Jogos de esporte

16/07/2013 15h34 - Atualizado em 18/07/2013 18h45

PES 2014 e Fifa 14: clubes da série A confirmam presença nos jogos

Diego Borges
por
Da redação

Fifa 14 e PES 2014 terão, pela primeira vez na história, todos os clubes da Série A licenciados - com seus respectivos elencos e uniformes. Ao longo dos últimos três meses, o TechTudo fez uma apuração com todos os times da primeira divisão do Brasileirão 2013, que confirmaram o acordo com a Eletronic Arts e a Konami - respectivas produtoras dos games. E agora alguns clubes da série B também estarão presentes, como Palmeiras, Ceará e Figueirense. No entanto, a EA só confirmou 19 clubes nacionais.

Já testamos o PES 2014. Confira nossas impressões!

Fifa 14 para Xbox One e PS4 traz nova jogabilidade. Veja nosso teste!

PES 2014 (Foto: Divulgação)Santos é um dos clubes que estarão presentes em PES 2014 e Fifa 14 (Foto: Divulgação)

 

Em 2013, nenhum dos dois games possuía clubes da série B. Este ano será diferente, pois times como Palmeiras e Figueirense têm contrato com as empresas e, mesmo em outra divisão, estarão presentes nos jogos. Já outras equipes, como Paraná, Paysandu e América MG, afirmam que estão em negociação. Outros clubes, como ASA, dizem ter procurado as produtoras, mas não obtiveram resposta.

Na última terça-feira (16), durante o evento WB Summit 2013, a Eletronic Arts apresentou 19 clubes confirmados. Bahia, Corinthians, Figueirense e Ceará não apareceram no anúncio, entretanto, para o TechTudo, os times confirmaram presença nos dois jogos. O Figueirense, clube da série B, também não foi apresentado, entretanto, o time catarinsense chegou a emitir uma nota oficial em seu site alegando que estará em Fifa 14.

Em março deste ano, o TechTudo entrou em contato com o Corinthians. Na época, o clube confirmou um acordo com ambos os jogos. Entretanto, devido a um problema no valor do contrato, a negociação com a EA ainda não está concluída. Na ocasião, o departamento de marketing do clube chegou a mencionar uma negociação com licenciamento do estádio Arena Corinthians em PES 2014.

Já o Bahia, que também confirmou a presença para o TechTudo em março deste ano, alegou que, devido a problemas de direito de imagens de seus atletas, ainda não fechou um contrato com a Eletronic Arts. Leandro, o gerente de marketing do clube, confirmou que o time baiano ainda está em negociação.

Fifa 14 (Foto: Divulgação)Fifa 14 (Foto: Divulgação)

Outro fato curioso é que em Santa Catarina, Criciúma e Figueirense estariam em ambos os games. Porém, o Avaí, outro time local, entrou em contato com a Eletronic Arts, mas, segundo o clube, obteve resposta negativa, alegando que apenas os times da série B que ainda possuem contrato vigente com a empresa estarão em Fifa 14.

PES 2013 foi o primeiro game de futebol a contar com todas as equipes da principal série do Campeonato Brasileiro. Já Fifa 13 contou com cerca de 75% dos clubes licenciados. Times como Internacional e Ponte Preta apresentavam nomes genéricos e uniformes parecidos com os originais, entretanto, sem logo oficial e patrocinadores.

Fifa 13 teve clube atualizado depois do lançamento

Em Fifa 13, clubes como Vasco, Palmeiras e Botafogo, só receberam seus uniformes e logos oficiais depois do lançamento do game. Para isso, era necessário uma atualização do jogo para a correção.

Fifa 14 será lançado no dia 24 de setembro para PCs, PlayStation 3 e Xbox 360. E PES 2014 também chega às lojas em setembro para as mesmas plataformas, mas ainda sem uma data definida.