30/08/2013 17h14 - Atualizado em 30/08/2013 17h19

Como se livrar do 'código árabe' que trava iPhone, iPad e Mac?

Leonardo Simões
por
Para o TechTudo

Um bug no sistemas iOS 6 (iPhone e iPad) e Mac OS X 10.8 tem espalhado pânico entre os usuários Apple. A falha faz com que o dispositivo trave completamente quando um aplicativo exibir uma sequência especifica de caracteres em árabe. A falha foi descoberta por um site russo, e tem sua fraqueza no motor de renderização CoreText. Ou seja, sempre que um aplicativo tentar ler a sequência "do mal" ele vai fechar. Mas não há motivo para desespero; o bug é inofensivo, só muito irritante. O TechTudo ensina a como se livrar do problema.

iPhone, iPad e Mac travam com código em árabe; Apple ainda não resolveu bug

Encontro de gerações: iPhone 5, iPhone 5S e iPhone 5C (Foto:Reprodução/Slashgear) (Foto: Encontro de gerações: iPhone 5, iPhone 5S e iPhone 5C (Foto:Reprodução/Slashgear))Encontro de gerações: iPhone 5, iPhone 5S e iPhone 5C (Foto:Reprodução/Slashgear)

O Facebook resolveu o bug bloqueando posts com o código na rede social. Os usuários de iOS 7 e o Mavericks (OS X 10.9) não foram afetados. Mas se você ainda não possuí os modelos de software mais avançados, acompanhe as dicas e apague todas as mensagens com o bug.

Dica 1. Use o Firefox. O navegador ainda não foi afetado pelo bug com código árabe. Assim, você não verá o seu navegador travar quando encontrar uma cópia do código num tuíte.

Dica 2. Use o chat do Facebook para conversar com seus contatos;

Como a sequência não faz efeito na rede, o melhor é migrar suas conversas para lá e ficar longo do Twitter e WhatsApp.

Dica 3. Se você usa o iMessage, exclua todas as mensagens sincronizadas com seu Mac. Assim, não haverá qualquer cópia do código nos seus aparelhos.

Dica 4. Use outro e-mail. Mas, calma! Não é preciso trocar de conta, mas se você recebeu algum e-mail com a sequência isso pode travar o aparelho. Se precisar enviar um e-mail, acesse uma conta alternativa. Enquanto isso, vá em outra máquina, acesse a conta, apague as mensagens com o código e volte a usá-la. O bug também age em aplicativos de e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2013-08-31T06:43:32

    Hahaha, testei e funciona mesmo, até que enfim achei alguma coisa que não seja rumor para mac...mas ainda não compromete em nada a minha adesão ao OSX.

  • Talita Carla
    2013-08-30T22:09:06

    cara quando é virgem dá nisso, arruma uma mulher e vai viver a vida,

  • Iltemar Coutinho
    2013-09-02T23:14:26

    hauhauahua a maior trollada que já existiu!!

  • Junior
    2013-09-01T12:06:30

    Fim do problema? Faz uma matéria direito e para de copiar o texto do não salvo.. uhauhau, isso é apenas dicas e NÃO fim do problema, logo vai continuar travando seu whats e suas mensagens facilmente.

  • Leonardo Cordeiro
    2013-09-02T07:52:02  

    Simples, comprem um celular com Android.

    recentes

    populares

    • Leonardo Cordeiro
      2013-09-02T07:52:02  

      William Sousa só pega virus no android quem pega programa pirata na internet ou pega coisas extremamente suspeitas. Quem usar só as lojas de apps confiáveis direitinho não tem problema algum...

    recentes

    populares

    • Leonardo Cordeiro
      2013-09-02T07:52:02  

      Leonardo Muricy Tenho os dois aparelhos, sinceramente ainda prefiro o Apple, em questão de desenpemho para responder emails rapidamente, precisar ver alguma noticia o iPhone me da o recurso ja o Galaxy espero bastante, mas o Galaxy tbn é boom. em qustão de memória e tamanho da tela os dois são fortes concorrentes do mercado!

  • Wendson Pinheiro
    2013-09-01T22:10:39  

    uai engraçado.. mas os applemodinhas aí não se gabam tanto dizendo que o iOS não trava nem a pau??

    recentes

    populares

    • Wendson Pinheiro
      2013-09-01T22:10:39  

      Uso o Ios 7.0 versão Beta, ainda não tenho problemas com Bug ;)

    recentes

    populares

    • Wendson Pinheiro
      2013-09-01T22:10:39  

      Olha o recalque!

  • Analista
    2013-08-31T13:24:52  

    Ou seja, mude completamente a forma como vc usa seu celular pq a apple ta c4g4nd0 pra vc e ainda não está muito afim de liberar uma correção...

    recentes

    populares

    • Analista
      2013-08-31T13:24:52  

      ...se você não sabe, isso já não acontece nos novos sistemas que estão em desenvolvimento (DPs), ou seja, já está sendo resolvido esse erro, e não o confunda com vírus pois não causa comprometimento de dados pessoais ou infecção do Mac, testei essa sequência de letras árabes e ela realmente causa o encerramento do programa que você está usando, como o Safari ou Text edit... só isso, depois é só abrir o programa de novo e já está. Simples.

  • Sandro Sans
    2013-08-30T23:21:26  

    Dica 5: Compre um smartphone Android.

    recentes

    populares

    • Sandro Sans
      2013-08-30T23:21:26  

      Compre um celular Android, mas não se esqueça de usar um bom antivírus... Essa falha não passa de um contratempo que já está sendo corrigido.

    recentes

    populares

    • Sandro Sans
      2013-08-30T23:21:26  

      Rodrigo Maciel a Apple foi informada do problema há 6 meses. Ela não quer corrigir, como forma de forçar os usuários a atualizar para o ios7

  • Mversiani
    2013-09-02T14:13:19  

    mandei pra vários amigos no whatsapp... já me xingaram muito!

    recentes

    populares

    • Mversiani
      2013-09-02T14:13:19  

      eae brother, como que vc fez isso no whats app? isso foi no iphone? nao ne?

    recentes

    populares

    • Mversiani
      2013-09-02T14:13:19  

      Marcelo Mainardi Ele deve ter usado android ou o IOS mais atual que já está imune a esse bug e enviou pelo whatsapp aos amigos que tem IOS rsrsrs

  • Adriana Santos
    2013-09-01T15:48:27  

    um idiota me mandou o bug pelo imessage e agora eu não consigo visualizar minhas mensagens, só a que ja está aberta, tem algm modo de consertar isso?

    recentes

    populares

    • Adriana Santos
      2013-09-01T15:48:27  

      Só fazendo a restauração do aparelho!

    recentes

    populares

    • Adriana Santos
      2013-09-01T15:48:27  

      Kkkkkk.. conserta não, veja as dicar acima para evitar pq resolver mesmo ainda não!!!

  • Victor Alexandre
    2013-08-30T18:31:29  

    Engraçado que não apareceu nenhum fanboy da apple até agora.

    recentes

    populares

    • Victor Alexandre
      2013-08-30T18:31:29  

      Karlos Gois, Android rooteado só dá problemas se você mexer no que não deve e assim mesmo sem saber como se mexe. Todos os meus celulares com android que tive, sempre foram rooteados e nunca tive problemas, pelo contrário. Sempre tive mais soluções em salvar meus dados assim como minhas configurações, do que se ele não estivesse rooteado. E posso te falar que ja tive todas as versões de android e nunca tive problemas com acesso root. Você deveria ler mais antes de sair falando essas besteiras por aí!

    recentes

    populares

    • Victor Alexandre
      2013-08-30T18:31:29  

      Tiago Oliveira Esse ponto em que vc pode mexer e não pode, quero dizer nos arquivos do sistema é que os usuários mais leigos não sabem e acabam fazendo bobagem, isso é fato. Se vc sabe muito bem o que pode excluir e tal é pq vc é exceção e não regra. Eu já usei rooteado e hoje uso original e não sinto nenhuma falta do root, para mim é completamente dispensável.