11/06/2013 19h23 - Atualizado em 14/11/2013 19h09

Warframe: testamos o multiplayer de ninjas futuristas no PlayStation 4

Léo Torres
por
Da E3 2013

O TechTudo testou o esperado PlayStation 4. Em exposição no stand da Sony, na E3 2013, pudemos jogar um dos títulos disponíveis: Warframe. O game, que mistura elementos de ação futurista com movimentos de artes marciais, impressiona com o que o novo console da Sony tem a oferecer.

Warframe (Foto: Léo Torres / TechTudo)Warframe (Foto: Léo Torres / TechTudo)

PlayStation 4 é o centro das atenções

Fanáticos por games, membros da indústria de entretenimento digital e imprensa se acotovelavam à espera da abertura dos portões do Hall Sul do Centro de Convenções de Los Angeles, nos Estados Unidos. Do lado de dentro, as novidades da E3 2013. Com a entrada aberta, o destino de muitos deles era o mesmo: testar os jogos de PlayStation 4 disponíveis no estande da Sony. Entre eles estava o título de ação em terceira pessoa Warframe. O TechTudo entrou na pele do ninja futurista em sua versão PS4 e o resultado você confere agora.

A primeira tela exibida dava a dica: “Pressione X para ninja”. Isso não é uma opção, mas uma gracinha com o clássico “Pressione X para começar”. O jogador se vê automaticamente em uma arena com mais três jogadores em seu time, todos enfrentando ondas de inimigos em um cenário ao ar livre com ares futuristas. Os próprios ninjas alternam entre ataques de espada e tiros à distância. Os recursos, como mirar e agachar, estão lá, e a qualidade que esperamos de um console da próxima geração também. O poder de fogo do PS4 fica claro nos movimentos dos personagens e nas texturas do cenário.

O gatilho "R2" é responsável pelos ataques com armas de fogo, enquanto o "R1" pelos movimentos de corpo a corpo, com uma espada. O "L2" oferece a possibilidade da já conhecida mira precisa. Em termos de inovação de jogabilidade, o jogo é básico mas oferece algumas coisas interessantes. Pressionando o analógico esquerdo o personagem corre, o que não é novidade. Mas uma série de interações aparece a partir da corrida. Com o "L1" o ninja desliza no chão, o famoso slide, e pode encerrar com um ataque especial de espada ou um salto para cima dos inimigos. Da corrida também é possível andar pelas paredes com uma interação especial.

O game Warframe é um dos títulos disponíveis para PS4 à disposiçào do público (Foto: Léo Torres / TechTudo)O game Warframe é um dos títulos disponíveis para PS4 à disposiçào do público (Foto: Léo Torres / TechTudo)

Utilizando a tela de toque do Dualshock 4

A superfície sensível ao toque do Dualshock 4 entra em ação para o uso das magias especiais. Cada uma das quatro é acionada deslizando o dedo para uma direção diferente. A mais interessante era uma forma de telecinese em que uma nuvem de detritos era levantada e, em um movimento rápido, esmagava o inimigo mais próximo. Pressionando essa mesma parte do controle o personagem ataca. Nada demais mas, segundo era comentado no estande, essa funcionalidade pode ainda ser mudada para a versão final, incorporando um novo recurso ainda não divulgado.

Mesmo não inovando tanto no campo visual, Warframe diverte e sem dúvida já dá um gosto do que está por vir nos próximos títulos do PlayStation 4. A fluidez dos movimentos e a resposta rápida do DualShock 4 são os diferenciais no console. Resta ver até onde os estúdios irão levar o hardware oferecido pela Sony.

 

Xbox One, PS4 ou Wii U: Descubra qual o melhor console da nova geração.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Moisespaulino Passos
    2013-08-17T10:55:50

    Dar pra jogar Mario Bros.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Ferrer
    2013-08-16T11:38:14

    Nossa...o cara tem a chance de jogar no ps4...e me faz uma matéria inteira falando como se joga esse jogo...não aprofunda nenhum aspecto gráfico, nem do controle, muito menos do jogo...só um pouco no final da matéria....fica no L2 pra isso, R1 pra aquilo...ninguém jogou nem quer saber disso agora amigo...fale das suas impressões...faça algumas comparações...fale do jogo...o botão que aperta a gente aprende...pode ter certeza...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Maia
    2013-07-10T15:31:10

    Tanto jogo incrível... foram testar logo essa porcaria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Silva
    2013-06-12T10:39:14

    esse jogo eu num compro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Silva
    2013-06-12T10:38:32

    aparentemente nada que um PS3 num faça

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Leal
    2013-06-12T08:43:49

    Esse "não inovando tanto no campo visual" já diz tudo, jogo com gráfico de ps3 lançado no ps4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Paulo
    2013-06-12T07:49:38

    bacana .. warframe é 1 jogo free na steam pra pc .. faz uns 3 meses .. fico legal os graficos no ps4 .. mas n se compara com o do pc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabrizio Silva
    2013-06-12T02:23:28

    muito legal o gráfico de alguns, os que tenta retratar pessoas, porque os retratam personagens futurista não da pra avaliar detalhes, eu acho que o mais legal nos novos consoles serão as jogabilidades, as plataformas que vão suportar jogos com toda qualidade possível ful HD e 4K,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Pacheco
    2013-06-11T23:57:52

    Só jogo games de futebol e o PES não quis lançar versão pro PS4. Vou esperar mais um pouco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Lima
    2013-06-11T23:56:14

    CARACA, MEU. MUITO LOUCO!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Silva
    2013-06-12T10:38:34

    Olha o nível de detalhes do chão do jogo, o que tem demais??? não chega nem aos pés do Crysis 3 em Full ainda tem que caminha muito para os consoles alcançar os Pcs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felippe Pataro
    2013-06-11T23:00:15

    pelo visto vou continuar com o ps3 mesmo, a primeira vista não me impressionou nem um pouco, vllllllw!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dylan
    2013-06-12T01:10:34   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:28

    Pow, para galera falar q não viu diferença ta de sacanagem... faz o seguinte, muda a resolução para 1080p HD.... ai sim comenta se tem diferença ou não...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dylan
      2013-06-12T01:10:34   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:28

      exatamente Dylan muda a resolução que voces iram ver '-'

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Fehlberg
    2013-06-11T23:29:22

    Incrível!!! Não travou!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Machado
    2013-06-12T10:00:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

    fraco

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo Machado
      2013-06-12T10:00:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      Faz melhor.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Miguel Viana
    2013-06-12T09:33:57   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

    É só um PS3 de cara nova. Se querem realmente trazer algo novo lancem um console em que jogos rodem em 4K ou 3D.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Miguel Viana
      2013-06-12T09:33:57   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      Espere sentado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Miguel Viana
      2013-06-12T09:33:57   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      Fernando Ribeiro Em 3d ja tem um pouco, deve aumentar por agora... se suportasse 4k, vc ia pagar? pq o publico em geral nao

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Silva
    2013-06-12T02:32:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

    sou mais apple.......o que acham?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-06-12T02:32:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      Eduardo Mattos É A SENHORA SUA MÃE!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-06-12T02:32:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      pau mandado!! a apple ta te chamando... kkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Almeida
    2013-06-11T23:16:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

    Na boa Nao vejo diferença alguma entre xbox atual e o novo play 3 e o novo. Eles tao é querendo ganhar dinheiro e inventam um aparelho novo com jogos novos que só pode. que nao to vendo diferença alguma dos consoles atuais com as imagens ate agora mostradas dos novos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Almeida
      2013-06-11T23:16:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      Cleiton Nascimento Eita, to falando q os games não tem suporte a 4k! Claro que vai ser bom ter videos e imagens em 4k e daqui a pouco surge alguma outra tecnologia... só to falando q minha tv ta de boas para os jogos em full HD. Sério que jogou tanto tempo em uma tv de tubão?? joguei bem pouco mas a qualidade fica um ps2 melhorado kkk da nem para enxergar direito... Agora q é 1080p REAL vai ficar bom o esquema

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Almeida
      2013-06-11T23:16:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:07:27

      João Barbosa, pois é mano, o Killzone 4 mesmo vai ser em 1080p real. Imagina só? Mas que vai ser duro gastar 5, 6 mil em uma TV 4k, isso vai. Sim, joguei 3 meses em uma tv Semp Toshiba de 29". Depois disso, a imagem ficou torta e sem cor. Fiz umas pesquisas na net e colhi as informações que o PS3 que tinha puxado demais ela. Nunca mais prestou, nem para TV nem para jogos. Ainda bem que tava na garantia, aí juntei mais uma grana e peguei uma LCD na mesma loja, pagando apenas a diferença.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário