Placas

07/08/2013 08h40 - Atualizado em 07/08/2013 14h02

O que é placa de vídeo onboard e offboard e qual a diferença entre elas?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e o computador. Saber um pouco mais sobre o dispositivo pode ajudar, quando usuário quiser exigir uma pouco mais do PC para exibir imagens e vídeos. Descubra a diferença entre uma placas de vídeo onboard e offboard, e conheça um pouco mais sobre a função do hardware.

Confira também como melhorar o sinal do roteador Wi-Fi da sua casa para nevegar mais rápido na Internet!

Sapphire HD7970 (Foto: Divulgação)Sapphire HD7970 (Foto: Divulgação)

Definição

A placa de vídeo é responsável por tudo o que vemos na tela do computador, desde as telas do sistema operacional até o desenho do ponteiro do mouse. Ela faz a ligação entre a placa mãe e o monitor. Existem basicamente dois tipos: as que vêm embutidas na placa mãe, comumente chamadas de onboard, e as que podem ser instaladas posteriormente no PC,  conhecidas como offboard.

Normalmente, as placas onboard são fáceis de identificar: as peças ficam soldadas na placa mãe e seu conector fica próximo às entradas USB, PS2 e de outros componentes que também são embutidas. Já os modelos offboard ocupam slots e aparecem na parte do gabinete reservada para o encaixe destes. Ciente dessa classificação, se faz necessário conhecer os detalhes de ambas para escolher qual a melhor opção para as suas necessidades.

Placas Onboard

Vantagens

A opção de embutir um componente na placa mãe é um questão comercial. Esta estratégia, acrescenta mais funcionalidades ao PC e reduz os custos de produção dos fabricantes. Mas não são apenas eles os beneficiados: o comprador recebe um equipamento com mais recursos e gastando bem menos do que pagaria por um com placa offboard.

Outra vantagem está no fato de serem mais comuns e, assim, reconhecidas automaticamente pela maior parte dos sistemas operacionais modernos. Além disso, por serem simples, consomem bem menos energia e, consequentemente, geram menos calor no gabinete.

Localização das saídas de placas onboard e offboard (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localização das saídas de placas onboard e offboard (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desvantagens

O ponto fraco das placas onboard fica por conta da necessidade da memória e do processador do computador para funcionar. No caso da memória, a parte utilizada é normalmente definida no setup (programa da Bios) do PC e é chamada de memória compartilhada. Por causa desta distribuição de recursos, o processador acaba executando tarefas que seriam da placa de vídeo e, consequentemente, há uma queda geral no desempenho do equipamento.

Como este modelo do hardware é soldado na placa mãe, caso queime ou seja insuficiente para as tarefas do usuário, não há como trocá-lo por um melhor. Nessa situação, a única solução possível é adicionar uma placa offboard e desativar a onboard na Bios, para não atrapalhar o funcionamento da nova aquisição.

Placas Offboard

Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução) (Foto: Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução))Geforce GTX 660 é uma opção de placa de vídeo de médio desempenho (Foto: Reprodução)

Vantagens

As placas de vídeo offboard permitem que os usuários montem sua própria configuração, definindo a quantidade de memória e ajustando acordo com a sua necessidade. Como elas utilizam um processador independente, o do computador fica livre para cuidar de outras tarefas e o desempenho geral do equipamento fica bem melhor. Esse tipo de placa também traz suporte a alguns recursos que não são encontrados em modelos onboard, como gráficos em 3D, por exemplo.

Desvantagens

É necessário fazer um certo investimento para colocar uma placa de vídeo offboard no PC, afinal, elas costumam ser caras. Além do custo, é preciso ter um conector especifico disponível na placa mãe para conectá-la.

Em relação ao software, é preciso instalar os drivers fornecidos pela fabricante da placa. Mesmo que o hardware seja reconhecido e instalado pelo sistema operacional, o ideal é baixar a última versão dos programas da placa, para aproveitar ao máximo seus recursos.

Qual a melhor escolha?

Com tudo esclarecido, fica mais fácil descobrir qual o tipo placa escolher. Quem deseja reduzir o custo do computador, não tem como principal foco jogos avançados ou assistir filmes em alta definição, o modelo onboard é a melhor opção. Para usuários que gostam de games online, precisam de recursos 3D avançados ou trabalham com edição de vídeo, uma offboard será a melhor escolha.

Quem optar por uma placa offboard, precisa decidir qual marca e modelo específico comprar. Embora existam várias fabricantes, atualmente, destacam-se aquelas da Nvidia e da ATI. Esta escolha, entretanto, bem como o modelo específico dependem do gosto e das necessidades de cada um.

Quer saber se é possível instalar placa de vídeo offboard em um notebook? Veja no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mato Comida
    2013-09-26T10:44:36

    Bem legal a matéria, explicativa para quem não conhece. De quebra ainda mostraram a GTX 660Ti que é boa p/ caramba, comprei uma do mesmo modelo mas da marca Zotac que dá uma garantia alta. Recomendo para quem quer investir em pc para games atuais, mesmo que eu só jogue Lord Of The Rings Online no momento xD

  • Marcos Peixoto
    2016-03-11T15:35:07

    boa tarde eu tenho uma duvida minha placa mãe deu defeito troquei e meu jogo fifa 2014 nao roda mais e nuca tive uma placa de video minha placa mae agora é da asus 1155 meu processador é um 13 windows 10 alguem pode me ajudar ?

  • Wellington Silva
    2013-08-08T07:26:59

    nossa mas é cada matéria uma mais ridícula que a outra , TEM COMO COLOCA UM PESSOAL MAIS QUALIFICADO AI NÃO PRA CRIAR MATÉRIAS QUE AJUDEM O PESSOAL A TIRAR DUVIDAS MAIS DIFÍCEIS ... QUE É CADA UMA QUE EU VEJO AQUI QUE AFFF.....

  • Electro
    2013-08-08T05:24:22  

    "A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes para a interação entre o usuário e o computador". Oi? Engraçado, até hoje eu só usei teclado e mouse para interação com meu computador, vou experimentar meter a mão na placa de vídeo pra ver o que acontece!

    recentes

    populares

    • Electro
      2013-08-08T05:24:22  

      Como você é burro cara

    recentes

    populares

    • Electro
      2013-08-08T05:24:22  

      Pelo visto não leu o artigo inteiro e também não entende sobre placa de vídeo, fora que ultimamente com os avanços da tecnologia touch e também o da captação de movimentos, não é de se impressionar se teclado e mouse deixarem de ser usado.

  • Joao David
    2013-11-10T10:49:08

    Muito boa a matéria! Comecei a me interessar por assunto de informática a pouco tempo, já que pretendo comprar um notebook. Pra quem manja muito do assunto, esse texto é como "chover no molhado", mas pra quem pouco conhece é de grande valia!!! VIVENDO E APRENDENDO......obrigado!!!!

  • Marcelo Correa
    2013-08-09T14:59:56

    Essa galera só sabe criticar, o cara falou "um dos componentes mais importantes" , ou seja, deixem de ter vídeo e vejam se conseguem ver algo, ah ta, vai ver pelo mouse e teclado né? tem de ter bom senso antes de falar certas coisas... além do mais, para os que já entendem é banal, mas e para os que não entendem muito bem disso é de grande ajuda...se acham matéria fraca, vão pesquisar outras no google...!!!

  • Alex Ribeiro
    2013-08-07T14:13:23

    Algumas soluções onboard hj em dia já conseguem ter um excelente desempenho em relação a jogos atuais, já q as placas-mãe dessas máquinas tem gpu e memória de dicada, igual a uma placa de vídeo offboard, e alguns são mt bons.

  • Sergio Fonseca
    2013-08-07T13:14:59

    Caracas, reportagem com assunto do tempo da onça porque hoje em dia as placas mãe não são mais onboard para placa de vídeo pois quem tem o chip gráfico ( ou não ) são os processadores. A placa mae tem apenas o conector de vídeo.

  • João Eduardo
    2013-08-07T12:30:21

    Meu deus, eles ainda ensistem em falar ATI, se liga cara agora é AMD.

  • Julio Rena
    2013-08-07T13:24:12  

    Como que eu desligo a placa Onboard?

    recentes

    populares

    • Julio Rena
      2013-08-07T13:24:12  

      Geralmente ao encaixar uma placa off a onboard desliga automaticamente.

    recentes

    populares

    • Julio Rena
      2013-08-07T13:24:12  

      Não tem como, porque ela está presente na placa mãe junto com os circuitos da mesma... A unica maneira de "desligar" a placa on board é colocando uma off board na placa mãe, que aí ela passara a ser a placa principal, desde que o cabo de vídeo esteja conectado na placa de vídeo off....

  • Raimundo Martins
    2013-08-07T16:45:36  

    Me desculpem,mas amigo as soluções onboard nunca vai se comparar uma VGA offboard,pois as VGA estão cada vez mais tops devido a exigencias dos games mais atuais beleza..

    recentes

    populares

    • Raimundo Martins
      2013-08-07T16:45:36  

      Depende cara, hoje em dia já temos Smartphones com seus ARM's, não se iluda quando utilizar o termo "nunca", acredito sim que teremos um componente integrado de grande desempenho, porém não mais com a nomenclatura Onboard ou Offboard