Internet

24/07/2013 15h59 - Atualizado em 24/07/2013 17h36

Dilma fica fora da lista dos líderes globais mais ativos no Twitter

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Barack Obama é o mais popular, mas Papa Francisco é o mais influente no Twitter, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24). O estudo, chamado de "Twiplomacy", analisou 505 perfis de 153 países e revelou quais são os líderes globais mais ativos do microblog. Já a presidente Dilma Rousseff, que inativou seu perfil após a eleição, ficou fora da lista.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Obama é o mais seguido no Twitter dentre as autoridades (Foto: Reprodução)Obama é o mais seguido no Twitter dentre as autoridades (Foto: Reprodução)

Obama (@BarackObama) tem 33 milhões de seguidores e o segundo colocado, o Papa Francisco (@Pontifex), com sete milhões (somados em suas contas em diferentes idiomas). Em termos de influência, porém, o pontífice é o mais bem colocado do estudo, já que seus tuítes são replicados, em média, 11 mil vezes. Por isso, ele pode ser considerado o líder global mais influente dentre os microblogs.

O Twiplomacy destacou ainda que 77% dos líderes têm perfis na rede social e que 68% estão em contato com outros chefes de estado e perfis oficiais do mundo. No Brasil, há três perfis oficiais: um da presidente Dilma Rousseff (@dilmabr), que parou de atualizar a página após assumir em 2011, e as contas Imprensa Presidência e Brazil Gov News, que disponibilizam para seus seguidores notícias oficiais do Governo Federal.

Christina Kirchner, presidente argentina, é a líder mais seguida do continente, com 2,1 milhões de seguidores, e usa o Twitter com frequência. Mas não tanta frequência quanto a presidência da Venezuela, com média de 40 tuítes por dia. 

“O Twitter é uma plataforma ágil e direta, utilizada utilizada ativamente por 19,2 milhões de brasileiros. Líderes em todo o mundo a utilizam para diálogo com cidadãos e contato com seus pares em outros países. É uma oportunidade para o governo brasileiro conversar com a população e com parceiros”, diz Cely Carmo Giraldes, estrategista digital da Burson-Marsteller, agência responsável pela pesquisa, para a América Latina.

O Itamaraty (@MREBRASIL) é um dos mais eficientes perfis de instituições públicas no Twitter. Ele é o mais popular dentre os ministérios de relações exteriores da América Latina, com mais de 80 mil seguidores e publicações frequentes. 

Outros dados curiosos da pesquisa são: um terço dos chefes de estado e ministrados analisados tuítam por eles próprios, sem utilizarem assessores para tal, o ministro de relações exteriores da Suécia é o líder com maior número de conexões internacionais e o primeiro ministro de Uganda é o que mais interage com o público, já que 96% dos seus tuítes são respostas a mensagens enviadas pelos seguidores.

Tem alguma dúvida sobre o Twitter? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Braga
    2013-07-30T11:24:19

    Twitter é um mero "bate-boca global", 90% do que aparece lá são propagandas, baboseiras do povo, coisas inúteis, xingamentos, pelo menos por parte dos brasileiros. Sempre o que é importante fica em segundo plano. No caso da matéria, um lixo: grande coisa ser líder em Twitter, onde pessoas só pensam em popularidade, e o que é pior, sobre uma massa que sofre "lavagens cerebrais".

  • Bianca Peninga
    2013-07-28T10:00:31

    Dilma tadinha, não tem nem tempo para ficar no twitter, ela tem que planejar novas estratégias de roubo no governo. E claro que a nossa "excelentíssima" presidenta, não vai querer ser "refém" de comentários agressivos contra o seu governo.

  • Miseravão
    2013-07-25T12:59:12

    Dilma só fez cadastro no twitter para a eleição e ela nem postava ou interagia, tinha uns estagiários pagos com a verba das empreiteiras que ela sustenta hoje postando bobagem pra que ela parecesse "antenada", o mundo digital caiu na cabeça dela e ela nem viu (literalmente, no teto do palácio do planalto).

  • Samuel Voltolini
    2013-07-25T11:49:42

    MacBook Retina 15'

  • Marta Ramos
    2013-07-25T10:41:02

    Até parece que esse Obama nãotem nada o que fazer, twitando assim, coisa de gente atoa!!!

  • Mateus Linhares
    2013-07-25T09:02:01

    Falta de assunto em G1 !

  • Kassy Henning
    2013-07-25T08:19:36

    Ai... e o povo passando fome? Morrendo de frio? Não, isso não é digno de tweet...

  • Tiago Ribeiro
    2013-07-25T00:07:45

    Nunca fomos essa América Latina, termo que é apropriado pros hispânicos e não pra nós lusófonos brasileiros. É um termo velhaco,do tempo em que a mídia e cinema estrangeiros juravam que nós brasileiros falávamos espanhol...Nossa imprensa é muito maria-vai-com-as-outras aceitando estereótipos que além de equivocados são preconceituosos e anulam a individualidade do povo e da cultura brasileira.Brasil e o seu povo são muitos distintos dos latinos,é outro contexto,outra realidade. Cair nessa de que o Brasil seria América Latina só pq o português vem do latim é de uma simploriedade atroz

  • Patrick Marques
    2013-07-24T20:11:37

    nossa, os que mais twitam? e o kiko?