Jogos de esporte

12/06/2013 01h47 - Atualizado em 12/06/2013 01h47

PES 2014 traz melhorias, mas ainda não apresenta grandes mudanças

Renan Dayube
por
Da E3 2013

O estande da Konami na E3 2013 conta com uma versão demo de PES 2014 para o Xbox 360 e PlayStation 3. O TechTudo testou o jogo, que agora conta com uma nova engine, proporcionando mais realismo nos gráficos e na jogabilidade - mesmo que de uma maneira bem tímida. Confira as impressões do game que traz uma partida entre Bayern de Munique e Santos - com Neymar ainda no ataque do time paulista.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

Mudanças de pouco efeito

O título não mudou muito em relação a versão anterior. A jogabilidade recebeu uma melhoria, com atletas mais soltos e bem dispostos em campo. Porém, PES 2014 ainda continua com muitas disputas de bola estranhas, onde os jogadores se batem e nenhum deles acaba dando sequência a jogada.

Os goleiros ainda continuam sendo um dos pontos fracos da franquia. Além de serem atrapalhados e não agarrarem a bola em chutes simples, eles não passam qualquer segurança aos jogadores, já que em lances perigosos ficam totalmente imóveis, só restando rezar para a bola sair ou bater na trave.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

Ainda falando dos guarda-redes, o que ficou visivelmente mais complicado foi driblá-los - o que curiosamente era um dos pontos divertidos da série. Os zagueiros também estão mais velozes e eficientes na hora de roubar a bola. Nas partidas disputadas, Neymar e Robben, atacantes mais velozes dos times, chegam a perder na corrida para alguns defensores em alguns lançamentos longos. Também percebemos o Personal Id que a Konami sempre fez questão de enfatizar. Estes atacantes, por exemplo, mostram movimentos característicos, como maneira de driblar e até mesmo a postura quando partem com a bola.

O visual do jogo também está mais real do que nunca. As animações antes, durante e depois das partidas, são de arrepiar. Destaque para a entrada dos times em campo, que mostra as torcidas empolgadas, com uma bela representação do público nos estádios.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

PES 2014 está longe de ser um jogo ruim. Pelo contrário, o game mostra nítidos sinais de uma evolução, mas que ainda precisam de mais tempo para que se desenvolvam melhor. Os fãs da franquia podem ficar despreocupados, pois dificilmente eles irão se decepcionar com as mudanças.

Entretanto, a ausência nos consoles da próxima geração pode dar uma vantagem ao seu rival Fifa 14. Pois, como nossos testes mostraram, o game da Eletronic Arts mostra-se bem adaptado às novas tecnologias que o Xbox One e PS4 proporcionam. Entretanto, a briga entre os games no Xbox 360, PS3 e PCs, promete ser acirrada este ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Silva
    2013-06-12T16:25:18

    Quem quiser me add na live e joga Fifa.. gamertag= Uila Br só peço que esteja na primeira divisão de temporadas ou jogue bem.. PESLIXO

  • Juanderson Martins
    2013-06-12T17:48:07

    0 2003 nao tinha mundial de clubes e as cabeçadas dos atacantes para o gol eram decepcionantes!!sará ki ainda esta assim?

  • Luiz Oliveira
    2013-06-12T17:47:04

    Também fui fã de PES. Mas desde 2010, quando experimentei o FIFA, nunca mais voltei. Realmente o FIFA é o melhor!!!

  • Rafael Santana
    2013-06-12T17:34:29  

    HAUIHEUIHHAUHEIUA, alguém avisa essa anta que na demonstração os goleiros estavam em modo manual. Cara não sabe nada. Quanto que a EA te pagou pra falar mal? PES nunca teve tão perto de FIFA como agora. Os robôs cara de massa jogando em quadra de futsal estão prestes a perder o "reinado" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Santana
      2013-06-12T17:34:29  

      O review foi realmente bem tendencioso. Mas é coisa de fanboyzinho. O PES só devia consertar esse negócio de auxílio de passe e posicionamento da defesa sempre alta além das desconexões. É frustrante jogar contra nego na internet que só sabe segurar o botão de lançamento e correr achando que joga um bolão. :/

  • Marcio Maciel
    2013-06-12T17:16:25

    eu gosto dos 2 fifa e pes e sempre bom ter 2 futebol diferentes pra joga os 2 estão otimos que pena que so sai no final do ano.

  • Rodrigo Dias
    2013-06-12T17:15:43  

    Mais um ano que o PES tem de tudo pra perder para o fifa..... infelizmente, pois até o 2011 eu preferia o PES. Todos que eu conheço que começaram a jogar FIFA pra valer, não voltaram mais para o PES, assim como eu. Quem critica é pq só jogou uma partida e não conhece tudo que o fifa tem a oferecer.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Dias
      2013-06-12T17:15:43  

      Falou tudo,os cara jogam uma partida e dizem que é ruim...

  • Ismael França
    2013-06-12T17:08:52

    1000 vezes fifa

  • Ismael França
    2013-06-12T17:08:30

    zuado esse pes

  • Vinicius Braga
    2013-06-12T16:38:53  

    KKK O Montillo fazendo o Gol de Neymar ? KKKKKKKKKKKKK Difícil !

    recentes

    populares

    • Vinicius Braga
      2013-06-12T16:38:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade veio

  • Bruno Gomes
    2013-06-12T16:38:42

    PES > FIFA ... não adianta, FIFA é pra quem não curte e nunca curtiu fazer golzinho de chinelo na rua.

  • Ricardo
    2013-06-12T16:35:48  

    Alguem ainda joga isso?

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2013-06-12T16:35:48  

      Quem joga PES é do cara que toca pro goleiro, sai driblando todo mundo e faz o gol.... como no Winning Eleven. Quem quer futebol de verdade joga Fifa.

  • Santista Vitorio
    2013-06-12T15:21:13  

    UMA PERGUNTA AINDA EXISTE ,,,PARMEIRENSE,,,,,?

    recentes

    populares

    • Santista Vitorio
      2013-06-12T15:21:13  

      vai ter serie b kkkk so assim pra eu jogar com o parmeira

  • Vitor Olimpio
    2013-06-12T18:54:25

    Só pelas fotos do jogo da para ver que muita coisa mudou com relação ao PES 2013.

  • Raphael Oliveira
    2013-06-12T18:50:46

    só gostei da torcida!

  • Eduardo Meyer
    2013-06-12T18:44:25

    Se fosse pior que o 2013, tinha que fechar a konami! hahah .. Montillo fazendo o golaço do Neymar! sacanaage kkkk

  • João Vitor
    2013-06-12T18:23:16

    Tem td pra ser mto zika esse jogo, e man o montillo ta perfeito o jeito de joga dele,o do robben tbm !! ate a comemoraçao do montillo tem kk!! VAI SANTOS

  • Wesley Silva
    2013-06-12T18:22:24

    o ultimo gol do montillo foi o gol qe o don neymar fez no mengao e foi eleito o mais bonito do ano, o pes nem pra colocar o ney como o autor do gol mas ta valendo pes sempre

  • Emanuel Oliveira
    2013-06-12T18:18:35

    Coloram o Montillo Fazendo aquele GOLAÇO Do NEYMAR em 2011 kk

  • Natanael Braga
    2013-06-12T18:13:17

    Nunca serão HAHAHAH......SOU FIFERO!!! PES jogo de criança....

  • Emanuel Oliveira
    2013-06-12T18:13:06

    Que ASNEIRA É DIZER QUE ISSO É GAFE, PES SEMPRE produz o jogo da temporada anterior, o NEYMAR agora que foi para o barcelona, ele nao estava no BARCELONA NA TEMPORADA 2012/13 DO QUAL O PES faz o jogo, entao pra que dizer que é gafe, so pra quer da bola para o fifa puts.....

  • Mauro Santos
    2013-06-12T18:03:47

    Aposto que o sr Renan (autor da matéria) usa uma camiseta "Sou Fifeiro"...

  • Mauro Santos
    2013-06-12T18:00:59

    Reportagem tendenciosa, achei que um repórter não deveria tomar partido... Mas.... enfim, os gráficos falam por si só, nem se compara ao FIFA

  • Wanderson Silva
    2013-06-12T17:53:41

    O vídeo é maneiro e entendo que é para promover o jogo, mas eles abusam das jogadas de efeito como no jogo real fosse assim, ainda mais os europeus, a cada 2 jogadas os caras dão 10 dribles desconcertantes...

  • Carlos Leonardo
    2013-06-12T18:59:06

    E ainda vem dizer que é melhor do que o FIFA

  • Delber Soares
    2013-06-12T18:56:21

    Fifa 14 muito melhor !!