Tablet

06/08/2013 12h19 - Atualizado em 06/08/2013 14h27

Apple vai trocar carregadores falsos por originais para evitar acidentes

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

A Apple vai começar um programa mundial de troca de carregadores USB falsificados pelos originais. De acordo com a empresa, pelo valor de US$ 10 – pouco mais de R$ 20 -, os itens de terceiros serão devidamente substituídos pelos os originais da companhia. As trocas irão do dia 16 de agosto até 18 de outubro, começando pela China. No entanto, ainda não há previsão para o início do programa no Brasil.

Apple vai trocar carregadores falsos por originais a partir do dia 16 de agosto (Foto: Reprodução/Engadget)Apple vai trocar carregadores falsos por originais
a partir do dia 16 de agosto (Foto: Reprodução/
Engadget)

A medida, tomada por questões de segurança, veio depois de relatos de que a chinesa Ma Ailun teria morrido eletrocutada ao atender uma chamada com o iPhone 5, enquanto o aparelho estava ligado a um carregador falso na tomada. No entanto, no blog que anunciou o programa de substituições, não houve menção ao caso da mulher.

De acordo com a Apple, após a denúncia da morte de Ma Ailun, a empresa pesquisou casos deste tipo envolvendo, também, iPads e iPods. O estudo constatou que carregadores que não sejam originais da marca causam problemas aos gadgets da Apple, fazendo com que os mesmos possam eletrocutar usuários ou, até mesmo, explodir enquanto estão sendo carregados.

Para substituir o carregador, basta ir, no período estipulado, a qualquer loja da marca ou revendedora autorizada. O dispositivo falso será descartado corretamente e o usuário receberá um novo, mediante o pagamento. A Apple ainda não informou se o programa virá para o Brasil e tão pouco quando seria a data da troca por aqui.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Fernandez
    2013-08-07T09:01:53  

    Cara, como esse pessoal do Techtudo é ruim... Se é uma campanha mundial, entendesse que abrange todo o mundo, a questão aqui seria somente quando seria o período do recall aqui no Brasil... Mas, tirando essa questão, bem interessante o procedimento da Apple, isso mostra o quanto a empresa esta preocupada com os seus usuários.. Parabéns Apple pela atitude.

    recentes

    populares

    • Diego Fernandez
      2013-08-07T09:01:53  

      Ahhh sim, muito preocupada.... Esse plug original da apple fabricado na china com trabalhadores escravos custam menos de 1 dólar para ela, e mesmo com essa campanha ela vai cobrar 10 dólares... Que boazinha! Se a apple não fosse tão mercenária esses plugs genéricos não venderiam tanto!

    recentes

    populares

    • Diego Fernandez
      2013-08-07T09:01:53  

      Isso depende do quanto acredita que o Brasil esteja inserido no mundo. Não está.