Celular

16/08/2013 16h15 - Atualizado em 16/08/2013 17h45

Ligações em HD: entenda como e onde funciona o novo serviço de voz

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Já ouviu falar em "ligação em HD"? Esta nova tecnologia de transmissão melhora a qualidade das chamadas de voz, deixando o áudio mais limpo e claro, reduzindo também os ruídos de fundo que atrapalham as ligações. Disponível no Brasil apenas por meio de aplicações como Skype ou Viber, o recurso funciona como "padrão" na rede de 83 operadoras, em 61 países.

Ligações em HD: Entenda como e onde funciona o novo serviço de voz (Foto: Allan Melo/TechTudo)Ligações em HD: Entenda como e onde funciona o novo serviço de voz (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O serviço de ligações em HD é uma grande evolução na qualidade das ligações telefônicas. Nos países onde funciona, as operadoras oferecem as chamadas de voz em alta qualidade usando redes 2G, 3G, 3G+ e 4G.

Entenda a tecnologia de ligações em HD

A transmissão de voz em alta definição é uma tecnologia que utiliza um algoritmo avançado de compressão de voz, duplicando o sinal e reproduzindo um som de alta qualidade. Chamada de Adaptive Multi Rate Wideband, ela ainda não é encontrada em todos os celulares do mercado.

A melhoria oferecida pelo serviço é significativa, se comparada com o atual padrão utilizado pelas operadoras. Ela somente pode ser implementada com a evolução da banda larga móvel e com as melhorias acústicas dos novos telefones. Veja o exemplo que a Nokia faz, mostrando a diferença entre a qualidade da rede tradicional e a qualidade HD.

Para que uma ligação funcione em HD é necessário que os dois telefones da conversa possuam suporte a tecnologia, e, principalmente, que a operadora tenha sua rede adaptada ao novo sinal.

Quando as ligações em HD chegam ao Brasil?

Nenhuma das operadoras brasileiras se pronunciou sobre a chegada da tecnologia no país. Por outro lado, como a oferta de telefones que possuem requisitos para realizar tais chamadas ainda não é tão grande, infelizmente não há notícias sobre a adoção do serviço.

Atualmente, as ligações em alta definição estão disponíveis em 61 países, incluindo regiões da África como Nigéria, Egito, Ruanda e Uganda. Entre continentes, apenas a América do Sul não possui nenhuma operadora que tenha adotado tal tecnologia.

Segundo pesquisas recentes, o uso do serviço de ligações HD teve um crescimento de 84% em apenas um ano e está em franca expansão pelo mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Gutemberg
    2013-08-20T15:09:32

    As operadoras aqui no Brasil mal tem sinal 2,5G para VOZ.. quanto mais pra vídeo em HD...

  • Sarrista Sp
    2013-08-19T22:08:29

    Eu já seria muito feliz se conseguisse ouvir a voz! Nem precisa ser em HD. Uso celular o dia todo e nenhuma operadora funciona. Aff

  • Paulo Oliva
    2013-08-16T16:55:40  

    Ei Techtudo, avisa ao Marvin Costa que a Republica Dominicana fica na América Central e não na África.

    recentes

    populares

    • Paulo Oliva
      2013-08-16T16:55:40  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Giovanni Faglioni
    2013-08-16T16:39:25  

    se depender da vivo, não chega nunca.

    recentes

    populares

    • Giovanni Faglioni
      2013-08-16T16:39:25  

      Na verdade se depender das nossas empresas e órgãos públicos não teremos serviços de qualidade e tenologia avançada nunca.