Internet

28/08/2013 11h19 - Atualizado em 28/08/2013 14h26

Ataque hacker ao Twitter prejudica domínio que armazena fotos; entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um grupo hacker da Síria atacou o Twitter e conseguiu prejudicar seu servidor de armazenamento de fotos. Por meio de modificações nas configurações de DNS da rede social, eles conseguiram tirar do ar parte das imagens de usuários do microblog na  na última terça-feira (27). Outras páginas populares sofreram com o mesmo tipo de hack.

Saiba quais gerenciadores de Twitter podem substituir o Tweetdeck e faça download!

Algumas imgens ficaram deste jeito no Twitter (Foto: Reprodução TNW) (Foto: Algumas imgens ficaram deste jeito no Twitter (Foto: Reprodução TNW))Algumas imgens ficaram fora do ar no Twitter (Foto: Reprodução/TheNextWeb)

O ataque foi semelhante aos que causaram a queda de sites de jornais internacionais como The New York Times e Huffington Post nos últimos dias. A sua mecânica é simples. Dados de DNS são uma combinação entre os endereços dos sites e suas localizações numéricas na rede. Quando eles são alterados, há incompatibilidade e o site não pode ser acessado.

No caso do Twitter, como o ataque prejudicou apenas o servidor de imagens twimg.com, e não todo o microblog. O que aconteceu foi que, por algumas horas, fotos de usuários “sumiram” e simplesmente não foram carregadas no Twitter, ainda instável. Porém, o servidor atacado não hospeda todas as fotos e, por isso, somente algumas delas sofreram com este problema.

“Nós já estamos fazendo tudo o que podemos para dar suporte a quem foi afetado pelos ataques, e estamos verificando a nossa própria equipe. Estamos em situação de alerta”, explicou um representante da firma Dyn, onde são armazenados boa parte dos dados de DNS do Twitter, que já foram restaurados para os originais.

O Twitter publicou em sua página de status um esclarecimento. De acordo com a rede social, o provedor DNS passou por um problema em que “vários dados DNS modificados, incluindo o twimg.com”. O microblog tranquilizou os usuários e garantiu que tudo já voltou ao normal.

Via TNW

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares