10/08/2013 08h42 - Atualizado em 10/08/2013 09h15

Nokia com Android? Presidente explica por que preferiu Windows Phone

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A parceria entre Nokia e Google é mais improvável do que parece. Esperada por especialistas e consumidores, a empresa finlandesa afirmou que desenvolver aparelhos com Android não é seu foco. Em entrevista a um jornal inglês, o CEO da companhia, Stephen Elop, explicou que a Nokia optou por não investir no sistema por reconhecer que ficou para trás na forte concorrência que esta plataforma exige no mercado.

Linha Lumia é principal aposta da Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)Linha Lumia é principal aposta da Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Acompanhando o crescimento do Android nas mãos de muitas empresas, principalmente a Samsung, a Nokia buscou alternativas próprias para os sistemas operacionais existentes, usando o MeeGo e o Symbian, e mais recentemente o Windows Phone em seus smartphones. Tudo isso, segundo o próprio Elop, para evitar a grande concorrência no mercado do Android.

Quem tem o melhor aparelho com Windows Phone: Samsung ou Nokia? Participe!

“Estou bem feliz com a decisão que tomamos. Estávamos preocupados há alguns anos pois havia um alto risco de que uma empresa pudesse dominar o Android. Tínhamos uma suspeita de quem poderia ser, por conta dos recursos, da integração vertical, e respeitamos o fato de que estávamos atrasados em relação a isso, pois há uma grande quantidade de empresas neste espaço”, explicou.

A Nokia ainda luta para conseguir popularizar o sistema e incomodar concorrentes como Samsung e Apple. Mas pelo visto esta batalha será apenas com o Windows e não com o Android, como muitos esperam.

Via BGR