TV

26/08/2013 11h06 - Atualizado em 26/08/2013 15h21

Como medir a distância ideal da TV pelo tamanho da tela?

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Você está pensando em comprar um TV nova? Já sabe qual o tamanho adequado para o lugar no qual a TV será instalada? Nem sempre a tela gigante, tipo cinema, é a melhor opção para o espaço que você tem em casa. O TechTudo preparou uma matéria especial com algumas dicas sobre tamanhos de TV e as distâncias recomendadas.

Tamanho ideal da TV pode ser calculado de acordo com a distância de utilização (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)Tamanho ideal da TV pode ser calculado de acordo com a distância de utilização (Foto: Reprodução)

A relação distância x tamanho da TV é muito importante para evitar incômodos aos olhos do telespectador. Por exemplo, ao visualizar uma TV grande a uma distância pequena, é possível que o olho tenha que ficar se movimentando de um lado para o outro em busca do acompanhamento geral da imagem. Já se a TV, independente do seu tamanho, for observada de uma distância além da recomendada, haverá um esforço ocular exagerado, o que pode gerar dores de cabeça em algumas pessoas.

Para evitar esse tipo de problema, existem algumas recomendações com relação à distância da TV e seu tamanho. Primeiro, calcule a distância entre a TV e o sofá (ou cadeira, cama, bancada de cozinha). Em seguida, utilize uma das fórmulas abaixo para determinar o tamanho ideal da TV:

Resolução Padrão (480p) Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal
Resolução HD (720p) Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal
Resolução Full HD (1080p) Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Por exemplo, se a medição entre a TV e o sofá é de 2 metros, multiplique este valor por 21 caso queira saber o tamanho ideal da tela para uma TV Full HD. Neste exemplo, o tamanho ideal é de 42 polegadas. Simples, não? Mas para facilitar ainda mais a sua vida, acompanhe o infográfico e a tabela abaixo.

Distância ideal do sofá para cada tamanho de TV  (Foto: Reprodução/Zoom)Distância ideal do sofá para cada tamanho de TV (Foto: Reprodução/Zoom)

Tamanho da tela x Distância mínima x Distância máxima

Tamanho da Tela Distância mínima Distância máxima
26 polegdas 1 m 2 m
32 polegadas 1,2 m 2,4 m
37 polegadas 1,4 m 2,8 m
40 polegadas 1,5 m 3 m
42 polegadas 1,6 m 3,2 m
46 polegadas 1,75 m 3,5 m
50 polegadas 1,90 m 3,8 m
52 polegadas 2 m 4 m
55 polegadas 2,1 m 4,2 m
60 polegadas 2,2 m 4,6 m
 

Estes valores servem como sugestão para o tamanho ideal da tela da TV. Com isso, é possível identificar qual o tamanho de tela indicado para cada situação.

Em caso de espaços muito pequenos qual é a melhor solução?

A solução para ambientes pequenos é adquirir uma TV Full HD, para não visualizar o modo das imagens "pixeladas". Mas, sempre que possível é importante atentar ao tamanho da TV em relação à distância conforme mostrado acima.

Tem alguma dúvida sobre TVs? Comente no Fórum do TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Loyo
    2017-07-04T00:18:23

    Uma distância de 2,40m x 21= 50 polegadas tv ideal. Já no gráfico abaixo diz que tv ideal para uma distância de 2,40m é 42 polegadas.

  • Beto Gusmao
    2013-08-26T16:51:03  

    Tem gente que põe uma de 50`` numa salinha de 2,5x2,5 a visualização fica horrível

    recentes

    populares

    • Beto Gusmao
      2013-08-26T16:51:03  

      Colocar uma Tv de 55 " numa saleta de de 2,9 de é garantir serios problemas de vista e literais dores de cabeça em futuro proximo serio o mesmo que colocar um motor de Scania num Corsa ...na falta de inteligencia e capacidade de avaliaçao existem os estudos e tabelas tecnicas.

    recentes

    populares

    • Beto Gusmao
      2013-08-26T16:51:03  

      55'' para 2m e pouco está ótimo. Mesma relação de cinema. Essa galera viaja...

  • Tiburtino Lacerda
    2014-06-18T12:03:31  

    Bem, gostaria que me explicassem melhor:Nessa MESMA página da Web, onde há essas imagens do sofá e do televisor, vemos, que, para 2,8 metros de distância, a TV deve ser de 50 polegadas.Na tabela, que há mais abaixo, vemos que um televisor de 37 polegadas, é suficiente, para a distância de 2,8 metros.Há uma DISCREPÂNCIA de 13 polegadas, entre essas duas indicações.Qual delas é correta?

    recentes

    populares

    • Tiburtino Lacerda
      2014-06-18T12:03:31  

      Caro Tiburtino Lacerda, se vc observar na tabela ela informa distância mínima e máxima e nesses parâmetros as informações estão coerentes.TV 50" distância min. 1,90m e máx 3,5m, portanto 2,8m está dentro dessa faixa.

    recentes

    populares

    • Tiburtino Lacerda
      2014-06-18T12:03:31  

      Que pergunta idiota. Isso é Preguiça de ler.

  • Tiago Seilert
    2016-01-30T15:05:28  

    Na época das TVs de 14 polegadas ninguém se preocupava com isso.. kkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Seilert
      2016-01-30T15:05:28  

      E também ngm tinha dinheiro pra comprar uma maior, já que eram muito caras e tinha que levar pra casa num guindaste. hahahah

  • Italo Garcia
    2013-08-26T21:41:36  

    Meu professor de geometria me ensinou isso ano passado.

    recentes

    populares

    • Italo Garcia
      2013-08-26T21:41:36  

      o meu no SÉCULO passado

  • Felipe Regalgo
    2013-08-26T22:30:33  

    e a altura da TV? como faz pra medir?

    recentes

    populares

    • Felipe Regalgo
      2013-08-26T22:30:33  

      Joelson Ferreira kkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Regalgo
      2013-08-26T22:30:33  

      Joelson Ferreira kkkkkkkkkkkkkk

  • Gon
    2015-07-08T19:33:43

    Matéria antiga mas muito útil, valeu.

  • Esdras Costa
    2013-08-27T16:06:43  

    Será que ia prestar uma televisão LED de 55' polegadas num quarto de 2,70m por 3,05m, Por Favor me respondam?

    recentes

    populares

    • Esdras Costa
      2013-08-27T16:06:43  

      Amigo, na tabela diz que o minimo para uma televisão de 55 é 2,1m de distancia de vc, seu quarto todo tem 2,7/3,05 logo ela nao servirá.

  • Douglas Pestana
    2013-08-26T16:08:25  

    Pra assistir TV ok! No caso de video-game eh bom reduzir pela metade, pois se ficar longe nao captamos detalhes!

    recentes

    populares

    • Douglas Pestana
      2013-08-26T16:08:25  

      fora que perde a imersão

  • Gleison Monerat
    2013-08-26T18:39:32

    É a minha tv 47`` esta na distancia certa!!!

  • Gustavo Porcides
    2013-08-26T16:07:40  

    Uso minha TV de 32' como monitor, a poucos centimetros dela. Não sinto incomodo nenhum.

    recentes

    populares

    • Gustavo Porcides
      2013-08-26T16:07:40  

      Stanislaw Grau Faço isso as vezes, boto um filme e fico assistindo sentado lá.

    recentes

    populares

    • Gustavo Porcides
      2013-08-26T16:07:40  

      É claro que o estudo é para programação de TV e não do PC, ou você assiste vídeos no PC em tela cheia sentado a 1 metro do monitor?

  • Alfredo Neto
    2013-08-26T19:56:39

    a mídia Globo em sua grande maioria apresenta muitas falhas, como todos os outros meios também, mas o que e bom tem q ser dito, Techtudo, canal VIVA, programa Globo Rural e mais alguns saem na frente de tudo, muito legal e parabéns a vocês do TECHTUDO.

  • Mario Nicoletti
    2013-10-15T17:04:01

    Uma TV de 40" a 1,5mm de mínimo de distância, que fez esta matéria?????

  • Herick Ramlow
    2013-08-27T09:39:52

    tv 26 em menos de um metro, isso já é sacanagem.

  • Santiago Rocha
    2013-08-26T20:46:52

    Olha, isto foi meu erro, cai nessa de medir a sala e acabei com uma de 32, quer um conselho, compre a maior que conseguir, pense nos jogos e quando migrar a imagem do not na tv! falow.

  • Diego Santos
    2013-08-27T09:22:09

    Ohh matéria de aprendiz (nem estagiário teria tal capacidade). Quanto maior a resolução, menor a distancia necessaria... Tanto é que as novas TVs 4K, exigem uma menor distancia para assistir as imagens com perfeição...

  • Paulo Santos