07/08/2013 15h33 - Atualizado em 09/08/2013 14h45

Google Chrome deixa senhas de usuários expostas e é alvo de críticas

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

Uma opção nativa do Google Chrome permite que qualquer pessoa, com acesso físico a um computador, possa ver as senhas salvas pelo usuário no navegador. A polêmica ganhou a web com críticas ao Google, já que está sendo vista por alguns como uma perigosa falha de segurança.

Como evitar o acesso de estranhos a senhas do Chrome no Mac ou PC.

Google Chrome 17 (Foto: Divulgação)Google Chrome expõe senhas de usuários (Foto: Divulgação)

Descoberta pelo webdesigner Eliot Kember, o navegador deixa qualquer senha salva disponível. Basta que o usuário do Chrome entre no endereço chrome://settings/passwords e clique sobre a senha armazenada para que ela apareça, sem nenhum tipo de autenticação.

Em resposta à publicação de Kember sobre a polêmica, Justin Schuh, coordenador de segurança do Chrome, declarou ao site Y Combinator que não há motivo para aplicação de uma maior proteção. Segundo o executivo, isso daria ao usuário apenas uma falsa sensação se segurança, encorajando-o a ter um comportamento muito mais arriscado. Ainda de acordo com Schuh, o fato de alguém ter acesso físico ao computador do usuário significa que “o jogo já está perdido” e que não há muito o que fazer.

Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tenha acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto) (Foto: Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tenha acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto))Falha de segurança no Chrome permite que senhas sejam facilmente mostradas para quem tiver acesso à máquina (Imagem: Daniel Pinto)

Para Eliot Kember, o problema está no Chrome não ser claro sobre isso com os usuários. Outros argumentos de profissionais da área seguem a linha de Justin Schuh, defendendo que a segurança está na senha de acesso ao computador e nas proteções para que este não seja invadido. O assunto envolveu até o criador da World Wide Web, Tim Berners Lee. No Twitter, ele disse que a resposta da equipe do Chrome foi decepcionante.

Outros navegadores como o Firefox e o Safari também permitem que o usuário veja as senhas que salvou. Porém, adicionam outras formas de autenticação para garantir uma maior segurança. No Chrome, o único nível de segurança está em clicar na opção “Nunca para este site”, quando o navegador pergunta se o usuário quer salvar uma senha ou não.

Chrome pergunta, toda vez que uma nova senha é inserida, se o usuário quer salvá-la no navegador (Imagem: Daniel Pinto)Chrome pergunta, toda vez que uma nova senha é inserida, se o usuário quer salvá-la no navegador (Foto: Reprodução)

Quer saber como solucionar problemas com o certificado de segurança do Gmail? Pergunte no Fórum do TechTudo.

Via TheVerge

 

 


 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Andre Luis
    2013-11-04T19:14:17

    "Google Chrome deixa senhas de usuários expostas e é alvo de críticas" Até parece que antes não não podia fazer isso, sempre soube disso desde quando me entendo por gente, ja pensei utilizar o Firefox mas não vou com a cara do Firefox, o fato é que meu PC só eu uso e se saio pra beber água bloqueio a tela. A senha no meu computador ta muito mais seguro que pelos muitos diretórios e BDs da rede por ai.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Silva
    2013-08-08T20:18:22

    pelo título parece que o Chrome saiu distribuindo user e password de todo mundo pra Deus e o mundo. ou então como se fosse algo muito fácil de se obter remotamente, de qualquer lugar do planeta. se fosse sobre o IE o título seria: DICA DE SEGURANÇA PARA PROTEGER SUAS SENHAS SALVAS... NÃO SALVE AS SENHAS... Só tem acesso à senha, quem tem acesso físico ao sistema. "ah, mas um técnico de manutenção pode obter isso num reparo." pode, isso e muito mais. pode instalar um backdoor e etc. mais informações, busque 'senhas chrome salvas criptografadas'.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aldo Junior
    2013-08-08T09:54:29

    Desinformação tendenciosa: A gente vê por aqui. Plim Plim!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cassiano Ceglio
    2013-08-08T09:53:34

    Ué, é só nao salr quando perguntar, o google quer simplificar nossa vida, e tem gente querendo atrapalhar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hideki Uehara
    2013-08-08T08:41:15

    sem uso essa função qdo esqueço a senha kkkkk sites de bancos e outros tipos de sites que mexe com dinheiro o chrome n salva as senhas !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Tameiro
    2013-08-08T08:32:46

