consoles atuais, mas tem gráficos bons e é sinônimo de diversão garantida. Além disso, quem é saudosista vai poder jogar clássicos antigos, de várias plataformas passadas.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-06-25T18:30:17  

    Se ele é Android então.....deve ser feito de plástico!?!?

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-06-25T18:30:17  

      estranho ser android e nao ter uma tela de 42" kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-06-25T18:30:17  

      so que não ter NADA da Google (além da base do sistema) a loja é própria e todos os jogos são free to play

  • Django Ebert
    2013-06-26T16:58:53  

    eu quero, eu vou comprar e é exatamente por isso, por ser emulador. Ele reproduz jogos em Fullscreem na tv, com controle sem fio. Cara, jogar Snes, Mega, Neogeo, N64 na tv em tela cheia, suave e sem fio no controle é o meu desejo. Pronto Falei!

    recentes

    populares

    • Django Ebert
      2013-06-26T16:58:53  

      Entao compra um Nintendo wii, e instala o homebrew chanell, e coloca os emuladores rodando jogos num cartao sd.

    recentes

    populares

    • Django Ebert
      2013-06-26T16:58:53  

      Fillip Candido, o Wii não roda a full speedy como o.Ouya diversos emus...