30/07/2013 08h20 - Atualizado em 30/07/2013 08h48

PES 2014: tire suas dúvidas sobre as novidades do jogo

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

PES 2014 é o novo capítulo de uma das franquias de futebol mais populares da história. O game chega ao mercado em breve, e o TechTudo responde as principais dúvidas dos leitores em relação ao novo game da série. Confira:

Em PES 2014 jogadores habilidosos poderão desviar de marcadores como nunca antes (Foto: Divulgação) (Foto: Em PES 2014 jogadores habilidosos poderão desviar de marcadores como nunca antes (Foto: Divulgação))Em PES 2014 jogadores habilidosos poderão desviar de marcadores como nunca antes (Foto: Divulgação)

Quando o jogo será lançado?

O jogo será lançado oficialmente dia 24 de setembro deste ano, inclusive no Brasil, onde o título chegará antes do rival Fifa 14

Para quais plataformas?

O jogo está disponível para PC, Playstation 3, Xbox, Wii, 3DS e PSP. A nova geração de consoles – Playstation 4, Xbox One e Wii U – ficarão de fora do lançamento, assim como o PS Vita.

Como serão os novos gráficos?

Em março, a Konami (produtora do jogo) divulgou uma prévia do processo de modelagem dos jogadores. A imagem apresenta um grande nível de detalhes e mostra que os gráficos são mais realistas do que nunca. A engine utilizada, Fox Engine, é a mesma da série Metal Gear Solid e promete um padrão ainda maior de realismo.

A inteligência artificial defensiva também melhorou em PES 2014 (Foto: Divulgação) (Foto: A inteligência artificial defensiva também melhorou em PES 2014 (Foto: Divulgação))A inteligência artificial defensiva também melhorou em PES 2014 (Foto: Divulgação)

O que muda na engine e jogabilidade?

O ritmo de jogo ficou mais lento do que o habitual, o que pode custar um certo tempo de adaptação aos jogadores acostumados com partidas frenéticas. A nova engine apresenta melhorias, como um controle de bola e movimentação mais reais.

A Konami ainda não acertou nas disputas de bola, que ainda continuam estranhas, e os goleiros, que ainda não passam segurança nenhuma. Driblá-los, entretanto, nunca foi tão difícil. Além disso, jogadores velozes como Robben e Neymar conseguem perder disputas de corrida para zagueiros claramente mais lentos que eles. Ou seja, ocorreram mudanças, mas ainda há muita coisa a melhorar.

Confira as primeiras impressões de PES 2014

O que é o sistema Heart ?

A função “heart”, implantada nessa nova versão, será responsável por guiar a emoção dos jogadores dentro do jogo. Visando uma maior imersão e realismo, boa parte dos atletas se sentirão mais motivados caso estejam jogando em casa, por exemplo. E fazendo jus à realidade, jogadores decisivos sofrerão pouca intimidação ao disputar uma partida fora de casa.

Esse sistema se mescla com a nova função das torcidas: fazendo jus ao título de ” 12º jogador “. Em PES 2014 as torcidas influenciarão efetivamente no jogo. Jogar com ela ao seu lado aumentará o desempenho de seu elenco e afetará o do adversário. Isso ainda ajudará a equilibrar diversos jogos, quando a diferença entre os times for gritante.

Atacantes poderão usar seu corpo para proteger a bola em PES 2014 (Foto: Divulgação) (Foto: Atacantes poderão usar seu corpo para proteger a bola em PES 2014 (Foto: Divulgação))Atacantes poderão usar seu corpo para proteger a bola em PES 2014 (Foto: Divulgação)

Alguma mudança nas estratégias da equipe?

Em relação as estratégias dentro do jogo, é possível determinar ações ainda mais específicas para jogadores diferenciados ou em determinadas partes do campo. Assim, programar sua defesa para se fechar, quando um jogador adversário mais talentoso se aproximar de sua área, pode ser de grande ajuda.

Quais as mudanças nos modos de jogo?

Agora, não será mais preciso estar conectado para jogar a Master League. A possibilidade de jogar o clássico modo de jogo offline voltou, para alegria dos fãs. Além disso, será possível que o treinador mude de equipe e até mesmo treine seleções nacionais.Outro elemento que voltará a marcar presença será o Mundial de Clubes, torneio renegado pela versão 2013 do game. A função Rumo ao Estrelato ( Become a Legend ), liga brasileira, Libertadores e diversos campeonatos nacionais e internacionais também marcarão presença.

PES 2014 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)

A Konami vai fazer algo contra os trapaceiros no modo online?

Uma das grandes frustrações de PES 2013 era começar uma partida e ver seu adversário desistindo da mesma quando você abriu uma ampla vantagem. Essa foi uma das maiores preocupações da equipe, que promete um sistema para acabar com essa trapaça. Ele irá analisar as formas mais recorrentes utilizadas pelo adversário e forçará pênalti contra ele, cada vez que o trapaceiro aprontar.

Posso jogar com os times brasileiros?

Todos os times da série A estão licenciados e disponíveis para se jogar. Na série B, times como Palmeiras e Figueirense também podem aparecer disponíveis. Há ainda equipes em negociação, como Paraná, Paysandu e América MG.

Clubes da série A e B confirmam presença em PES 2014. Veja quais são!

Torcida marca presença em PES 2014 (Foto: Divulgação) (Foto: Torcida marca presença em PES 2014 (Foto: Divulgação))Torcida marca presença em PES 2014 (Foto: Divulgação)

PES 2014 terá estádios nacionais?

Sim. A novidade fica a cargo da inclusão de estádios brasileiros como a Nova Arena do Grêmio, Estádio do Pacaembu, Novo Mineirão e talvez até o Itaquerão. Segundo os respectivos clubes, eles estão em negociação com a Konami, porém, nada foi acertado.

Essa versão será lançada para o Playstation 2?

Não. A produção do console foi encerrada no início do ano em todo o mundo e, com isso, pouquíssimos jogos foram lançados desde lá. Por ironia, o último jogo a ser lançado para o console será o rival, Fifa 14, em setembro desse ano.

FIFA ou PES ?

A eterna disputa ganha mais um novo capítulo com o lançamento das novas versões. O fato de que só o Fifa 14 será lançado para nova geração de videogames dá uma pequena vantagem a ele. Entretanto, se você ainda não vai adquirir os consoles da nova geração, a briga promete no Xbox 360, Playstation 3 e PC.

Qual será o melhor jogo Fifa 14 ou PES 14?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • João Restani
    2014-03-16T16:11:34

    Como faço para ver meus títulos no rumo ao estrelato do PES 2014

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson
    2013-10-24T21:45:21

    Tantos erros e mentiras em um só jogo! até chegar aluma coisa em DLC estamos sem nada. Então propaganda enganosa! Crime ART. 37 CÓDIGO DE DEFESA LEI. 8078/90. Itens que não tem no jogo. 1-Recopa 2 -Sul-americana 3 -sem chuva 4 -sem estádios brasilieros que falarm que teria pelomenos todos da primera divisão 5 -torcida morta 6- cade a altitud quando jogafora 7 - Libertadores da master liga esta com times até da China times que nunca ouvi falar estão lá . 8- e o jogo esta travando! E ai é moli isto se isto não for propaganda enganosa não sei mais o que é ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson
    2013-10-24T21:28:08

    Eu queria saber cade as puxadas de camisa, as torcidas como falaram que seria uma ótima torcida que iria jogar com o time? Estou me sentindo lesado cara pois comprei um jogo pela metade! Acho que mesmo tudo isto vindo em DLC mesmo assim eles não tem o direito de fazer isto com agente! Nem jogo mais o PES 2014 já estou de saco cheio de ficar vendo aquelas faces Horríveis e sem estádios !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Gabriel
    2013-07-30T10:57:20

    queria saber se na demo, vai ter o Barcelona para jogar, pois fiquei sabendo que a demo foi adiada para dia 08/08 para vir com mais times, e eu queria saber se haverá a equipe do Barcelona FC..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jeferson Gonçalves
    2013-07-30T10:36:20

    PES, nesse ano tera algumas evoluçoes gostei. mas o que nunca me agrado nesse PES e a facilidade de fazer GOL, com apenas um jogador rapido e abilidoso vc corta o outro time todo e faz o gol, mais pelo visto eles vão deixar o jogo mais lento talves melhore isso. ja comprei FIFA 14 mais o PES vai ser bom denovo esse ano !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Cruz
    2013-07-30T10:19:00   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:07

    Não so comigo mais com muitas pessoas, tem algo no fifa que desagrada na minha opnião por eu jogar pes desde de que era we na verdade desde de ps1 me acostumei com os componentes do pes, os jogadores parecem mais reais alem das suas movimentações parecem ser de carne e osso no fifa falta conteúdo nos jogadores parecem papeis .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-07-30T10:19:00   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:07

      Pes Futebol de robôs jogabilidade péssima, já a parte gráfica talvez seja a única vantagem e só.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Cruz
      2013-07-30T10:19:00   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:07

      HAHAHAHA mitou Matheus !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Werlleson Castro
    2013-07-30T11:00:28

    Já Mostraram a capa ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Helio Neto
    2013-07-30T10:30:39   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:06

    Com todo respeito as opnioes contrárias mas a era do PES acabou....FIFA da um banho nesse game, em todos os sentidos....terão que se reiventar para algum dia chegar perto.....basta procurar ai sobre o FIFA14 ultimate.....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Helio Neto
      2013-07-30T10:30:39   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:06

      Não sei qual é a graça de ficarem com briguinhas FIFA x PES e etc...São jogos diferentes cara, um é simulador e o outro é arcade, é a mesma coisa que dizer que os arcades de corrida como NFS acabaram pq os simuladores como FORZA e GRAN TURISMO são muito mais realistas. ENTENDA, simuladores são feitos para serem realistas, darem mais sensação de realidade ao jogar, arcades esquecem um pouco o realismo para focar em tornar o jogo mais divertido. Claro, irão acontecer coisas que não acontecem na realidade ao jogar futebol, mas ele é mais adaptado pro videogame e mais competitivo a sua maneira.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Helio Neto
      2013-07-30T10:30:39   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:06

      Em todos não, tenho fifa e pes. FIFA é melhor em quase tudo. Inclusive jogo mais FIFA que PES. Mas o gráfico do fifa é um LIXO. e os gráficos do pes são sensacionais !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alessandro Silva
    2013-07-30T11:12:12   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:02

    ainda sim prefiro o PES...... fifa é muito infantil,..... PES O MELHOR... SÓ PARA OS FORTES!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2013-07-30T11:12:12   , respondido respondido 2013-10-10T17:18:02

      vou nem zoar ,, vai que é doença .....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diego Cauper
    2013-09-16T11:19:52

    Bom dia pessoal, alguém ja jogou as demos dos jogos? baixei a do FIFA 14, e achei muito estranho os jogadores nao correm em campo parecem patinar... a defesa da muitas bobeiras...entao decidi ficar com o PES 2014 que comprei ontem mesmo...os menus melhoraram p quem nao gostava das musicas do michel...agora toca a uma musica erudita...tipo orqustra...e ate q fim eles deram atenção aos times brasileiros e deram mais qualidade técnica aos nossos times antes pareciam pernas de pau

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eremita Araujo
    2013-09-07T17:54:09

    tem que melhorar muito esse jogo em questão ao 2013 prefiro e FIFA 2013

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Rocha
    2013-09-02T18:36:16

    tenho o fifa e o pes e sinceramente odiei o fifa, achei o pes muito mais realista e este ano vou optar pelo pes!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Santos
    2013-08-17T18:35:30

    outro fator a mundar no pes é,incluir jogador nas transferencia.......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Silva
    2013-08-06T17:53:51

    sei la viu pelo jeito que eu vi nas gameplays do pes 201 parece que vai ser muito mais realista eu tb sou jogador de fifa tenho o fifa 13 e o pes 2013 tb tudo bem que o fifa é mais real mas o pes 2014 promete ser muito bom e eu comprarei sem dúvidas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Cruz
    2013-08-06T08:44:43

    A essência do futebol com certeza se pode perceber bem mais no PES, não só pelos gráficos mais também pela jogabilidade (que vem melhorando desde do 2013) e que pela gameplay do PES 2014 se pode notar uma melhorar ainda maior, fora que os jogadores tem mais conteúdo e personalidade propiá, algo que não é se notado no fifa .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Abreu
    2013-08-02T13:33:09

    O Morumbi continua no jogo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Correia
    2013-08-01T19:24:08

    o movimento dos jogadores no pes é mt lixo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Andrade
    2013-08-01T08:44:06

    Alguém sabe me dizer se terá como jogar campeonatos avulsos? tipo jogar o brasileirão normal sem ser no modo master league? no 13 só dava p jogar com seleções esse tipo de campeonato!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Teseu Olimpio
    2013-07-31T21:00:19

    E o grito da torcida do flamengo???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Silveira
    2013-07-31T09:18:52

    Eu vou comprar só pra jogar Barça x Real na arena Pacaembu!!!!!!!!!!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Goulart
    2013-07-30T19:41:05

    Beleza amigão vai jogar seu FIFA STREET e fazer quantos dribles você quiser e cala a boca.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kleber Barros
    2013-07-30T18:11:22

    Pes 2014 vai da de 10 x 0 pra cima do FIFA ! Mas bom, de qualquer forma espero que n tenha Michel Teló no pes 2014, pois baixei o pes 2013 pra PSP e toca, sorte que no meu xbox toca GAGNAM STYLE ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Leonardo
    2013-07-30T22:28:41

    Venho aqui só para irritar os jogadores do PES é dizer que nao precisa nem jogar para saber que vai ser um lixo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo
    2013-07-30T17:54:13

    só o fato de acabar com derrubador de conecção já é melhor que tudo amém ,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Baberi Neto
    2013-07-30T17:24:38

    o goleiro ainda é deficiente mental?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário