02/07/2013 08h50 - Atualizado em 02/07/2013 08h50

Ouya: entenda o que é e como funciona o pequeno console Android

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Ouya, um videogame independente com sistema Android financiado através de crowdfunding, foi lançado oficialmente no dia 25 de junho. O pequeno console custa US$ 99 (R$ 200 sem impostos) acompanhando um controle e já conta com um acervo de mais de 170 jogos, todos com opções para serem testados gratuitamente. Conheça abaixo mais detalhes do Ouya.

Ouya surpreende por pequeno tamanho e grande potencial (Foto: polygon.com)Ouya surpreende por pequeno tamanho e grande potencial (Foto: polygon.com)

O surgimento do Ouya

A CEO da empresa Boxer8, Julie Uhrman, fundou o projeto no dia 3 de julho de 2012 e uma semana depois, no dia 10, lançou uma campanha no site Kickstarter para arrecadar fundos com o público. Uhrman esperava arrecadar US$ 950 mil (por volta de R$ 1,9 milhão) para realizar o sonho de um console independente. As pessoas que apoiassem com um certo valor, receberiam então uma das primeiras unidades.

Em apenas 8 horas o Ouya atingiu sua meta e detém o recorde do site como projeto com as melhores primeiras 24 horas, atraindo um novo colaborador a cada 5,59 segundos. Ao final da campanha o projeto havia acumulado mais de US$ 8,5 milhões (algo em torno de R$ 17 milhões).

A partir de março de 2013 os colaboradores começaram a receber as primeiras versões do aparelho, apesar de alguns reclamarem que até hoje não a receberam. Uhrman disse se tratar de um problema relativo a transportadoras e que estaria trabalhando em uma solução para o caso.

Curiosidade pelo Ouya fez o aparelho esgotar rapidamente na Amazon (Foto: ouya.tv)Curiosidade pelo Ouya fez o aparelho esgotar rapidamente na Amazon (Foto: ouya.tv)

O Ouya deveria ter sido lançado oficialmente no dia 4 de julho, mas sofreu um leve atraso, chegando oficialmente nas lojas apenas no dia 25, e rapidamente se esgotou na Amazon. O pacote vendido para os consumidores inclui o console, um controle, pilhas e um cabo HDMI por US$ 99 (R$ 200 sem impostos). Controles extras podem ser comprados por US$ 49,90 (por volta de R$ 100).

O hardware

O Ouya possui um chip Tegra 3, um processador ARM Cortex-A9 Quad-Core de 1,7 GHz, placa de vídeo GeForce ULP da nVidia e 1 GB de memória RAM DDR3. Ele conta com uma saída HDMI para 720p ou 1080p e se conecta à Internet através de uma saída de rede e Wireless 802.11 b/g/n. Além disso, ele também conta com suporte a Bluetooth.

O Hardware do Ouya é simples e compacto, diferente da maioria dos consoles (Foto: wikipedia.org)O Hardware do Ouya é simples e compacto, diferente da maioria dos consoles (Foto: wikipedia.org)

O console roda uma versão do sistema Android, modificada a partir da 4.1 Jelly Bean e possui uma loja própria para comprar os jogos. Todos os títulos são armazenados em 8 GB de memória flash. Em tamanho, ele é realmente pequeno, contando com 75x75x82 milímetros e pesa apenas 300 gramas.

O joystick

O controle padrão do Ouya é claramente baseado nos joysticks atuais, com dois direcionais analógicos, um direcional digital, quatro botões de face (O, U, Y, A), dois botões de ombro e dois gatilhos.

Joystick do Ouya apresenta algumas falhas técnicas (Foto: gamer.nl)Joystick do Ouya apresenta algumas falhas técnicas (Foto: gamer.nl)

Ele é completamente wireless e utiliza duas pilhas AAA para alimentação. Há reclamações de que ele não oferece uma boa precisão, tanto pelos direcionais analógicos não detectarem tão bem todas as posições, como pela conexão wireless trazer um pouco de atraso.

Como o console possui conexão Bluetooth, é possível também conectar controles de Xbox 360, PlayStation 3 e até mesmo Nintendo Wii no aparelho, porém, isso não é algo nativo do Ouya e precisaria ser programado por conta própria em cada empresa desenvolvendo jogos para ele.

Os jogos

Em seu lançamento, o Ouya já contava com 170 títulos disponíveis em sua loja. Segundo as regras de publicação no console, todos eles precisam oferecer pelo menos uma opção de teste gratuito. Isso significa que você não ficaria sem nada para jogar por um bom tempo.

Deep Dungeons of Doom é um dos jogos já disponíveis para o Ouya (Foto: reviews.cnet.com)Deep Dungeons of Doom é um dos jogos já disponíveis para o Ouya (Foto: reviews.cnet.com)

Entre alguns desses títulos, há grandes empresas com nomes famosos. Por exemplo, a Square Enix trouxe Final Fantasy 3 para o console e a Sega fez questão de colocar seu mascote, com Sonic 4: Episode 1, Episode 2 e também o aclamado Sonic CD, originalmente do Sega CD.

Outras empresas menores e independentes trarão títulos como Arena of Heroes, Chronoblade, Bombsquad, Ice Rage, Dub Wars, Towerfall, Vector, Canabalt HD, You Don’t Know Jack, Rush Bros, Polarity, Knigthmare Tower e Deep Dungeons of Doom.


Um dos problemas que o Ouya enfrenta é que a maioria dos seus jogos são conversões de smartphones e tablets, tendo poucos títulos exclusivos. Entre alguns dos que mais chamam a atenção estão Soul Fjord, um jogo rítmico de Kim Swift, criadora da série Portal, e Human Element, um jogo de sobrevivência em um apocalipse zumbi, feito pelos produtores da franquia Call of Duty.

Emulação

Além dos jogos, o Ouya se envolveu em uma certa polêmica por alardear o uso de emulação como uma das características do console em sua conta de Twitter, mais tarde apagando a mensagem. Utilizando emuladores de Nintendo 8 Bits ou mesmo Nintendo 64, é possível reviver aventuras clássicas, como Super Mario Bros. e Super Mario 64 no aparelho.

Super Mario Bros. no Ouya levantou debate sobre emulação (Foto: nintendolife.com)Super Mario Bros. no Ouya levantou debate sobre emulação (Foto: nintendolife.com)

Porém, os jogadores precisam ter comprado esses jogos legalmente em seus respectivos consoles para terem direito a utilizá-los em qualquer tipo de emulador. Quando um usuário baixa um jogo da internet ao invés de comprá-lo, está infringindo os direitos da produtora original.

Isto coloca emuladores em uma área cinzenta legalmente, pois as produtoras alegam má fé de quem os produz, já que usuários acabarão baixando jogos sobre os quais não têm direitos. Porém, a equipe do Ouya, e a maioria dos desenvolvedores de emuladores, sempre afirmam que não distribuem jogos, então não violam nenhuma lei.

Você pretende comprar um Ouya? Veja o que outros gamers estão falando do console.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rudy Butzke
    2013-12-29T00:22:52

    A todos que acham que o console não tem futuro, imaginem, vocês jogando em um celular, e tendo que criar botões dos quais ficam no meio da tela, atrapalhando a jogabilidade (Sei que existem joysticks para celulares android/ios, porém nem todos tem estes tais controles). E também que um simples joystick é muito superior à segurar uma tela lisa e que encomoda com o tempo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Santos
    2013-07-02T23:17:23   , respondido respondido 2013-12-29T00:18:12

    Ainda prefiro esse do que o NINTENDO WII

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Santos
      2013-07-02T23:17:23   , respondido respondido 2013-12-29T00:18:12

      Você tem razão esse meu comentário foi só para fazer uma ironia com o Nintendo wii, pois na verdade eu não ficaria com nenhum dos dois......difícil saber qual é pior kkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Santos
      2013-07-02T23:17:23   , respondido respondido 2013-12-29T00:18:12

      Nenhum dos dois são ruins, apenas quem não gosta não joga, mas também não faz criticas que tiram a moral, a Nintendo cria consoles que os agradam. Dificil agradar a todos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wagner Oliveira
    2013-07-02T12:29:52   , respondido respondido 2013-12-29T00:16:31

    Pra que gastar dinheiro num console pra jogar essas porcarias de jogos? Melhor jogar no celular...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2013-07-02T12:29:52   , respondido respondido 2013-12-29T00:16:31

      tem muito jogo de android com qualidade excelente e jogabilidade excepcional como shadowngun entre outros, e o preço desses jogos são bem atraentes com relação aos dos consoles claro que não se compara mais é uma ótima ter essa opção no mercado eu compraria tranquilamente pois jogar no celular e eu tenho um super bom para jogos alguns jogos é até que complicado como dead space, shadowngun seria ótimo ter na tv esses jogos com esse console.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Oliveira
      2013-07-02T12:29:52   , respondido respondido 2013-12-29T00:16:31

      Gustavo Carmo Claro, você tem muito conforto jogando um console portátil ligado à uma TV, no qual você nem consegue ver quais botões você está apertando (no caso o TouchScreen).

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Adolfo Wilson
    2013-07-02T15:43:21   , respondido respondido 2013-12-29T00:12:07

    ONDE TÁ A GRANDE QUALIDADE? PREFIRO RESSUCITAR MEU MASTER SYSTEM!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adolfo Wilson
      2013-07-02T15:43:21   , respondido respondido 2013-12-29T00:12:07

      kkkk, é mesmo, até o super nintendo é muuuuuuito superior a isso!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adolfo Wilson
      2013-07-02T15:43:21   , respondido respondido 2013-12-29T00:12:07

      A grande qualidade está nos jogos, e não no hardware, e além disto, você não teria os jogos que o Ouya tem para o seu Master System pois, ele já saiu de fábrica a quanto tempo mesmo?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Evanildo Souza
    2013-07-02T10:30:03   , respondido respondido 2013-12-29T00:10:02

    Deve chegar ao Brasil a uns 500 reais, Prefiro jogar no celular rssrsr

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evanildo Souza
      2013-07-02T10:30:03   , respondido respondido 2013-12-29T00:10:02

      No celular você não tem o conforto que um console de mesa lhe oferece.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gilflavio Santos
    2013-07-02T12:48:47   , respondido respondido 2013-12-29T00:08:54

    era pra arrecadar 950 mil dolares mas arrecadou 8,5 milhoes de dolares - pensando bem 950 mil daria para fazer e porq com 8,5 milhoes ainda deixou os colaboradores sem os consoles falta de respeito cade a Gameloft para colocar jogos nesse aparelho e tambem EA GAMES????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilflavio Santos
      2013-07-02T12:48:47   , respondido respondido 2013-12-29T00:08:54

      Ea sempre ocupada com consoles "do momento" (PS4 e Xbox One) e Gameloft já desenvolve para o Ouya.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Juliano Castellano
    2013-07-02T17:45:44   , respondido respondido 2013-12-29T00:05:32

    ESSA PORCARIA VAI CHEGAR AQUI COM O PREÇO DE UM PS2, SÓ TONTO MESMO P COMPRAR ISSO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Juliano Castellano
      2013-07-02T17:45:44   , respondido respondido 2013-12-29T00:05:32

      Diga isto à Dilma, o console é ótimo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Agostinho
    2013-07-02T13:08:09   , respondido respondido 2013-12-29T00:05:02

    R$ 200 sem impostos, com impostos fica R$ 1000

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Agostinho
      2013-07-02T13:08:09   , respondido respondido 2013-12-29T00:05:02

      Por favor, menos. R$400,00

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vágner Silva
    2013-07-02T17:37:30   , respondido respondido 2013-12-29T00:04:35

    Muito bom para tirar o android customizado colocar um original e fazer um ótimo media player para assistir filmes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vágner Silva
      2013-07-02T17:37:30   , respondido respondido 2013-12-29T00:04:35

      Você só vai estragar o console, pois já existe um Media Player exclusivo para ele, que se chama XBMC.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cleiton Santos
    2013-07-02T20:28:16   , respondido respondido 2013-12-29T00:01:53

    200? É melhor comprar um PS2

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cleiton Santos
      2013-07-02T20:28:16   , respondido respondido 2013-12-29T00:01:53

      Naverdade não é melhor comprar um PS2, pois o console tem um poder muito superior ao mesmo, como: O PlayStation2 saiu de fábrica e agora nenhum estúdio de jogos desenvolve para a plataforma; Vários jogos de estúdios como Rockstar North e Square Enix já trouxeram alguns jogos para o Ouya por exemplo: GTA III, GTA VC, GTA SA e também Final Fantasy. Fora a variedade de estilos de jogos que você pode baixar COMPLETAMENTE DE GRAÇA (ou gratuito para testar).

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-07-06T21:49:18

    imagina só jogar n64, snes, megadrive/segaCD e mastersystem num só console.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Antonio
    2013-07-04T13:17:13

    Excelente idéia da plataforma que mais cresce! O Android será o OS mais popular não somente entre smartphones ou tablets mas também nos PC's e isso não vai demorar!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rudson Oliveira
    2013-07-03T09:35:41

    Será q dá pra reprogramar, e instalar o windows 7, ou até msm o XP??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Fehlberg
    2013-07-02T20:17:30

    Eu gosto desses games antigos e se a emulação dele for boa, eu vou comprar com certeza.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Almeida
    2013-07-02T18:51:53

    Até o XBOX 360 é melhor que isso!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Almeida
    2013-07-02T13:23:30

    aff qnts comentarios limitados....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thesley Antonini
    2013-07-02T12:46:23

    Zeebo é vc de volta ???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Scharnberg
    2013-07-02T11:06:52

    Acho que o video game já vale a pena só pelos titulos citados na matéria, como deep dungeons of doom, por exemplo. E ele ainda tem uma lista boa de jogos pra sair.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aderbal Nunes
    2013-07-02T10:46:14

    Gostei muito desse projeto, uma pena ele já ter nascido morto. Os caras tinham 0 clientes e se viram com 60 mil clientes, demanda, suporte, manutenção... não estão dando conta e já está ganhando fama de produto ruim pelo mundo a fora. Uma pena =/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Santos
    2013-07-02T12:57:25   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:05

    Ouya: ouya que coisa ruim...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-07-02T12:57:25   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:05

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-07-02T12:57:25   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:05

      né ...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Silva
    2013-07-03T08:29:28   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:04

    Mesma coisa do polystation. Só muraram o nome e ainda pagam 200 reais kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...é muita burrice. Fala onde vende pra eu colocar pra vender tbm kkkkkkkkkk. Nos camelos da minha cidade não sai por mais de 30 reais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Silva
      2013-07-03T08:29:28   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:04

      tenta jogar n64 no polystation p/ ver

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ronivaldo Santos
    2013-07-02T16:46:45

    lembrei do polystation....vizinho comprou um no farol pensando que era PlayStation !!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elyas Nogueira
    2013-07-02T14:52:05   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:04

    Se eu quiser jogar jogos com essa definição eu compro um PS1 por R$50 ou um Nintendo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elyas Nogueira
      2013-07-02T14:52:05   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:04

      fato

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elyas Nogueira
      2013-07-02T14:52:05   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:04

      ou então é só baixar os emuladores desses consoles q vc citou no próprio PC e jogar

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Aquiles Oliveira
    2013-07-03T11:21:15   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:03

    A Techtudo escolheu uma imagem bizarra para definir os jogos do console. Todos nós sabemos que o chip Tegra 3 é superior ao Snapdragon 600, sendo assim, os gráficos são excelentes. Melhor será jogar Modern Combat 4 no Ouya!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aquiles Oliveira
      2013-07-03T11:21:15   , respondido respondido 2013-10-01T09:51:03

      Tegra 3 com toda certeza não bate de frente com Snapgragon 60... Tegra 3 é equivalente a um Snapdgragon S4 *entre o dual e o quad-core do snap S4

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário