04/07/2013 06h30 - Atualizado em 04/07/2013 06h30

GTA 5: Rockstar explica a jogabilidade, instalação e planos para o Brasil

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

No site oficial do aguardado Grand Theft Auto 5, a Rockstar Games respondeu uma série de perguntas dos fãs sobre o jogo. Entre as novidades estão detalhes sobre a jogabilidade dos três protagonistas, uma instalação obrigatória de 8 GB na memória do seu console e o lançamento do jogo em dois discos na versão para o Xbox 360. Além disso, temos informações sobre a disponibilidade das edições especiais de GTA 5 no Brasil.

O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação) (Foto: O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação))O lançamento de GTA 5 está cada vez mais próximo (Foto: Divulgação)

Michael, Franklin e Trevor, os protagonistas de GTA 5, possuem suas próprias histórias, hábitos, amigos e conhecidos no universo do jogo, que se cruzam constantemente. Fora das missões é possível alternar o controle entre eles livremente e em tempo real. Eles levam suas vidas normalmente, até que o jogador os “interrompa” e passe a controlá-los. É possível que estejam em uma discussão familiar, trabalhando ou mesmo fugindo da polícia quando forem selecionados.

A proposta é oferecer uma boa dose de realismo ao mundo do jogo. Cada personagem tem seus próprias missões, mesmo secundárias. Há missões em que o jogador controla somente um personagem, outras em que combina o controle de dois, e as que alterna entre todos os três. Fora das missões, também é possível reuní-los em diferentes atividades. Por outro lado, a Rockstar avisa que é impossível estar no controle de um personagem e matar um dos outros dois. É preciso cooperar.

Quanto ao grande mapa azul presente na edição especial, a Rockstar conta que ainda há o tradicional mapa do jogo presente na edição padrão. Entretanto, já que o mundo do jogo é muito grande, o mapa teve que ser dividido entre a frente e o verso do mapa encartado. Por sua vez, o mapa em azul (como uma planta baixa da cidade) mostra o mundo completo em apenas uma face, e inclui mais informações que o mapa comum.

Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação) (Foto: Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação))Espere muita ação nas missões de GTA 5 (Foto: Divulgação)

Falando em edições limitadas, a Rockstar avisa que está trabalhando com as autoridades do Brasil para lançar no nosso país a Edição Especial e a Edição de Colecionador do jogo. Por problemas alfandegários, as lojas brasileiras ainda não estão realizando pré-vendas oficiais destas edições, mas a produtora espera que estas pendências se resolvam em breve.

Já em relação à instalação do jogo nos consoles, a empresa avisa que “Grand Theft Auto 5 é o maior e mais ambicioso jogo que já criamos, e tira vantagem de todo o poder de processamento da atual geração de consoles”, conta o site. Assim, serão necessários aproximadamente 8 GB de memória livre para instalação, tanto no PlayStation 3, quanto no Xbox 360. No caso do console da Microsoft, o jogo será lançado em dois discos: um somente para instalação e outro para jogar.

Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação) (Foto: Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação))Não se preocupe, as versões para PS3 e 360 de GTA 5 serão iguais (Foto: Divulgação)

Novamente sobre a jogabilidade, a empresa garante que os primeiros vídeos mostrando o jogo em ação – com menus, elementos na tela e comandos para os controles – serão revelados em breve. Juntamente com estes serão divulgadas informações sobre o multiplayer online (que terá fortes políticas e recursos de combate a trapaceiros) e customização de armas e veículos. Carros serão, mais uma vez, totalmente customizáveis.

Quanto a versões para outras plataformas, como Wii U, PCs e os consoles da nova geração, a Rockstar afirma que o foco atual da empresa é o lançamento para PS3 e Xbox 360, “para entregar a melhor experiência possível para os consoles que as pessoas têm agora”. A Rockstar garante que as versões para PS3 e Xbox 360 possuem visual e jogabilidade virtualmente iguais. Grand Theft Auto 5 será lançado em 17 de setembro.

Qual seu personagem favorito de GTA 5? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

Via Rockstar Games

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wellington Silva
    2013-07-09T18:10:13

    se nao lançar pra pc, vou comprar um Xbox só pra jogar ele..... GTA V e Watch Dogs serão os jogos do ano

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Mendonça
    2013-07-09T13:29:09   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:41

    E os requisitos para rodar esse game no maximo ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Mendonça
      2013-07-09T13:29:09   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:41

      ps3 e xbox 360 não tem pra pc vc não leu a noticia??

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniel Speratti
    2013-07-04T18:13:26   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:38

    Eu trabalho na Rockstar e garanto, a versão pro x360 será mais perfeita, com gráficos mais detalhados.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Speratti
      2013-07-04T18:13:26   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:38

      prazer trabalho na sone ps4 sera lançado amanha kkkk deixa dessa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Speratti
      2013-07-04T18:13:26   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:38

      E eu venho do futuro dizer que no dia 15 de setembro a Microsoft fechou as portas pq os duendes magicos venderam crack pro Bill Gates...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sergio Junior
    2013-07-04T15:57:12

    aqui todo jogo é o mais esperado do ano kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dylan
    2013-07-04T15:02:44   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:37

    Jogo de criança....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dylan
      2013-07-04T15:02:44   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:37

      Se esse e Jogo de Criança vo se criança ate Morre,Elias Nunes tem meu respeito.\o/

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Dylan
      2013-07-04T15:02:44   , respondido respondido 2014-04-07T19:44:37

      kkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rogerio Borges
    2013-07-04T13:57:37

    É impressionante como os comentários de toda matéria aqui no Techtudo descambam pra essa briguinha sem fundamento de fanboys de duas empresas estrangeiras. Haja saco viu. É um monte de zé mané mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wesley Araujo
    2013-07-04T10:53:45   , respondido respondido 2014-02-18T18:52:02

    Coitado de quem tem X-box, além de ter que usar 2 discos, ainda tem que ter 8 GB disponíveis, sendo que têm consoles que tem apenas isso de memória interna (360 Slim), ainda bem que comprei o PS3 com 360 GB de HD...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-07-04T10:53:45   , respondido respondido 2014-02-18T18:52:02

      Alexandre Cardoso até que enfim um comentário que preste!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wesley Araujo
      2013-07-04T10:53:45   , respondido respondido 2014-02-18T18:52:02

      Jefferson Silva Falo tudo To com meu PS3 250gb n me arrependo.\o/

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Talison Dalamaria
    2013-07-04T14:37:10

    Mais um game mais esperado do ano, acho que só nesse primeiro semestre teve uns 35 jogos mais esperados do ano eita tech tudo sempre com reportagens sensacionais!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Linard164
    2013-07-04T11:32:36   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:29

    Sou fã do GTA, mas pelas imagens o Watch Dog ganha de 10 a 0 fácil fácil, em relação os gráficos. Pelo que parece ser os gráficos não são dos melhores, tendo a impressão de que o GTA 4 tem um gráfico bem melhor. Espero que eu queime a língua e seja ótima, até porque esta demorando muita para o lançamento.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Linard164
      2013-07-04T11:32:36   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:29

      Realmente você defecou pelos dedos. Se informa primeiro. Assistiu a vídeo comparação entre o GTA V e o IV? Não há absolutamente como comparar, absurdament superior.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Linard164
      2013-07-04T11:32:36   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:29

      Quem é Watch Dogs no rolê?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Teviiz7
    2013-07-04T15:08:12

    Esse sim Eh o Mais Esperado do Ano

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ibis Silveira
    2013-07-04T15:02:01

    Bem, eu não vou comprar um vídeo-game por causa de um jogo. Se não tem pra PC não vale o meu tempo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicholas Pereira
    2013-07-04T17:12:59

    HUEHUEHUEHHE toda vez vcs falam isso e eu deixo baixo.. mas já tá ficando chato.. TODO DIA TEM O JOGO MAIS ESPERADO DO ANO. Já foram pelo menos uns 10 jogos os mais esperados do ano.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Ramos
    2013-07-04T16:57:23

