Jogos simuladores

29/07/2013 15h52 - Atualizado em 14/03/2014 18h38

Cube World X Minecraft: veja as diferenças entre os populares jogos

Silas Tailer
por
Para o TechTudo

Cube World é um jogo de RPG baseado em voxel, e justamente por essa semelhança na escolha de seu gráfico que surgiram comparações com o já consolidado Minecraft. Contudo, enquanto Cube World tem seu foco em aventuras e exploração em terceira pessoa ao melhor estilo Diablo, Minecraft segue pela linha de mundo aberto em primeira pessoa.

Como instalar mods no Minecraft usando o Modloader

Cube World x Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)Cube World x Minecraft (Foto: Reprodução/Silas Tailer)

Portanto, para conseguir compará-los temos de definir os elementos em comum de cada jogo como os gráficos pixelizados (voxel), mundos gerados aleatoriamente, combates, criação de itens e desempenho. Confira:

Gráficos voxel

Os gráficos voxel sempre existiram em jogos como Comanche Maximum Overkill, Blood and Shadow Warrior, Infinimaner, entre outros. Entretanto, foi com Minecraft que o gênero se tornou mais popular. E foi nessa popularização do gênero que Cube World se inspirou e superou seus "mestres".

Cube World com gráficos vividos e bem definidos (Foto: Divulgação)Cube World com gráficos vividos e bem definidos (Foto: Divulgação)

Uma das primeiras coisas que podemos notar ao criar um novo mundo em Cube World é o quão colorido e bonito tudo parece. Os modelos de personagens, inimigos e itens são muito mais complexos que seu concorrente. Claro que Minecraft possui a possibilidade de alterarmos suas texturas padrões, algo que seu rival ainda não possui, mas ao compararmos os gráficos originais de cada um, é evidente a diferença.

Minecraft com gráficos mais quadrados e sem tantas arestas. (Foto: Divulgação)Minecraft com gráficos mais quadrados e sem tantas arestas. (Foto: Divulgação)

Mundos gerados aleatoriamente

Uma das principais funcionalidades de ambos os jogos é a geração aleatória de um novo mundo, diferente de muitos outros jogos que tem seu design pré-moldado. Isso é possível graças a funções matemáticas e números aleatórios. O resultado é um mundo sem fim, aonde os jogadores poderão dar a volta sem alcançar um determinado limite.

Bioma de floresta em Minecraft (Foto: Divulgação)Bioma de floresta em Minecraft (Foto: Divulgação)

E este é mais um quesito que Minecraft foi pioneiro, pois cada experiência foi feita para ser diferente e única. E Cube World decidiu incorporar isso a suas funcionalidades e se sai tão bem quanto seu mentor nisso. Ambos possuem diferentes regiões e cada uma delas possui um aspecto diferente do outro, aguçando assim, a vontade do jogador em explorar o ambiente.

Bioma de floresta em Cube World (Foto: Divulgação)Bioma de floresta em Cube World (Foto: Divulgação)

Combates

Por ser um RPG de ação em mundo aberto, Cube World se foca no combate e exploração. Então há muitas missões, como derrotar um chefe, defender um vilarejo, aniquilar uma gangue de bandidos, resgatar reféns, procurar tesouros e explorar calabouços. Portanto, o combate se torna parte constante e essencial do jogo, diferente de Minecraft que possuí foco maior na exploração e construção.

E é por isso mesmo que um dos pontos altos de Cube World em relação ao seu rival é essa dinâmica. Em Cube World, você é capaz de realizar muito mais ações do que apenas atacar. Utilizar habilidades, magias, esquivas e combos são algumas das funcionalidades que o jogo permite durante um embate. Tornando a experiência de combate mais rica e divertida.

Invoque poderosas magias em Cube World (Foto: Divulgação)Invoque poderosas magias em Cube World (Foto: Divulgação)
Combate em primeira pessoa contra o temível Creeper. (Foto: Divulgação)Combate em primeira pessoa contra o temível Creeper. (Foto: Divulgação)

Criação de itens.

Não há dúvidas que Minecraft possui uma das maiores customizações e criações de itens de todos os jogos já desenvolvidos até hoje. Cada elemento do mundo pode se tornar e ser utilizado como ferramenta, ou material na criação de novos itens. Seja um simples bloco de areia, que aquecido a certa temperatura na fornalha se transforma em vidro, até a forja de espadas de diamante.

E se inspirando nisso Cube World tenta incorporar essa funcionalidade, adicionando a possibilidade de melhorar itens a partir da união de materiais. Contudo, isso não é suficiente para rivalizar a tonelada de possibilidade que Minecraft possui.

Desempenho

Enquanto Cube World foi desenvolvido utilizando C++ e DirectX, o que significa que o desempenho do jogo está otimizado para Windows apenas. Minecraft utiliza Java como sua linguagem de programação tornando o jogo mais versátil e adaptável a outras plataformas.

Ao compararmos o desempenho atual dos dois jogos, um em sua versão final e estável e outro em Alpha, percebemos muita semelhança nesse quesito. Contudo, conforme mencionado anteriormente, Cube World ainda está em desenvolvimento e possui gráficos muito superiores, lhe conferindo a dianteira neste aspecto.

Criando novos itens em Cube World. (Foto: Divulgação)Criando novos itens em Cube World. (Foto: Divulgação)
É possível ate criar bolo com velinha e tudo mais. (Foto: Divulgação)É possível ate criar bolo com velinha e tudo mais. (Foto: Divulgação)

Conclusão

Ainda que Cube World esteja em um estado de desenvolvimento, ele possui um grande potencial. Com gráficos belos e cativantes, uma jogabilidade apurada e centenas de horas de conteúdo, podemos estar à beira de um novo fenômeno mundial. Mesmo diante disso, Minecraft não perde espaço, pois trata-se de gêneros diferentes, um se baseia mais em exploração e criação, e o outro em aventuras e combates.

Qual você prefere? Minecraft ou Cube World?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Filho
    2013-07-31T12:19:58

    pra min minecraft é ainda o melhor