TechTudo

22/08/2013 08h00 - Atualizado em 22/08/2013 15h11

Celular com problema? Entenda como funciona a garantia e saiba o que fazer

Henrique Duarte Para o TechTudo

Celular com tela quebrada, que não liga mais, que caiu na água... Os problemas que os smartphones atuais podem ter são muitos, e nem sempre o conserto é coberto pela garantia. Confira neste guia preparado pelo TechTudo o que fazer caso o seu aparelho apresente defeito, mesmo que o período de garantia já tenha expirado.

Em dúvida se os smartphones Samsung Galaxy são resistentes? Opine no Fórum do TechTudo!

android quebradoMachucou feio? Conserte seu gadget na garantia ou não (Foto: Reprodução)

Garantias

Em geral, as garantias só cobrem defeitos de fábrica, ou seja, quando o aparelho já é produzido com algum problema como um processador que esquenta demais ou memória que armazena com erros. Se seu celular parar de ligar sem motivos, por exemplo, é possível que seja um problema coberto pela garantia.

Para diminuir os danos nos acidentes e tentar "proteger" o celular caso caia no chão, alguns cuidados podem ser tomados como a compra de uma capa protetora e aplicação de película na tela.

No entanto, se o pior acontecer, evite retirar a bateria ou abrir o aparelho para tentar dar um jeito no problema, já que a assistência autorizada sempre se certifica se celular foi desmontado ou não. Isso tudo acontece para descartar uma possível má utilização. Se este for o caso, dificilmente a garantia não cobrirá o conserto.

Por exemplo, se seu Galaxy S3 cair no chão e uma rachadura aparecer na tela, não adianta reclamar: você pagará pelo reparo. No caso da Apple, se o iPhone 4 quebrar por causa de alguma queda, o único meio de resolver o problema, pela assistência autorizada, custará em torno de R$ 450: valor para receber um novo aparelho, com espera de cinco dias úteis para a troca, em média.

iphone quebrado (Foto: Reprodução / geek.com)Para trocar um iPhone fora da garantia, só pagando um aparelho novo (Foto: Reprodução / geek.com)

Assistências "não autorizadas"

Se você não tem dinheiro para pagar um iPhone novo ou não consegue ficar mais de um dia sem um smartphone, uma outra opção está nas assistências não autorizadas. Como o nome já diz, a garantia pelo conserto não é feita pela empresa oficial e sim por lojas que geralmente cobram um preço mais barato e entregam em um tempo menor.

Nesses casos, é preciso ficar atento, porque quando você conserta ou troca seu aparelho na assistência autorizada da Apple, ou de outra fabricante, o celular que você recebe tem uma garantia original, pelo mesmo tempo. Já no caso das "não autorizadas", fica a por conta delas definir uma nova garantia ou não, assim como o tempo de "validade" desse direito.

Antes de sair atrás de uma assistência não autorizada, é importante saber que as empresas oficiais sempre analisam os problemas e avisam ao cliente da necessidade, ou não, de um pagamento extra para o reparo.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jurema Conceição
    2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:07

    iPhone é melhor que Android. Simples assim. iPhone nunca dá problema de OS e não trava.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jurema Conceição
      2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:07

      Bom, já começa que ela compara uma coisa física (iPhone) com um software (Android)... tá sabendo legal

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Jurema Conceição
        2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:07

        coitada da Infeliz, tb olha o nomeee... kkkkkkkkkkkkkk

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Jurema Conceição
        2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:07

        Bom, já começa que ela compara uma coisa física (iPhone) com um software (Android)... tá sabendo legal

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
        • Jurema Conceição
          2013-08-22T09:30:12   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:07

          coitada da Infeliz, tb olha o nomeee... kkkkkkkkkkkkkk

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
          • Herlandes Fernandes
            2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

            Já fui um feroz defensor do Android, e ainda uso. Agora com relação à qualidade dos aparelhos, tiro pela minha experiência com a SAMSUNG. dos 5 aparelhos Android que já tive 3 eram SAMSUNG (S2, S3 e por último S4). Todos deram problema em hardware. Meu Galaxy S4 comprei zero na Claro e com 15 dias foi pra SAMSUNG e até agora nada de solução para o problema (SUPER AQUECIMENTO e Touch sem resposta). Talvez me mantenha no Android, mas não na SAMSUNG.

            COMPARTILHAR

            Imagem do usuário

            recentes

            populares

            • Herlandes Fernandes
              2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

              Bozo Nervoso vc deve ter comprado aqueles SungSam 3S Xing Ling, kkkkk

              COMPARTILHAR

              Imagem do usuário

              recentes

              populares

              • Herlandes Fernandes
                2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

                Estou com você nessa colega. Samsung nunca mais. Comprei um S3 (ainda estou com ele) e com 2 meses de uso começou a descascar. É claro que a garantia não cobre, pois alegam que se trata de "desgaste natural". Hoje começou um problema na câmera. Quando a ativo, o aparelho trava. A Samsung é muito boa em uma coisa: "Marketing".

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário
              • Herlandes Fernandes
                2013-08-22T13:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:05

                Bozo Nervoso vc deve ter comprado aqueles SungSam 3S Xing Ling, kkkkk

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário

                TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade