Antivírus

28/08/2013 07h15 - Atualizado em 28/08/2013 18h18

Saiba o que um computador zumbi infectado por um botnet pode fazer

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Empresas de segurança vem alertando internautas sobre o crescimento no número de ameaças para transformar computadores e dispositivos móveis em máquinas zumbis. A estratégia dos cibercriminosos é comandar remotamente milhares de computadores, pois assim não são facilmente identificados. Ou seja, muitos usuários infectados por botnets podem estar cometendo uma série de atos ilegais sem saber, como distribuir spams e malwares na web.

Testes consideram Windows Defender ineficaz contra pragas novas; saiba mais

Veja 10 coisas ilegais que você pode estar fazendo na Internet (Foto: Reprodução/The Tokyo Times) Veja 10 coisas ilegais que você pode estar fazendo na Internet (Foto: Reprodução/The Tokyo Times)

Recentemente, a Microsoft e o FBI trabalharam em conjunto para desarticular uma botnet que contava com dois milhões de computadores conectados, utilizados para fins maliciosos. O que mais surpreende é a investigação concluir que todas as máquinas pertenciam a empresas e pessoas que não tinham conhecimento de que faziam parte de uma rede criminosa.

A Kapersky, empresa de segurança digital, listou 10 das ilegalidades que hackers estão induzindo computadores e dispositivos moveis de usuários de todo mundo a cometer.

1. Spam.

Seu computador ou dispositivo móvel pode estar enviando milhares de e-mails e mensagens de texto sobre medicamentos e outros produtos falsificados enquanto você está online.

2. Fraude.

Controlando seu computador remotamente, criminosos podem fazer com que você clique em anúncios, mesmo se o seu navegador estiver fechado. A tática serve para aumentar o lucro com peças de publicidade que recebem valores por clique em plataformas de sites e blogs.

3. Distributed Denial of Service (DDoS).

Você pode estar participando sem saber de uma de uma estratégia para tirar sites do ar com ataques de excesso de tráfego. Hackers orquestram computadores e dispositivos móveis da rede zumbi para acessar os endereços das páginas em massa e prejudicar o acesso.

4. Dinheiro sujo.

Os cibercriminosos também utilizam os computadores infectados para gerar BitCoins que demorariam muito tempo utilizando apenas um computador. Os Bitcoins são aceitos como pagamento em mercadorias legais e ilegais e também podem ser trocados facilmente por moeda real.

5. Distribuir malware.

Outra estratégia muito utilizada é a de criar uma rede que distribui códigos maliciosos pela Internet. Cada computador da rede zumbi é utilizado para realizar downloads de conteúdo maliciosos e enviá-los para outros PCs propagando vírus.

6. Vender ‘warez’.

Esta prática pirata vende software oficiais craqueados que funcionam sem um número de série. Os hackers utilizam lojas virtuais secretas para oferecer estes programas, tudo isso utilizando seu computador remotamente e acessando dados usando a sua conexão.

7. Hacking.

Criminosos virtuais utilizam computadores infectados para esconder seus rastros em ações de hack. Caso a atividade seja rastreada, será direcionada a um computador da rede zumbi. Isso inclui roubo de dados, invasão de sistemas  e de privacidade e tantos outros crimes.

8. Baixar e assistir conteúdo ilegal.

Alguns países têm regras rígidas para quem faz download pirata. Por isso, cibercriminosos utilizam computadores de uma botnet para baixar arquivos ilegais. Sempre direcionando o acesso dos sites proibidos para computadores infectados, vistos como autores do crime.

9. Decifrar senhas.

A capacidade de processamento dos computadores da rede zumbi é utilizada para descobrir senhas valiosas. Muitos computadores juntos conseguem processar conteúdo em massa.

10. Roubar dados pessoais.

Dados pessoais são roubados por criminosos e seu rastro é atribuído a computadores da botnet. Além disso, dados do usuário do computador infectado também podem estar em perigo.

Proteja-se

Para evitar dores de cabeça, mantenha sempre boas práticas de navegação: evite entrar em sites com conteúdo duvidosos, abrir anexos de e-mais de desconhecidos e evite instalar softwares piratas e de origem desconhecida. Outra dica importante é manter um bom antivírus instalado em seu computador ou smartphone e ficar atento aos sintomas de invasão.

Quer saber qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maicon Jose
    2013-08-28T19:03:16  

    descobri que o meu era corintiano, e estava roubando, ai queimei ele

    recentes

    populares

    • Maicon Jose
      2013-08-28T19:03:16  

      ALELUIA IRMAO ! QUE BENÇÃO QUE VOCE PERCEBEU LOGO, MAIS ALGUNS DIAS ELE IRIA PEGAR SEU DINHEIRO, CONSTRUIR UM ESTADIO E AINDA PEGAR UM EMPRÉSTIMO MILIONÁRIO E NUNCA MAIS PAGARIA ....

    recentes

    populares

    • Maicon Jose
      2013-08-28T19:03:16  

      Chuazeneguer kkkkkkkkkkkkk ainda correria o risco de ser agredido pelo próprio computador, levar um sinalizador na cara ou algo do tipo....

  • Marcio Pinheiro
    2013-08-28T18:36:05  

    Acho melhor sair da net e andar de bicicleta...

    recentes

    populares

    • Marcio Pinheiro
      2013-08-28T18:36:05  

      Alex Alves, antigamente o azul era uma cor predominantemente dos meninos e não de meninas. Hoje em dia chegamos a um ponto "tão gay" (e eu não tenho nada contra os gays, mas contra a "heterofobia" deles ) que é bem possível um deles olhar e dizer: "Meu Deus, meninas, olhem essa bike todiiiiiinha azul!! Deve ser de algum homofóbico querendo nos rotular/agredir/fazer mal" sei lá.... por via das dúvidas melhor não provocar...

    recentes

    populares

    • Marcio Pinheiro
      2013-08-28T18:36:05  

      Alex Alves *por fora

  • Fernando Gonçalves
    2013-08-29T11:20:03

    É Marvin, boa reportagem, se aproxima bastante da realidade da Internet, infelizmente pelo que pude ver nos comentários abaixo, ninguem chegou ao ponto principal que você quiz expor: Não colocar na Internet um computador logado com direitos administrativos, o SO não importa, já que todos eles podem ou não permitir isso. Infelizmente existe sim, uma diferença entre usuário de computador e usuário de eletrodoméstico que por acaso é um computador.

  • Globalideias Inc
    2013-08-29T09:13:29

    Na foto é o código de um jogo.

  • Larissa
    2013-08-29T08:51:13

    Estava em um chatt na internet, quando alguém me mandou um link, ao clicar, automaticamente o computador vez um download. Por uma semana nada me aconteceu, depois o computador começou a reiniciar sozinho, depois uma tela toda azul...

  • Diogo Venancio
    2013-08-29T08:27:52

    Eu acho que pagar com visa é muito melhor!

  • Joao Risso
    2013-08-29T08:08:16

    não entendi quase nada, é melhor mesmo tomar cerveja e fazer caminhada no verão do que usar computador

  • Renan Dfmg
    2013-08-28T20:03:26

    ta bom...quanto é o programa?

  • Carlos
    2013-08-28T21:09:22  

    Parei de ler no DINHEIRO SUJO = BITCOINS, que aproach mais sem fundamento. O fato é esse "jornalista" que escreveu a matéria ainda deve usar windows. Buhh que medo do hackerr ahh fala serio.

    recentes

    populares

    • Carlos
      2013-08-28T21:09:22  

      Joao, bitcoins é um valor legitimo e pode se trocado em outras moedas, mas ele pode ser criado a partir computadores de terceiros que estiverem contaminados, ou com uma backdoor. Mas ai o problema não é da moeda, e sim de quem faz isso e do próprio usuário que não sabe utilizar um pc sem se infectar.

    recentes

    populares

    • Carlos
      2013-08-28T21:09:22  

      Interpretação de texto pra quê né? Ele não falou que BitCoin é dinheiro sujo, apenas que usando seu computador ele pode gera-lo de uma maneira "suja".

  • Marcelo Carvalho
    2013-08-29T08:50:57  

    Não existe sistema operacional livre de ataques, lógico que os mais populares serão os mais visados, obviamente por ter mais usuários. Prefiro o Windows, pois conheço seu funcionamento e facilmente identifico qualquer problema.

    recentes

    populares

    • Marcelo Carvalho
      2013-08-29T08:50:57  

      Estou a dois Anos com o mesmo Linux no meu computador e não precisei nem formatar, continuo fazendo compras online, fazendo pagamento, transferências e etc. Windows é ultrapassado. Quer segurança ? vai de Linux ou Mac, se tiver conhecimento muito profundo pode arriscar bsd ou solaris, mas quem usa windows vai ser quase impossível saber instalar um sistemas desses, ja que o windows é um sistema popular pois não precisa de ter conhecimento minimo para opera-lo. Dai vem sua total insegurança.

  • Antonio Couto
    2013-08-29T08:38:02

    Usem uma distribuição do Linux (Ubuntu, Gurumin) e não teram problemas.

  • Cleber Corrêa
    2013-08-28T19:21:57  

    Acho que a melhor dica é levar o computador ate a policia e fazer um registro , em 2010 eu abri mão de fazer isto e me ferro ate hoje , perdi tudo que tinha, dois anos de pesquisas além de projetos dados pessoais que foram expostos na internet por quem colocou o vírus. É complicado lidar com situações assim você fica exposto a pessoas que não conheci e que sabem tudo de você ate ameaças andei recebendo por ter chegado perto de quem enviou o vírus além de visitas dos amigos da pessoa na porta de minha casa . Por isto eu aconselho ir a policia e fazer um registro.

    recentes

    populares

    • Cleber Corrêa
      2013-08-28T19:21:57  

      Se vc usasse Linux isso nunca teria acontecido.

    recentes

    populares

    • Cleber Corrêa
      2013-08-28T19:21:57  

      Tiago Silva que ignorante, como voce foi infeliz em tao poucas palavras, um comentario que exibe sua total ignorancia no assunto. Continue lendo muito o G1 e suas noticias, quem sabe em 2099 voce começa a aprender algo.

  • Lucas Silva
    2013-08-28T18:49:37  

    faltou a melhor dica. Não use windows....

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2013-08-28T18:49:37  

      Rodrigo Perez Falou tudo, nego é muito hipócrita mesmo, se o Linux tivesse o mesmo número de usuários do windows ia ter o mesmo número de falhas de segurança.

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2013-08-28T18:49:37  

      Rodrigo Perez xp crackeado eita foi longe com essa ai rsrs