16/06/2013 13h47 - Atualizado em 16/06/2013 13h47

Xbox One, PS4 e Wii U: veja o que agradou e o que decepcionou na E3 2013

Cido Coelho
por
Para o TechTudo

A E3 2013 (Electronic Entertainment Expo) chegou ao fim, trazendo algumas inovações e mudanças radicais para a nova geração durante seus três dias de duração. A feira foi marcada principalmente pelos diferentes posicionamentos dos três principais fabricantes de consoles do mercado de games: Sony, Microsoft e Nintendo. Veja os principais pontos positivos e negativos das participações das três empresas.

Xbox One, PS4 e Wii U são as apostas da nova geração (Foto: TechTudo)Xbox One, PS4 e Wii U são as apostas da nova geração (Foto: TechTudo)

Microsoft

- Vantagens e promessas

- Xbox One é a grande aposta da Microsoft para a nova geração, com gráficos bem definidos, um promissor sistema de processamento de dados em nuvem e um Kinect mais preciso, já integrado ao console.

- A promessa de uma grande biblioteca de jogos exclusivos para o novo console, entre os quais se destacam Halo 5, TitanFall, Forza Motorsport 5, D4, Quantum Break, Sunset Overdrive e o retorno da clássica saga Killer Instinct, que fez sucesso nos consoles Super Nintendo e Nintendo 64.

Veja como foi a conferência da Microsoft na E3 2013

TitanFall será o novo exclusivo do Xbox One (Foto: Divulgação) (Foto: TitanFall será o novo exclusivo do Xbox One (Foto: Divulgação))TitanFall será o novo exclusivo do Xbox One (Foto: Divulgação)

- Mais conteúdo para TV e filmes no console. Promessa de uma "nova experiência em ver televisão".

- O Brasil será um dos primeiros países a participar do lançamento oficial do Xbox One.

- O Xbox 360 ainda é uma aposta da companhia. Uma nova versão do console foi lançada, com um design menor e mais fino.

- Decepções e frustrações

- O console, que funcionará apenas conectado à Internet, terá que ser atualizado a cada 24 horas para poder ser utilizado. A Microsoft foi muito clara: "quer jogar offline, compre o Xbox 360".

- No caso do Brasil, que ainda possui uma infraestrutura precária de serviços de banda larga, esta limitação se torna ainda mais crítica.

Xbox One (Foto: Léo Torres / TechTudo)Xbox One (Foto: Léo Torres / TechTudo)

- Restrição para venda e empréstimo de jogos usados.

- Terá trava regional. Alguns jogos só estarão disponíveis em certas partes do mundo.

- Não haverá retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360 para o Xbox One.

- Apesar do Brasil ter uma fábrica do Xbox e ser um dos 21 países a receber o console, o preço ficou muito desequilibrado (e salgado) em relação ao dólar: US$ 599 lá fora e R$ 2,200 por aqui.

Sony

- Vantagens e promessas

- Um console poderoso, com gráficos de ponta e um controle

- A Sony promete que o PlayStation 4 será primeiro um videogame, para depois ser um sistema de entretenimento. O videogame funcionará offline e não exigirá conexão permanente à Internet.

ps4_preco (Foto: ps4_preco)ps4_preco (Foto: ps4_preco)

- A Sony vai usar a força da sua corporação, por meio da divisão Sony Pictures Entertainment (que é dona de TV e estúdios de cinema) para levar conteúdo de filmes e programas de televisão a seus usuários.

- A fabricante japonesa preferiu manter o mercado de games misto com jogos vendidos na PSN e games em mídia física.

- Não haverá restrições para compras e empréstimos de jogos usados.

- A retrocompatiblidade de jogos do PlayStation 3 para o PS4 será permitida por meio de uma taxa paga via sistema Gaikai.

- A empresa reconquistou a simpatia dos gamers com a promessa de um videogame mais barato que o seu principal rival. Custará US$ 399.

- Decepções e frustrações

- Para  jogar online, o gamer terá que pagar uma assinatura na PlayStation Plus.

- A bliblioteca de jogos do PlayStation Vita praticamente não foi anuncidada e poucos jogos foram anunciados.

A PlayStation Store no PS Vita (Foto: Divulgação) (Foto: A PlayStation Store no PS Vita (Foto: Divulgação))A PlayStation Store no PS Vita (Foto: Divulgação) (Foto: A PlayStation Store no PS Vita (Foto: Divulgação))

- O PS4 será vendido com o console e um controle. O PlayStation Eye, PlayStation Movie devem ser vendidos separadamente ou em um pacote à parte que deve disparar o preço do videogame.

- Ainda não há informações sobre como será a interação do PlayStation 4 com o jogador. Será usado apenas o PS Eye e o Move? Eles serão equivalentes ao Kinect?

- O preço do mercado no Brasil ainda não foi anunciado e também promete ser um susto. Mesmo com o anúncio do desejo da Sony de trazer o console para o Brasil com preço equivalente à conversão do dólar, é muito difícil que isto ocorra devido às taxas e impostos nacionais.

Nintendo

- Vantagens e promessas

- Wii U não tem um console tão potente como os concorrentes Microsoft e Sony, porém, a Nintendo vai usar sua força criativa e suas extensas franquias bem sucedidas, como Mario, Luigi, Zelda, Pokémon e Donkey Kong para atrair novos gamers e segurar os jogadores tradicionais.

- A Nintendo também acredita no potencial do portátil 3DS e está ampliando a sua biblioteca de jogos.

Super Mario 3D World (Foto: Reprodução)Super Mario 3D World (Foto: Reprodução)

- Aos poucos a fabricante japonesa de videogames está abrindo mão de sua tradição "paz e amor" e está lançando alguns jogos violentos — como Bayonetta 2, que será exclusivo para Wii U.

- O preço do Wii U é o mais em conta na nova geração.

- Decepções e frustrações

- É o console menos potente desta geração. Os gráficos do Wii U são próximos de um PS3, equivalentes ao Xbox 360.

- A Nintendo sempre foi inovadora, porém, desta vez, ela não surpreendeu. O Wii U não fez tanto barulho quanto o seu antecessor Wii, que revolucionou a interação entre videogame e jogador.

O Wii U é um console fantástico, mas a Nintendo não sabe como vendê-lo (Foto: Divulgação) (Foto: O Wii U é um console fantástico, mas a Nintendo não sabe como vendê-lo (Foto: Divulgação))O Wii U é um console fantástico, mas a Nintendo não sabe como vendê-lo (Foto: Divulgação)

- Produtoras de jogos grandes reveem expectativas e ainda não prometem grandes novidades para o console. A Electronic Arts é uma das publishers mais céticas em relação ao console.

- Não tem uma rede online tão eficiente quanto a PlayStation Network e a Xbox Live.

- O console não permite funções crossplay, não tem troféus e conquistas e não há previsão de preço oficial no Brasil. A Nintendo ainda não tem fábrica brasileira.

Qual é o melhor console: Xbox One, PlayStation 4 ou Wii U? Veja a opinião de outros gamers no nosso fórum!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Gustavo Volpe
    2013-06-16T15:37:57   , respondido respondido 2014-02-17T21:02:13

    Mas essa de só funcionar conectado é um tiro no pé. Na minha casa da praia, por exemplo, não tenho banda larga (nem quero ter)... então eu não poderia levar o videogame pra jogar? Que coisa idiota!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-06-16T15:37:57   , respondido respondido 2014-02-17T21:02:13

      Não é problema meu, é problema da M$, que vai vender menos que a Sony. E o primeiro retardado que respondeu, lá em cima... o cara é tão nerd e sem noção, que acha que pessoas vão pra praia apenas pra passar fim de semana. hahaha... esse deve passar as férias todas no condomínio. hahaha... passo minhas férias na praia, com minha mulher e filha, levo videogame tanto pra jogar quanto pra ver filmes.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-06-16T15:37:57   , respondido respondido 2014-02-17T21:02:13

      leonardo, pode até ter internet no esgoto, mais se você viu a conferencia da sony na E3, deve ter visto a euforia do publico ao anunciarem que não precisa ficar conectado e poder fazer o que quizer com os jogos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vinícius Bonassoli
    2013-06-16T14:30:18   , respondido respondido 2014-01-17T12:14:13

    Não entendi, por que é uma decepção a sony cobrar para jogar on-line, se a microsoft já cobra... unica coisa que queremos com a cobrança é uma rede on-line de qualidade... claro eu preferiria que não fosse pago, mas fazer oque, se as coisas tendem a ir pra esse lado...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinícius Bonassoli
      2013-06-16T14:30:18   , respondido respondido 2014-01-17T12:14:13

      acima de tudu o serviço tem que funcionar decentemente...tenho os dois consoles mas o xbox fica soh na gaveta, enquanto meu ps3 sofre...mas não da pra aceitar a instabilidade do sistema on line da sony...se for pra cobrar um preço JUSTO e prestar um serviço de qualidade como prometidos ai sim boto fé!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinícius Bonassoli
      2013-06-16T14:30:18   , respondido respondido 2014-01-17T12:14:13

      Tudo bem Gustavo, mas se for pra cobrar que tenha qualidade...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Russo
    2013-06-16T21:31:18   , respondido respondido 2013-12-28T10:18:21

    Tenho ps2, ps3, xbox360, xbox, nunca precisei destravar. Compro jogo original todo mês. Dinheiro não é problema pra mim. Fiquei feliz com essa noticia, o "povo" vai ter que ficar sem o vídeo game da próxima geração. Sensacional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Russo
      2013-06-16T21:31:18   , respondido respondido 2013-12-28T10:18:21

      Jemesson Freire kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Russo
      2013-06-16T21:31:18   , respondido respondido 2013-12-28T10:18:21

      os jogos vão ser no mínimo 200 reais ou até 250.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gustavo Serpa
    2013-06-16T16:51:30

    A rede do Wii U e boa sim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Asfora
    2013-06-16T16:19:34

    legal , tenho casa na praia. Vou passar um feriado la e nao tem net. Nao vou poder levar o xbox one pra jogar com meus amigos...kkkkkkkk....Ridiculo. Comprarei o ps4 ctz!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • John Tejada
    2013-06-16T16:13:43

    uhuu vou de xone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Biudes
    2013-06-16T15:58:59

    bom mesmo e o atari

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mengaço
    2013-06-16T15:51:01

    Não tenho nenhum dos dois, mas nem por isso posso deixar de dizer o quanto é revoltante essa atitude da M$ ... mais uma pra variar .... tava demorando chegar aos games as cagadas que ela já faz no windows ... à propósito, seria isso indício do que possa a vir pela frente em termos de pc?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André May
    2013-06-16T15:40:23   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:50

    TechTudo tem umas matérias legais, só que poderiam melhorar a estrutura do site de JOGOS, e essa caixa de texto é horrível ou só o meu fica travando???? Uso o Windows 8 navegador IE10. E ainda tenho que apertar ENTER para validar meu comentário!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André May
      2013-06-16T15:40:23   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:50

      o meu ta tranquilo, so que é windows 7 e uso o chome

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André May
      2013-06-16T15:40:23   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:50

      usa o chrome amigo... ie é coisa do passado srsrsr ou usa o mozilla.... tbm é bom...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Demis Rodrigues
    2013-06-16T15:30:53

    CAde os FAns do XBOX ?? O console, que funcionará apenas conectado à Internet, terá que ser atualizado a cada 24 horas para poder ser utilizado. A Microsoft foi muito clara: "quer jogar offline, compre o Xbox 360".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Aguiar
    2013-06-16T18:01:55

    não acho que a Microsoft fez feio acho q eles foram mal na explicação do produto e tiveram uma visão a frente de seu tempo no entanto qualquer coisa é melhor que jogar no PC

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kenny Silva
    2013-06-16T17:54:39

    Bye Bye M$.... migrando para o Ps4!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elker Carmo
    2013-06-16T17:53:53

    É PROXIMA GERAÇAO É PS4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Machado
    2013-06-16T17:52:56

    pensando direitinho play 4 sera minh anova aquisiçao de videogame da 8 geraçao! uma pena

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Nunes
    2013-06-16T17:50:16

    TENHO XBOX 360 E VOU DE XONE... APESAR... TUDO HOJE E CONECATDO A INTERNET... EU GOSTO DO XBOX.. MAIS GOSTO CADA UM TEM O SEU... QUEM GOSTO DO PLAY. COMPRE O PLAY QUEM GOSTA E XBOX COMPRE O XBOX...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Mendonça
    2013-06-16T17:48:11

    Qual é o melhor, PS4 ou XBOX one??? Bom, placar de jogo Sony 4 x 1 Microsoft.... O Xbox vai ser mais uma frustração e no Brasil custando mais de R$ 2.000, com obrigação de conexão com a Internet e sem a possibilidade de recompra??? Bom aqui Jaz mais um videogame... Lembram do Zeebo??? A microsoft vai estrelar mais um novo fracasso.... Chamem a ambulância para socorrer... kkkkkkkkkkkkkkkk. WI U, WI U, WI U, WI U!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Leite
    2013-06-16T17:38:11

    eu ainda aposto e não largo meu pc,ficadica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andrew Carvalhor
    2013-06-16T17:31:48

    legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucão
    2013-06-16T17:01:34

    A microsoft foi bem clara, quer jogar off line, compre um ps3 ou ps4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Bihain
    2013-06-16T15:38:34   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:49

    Tenho Xbox 360, mas vou mudar para o PS4. Não poder emprestar jogos e ainda ter que estar sempre conectado na internet, com o serviço de internet prestado no Brasil, Não dá!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Bihain
      2013-06-16T15:38:34   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:49

      Olá, pesquisa aí por FUTEBOL EXTENSIVO..aqui tem tudo sobre futebol. Espero que gostem, abraço!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Bihain
      2013-06-16T15:38:34   , respondido respondido 2013-11-13T14:15:49

      Bruno Lyrio, tenho o Gold sim, porém além da internet da OI ser um lixo e é só o que tem na minha cidade, as vezes levo o videogame em casas de amigos que não tem net.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Donizete Brittes
    2013-06-16T19:42:26

    Tenho um Xbox360 e estava pensando em comprar um Xbox one. Mas a Microsoft me convenceu a comprar um ps4. É impressionante como a Microsoft fez tudo errado, coube a Sony fazer o contrário e ganhar o mercado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heber Iglesias
    2013-06-16T19:35:30

    Microsoft está pensando somente nos países que tem internet banda larga de primeira, pois o jogo físico aqui no Brasil é muito caro devido aos imposto (são classificados como jogos de azar). Agora eu tenho comprado jogos online para o xbox 360 por R$ 40,00 devido ser vendido como serviço ( não como jogo de azar )e pago Live Gold R$ 89,00 por ano, acho barato, e tenho sorte de poder ter gvt é uma tendência acabar o jogo físico até porque vai ficar muito barato vendas de jogos pela net.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vagner Kochi
    2013-06-16T19:25:35

    Eu era fã do X BOX 360,mas a obrigação de jogar on line e as limitações de não poder trocar ou vender os jogos, tira a minha liberdade, e tb não gostei da arrogancia do responsavel(demitido) .Então meu proximo console sera o PS 4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Milanez
    2013-06-16T18:45:26

    se pelo menos eles tivessem frisado que o console precisa ficar online pra permitir, por exemplo, que forza 5 mesmo no modo carreira offline pegue emprestado a inteligencia artificial criada a partir dos perfis dos outros jogadores, que os jogos utilizem computacao na nuvem pra fazer mundos gigantescos e nao limitados ao espaço do bluray, e que vc pode comprar o bluray, instalar o jogo no console e o jogo funciona mesmo que vc quebre o disco, a revolta seria menor e a guerra contra a sony poderia ser vencida, pq em questao de jogos, eh o melhor console...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Fontes
    2013-06-16T18:43:00

    Muito boa essa matéria, eu que tenho um Xbox 360 não fiquei com duvidas em dar prioridade para aquisição de um Play 4 em prol do Xbox One, gostei muito do Xbox 360 e tive o excelente Play 2, mas agora, pelas restrições, vou voltar para o Playstation. Só o fato da Sony falar que o Play 4 será primeiro um videogame já matou o Xbox One, plataforma de entretenimento? eu quero é Jogar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário