21/07/2013 09h45 - Atualizado em 21/07/2013 09h45

Brasileiro é o povo mais insatisfeito com celular no mundo, aponta relatório

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Quem vive no Brasil sabe: se estressar com problemas no celular é a coisa mais normal "do mundo". Mas um estudo realizado pela desenvolvedora de softwares Netbiscuits provou o que já era certo para nós. O relatório separou os dispositivos móveis em três categorias: celulares, smartphones e tablets. E a insatisfação dos brasileiros é a maior do mundo em todas elas.

Brasileiro é o povo mais nervoso com celular (Foto: Shutterstock / Lisa F. Young)Brasileiro é o povo mais nervoso com celular (Foto: Shutterstock / Lisa F. Young)

A empresa levou em conta dado de amostra mundiais, o conhecimento da indústria e análise de especialistas para esta pesquisa, que nos trás à tona questões sobre a qualidade da internet móvel no Brasil. Segundo o relatório, 35% dos usuários brasileiros passam mais de 6 horas conectados à internet móvel, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos (37%) e da China (53%).

Mas todos que tentam usar o serviço de Internet 3G sabem que podem esperar velocidades extremamente baixas. Somando a baixa qualidade da telefonia brasileira ao preço praticado pelas operadoras - considerado um dos mais caros do mundo - temos o cenário mostrado na pesquisa: a insatisfação do brasileiro com a navegação web pelos dispositivos móveis é a maior do mundo.

Brasil é o mais insatisfeito com a navegação por dispositivos móveis (Foto: Divulgação)Brasil é o mais insatisfeito com a navegação por dispositivos móveis (Foto: TechTudo / Divulgação)

Outro dado importante da pesquisa é que, em média, 41% das pessoas dizem que a velocidade é o item mais importante quando o assunto é navegação na web pelos dispositivos móveis. Os brasileiros que também têm essa opinião somam 47%, novamente ficando acima da média mundial. Além disso, 61% das pessoas dizem que, se a velocidade de download fosse maior, a satisfação de navegar pela web por esses aparelhos aumentaria.

A mesma pesquisa também afirmou que, para aumentar a satisfação com os dispositivos móveis, os brasileiros gostariam que os aparelhos tivessem mais funcionalidades similares ao PC. As razões desse resultado são variadas, e podem ser representar uma frustração com a alta difusão de aparelhos de baixo desempenho, que não conseguem realizar plenamente funções simples, como navegar na internet com múltiplas abas abertas e a visualização de vídeos em alta definição.

Quer gastar menos? Veja quais são os sites mais confiáveis para se comprar dos Estados Unidos

A difusão desses aparelhos, por outro lado, só é realidade por conta do alto custo de se comprar um dispositivo top de linha no Brasil, que pode passar de 3 salários mínimos, dependendo do modelo. Não é à toa que empresas como Samsung investem em modelos de baixo desempenho: ao saber que seus equipamentos chegarão caros demais em alguns países, acabam produzindo aparelhos "mais em conta".

Via Netbiscuits

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michael Yoo
    2013-07-28T14:43:39

    Nessa pesquisa faltou informar que o Brasil tem uma das maiores tarifas de telefonia celular do mundo, os smartphones e gadgets mais caros do mundo, e as piores operadoras de Celular do Mundo. A insatisfação não é com só com o aparelho.

  • Carlos Silva
    2013-07-21T16:06:19

    É PQ ISSO AQUI É BRASIL, AS OPERADORAS FAZEM OQ QUEREM, E SOMOS OBRIGADOS A PAGAR SE QUISERMOS CONTINUAR COM O SERVIÇO, POIS PARA ELES TANTO FAZ, COMO DISSE FAZEM OQ QUEREM, ELES SABEM QUE PODEM, É BRAZIL.

  • Daniel Santos
    2013-07-21T16:01:55

    Eu quero é NOVIDADE!!!

  • Selma Ferreira
    2013-07-21T15:47:03

    A ANATEL É CONIVENTE COM TUDO ISSO, POIS ESTOU RECLAMANDO SOBRE O CANCELAMENTO DO VELOX EM MEU PACOTE DO OI CONTA TOTAL DESDE 19/05/2013 E NADA, ATÉ HOJE NÃO FOI RESOLVIDO, É LASTIMÁVEL, POIS ESTAREM COBRANDO TODOS OS MESES SERVIÇOS QUE NÃO ESTÃO SENDO PRESTADOS PELA "OI", FOI ONDE TIVE A IDEIA E EXPOR A SITUAÇÃO NO "RECLAME AQUI", ONDE ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTA. SE A PRESTADORA "OI" ESTÁ SENDO MULTADA, EU NÃO SEI, SEI QUE ESSE VALOR DEVERIA SER TODO ELE REVERTIDO AOS CONSUMIDORES POR TAMANHOS ABORRECIMENTOS CAUSADOS, PELO MENOS PARA COMPRAR REMÉDIOS, PARA Q NÃO PASSE MAL A CADA CONTATO...

  • Selma Ferreira
    2013-07-21T15:44:18

    A ANATEL É CONIVENTE COM TUDO ISSO, POIS ESTOU RECLAMANDO SOBRE O CANCELAMENTO DO VELOX EM MEU PACOTE DO OI CONTA TOTAL DESDE 19/05/2013 E NADA, ATÉ HOJE FOI RESOLVIDO, É LASTIMÁVEL, POIS ESTÃO COBRANDO TODOS OS MESES OS SERVIÇOS QUE NÃO ESTÃO SENDO PRESTADOS PELA "OI", FOI ONDE TIVE A IDEIA E EXPOR A SITUAÇÃO NO "RECLAME AQUI", ONDE ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTA. SE A PRESTADORA "OI" ESTÁ SENDO MULTADA, EU NÃO SEI, MAS SEI QUE ESSE VALOR DEVERIA SER TODO ELE REVERTIDO AOS CONSUMIDORES POR TAMANHO ABORRECIMENTOS CAUSADOS, PELO MENOS PARA COMPRAR REMÉDIOS, PARA QUE NÃO PASSE MAL A CADA LIGAÇÃO...

  • Alexandre Rocha
    2013-07-21T14:35:31

    Sou advogado e posso afirmar com toda a certeza do mundo que toda esta problemática é culpa exclusiva do judiciário, que age com descaso em amparo ao consumidor, incentivando as práticas abusivas contra os consumidores. Nos outros países, a falta de respeito e a má prestação de serviços são punidos severamente, e as empresas temem o judiciário. Talvez a diferença esteja aí... ISTO É BRASIL..

  • Pimenta
    2013-07-21T15:15:21

    Aí eu pergunto, para que serve a ANATEL? Todos sabem que neste país manda quem tem capital ou quem ameaça retirá-lo do Brasil. Onde já se viu a ANATEL agendar dia e hora com as operadoras para fazer a medição? Isso mesmo, existe um dia na semana que a ANATEL vai até a operadora medir a qualidade. Isso quer dizer que em determinado dia, uma série de processos de rede precisam parar para que o resultado seja tudo lindo e maravilhoso. Mas se não for bom, não acontece nada, pois existe uma equipe só para fazer esse "relacionamento" com a ANATEL. O resultado está aí.

  • Jose Pereira
    2013-07-21T15:14:05

    É LOGICO TODOS OS BRASILEIROS TEM MAIS DE UM CELULAR, O O PAIZINHO NÃO É RUIM É O POVO QUE MORA NELE QUE É RUIM O PAIS É MUITO BOM , O PROBLEMA É AS TRANQUEIRA QUE MORA NELE.

  • Eduardo
    2013-07-21T15:09:46

    E o Brasil também é o país com o maior número de aparelhos PIRATAS e FALSIFICADOS do mundo. Essa insatisfação é só uma constatação. Num país onde não precisa trabalhar, onde se prefere o mais fácil do que o melhor é assim mesmo.

  • Marcos
    2013-07-21T14:55:43

    Êta paizinho ruim !

  • Francisco Machado
    2013-07-21T14:37:38

    As operadoras agem desta forma, devido as AGENCIAS do Governo não cumprem seu papel de fiscalizar e atuar, é cabide de emprego, os que la trabalham não chegaram por merito ou competencia, mas por oportunismo, causando serios danos aos usuarios, é lamentavel que os Governantes seja parcial e colocando todos no pais neste balaio de gatos, sabemos que temos muitos proficionais serios, pena que as autoridades estejam na contramão desta poupulação que recentemente mostrou que quer dar um basta neste desmando.

  • Cleiton Rocha
    2013-07-21T14:04:41

    é porque todo mundo começo usar aqueles celulares paraguaí da samsung.

  • J. André
    2013-07-21T14:00:52

    Se a insatisfação fosse só em relação a celular, estaríamos no paraíso, só que não!

  • Dick Vigarista
    2013-07-21T13:49:20

    Pelo menos os bancos, planos de saúde e concessionárias de energia são uma maravilha.

  • Miriam Almeida
    2013-07-21T13:48:59

    Brasileiro é o povo mais insatisfeito no mundo, com relação a tudo...

  • Alexandre Nobrega
    2013-07-21T13:46:31

    pq será, heim?

  • Diego
    2013-07-21T13:29:49

    Meu Nokia 5125 é muito bom, recomendo a todos.

  • Willian Silva
    2013-07-21T12:51:50

    "Os alemão" Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Império Coxa
    2013-07-21T12:46:20

    E viva o Brazil! Viva a Anatel!

  • Andre Silveira
    2013-07-21T12:40:23

    Perder para India nesse tipo de coisa realmente eh deprimente.

  • Marcelo Silva
    2013-07-21T11:55:20

    deve ser culpa do lula e da dilma, as empresas nada tem com isso, né. vamos fazer um protestinho.

  • Leísi Pereira
    2013-07-21T11:52:04

    "os

  • Joao Neto
    2013-07-21T11:30:42  

    Não é à toa que a Samsung é campeã de reclamações no site "Reclame Aqui".

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2013-07-21T11:30:42  

      Alguns países, acabam produzindo aparelhos "mais em conta" ou "de mais qualidade" (Apple).

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2013-07-21T11:30:42  

      Eu sou um. Não compro mais nada da Samsung! Em 15, dias , meu Glaxay SIII foi para autorizada. Não vou entrar no mérito de qual aparelho e melhor. Todas as fabricantes humilham os consumidores brasileiros, e o juiz diz: mero aborrecimento, simples dessabor da vida!