06/08/2013 10h04 - Atualizado em 06/08/2013 14h34

Android vira o jogo e supera iPad no mercado de tablets

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Depois dos smartphones, nova vitória do Google sobre a Apple. O Android ultrapassou o iOS também no mercado de tablets. De acordo com estudo realizado durante o segundo trimestre de 2013, o número de dispositivos com a plataforma do Google superou bastante o do arquirrival iPad.

Design se parece com outros modelos (Foto: Stella Dauer) (Foto: Design se parece com outros modelos (Foto: Stella Dauer))Nexus 7, fruto da parceria entre Google e Asus, fez grande sucesso (Foto: Reprodução/Stella Dauer)

Segundo dados da pesquisa do IDC, o marketshare da Apple caiu de 60% para 32,5% comparando o atual período com exatamente um ano atrás. Enquanto isso, a presença de mercado do Android fez uma espécie de caminho inverso: subiu de 38% para 64%. A estatística, de certa forma, impressiona.

Não somente pelo fato de o Android ter dominado um novo ramo do mercado, mas pela Apple ter sido a única empresa a ter demonstrado uma queda na venda de tablets neste período, de 17 milhões de unidades para 14,6 milhões. Obviamente, é importante frisar que a concorrência está muito maior e o Android aparece em muito mais dispositivos.

Nexus 10 ou iPad 4: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo!

Mesmo assim, os números podem ser assustadores para a Apple. A Lenovo cresceu 314% e a Acer 248%, mas ambas só começaram a lançar os seus principais aparelhos agora, o que torna esse crescimento compreensível. Porém, a grande rival Samsung também teve grande aumento: 277%, de 2,1 milhões para 8,1 milhões.

No geral, nenhuma empresa ainda supera a Apple em termos de tablets vendidos. Mas a estatística prova que o domínio dela em relação às concorrentes está decrescendo. Nos próximos meses, a expectativa é de que sejam lançados novos iPads. Resta saber se os produtos serão o bastante para reverter a situação.

Via Venture Beat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lourival Jr
    2013-08-06T11:52:51  

    Eu acho interessante e ao mesmo tempo simplório, dizerem que a matéria é tendenciosa quando ela apenas está se baseando em números reais de vendas para mostrar que o iOS não predomina mais no mercado de tablets. Também é mal pensada a afirmação de que isso é influência do número de fabricantes com tablets Android. Oras, se as pessoas preferissem mesmo ter um iPad, elas comprariam o um. Não compram ou por falta de dinheiro ou por não gostarem do sistema. Mas dizer que Android vende mais pela quantidade de dispositivos no mercado é falta de um pouco de raciocínio.

    recentes

    populares

    • Lourival Jr
      2013-08-06T11:52:51  

      Lourival Jr vc é Fãnboy e com esse tipinho eu não perco meu tempo.

    recentes

    populares

    • Lourival Jr
      2013-08-06T11:52:51  

      Edmilson, você é um tolo, porque não tem argumentos, prefere atacar, chamando de "fanboy". Use argumentos mais inteligentes para não passar ridículo.

  • Carlin
    2013-08-07T11:23:06

    bom a questão ao é comparar o sistema (Android VS IOS) pois comparar um sistema com um produto físico não cola! O Android ainda vai cair um dia, cada vez mais instável.

  • Sylvio Furtado
    2013-08-07T10:58:44

    caramba gente, quanta grosseria... o cara comparou tablets android com iPad... lógico, só existe UM tablet com iOS!!!

  • Murilo Carvalho
    2013-08-07T02:19:01

    esse techtudo cada vez pior! Thiago Barros tu é horrível. será que tem como bloquear artigos deste cara não?

  • Jorge Paula
    2013-08-06T15:21:10

    Não tem como comparar os dois enquanto o IOS só tem em produtos da Apple o Android tem no samsung, lg, motorola. Lógico que o Android iria passar o IOS da apple mas se for comparar por marca Apple (IOS) x Samsung (android) com certeza o IOS ganha

  • José Adriano
    2013-08-06T13:30:59

    Mudou minha vida.

