Video game

16/08/2013 06h30 - Atualizado em 16/08/2013 06h30

Programa integrado ao Kinect transforma superfícies em uma tela touch

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Ubi Interactive é uma empresa jovem e que desenvolveu uma tecnologia que pode transformar qualquer superfície em uma tela touch. Integrado a um projetor e ao Kinect de primeira geração da Microsoft, o software reconhece toques como comandos, permitindo que uma simples projeção numa parede seja interativa.

Sistema depende de um PC, Kinect e um projetor para funcionar (Foto: Reprodução/YouTube)Sistema depende de um PC, Kinect e um projetor para funcionar (Foto: Reprodução/YouTube)

Nessa perspectiva, ligando tudo a um computador, é possível projetar em paredes apresentações do PowerPoint, jogos, navegar na Internet, tudo através de toques. A percepção de gestos, toques e comandos é captada pelas câmeras do Kinect, que conseguem identificar movimentos específicos e possuem boa percepção de profundidade, algo indispensável para que tudo funcione.

A equipe da revista Wired foi à Seattle, nos Estados Unidos, testar o produto da Ubi Interactive. De acordo com a publicação, a tecnologia funciona e, surpreendentemente, não possui nenhum atraso: comandos realizados, como toques e mãos deslizando, são responsivos o suficiente para que a interação com a parede seja tão ou mais conveniente do que a tradicional, executada com o uso de um mouse.

Sistema depende de um PC, Kinect e um projetor para funcionar (Foto: Reprodução/YouTube)Ubi transforma qualquer superfície plana e uma tela touch (Foto: Reprodução/YouTube)

Além da baixa latência, a Ubi afirma que o sistema funciona perfeitamente em qualquer versão do Windows com suporte a comandos por toque (Windows 7 em diante). Todos os gestos e comandos foram inspirados a partir daqueles que a Microsoft definiu para os seus sistemas, garantindo que qualquer usuário com experiência no Windows 8 em telas sensíveis terá grande facilidade em operar a plataforma.

Para o futuro, a Ubi Interactive pretende aprimorar o funcionamento do sistema abrindo a possibilidade de que interações por gestos, que dependem de um apurado sistema de percepção espacial, sejam possíveis. A empresa é uma das startups apoiadas pela Microsoft por conta de seu projeto vinculado ao Kinect. Interessados na tecnologia da Ubi podem encomendar pacotes que incluem projetor, Kinect e o software de reconhecimento dos comandos. Quem já dispor de Kinect e projetor pode investir apenas no software, que custaUS$ 500 a cópia.

Veja um vídeo do Ubi em ação:

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Teodoro
    2013-08-16T10:45:33

    se vc comprar um kinect+um projetor vai dar mais de 2000mil reais +1170 em reais do software,e com 1948reais vc compra monitor de 24 polegas touch

  • Rafael Gouvêa
    2013-08-16T11:03:39  

    O que poucos entendem, na realidade, não é a usabilidade que isso teria agora, mas as possibilidades que isso abre para mais adiante. Computadores tal tecnologia, dispensariam, em muitos casos, o uso de monitores. Ou melhor, projetores já preparados, possibilitariam a interação direta do usuário. Entendam, tudo é caro quando sai, quando lança, mas depois, em produção, o preço cai. As possibilidades são muitas. Imagine produtos com essa tecnologia embarcada, qualquer superfície possibilitaria interação.

    recentes

    populares

    • Rafael Gouvêa
      2013-08-16T11:03:39  

      Esse aí vai virar padrão de mercado. Com certeza.

  • Jose Silva
    2013-08-16T10:52:20  

    imagine a parede com um tempo de uso..toda marcada de dedo de gordura rsrs

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2013-08-16T10:52:20  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk pior que esses caras falam sério..

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2013-08-16T10:52:20  

      Hauahuahuahauhau...