09/08/2013 08h53 - Atualizado em 09/08/2013 16h48

Google Glass pode ficar cinco vezes mais barato no lançamento, diz estudo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google Glass assustou muita gente quando foi oferecido para desenvolvedores por US$ 1.500 (cerca de R$ 3.400). No entanto, um estudo publicado pelo Topology Research Institute, da China, revelou que o custo do equipamento deve cair cerca de cinco vezes na época de lançamento, passando para US$ 299 (R$ 680).

Preço do Google Glass deve sofrer redução drástica no lançamento (foto: Divulgação)Preço do Google Glass deve sofrer redução drástica no lançamento (foto: Divulgação)

A estimativa não foi confirmada pelo Google e foi feita com base no custo dos materiais utilizados para construir o Glass, que incluem sensores, 8 GB de memória flash, um touchscreen, GPS, Wi-Fi e Bluetooth. Estas partes seriam semelhantes às utilizadas em outros gadgets, como o smartwatch Motorola MotoActv, lançado no início de 2012 pelo preço aproximado de US$ 199 (R$ 450).

Os cálculos indicam que o custo destes materiais gira em torno de US$ 100 a US$ 150. A isto, acrescenta-se o display do Google Glass, cujo preço estimado varia entre US$ 30 a US$ 35. Este valor pode ser reduzido, já que o Google comprou ações da Himax, a empresa que fornece os displays do equipamento. Outro componente importante para o preço total é o fone de ouvido, cujas estimativas mais altas chegam a US$ 40.

Quais novidades o Google Glass deve ter? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Considerando apenas os preços mais altos, o valor total dos componentes chega a US$ 225 (R$ 511). Este número, adicionado à margem de lucro e aos custos de produção mostram que o valor de US$ 299 é realista.

Outro motivo que pode ter aumentado o preço inicial do Glass foi uma tentativa do Google de inflar artificialmente o preço do produto. Isto teria dado à empresa uma forma de garantir que somente entusiastas da tecnologia adquirissem o produto, o que reduziria a chance de, por exemplo, pessoas que não entendam como o Google Glass funciona ou seu impacto reduzam as expectativas do gadget antes mesmo de seu lançamento oficial, previsto para o fim deste ano.

E aí, acha que o Google Glass estará mesmo mais barato no dia de lançamento? Compraria os óculos inteligentes do Google por R$ 680? Dê a sua opinião nos comentários e não deixe de tirar suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

Via Gigaom

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Vicentina Pereira
    2014-01-21T21:39:41

    Fino , eu usaria e vou usar ..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eros Ribeiro
    2013-08-09T21:58:32   , respondido respondido 2014-01-10T21:37:41

    na boa, esse google glass é ridiculo... é o cumulo da nerdisse. não uso nem de graça haha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eros Ribeiro
      2013-08-09T21:58:32   , respondido respondido 2014-01-10T21:37:41

      Essa é a primeira versão. Acho que nos próximos anos eles se parecerão mais com um óculos de verdade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eros Ribeiro
      2013-08-09T21:58:32   , respondido respondido 2014-01-10T21:37:41

      Eu usaria se me dessem de graça..kk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jorge Marques
    2013-08-09T16:56:28

    Eu fico com as óticas Carol ok?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Oroní Filho
    2013-08-09T14:24:10

    Óticas Diniz, lugar de gente feliz!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Rodrigues
    2013-08-09T14:24:01

    Mas nem de graça...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Oliveira
    2013-08-09T18:24:59

    Fone de ouvido? O Glass é dotado de um transmissor sonoro por indução óssea, não? Fora isso, boa matéria. Espero que se popularize, mas vai ser difícil ter coragem de circular por aí com um Glass...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonatas Robles
    2013-08-09T17:36:06

    é tudo culpa do PT, pode ter certeza que ai tem coisa da Dilma e do Lula.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Nunes
    2013-08-09T17:14:26

    VOU ESPERAR A TECNOMANIA LANCAR A TEKPIKS GLASS 3000 COM ELA VC FAZ TUDO EM UM SOH APARELHO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Caetano
    2013-08-09T17:06:50

    po, acho de tao "nerd" isso... nao faz o meu estilo, prefiro muito mais um smartphone completo :/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Gouveia
    2013-08-09T20:14:40

    Com certeza comprarei, se o Governo não "sapecar" no imposto!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Beatris Mattos
    2013-08-09T19:59:06

    Sem dúvida que nós compraremos os óculos inteligentes do Google, fantástico, maravilha....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Rocha
    2013-08-10T10:08:51

    Pode até ser bom, mas é ridículo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Netto
    2013-08-10T09:51:58

    continuem gastando seu dinheiro nessas poorcarias...rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Castro
    2013-08-09T22:58:25

    Tanto faz, não vou comprar mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Ribeiro
    2013-08-09T22:57:47

    Compro e uso na hora!!!! mas isso vai chegar no brasil por uns 3 mil reais, 2 mil e pouco..duvido que chegue por menos!! a ganância é enorme e os impostos tb.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Llurinho
    2013-08-09T20:40:33

    Quem quiser andar com ele na rua, lembre-se dos ladrões, que são poucos aqui no brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Netto
    2013-08-10T10:20:03

    parece um aparelho pra melhorar a audição...kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Evilasio Soriano
    2013-08-10T10:17:00

    To vendo as pessoas chamando de ridiculo, coisa de nerd. Mas já vejo que quando chegar aqui todo mundo vai querer um.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Helison
    2013-08-09T21:47:21

    Eu duvido que saia por menos de 4 mil aqui no Brasil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Olivio Novaes
    2013-08-09T21:14:22

    Dilma lembrará dos protestos quando for colocar o preço... 10 mil reais e tá barato

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Christian Santos
    2013-08-10T10:42:21

    Eu compraria na certa. Só estou aguardando o lançamento

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Miseravão
    2013-08-09T22:15:12

    A maior forma de censura é arroxar no tributo sobre gadgets, já mudam as denúncias de abuso público em todo o mundo civilizado, mas pela carga tributária do Brasil só classes B+ podem "denunciar" em alta resolução e banda larga... Reclamam tanto dos "capitalistas ianques" mas quem dá a ferramenta de socialização a baixo custo são eles.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Deivison Costa
    2013-09-17T13:10:04

    O maior problema aqui no nosso querido Brasil não é nem o preço de custo do produto alem do mais se for importado e sim os impostos cobrados pela receita daqui, receita dali, receita da cula, ai o preço se torna astronômico. Por isso que o produto pirata, a contravenção toma o jeitinho brasileiro impera.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alfredo Cantalice
    2013-08-14T13:12:10

    Você não bateria num nerd de Google Glass, bateria?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Sousa
    2013-08-10T12:59:41

    No Brasil vai chegar pela bagatela de 2 mil

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário