Jogos de esporte

18/07/2013 12h16 - Atualizado em 18/07/2013 12h16

Fifa 14 será mais lento para que fique ainda mais real, diz produtor

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

Fifa 14 é um dos jogos mais esperados do ano. E assim como em todas as suas edições, a nova versão do game contará com uma série de novidades. O TechTudo entrevistou o produtor do jogo, Gilliard Lopes, que falou sobre a evolução da jogabilidade, licenciamento de estádios nacionais e sobre um game baseado na Copa do Mundo de 2014..

Já testamos Fifa 14. Confira as nossas impressões!

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Jogabilidade mais lenta e próxima do real

Em Fifa 14, a grande novidade na jogabilidade será a forma com que o ritmo de jogo é apresentado. Ele será mais limitado e real. Segundo o produtor, isso foi desenvolvido em cima de uma das maiores reclamações dos fãs de Fifa 13: a rapidez com que a bola cruzava de uma área a outra. "Nós introduzimos uma mecânica em que cada passo do jogador é simulado - antes tínhamos o que chamamos de "animações enlatadas", ou seja, movimentos similares com três níveis de velocidade. Agora, cada passo é simulado de forma que o atleta virtual tem que aplicar a quantidade de força com seus músculos para acelerar e desacelerar", disse Gilliard.

Outra funcionalidade mencionada, que também foi aprimorada, é em relação à proteção da bola. "Em Fifa 14, o jogador contará com um botão que faz seu atleta proteger a bola. Isso pode acontecer também em movimento, fazendo com que ele empurre o adversário e se mova com menos velocidade, mas com maior controle da bola". O produtor disse que essas são características que ajudam o jogo a ser mais cadenciado e realista.

O novo Fifa promete estádios mais realistas (Foto: Divulgação) (Foto: O novo Fifa promete estádios mais realistas (Foto: Divulgação))Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Game baseado na Copa do mundo de 2014 não será um DLC

A Eletronic Arts possui a licença para produzir games da Copa do Mundo até 2022. Quando questionado se algum jogo baseado na Copa do Mundo de 2014 já está em desenvolvimento, o produtor ainda faz mistério : "Nós não estamos anunciando nada no momento, mas não temos motivo nenhum para crer que isso seja diferente, dado que é uma tradição da EAdesenvolver jogos completos em disco para a Copa. A gente não pode afirmar nem negar nesse momento, mas não vejo motivos para que isso seja diferente. Ainda mais sendo no Brasil".

Gilliard disse também que, caso o game seja produzido, dificilmente seria lançado com um DLC - como o que aconteceu com a EuroCopa 2012: "Se você pensar que muitas pessoas que vão comprar esse jogo da Copa não necessariamente são fãs de futebol, mas durante a Copa eles vivem o futebol, na minha opinião, até como gamer, não faria sentido você lançar uma versão que precisasse de de Fifa 14 para funcionar. Até porque muitos desses jogadores simplesmente não vão ter essa versão já que elas seguem o futebol uma vez a cada quatro anos, só na Copa do Mundo".

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

EA busca também licenciar estádios nacionais

Sobre o licenciamento de estádio, Giliard disse que a empresa sempre busca tratar do licenciamento das arenas, da mesma forma que trata a negociação com o clube. Porém, ainda sim é um trabalho complexo, pois nem todos os times possuem uma arena própria. "Cada estádio é um processo diferente, alguns acordos com clube incluem os direitos daquela arena, muitos clubes não são nem donos de um estádio, então tudo isso é bastante turbulento, bastante difícil de negociar, mas nosso objetivo é sempre ter o máximo de conteúdo possível".

E quando questionado se algum estádio nacional estaria no game - principalmente os que foram construídos para a Copa de 2014 -, ele despistou: "Não está no topo da lista de prioridades, confesso. Mas tentar. Estamos tentando todos!˜

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Sales
    2013-07-19T12:28:04

    muito o fifa...melhor que pes sempre...

  • Thiago Santos
    2013-07-19T10:56:03

    Nossa, já era mega extra super hiper lento, agora vai ser slow motion de verdade.

  • Daniel Speratti
    2013-07-19T10:33:12

    Eu que jogo game de futebol desde o goal do atari, desde winning eleven japones, afirmo para a criançada, hoje, por incrivel que pareça, fifa está anos luz a frente do PES. Desde os graficos até o realismo, tudo é melhor no fifa.

  • Douglas Silva
    2013-07-19T08:55:39

    Eu prefiro Tekken....kkkkk

  • Amilcar Sobrinho
    2013-07-19T08:25:49

    chupa PES joguinho de ps1 kkkkkkkkkkkkk fica soberano

  • Cristomar Motta
    2013-07-19T08:14:45

    O FIFA jogado com a Câmera atrás do gol é o jogo mais próximo do real desde o FIFA 12

  • Paulo Magalhães
    2013-07-19T07:42:34

    Se ficar realmente real, mesmo perdendo velocidade que isso é ridiculo o fifa mais uma vez supera o PES, todos os anos a mesma coisa!!!!!

  • Jonatas Oliveira
    2013-07-19T01:28:00

    O fi-ru-la soccer tem que mudar o engine dos zumbis...

  • William Ribeiro
    2013-07-18T23:43:23

    Quem gosta de futebol curte fifa e quem gosta de vídeo game curte pes . Ou seja quem joga bola de verdade c interessar mais pelo fifa agora quem num sabe jogar bola c interessa mais pelo pes

  • Gabriel T
    2013-07-18T22:32:01

    pes é lixinho, jogo de fransisquinha. que graça tem pes? jogo infantil kkkkkkk fifa o melhor

  • Phelipe Henrique
    2013-07-18T21:55:12

    Espero que os jogadores comecem a aparecer para receber o passe, começar a ter proteção de bola, dividida corpo-a-corpo, domínio de bola mais realista, ai sim será um simulador perfeito.

  • Walter Stenzel
    2013-07-18T21:11:53

    se tiver proteção de bola, e os jogadores aparecerem pra receber o passe até vale a pena reduzir a velocidade. Quero ver marcar um gol em 10min. pra cada lado aushaushuahsuahs

  • Reinivaldo Silva
    2013-07-18T20:59:51

    ta certo tava muito acelerado se quer se chamado de simulador que ta longe, tem outra coisa simples quando se vai jogar online ai vem um time igual mesmo uniforme,aquelas configurações, deixa so esquemas taticos,e movimentação real dos jogadores,

  • Victor Vieira
    2013-07-18T20:57:06

    O dedo do caboclo vai ficar arrebentado de tanto aperta pra correr!!

  • Roberto Teixeira
    2013-07-18T20:10:37

    E será que no Fifa 14 a EA vai parar com a roubalheira que faz no Ultimate Team? Pois não adianta montar um time com os melhores jogadores do jogo se a EA equilibra as equipes na hora de disputar partidas contra times de menor expressão. A roubalheira chega a ser descarada. Chega a desanimar de continuar jogando.

  • Darlan Jesus
    2013-07-18T18:08:06

    acho uma excelente aposta!!!!

  • Alan Felipe
    2013-07-18T18:56:20  

    Ja era lento, imagine agora então

    recentes

    populares

    • Alan Felipe
      2013-07-18T18:56:20  

      Coitado, pensa que é PES

  • Carlos Marques
    2013-07-18T15:11:46  

    Isso se o povo brasileiro não tirar a Copa daqui com essas manifestações ridiculas e desordenadas.

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2013-07-18T15:11:46  

      pra vc um gol é melhor do quer um pais com qualidade na educação e saude né ? lamentavel essa galera alienada

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2013-07-18T15:11:46  

      Pra você um estádio novo é melhor que hospitais bons, escolas de qualidade, estradas boas... Deve ser um Corinthiano que ganhou um estádio do Luladrão..

  • Lucasz Calker
    2013-07-18T12:39:43  

    Vai ser show esse Fifa World Cup Brazil 2014, esse ano vai ser repleto de bons games de futebol, e vem ai no fim do ano já o Fifa 14 tbm, compra certa!

    recentes

    populares

    • Lucasz Calker
      2013-07-18T12:39:43  

      Eu jogava pes desde do ps2, mas depois do pes 11 e pes 12, não teve jeito fui obrigado a migrar para o FIFA, ele realmente é o melhor.

    recentes

    populares

    • Lucasz Calker
      2013-07-18T12:39:43  

      Tô, no FIFA, desde 2012. Joguei Winning Eleven 1 até PES 2012, quando neste mesmo ano, comprei FIFA 2012, que é , realmente, outro nível! Hoje, o FIFA é melhor. Respeito as demais opiniões. Saudações Vascaínas!

  • Francjsco Carvalho
    2013-07-18T20:55:24  

    Gosto muito do Fifa como ele é! acho que não precisa imitar o PES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Francjsco Carvalho
      2013-07-18T20:55:24  

      IMITAR ? PRA IMITAR PRECISA REINVENTAR UM NOVO JOGO KKKKKKKK

  • Gilflavio Santos
    2013-07-18T16:10:19  

    Fifa World Cup Brazil 2014 terá manifestações nas ruas a EA ja esta com a linceça para colocar nas partidas rsrrrrr

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-07-18T16:10:19  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-07-18T16:10:19  

      u.u figueiraa minha pora

  • Armenio Amaral
    2013-07-19T07:16:57  

    Mais lerdo do que ja é impossível, o FIFA só supera o PES na questao da interatividade, porque a partida de futebol em si é ridiculo! Pra dominar uma bola e girar, é de uma lerdeza, parece ate que so o messi consegue fazer isso em tempo aceitavel na vida real, se voce jogar com times brasileiros entao, chora. FIFA só serve pra quem gosta de comprar e vender jogador e montar time de ouro, prata e bronze. Quer jogar futebol, jogue PES, simplesmente e isso é o que os ignorantes esquecem, O JOGO MAIS VENDIDO DO MUNDO. Nao é a toa que voces jogam com o controle de PES no FIFA.

    recentes

    populares

    • Armenio Amaral
      2013-07-19T07:16:57  

      UIOSHAUHSUAHSHAUHSA cara hoje e indiscutivel a superioridade do FIFA se voce ta dizendo isso e pq ou ficou com preguiça de aprender a jogar pq FIFA e um jogo com comandos complexos ou nunca jogou, essa é a verdade hoje, o PES e um jogo travado e fraco FIFA é um jogo complexo, real, e infinitamente superior.

  • Isaac Nunes
    2013-07-18T19:10:51  

    mais do q já é, daqui a pouco teremos fifa em slow motion

    recentes

    populares

    • Isaac Nunes
      2013-07-18T19:10:51  

      Namoral, falou tudo, mais lerdo do que ja é impossível, o FIFA só supera o PES na questao da interatividade, porque a partida de futebol em si é ridiculo! Pra dominar uma bola e girar, é de uma lerdeza, parece ate que so o messi consegue fazer isso em tempo aceitavel na vida real, se voce jogar com times brasileiros entao, chora. FIFA só serve pra quem gosta de comprar e vender jogador e montar time de ouro, prata e bronze. Quer jogar futebol, jogue PES, simplesmente e isso é o que os ignorantes esquecem, O JOGO MAIS VENDIDO DO MUNDO. Nao é a toa que voces jogam com o controle de PES no FIFA.

    recentes

    populares

    • Isaac Nunes
      2013-07-18T19:10:51  

      Você deve ser um desses caras que nao sabem jogar, so pega a bola e sai correndo igual um loco, e amigao compra PES pq isso pelo jeito acabou... oque é otimo por sinal.

  • Vinicius Silva
    2013-07-18T20:20:33  

    sou fã do fifa sim mas eu acho que neste ano que vai reinar é o PES!!.

    recentes

    populares

    • Vinicius Silva
      2013-07-18T20:20:33  

      sem chances do PES dominar esse ano, o 14 esta praticamente igual, jogabilidade travado muito grafico pouco realismo, ou seja, jogo de criança.

    recentes

    populares

    • Vinicius Silva
      2013-07-18T20:20:33  

      quem gosta de golear de 10 a 0... vai jogar FIFA, o meu personagem no FIFA, no primeiro ano, foi campeão de todos os campeonatos, artilheiro de todos os campeonatos, e titular absoluto da seleção... no PES isso é impossível, só lá para terceira temporada vc começa a ter destaque no jogo, quem salva seus jogos antes de cada jogo e só avança quando ganha e faz gol, prefere FIFA, mas quem gosta de FUTEBOL e de dificuldade, não troca o PES jamais

  • Lucas Oliveira
    2013-07-19T11:23:12

    Pra quem gosta de se divertir, tirar onda joga PES, e quem gosta de uma realidade e jogar uma disputa, joga FIFA.