    GTA TNT O MELHOR SITE DE GTA DO BRASIL!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Cogo
    2013-07-04T16:40:43   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

    NAO ERA O THE LAS OF US O MAIS ESPERADO DO ANO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Cogo
      2013-07-04T16:40:43   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

      E o Watch Dogs? sai quando? Vais ser "o mais esperado do ano" tb...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Juliano Nunes
    2013-07-04T16:12:03   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

    Estou estranhando eles lançarem o jogo para a atual plataforma de consoles,desta forma não podemos esperar grande evolução gráfica...ps3 e xbox 360 possuem hardware limitado...a versão pc terá que ser obrigatória.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Juliano Nunes
      2013-07-04T16:12:03   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

      Com a pirataria bombando no PC, vai demorar um pouquinho para o PC desfrutar disso!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Souza
    2013-07-04T15:37:55   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

    Galera XBOX ONE em termo de tecnologia e muito superior ao PS4, ai vem com essa historia que o PS4 se focou apenas nos GAMES que nada e que não tem tanta tecnologia para nos oferecer mesmo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Souza
      2013-07-04T15:37:55   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:26

      esqueceu de falar o fato de que o PS4 estuprou o coitadinho do Xbox one... Xbox one = netflix e jogos de dança. PS4 video game top para quem gosta de bons jogos... Last of us manda um abraço pro Fable ou pro Halo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Chernobyl
    2013-07-05T10:05:04

    Pra mim o jogo mais esperado do ao é Watch Dogs. Mas confesso que comprarei o GTA assim que lançar, pois curti muito o 4. Joguei uns 2 anos direto... Kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Junior
    2013-07-04T17:57:02

    Concordo com vc Nicholas Pereira isso é só jogada de marketing para os que gostam dos jogos reservarem logo antes de ser lançado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Andrade
    2013-07-04T19:19:17

    "Entretanto, já que o mundo do jogo é muito grande, o mapa teve que ser dividido entre a frente e o verso do mapa encartado", nuss... PARABÉNS HEIN!!! *.* Se der pra jogar a maior parte da campanha só com 1 personagem, então o negócio será completar o jogo 3 vezes, cada vez com 1 personagem só. Agora imagina se a campanha tiver tipo, umas 30 horas!?!?!?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kelvin Lopes
    2013-07-04T19:00:23

    Pra mim o mais esperado e o FIFA 14! k

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Santos
    2013-07-04T18:24:10

    É o mais esperado do ano para os que curtem o gênero! Povo burro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roger Araya
    2013-07-04T20:45:11

    Por quê toda semana é lançado o jogo mais esperado do ano ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pablo Toncheff
    2013-07-04T16:16:07   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:15

    E pra quem comprou o arcade ? Com apenas a memoria flash como faiz? Pois o meu é dos primeiros e so tem a memoria flash ..... vou ter que comprar um pen-drive ou hd externo pra poder jogar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pablo Toncheff
      2013-07-04T16:16:07   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:15

      Mais eu tenho o max payne 3 e são 2 dvds e eu não preciso instalar para jogar será que não vai ser do mesmo jeito

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pablo Toncheff
      2013-07-04T16:16:07   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:15

      Não Rafael, a RockStar confirmou que no Xbox 360 um disco será o que vai instalar os 8Gb de dados e o outro será o que você vai colocar no aparelho pra iniciar o jogo. Claro, eles podem mudar de idéia, mas ao por enquanto é isso o que está confirmado por hora.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sergio Junior
    2013-07-04T15:59:27   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:15

    alguem sabe se vai ser dublado ou pelo menos tera legenda em portugues?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Junior
      2013-07-04T15:59:27   , respondido respondido 2013-10-14T23:12:15

      Legendado em pt-br será com certeza, já dublagem não sei, mas creio que não.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diego Galao
    2013-07-04T22:58:44

    vai ser um ótimo jogo!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário