Impressora 3D

28/08/2013 09h35 - Atualizado em 26/06/2014 14h29

Site mapeia proprietários interessados em alugar suas impressoras 3D

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

As impressoras 3D prometem causar uma grande revolução entre os usuários domésticos mas, por enquanto, elas ainda são muito caras para a maioria das pessoas. Pensando em difundir o uso dessas máquinas, Brian Garret e Bram de Zwart criaram o 3D Hubs, um site que divulga contatos de proprietários de impressoras 3D que desejam alugá-las para outros.

Está com dúvidas? Saiba o que é e como funciona uma impressora 3D

Tudo é feito através de um mapa, que mostra todos os "pontos de impressão" ao redor do mundo. Basta clicar sobre eles para obter mais detalhes sobre a impressora e seu dono.

Mapa mundial com pontos de alguém de impressora 3D (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Encontre impressoras 3D para alugar a partir de um mapa de usuários no 3D Hubs (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O funcionamento é simples. Primeiro o interessado se registra na plataforma, que também pode ser acessada usando uma conta no Facebook, e localiza o "ponto de aluguel" de impressora 3D mais próximo. Quem aluga, normalmente, já insere na descrição informações como preço da impressão e prazo de entrega. Se interessar ao desenvolvedor, basta fazer o upload do projeto, que precisa estar no formato .STL, e pegá-lo quando estiver pronto.

Donos de impressoras 3D no Brasil

No lançamento da ferramenta, terça-feira (27), o 3D Hubs já contava com mais de 570 membros cadastrados, com maior concentração de dispositivos na Europa. No Brasil, moradores de quatro cidades donos de impressoras 3D já se cadastraram como parte da comunidade 3D Hubs para aluguel: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

3D Hubs faz uma ponte entre donos de impressoras 3D e desenvolvedores (Foto: Reprodução/3D Hubs)3D Hubs faz uma ponte entre donos de impressoras 3D e desenvolvedores (Foto: Reprodução/3D Hubs)

“Assim como a música fez com o surgimento da Internet, a fabricação começou a sofrer uma mudança no formato ponto a ponto. O Hubs 3D está na vanguarda desta tendência, permitindo que qualquer pessoa com uma impressora 3D faça produtos locais personalizados para sua comunidade”, afirma Zwart, um dos criadores do serviço online de impressão 3D.

Via 3D hubs

O que você acha da Impressora 3D Metamaquina2? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiano Soares
    2013-08-29T09:05:54

    Tem muito oque melhorar, com o passar dos anos creio que fica perfeita.

  • Miriam Almeida
    2013-08-28T23:51:29

    Sintetizador... Fascinante.

  • Luiz Lima
    2013-08-28T22:58:53

    Estou juntando dinheiro para comprar uma, continuem divulgando as novidades.