  • Gustavo Volpe
    2013-08-06T12:57:11

    Na minha opinião, apenas nexus 7 e galaxy note 8 e 10 (quadcore) fazem frente pro ipad4. O gadget da apple tem uma tela que é complicado de superar e um funcionamento muito bom. Mas eu acabei optando pelo note8, por ter achado o ipad mini inferior em relação a nexus e noite8, sem contar a s-pen, que é um diferencial e tanto pra quem (como eu) usa pra desenhar, anotar e manipular.

  • canada
    2013-08-06T12:41:40

    Essa matéria esta distorcida mesmo, até pq todo mundo sabe que no Brasil a maioria esmagadora que tem APPLE passa fome para sustentar as aparências.

  • Lourival Jr
    2013-08-06T11:53:39

    Daí falam que o "pobre compra um tablet de R$ 150 com Android". Ué, qual a relação entre uma coisa ou outra? A pessoa tem pouco dinheiro, vai comprar e só encontra Android. Ela tem a opção de escolher um fabricante bom ou um xing-ling. Android foi concebido para suprir necessidade de fabricantes grandes e pequenos, relacionar a qualidade do sistema com o preço do tablet é de uma falta de noção sem precedentes.

  • Edmilson
    2013-08-06T10:57:31

    Eu não entendo vcs do Techmundo sabia? Android que marca/empresa? porque existe milhoes de empresa que fabrica com SO para android e para IOS apenas Apple. Faça materias tendenciosas mas sejam inteligentes.

  • Alexsander Macedo
    2013-08-06T11:27:36

    O Android pode ter superado o IOS em números. Mas em dispositivos... acredito que ainda não... pq são N marcas usando o sistema em seus dispositivos... quando se pega, dispositivos SAMSUNG, SONY e etc... elas ainda estão bem longe de superar os números da Apple.

  • Guilherme Motta
    2013-08-06T10:52:48  

    Mas é claro que vai ultrapassar, Android está em todo tipo de tablet e de todo preço e o iPad/iOS não. Nem todos tem acesso ao iPad, ao contrario do Android que já é mais popular. O mesmo acontece com o Windows VS Mac. Nem sempre o que vende mais é sinal de ser melhor.

    recentes

    populares

    • Guilherme Motta
      2013-08-06T10:52:48  

      Esses caras do Tech Mundo são uns analfabetos.

    recentes

    populares

    • Guilherme Motta
      2013-08-06T10:52:48  

      Thiago Silva "NEM SEMPRE" saiba interpretar a frase...

  • Benedito Souza
    2013-08-06T15:35:50  

    O Ipad é único e o Android está presente em inúmeras marcas de tablets, logo tem mais. Óbvio!

    recentes

    populares

    • Benedito Souza
      2013-08-06T15:35:50  

      Não teria o maior market share se não fosse um sistema maduro e estável. E os preços da Apple sempre são maiores.

  • Alex Voz
    2013-08-06T14:50:08  

    Apenas uma questão de preço, só isso. Com toda certeza, quem compra um Android, baixa: papel de parede, aplicativos para parecer Apple.

    recentes

    populares

    • Alex Voz
      2013-08-06T14:50:08  

      Com certeza?? Até concordo que essa comparação é estúpida, visto que são varias marcas contra 1, mas a Samsung, Motorola, Sony e Nokia, já superam a Apple em TODOS os quesitos de desempenho. Todos mesmo, contando densidade de pixels, lentes de camera, tamanho de foto, velocidade de processamento. A apple ainda tinha a vantagem do design, mas até nisso está perdendo. Agora é só a marca. A vantagem da Apple é o tamanho da cegueira que gerou pros fan boys. Isso é o grande mérito do departamento de marketing deles.

    recentes

    populares

    • Alex Voz
      2013-08-06T14:50:08  

      Que idiotice! Esse papo de "parecer", de querer status é característica comum de applemaníacos desvairados. É muita pagação de pau pra uma marca... a imagem da bitolação. E sim, acho o ipad4 o melhor tablet, mas isso não invalida alguns modelos muito bons fora da apple...

  • Felipe Mendes
    2013-08-06T12:42:58  

    Enquanto a Apple não resolver abaixar os valores dos seus produtos, essa estatística só tende a aumentar.

    recentes

    populares

    • Felipe Mendes
      2013-08-06T12:42:58  

      Concordo. A concorrência chegou.

  • Lucas Diniz
    2013-08-06T11:04:08  

    Todos os pobres que eu conheço que querem um tablet compram aquelas porcarias de tela resistiva, com Android 2.2 e que custam R$150,00.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-08-06T11:04:08  

      Concordo com o Lucas, assim até minha mae vai vender mais tablets =D e o detalhe que essas porcariazinhas são descartaveis, ou seja, logo logo o usuário vai ter que comprar outro.. kk

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-08-06T11:04:08  

      Para o Google isso não importa... importa que tenham mais dispositivos para rodar os Apps da Play Store... e isso também se reflete nos desenvolvedores, que preferem investir em um ambiente com mais usuários

  • Andre Medeiros
    2013-08-06T21:56:28  

    Isso é que dá colocar estagiário pra escrever. Comparar Android com iPad é o mesmo que comparar um Fiat Uno com motor a gasolina. Parem de escrever besteira!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Andre Medeiros
      2013-08-06T21:56:28  

      Tá se achando o espertão, né? Ele podia ter colocado "Android supera iOS no mercado de tablets", mas SÓ o ipad tem iOS, então dá na mesma.

  • Adm Brena
    2013-08-06T12:32:13  

    colocaram estagiario para escrever a materia. Meu colega Android é um Sistema Operacional e Ipad um produto da Apple.

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2013-08-06T12:32:13  

      Ei, "meu colega", SÓ o iPad tem iOS, então daria na mesma se o título da matéria fosse "Android supera iOS". Ou existem outros tablets com iOS e eu não fiquei sabendo?

  • Rafael Azulay
    2013-08-06T12:18:36  

    Não entendi, Android é um sistema operacional, e Ipad, um tablet. Essa pesquisa é muito,estranha! Outra coisa, para cada Ferrari vendida, quantos gols são vendidos?

    recentes

    populares

    • Rafael Azulay
      2013-08-06T12:18:36  

      EXATO RAFAEL AZULAY! Pra você ver como essas matérias são distorcidas...

    recentes

    populares

    • Rafael Azulay
      2013-08-06T12:18:36  

      SÓ o iPad tem iOS, então daria na mesma se o título da matéria fosse "Android supera iOS". Ou existem outros tablets com iOS e eu não fiquei sabendo?

  • Rodrigo Teixeira
    2013-08-07T12:42:06  

    Quantos tablets ching lings que custam 100 reais com android existem?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2013-08-07T12:42:06  

      tablet ching ling acho q não tem sistema android

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2013-08-07T12:42:06  

      Jackson Lima da uma olhada no mercado livre.

  • Anonimo Nome
    2013-08-06T17:15:46  

    Pra vcs, burros, que não estão entendendo a matéria, eu explico: A comparação é entre o Android e o iOS... não importa quantas marcas... se for comparar as marcas, não compare do fabricante do Hardware, mas sim do S.O. (Google x Apple).

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-08-06T17:15:46  

      Aonde a matéria fala em ipad ser pior ou melhor que os tablets com android? Apenas fala que pela primeira vez a venda de tablets com android supera vendas do ipad, é apenas isso. Esses doentes mentais applemaníacos vivem uma vida inteira pra proteger e venerar uma marca de eletrônicos, que doença! Seja, Ferra, gol ou mercedez, respeitem quem tá satisfeito com o seu...

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-08-06T17:15:46  

      Gustavo Volpe Até que enfim alguém que realmente leu a matéria

  • Rodrigo Teixeira
    2013-08-06T15:33:55  

    Thiago Barros vc deve ser estágiario não é possível, vc quer comparar quantos aparelhos de diversas marcas usam o android? Contra apenas o Ipad?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2013-08-06T15:33:55  

      Quem vai comprar um tablet faz logo uma pergunta: Android ou iOS? Então o comparativo é válido. Não estamos falando de marcas, mas de sistemas operacionais. Obviamente Open Source terá mais versões, mais empresas utilizando, então é natural o que vem acontecendo. Não desmerecendo o iPad que é excelente, mas o custo não se explica. Já foi a maior de todas as novidades, agora a concorrência chegou.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2013-08-06T15:33:55  

      André Callazzans não estamos aqui ofendendo ninguém , apenas coloquei meu ponto de vista. Pois até ching lings usam android e custam 100 reais. Com certeza a venda de android vai ser bem maior.