Câmera

28/08/2013 16h53 - Atualizado em 28/08/2013 16h55

Panasonic lança gadget com quatro câmeras que captura em ultrawidescreen

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Panasonic criou um sistema de câmeras capazes de gerar imagens ultrawidescreen na proporção de 64:9 (sua TV de LED, independente da resolução, tem uma tela com proporção 16:9). A intenção da empresa japonesa é que esse sistema de câmeras seja utilizado principalmente na cobertura de eventos esportivos.

Módulo conta com quatro câmeras que podem ser operadas por um único profissional (Foto: Reprodução)Módulo conta com quatro câmeras que podem ser operadas por um único profissional (Foto: Reprodução)

O sistema de captação de imagens é construído em torno de uma plataforma com quatro câmeras. Cada uma delas capta imagens em resolução HD (720p) com a proporção de 16:9. Num exemplo básico, imagine a cobertura de uma partida de futebol: se todas as imagens captadas por cada uma das quatro lentes forem fundidas, o resultado é uma imagem de resolução HD e que oferece uma vasta e ampla perspectiva de um estádio inteiro, por exemplo, e não apenas o ponto onde a bola está.

A amplitude da imagem panorâmica possível com o sistema da Panasonic pode ser traduzida em ângulos. Com todas as lentes em operação e a imagem unificada, o sistema é capaz de gerar uma imagem de 160°. São quase 180° de cobertura, algo que teria um impacto sensível na maneira como consumimos a cobertura televisiva dos eventos esportivos.

Imagem mostra a diferença nas proporções de uma tela de 16:9 e uma de 64:9 (Foto: Reprodução)Imagem mostra a diferença nas proporções de uma tela de 16:9 e uma de 64:9 (Foto: Reprodução)

A fusão das imagens requer o uso de softwares, que sintetizam o sinal final aparando diferenças de iluminação para que quem estiver assistindo tenha a sensação de que tudo é captado por apenas uma lente.

O resultado tende a ser sensacional e dar uma perspectiva ainda melhor do que uma ampla tela de cinema a qualquer coisa que você assista. O grande problema é que não existem telas, TVs e nem projetores no mercado que sejam capazes de reproduzir imagens na proporção de 64:9. Para aproveitar esse latifúndio de imagens você necessitaria de quatro televisores ligados lado a lado. Entretanto, caso o sistema se popularize, é bem provável que novos aparelhos surjam para atender a demanda das imagens ultrawidescreen.

Via PetaPixel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares