Internet

09/08/2013 08h53 - Atualizado em 09/08/2013 16h48

Google Glass pode ficar cinco vezes mais barato no lançamento, diz estudo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google Glass assustou muita gente quando foi oferecido para desenvolvedores por US$ 1.500 (cerca de R$ 3.400). No entanto, um estudo publicado pelo Topology Research Institute, da China, revelou que o custo do equipamento deve cair cerca de cinco vezes na época de lançamento, passando para US$ 299 (R$ 680).

Preço do Google Glass deve sofrer redução drástica no lançamento (foto: Divulgação)Preço do Google Glass deve sofrer redução drástica no lançamento (foto: Divulgação)

A estimativa não foi confirmada pelo Google e foi feita com base no custo dos materiais utilizados para construir o Glass, que incluem sensores, 8 GB de memória flash, um touchscreen, GPS, Wi-Fi e Bluetooth. Estas partes seriam semelhantes às utilizadas em outros gadgets, como o smartwatch Motorola MotoActv, lançado no início de 2012 pelo preço aproximado de US$ 199 (R$ 450).

Os cálculos indicam que o custo destes materiais gira em torno de US$ 100 a US$ 150. A isto, acrescenta-se o display do Google Glass, cujo preço estimado varia entre US$ 30 a US$ 35. Este valor pode ser reduzido, já que o Google comprou ações da Himax, a empresa que fornece os displays do equipamento. Outro componente importante para o preço total é o fone de ouvido, cujas estimativas mais altas chegam a US$ 40.

Quais novidades o Google Glass deve ter? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Considerando apenas os preços mais altos, o valor total dos componentes chega a US$ 225 (R$ 511). Este número, adicionado à margem de lucro e aos custos de produção mostram que o valor de US$ 299 é realista.

Outro motivo que pode ter aumentado o preço inicial do Glass foi uma tentativa do Google de inflar artificialmente o preço do produto. Isto teria dado à empresa uma forma de garantir que somente entusiastas da tecnologia adquirissem o produto, o que reduziria a chance de, por exemplo, pessoas que não entendam como o Google Glass funciona ou seu impacto reduzam as expectativas do gadget antes mesmo de seu lançamento oficial, previsto para o fim deste ano.

E aí, acha que o Google Glass estará mesmo mais barato no dia de lançamento? Compraria os óculos inteligentes do Google por R$ 680? Dê a sua opinião nos comentários e não deixe de tirar suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

Via Gigaom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eros Ribeiro
    2013-08-09T21:58:32  

    na boa, esse google glass é ridiculo... é o cumulo da nerdisse. não uso nem de graça haha.

    recentes

    populares

    • Eros Ribeiro
      2013-08-09T21:58:32  

      Essa é a primeira versão. Acho que nos próximos anos eles se parecerão mais com um óculos de verdade.

    recentes

    populares

    • Eros Ribeiro
      2013-08-09T21:58:32  

      Eu usaria se me dessem de graça..kk

  • Jorge Marques
    2013-08-09T16:56:28

    Eu fico com as óticas Carol ok?

  • Oroní Filho
    2013-08-09T14:24:10

    Óticas Diniz, lugar de gente feliz!

  • Emerson Rodrigues
    2013-08-09T14:24:01

    Mas nem de graça...

  • Tiago Oliveira
    2013-08-09T18:24:59

    Fone de ouvido? O Glass é dotado de um transmissor sonoro por indução óssea, não? Fora isso, boa matéria. Espero que se popularize, mas vai ser difícil ter coragem de circular por aí com um Glass...

  • Jonatas Robles
    2013-08-09T17:36:06

    é tudo culpa do PT, pode ter certeza que ai tem coisa da Dilma e do Lula.

  • Adriano Nunes
    2013-08-09T17:14:26

    VOU ESPERAR A TECNOMANIA LANCAR A TEKPIKS GLASS 3000 COM ELA VC FAZ TUDO EM UM SOH APARELHO

  • Edson Caetano
    2013-08-09T17:06:50

    po, acho de tao "nerd" isso... nao faz o meu estilo, prefiro muito mais um smartphone completo :/

  • Carlos Gouveia
    2013-08-09T20:14:40

    Com certeza comprarei, se o Governo não "sapecar" no imposto!

  • Beatris Mattos
    2013-08-09T19:59:06

    Sem dúvida que nós compraremos os óculos inteligentes do Google, fantástico, maravilha....

  • Carlos Rocha
    2013-08-10T10:08:51

    Pode até ser bom, mas é ridículo...

  • Lucas Netto
    2013-08-10T09:51:58

    continuem gastando seu dinheiro nessas poorcarias...rsrsrs

  • Renan Castro
    2013-08-09T22:58:25

    Tanto faz, não vou comprar mesmo.

  • Eduardo Ribeiro
    2013-08-09T22:57:47

    Compro e uso na hora!!!! mas isso vai chegar no brasil por uns 3 mil reais, 2 mil e pouco..duvido que chegue por menos!! a ganância é enorme e os impostos tb.

  • Llurinho
    2013-08-09T20:40:33

    Quem quiser andar com ele na rua, lembre-se dos ladrões, que são poucos aqui no brasil.

  • Lucas Netto
    2013-08-10T10:20:03

    parece um aparelho pra melhorar a audição...kkkk

  • Evilasio Soriano
    2013-08-10T10:17:00

    To vendo as pessoas chamando de ridiculo, coisa de nerd. Mas já vejo que quando chegar aqui todo mundo vai querer um.

  • Paulo Helison
    2013-08-09T21:47:21

    Eu duvido que saia por menos de 4 mil aqui no Brasil.

  • Olivio Novaes
    2013-08-09T21:14:22

    Dilma lembrará dos protestos quando for colocar o preço... 10 mil reais e tá barato

  • Christian Santos
    2013-08-10T10:42:21

    Eu compraria na certa. Só estou aguardando o lançamento

  • Miseravão
    2013-08-09T22:15:12

    A maior forma de censura é arroxar no tributo sobre gadgets, já mudam as denúncias de abuso público em todo o mundo civilizado, mas pela carga tributária do Brasil só classes B+ podem "denunciar" em alta resolução e banda larga... Reclamam tanto dos "capitalistas ianques" mas quem dá a ferramenta de socialização a baixo custo são eles.

  • Deivison Costa
    2013-09-17T13:10:04

    O maior problema aqui no nosso querido Brasil não é nem o preço de custo do produto alem do mais se for importado e sim os impostos cobrados pela receita daqui, receita dali, receita da cula, ai o preço se torna astronômico. Por isso que o produto pirata, a contravenção toma o jeitinho brasileiro impera.

  • Alfredo Cantalice
    2013-08-14T13:12:10

    Você não bateria num nerd de Google Glass, bateria?

  • Rafael Sousa
    2013-08-10T12:59:41

    No Brasil vai chegar pela bagatela de 2 mil

  • Rafael Soares
    2013-08-09T14:04:43

    Quem já usa óculos tem desconto de 15% nas óticas do POVO. MOrô?