    Estagiarios .....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Ramone
    2013-08-08T08:32:02

    Quanto a Microsoft pagou para o G1????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Felipe
    2013-08-09T08:35:30

    Sério mesmo isso? Realmente o "perigo" é esse? Se uma pessoa tem acesso físico a sua maquina ela pode colocar um sniffer na maquina e rouba até a senha de todas as pessoas que utilizam a mesma rede, entre muitas outra coisas....ta na hora de fazer uma faculdade com segurança de rede antes de postar uma matéria dessas hein....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucio Oliveira
    2013-08-08T08:10:25

    Grande novidade. hahahahahahaha. Além de não ser uma brecha, e sim uma funcionalidade. Não quer que a senha apareça lá, só não salvar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Godoy
    2013-08-08T08:09:45

    "07/08/2013 15h33 - Atualizado em 07/08/2013 17h25", sério que viram isso agora ? só pode ser brincadeira..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rick Molina
    2013-08-08T08:04:36

    que novidade, conta outra

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guido Filho
    2013-08-08T07:44:50

    vocês da G1 realmente são muito bons,pegaram rápido hem kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo
    2013-08-08T07:17:32

    descobriram isso agora? hauhauhauha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Esposito
    2013-08-08T06:22:47

    matéria ridícula, vão se catar seus estagiarios

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano
    2013-08-08T03:51:00

    É sério que vocês descobriram isso agora? O botão tem até um label "Mostrar"... Como é que isso é "perigosa falha de segurança" mesmo? Daqui a pouco vão dizer que computadores que não são a prova de bala são vulneráveis a ataques com martelos, pois se alguém martelar o seu computador você pode perder os seus dados. Estagiários...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vantuir Souza
    2013-08-08T02:58:49

    O pior é que eu não iria ler isso e, por curiosidade li!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claiton Bezerra
    2013-08-08T01:44:46

    no firefox tbm tinha isso a muito tempo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jubanildo Flores
    2013-08-08T01:20:15

    Por isso que eu empresto meu laptop pra todo mundo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Htempel
    2013-08-08T00:46:34

    kkkkkkk esse tipo de reportagem faz meu dia mais feliz.... kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Castro
    2013-08-08T00:26:57

    "Descoberta pelo webdesigner Eliot Kember"? Uma matéria que publica essa informação não merece respeito nenhum. Sempre soube disso, tanto que quando eu esquecia alguma senha minha eu acessava isso no meu chrome pra relembrar da senha. Lixo de matéria!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Junior
    2013-08-08T00:26:43

    Grande coisa que ele "descobriu", ja sabia disso desde qd instalei o chrome aqui. Quer tirar onde de "inteligente". kkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cesar
    2013-10-01T14:11:34

    Outro segredo de estado ultra secreto, se vc entrar no google e digitar uma palavra, ele trará referencias e sites que contenham a palavra pesquisada, mas quase ninguém sabe! poderiam fazer uma matéria sobre isto...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Arruda
    2013-08-08T00:16:45

    olha em, agora eu estou em risco, vou falar para todos meus amiguinhos do recreio que estou desprotegido, mostrar a senha para quem tem acesso fisico ao meu pc vai destruir minha vida, mas pior que isso soh se alguem com acesso fisico acessar minhas contas que ja estao com a senha salva, imagina que horror ? serio msm, axo que esta faltando materia para vcs, pq ficar falando umascoisas ridiculas assim eh tenso, depois vcs vao falar que o Chrome tem uma ERRO GRAVISSIMO e o navegador fexa automaticamente se o usuario apertar Alt+f4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonas Eduardo
    2013-08-08T00:00:45

    "Descoberta pelo webdesigner Eliot Kember..." na boa, que matéria mais ridícula, desde o dia que eu conheço o Chrome por navegador eu já sabia disso! Agora vocês vem dizer que isso foi "descoberto" só agora.. vocês são melhores que isso, não se rebaixem a matérias desse tipo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Resende
    2013-08-07T23:57:19

    matéria atualizada hein, firefox e chrome tem isso a anos, quebra um galhão quando vc esquece uma senha, mas só idiota as salva em pc que não é de uso pessoal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário