22/08/2013 08h00 - Atualizado em 22/08/2013 15h11

Celular com problema? Entenda como funciona a garantia e saiba o que fazer

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Celular com tela quebrada, que não liga mais, que caiu na água... Os problemas que os smartphones atuais podem ter são muitos, e nem sempre o conserto é coberto pela garantia. Confira neste guia preparado pelo TechTudo o que fazer caso o seu aparelho apresente defeito, mesmo que o período de garantia já tenha expirado.

Em dúvida se os smartphones Samsung Galaxy são resistentes? Opine no Fórum do TechTudo!

android quebradoMachucou feio? Conserte seu gadget na garantia ou não (Foto: Reprodução)

Garantias

Em geral, as garantias só cobrem defeitos de fábrica, ou seja, quando o aparelho já é produzido com algum problema como um processador que esquenta demais ou memória que armazena com erros. Se seu celular parar de ligar sem motivos, por exemplo, é possível que seja um problema coberto pela garantia.

Para diminuir os danos nos acidentes e tentar "proteger" o celular caso caia no chão, alguns cuidados podem ser tomados como a compra de uma capa protetora e aplicação de película na tela.

No entanto, se o pior acontecer, evite retirar a bateria ou abrir o aparelho para tentar dar um jeito no problema, já que a assistência autorizada sempre se certifica se celular foi desmontado ou não. Isso tudo acontece para descartar uma possível má utilização. Se este for o caso, dificilmente a garantia não cobrirá o conserto.

Por exemplo, se seu Galaxy S3 cair no chão e uma rachadura aparecer na tela, não adianta reclamar: você pagará pelo reparo. No caso da Apple, se o iPhone 4 quebrar por causa de alguma queda, o único meio de resolver o problema, pela assistência autorizada, custará em torno de R$ 450: valor para receber um novo aparelho, com espera de cinco dias úteis para a troca, em média.

iphone quebrado (Foto: Reprodução / geek.com)Para trocar um iPhone fora da garantia, só pagando um aparelho novo (Foto: Reprodução / geek.com)

Assistências "não autorizadas"

Se você não tem dinheiro para pagar um iPhone novo ou não consegue ficar mais de um dia sem um smartphone, uma outra opção está nas assistências não autorizadas. Como o nome já diz, a garantia pelo conserto não é feita pela empresa oficial e sim por lojas que geralmente cobram um preço mais barato e entregam em um tempo menor.

Nesses casos, é preciso ficar atento, porque quando você conserta ou troca seu aparelho na assistência autorizada da Apple, ou de outra fabricante, o celular que você recebe tem uma garantia original, pelo mesmo tempo. Já no caso das "não autorizadas", fica a por conta delas definir uma nova garantia ou não, assim como o tempo de "validade" desse direito.

Antes de sair atrás de uma assistência não autorizada, é importante saber que as empresas oficiais sempre analisam os problemas e avisam ao cliente da necessidade, ou não, de um pagamento extra para o reparo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jurema Conceição
    2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2014-11-03T18:41:51

    iPhone é melhor que Android. Simples assim. iPhone nunca dá problema de OS e não trava.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jurema Conceição
      2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2014-11-03T18:41:51

      kkkkkkkkkk IPhone amigo não é um Sistema Operacional, o sistema do da Apple é o IOS.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jurema Conceição
      2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2014-11-03T18:41:51

      o iPhone não é melhor que todos celulares, ate pode ter mais coisas que a maioria mais existe vários celulares com android que é muito bom, e uma observação o iPhone ele trava sim eu tenho um iPhone 5s e ele trava ate desliga as vezes ate então que hoje ele esta na assistência então isso prova que o iPhone ele não é melhor que todos celulares e trava sim, e da problemas assim como deu comigo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Simone Vicente
    2014-09-30T09:13:45

    Uma duvida!!! comprei um celular sony XPeria C 2304 a 25 dias e só descobri agora q ele vem com um problema de fabrica com relação ao espaço de armazenamento entao ele não cabe nada e nem consegue atualizar os proprios aplicativos, a minha duvida é quanto tempo eu tenho para trocar esse aparelho na loja ja que na nota fiscal da loja vem dizendo que troca spmente em 5 dias ?Obs.: tenho garantia de 1 ano. Agradeço se puderem me ajudar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pablo Cintra
    2014-08-10T13:01:15

    Uma duvida! tenho um galaxy fame,ja tive diversos problemas com ele (esquenta muito,tela quebrada etc) ... Quando a tela quebrou,levei a garantia e eles disserão que não cobria esse problema,então levei a uma loja não autorizada e fiz o conserto la...hj de manha,ele acabou a bateria e logo o liguei ao carregador,mais percebi que ele não estava carregando,tentei trocar de carregador,ligar no usb e nada,o aparelho não liga de jeito nenhum...então queria saber: a garantia cobre o conserto nessa ocasião ? Obs: Tenho a garantia de 1 ano da Sansung e tbm a garantia estendida do Magazine Luiza !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Herlandes Fernandes
    2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

    Já fui um feroz defensor do Android, e ainda uso. Agora com relação à qualidade dos aparelhos, tiro pela minha experiência com a SAMSUNG. dos 5 aparelhos Android que já tive 3 eram SAMSUNG (S2, S3 e por último S4). Todos deram problema em hardware. Meu Galaxy S4 comprei zero na Claro e com 15 dias foi pra SAMSUNG e até agora nada de solução para o problema (SUPER AQUECIMENTO e Touch sem resposta). Talvez me mantenha no Android, mas não na SAMSUNG.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Herlandes Fernandes
      2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

      Bozo Nervoso vc deve ter comprado aqueles SungSam 3S Xing Ling, kkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Herlandes Fernandes
      2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

      Estou com você nessa colega. Samsung nunca mais. Comprei um S3 (ainda estou com ele) e com 2 meses de uso começou a descascar. É claro que a garantia não cobre, pois alegam que se trata de "desgaste natural". Hoje começou um problema na câmera. Quando a ativo, o aparelho trava. A Samsung é muito boa em uma coisa: "Marketing".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Davi Ferreira
    2013-08-22T09:33:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

    E que comece a briga dos maçãzinhas X Bonequinhos verdes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Davi Ferreira
      2013-08-22T09:33:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

      E as donzelas da Janela que esperem o príncipe encantado...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário