Internet

16/08/2013 15h27 - Atualizado em 16/08/2013 15h27

Variante do trojan Zbot cria exército de perfis falsos no Instagram

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O uso de perfis falsos está cada vez mais popular no Instagram. De acordo com informações da firma de segurança online RSA, uma nova variante do trojan Zbot chegou à rede social de compartilhamento de fotos e está criando contas falsas, mas com um objetivo diferente.

Já seguiu o @techtudo_oficial no Instagram?

Sites vendem quantidade de seguidores no Instagram (Foto: Divulgação RSA)Sites americanos vendem "pacotes" de seguidores no Instagram por poucos dólares (Foto: Divulgação RSA)

Se por um lado, o Zbot é utilizado para ludibriar usuários a fim de obter seus dados sigilosos, sua variante tem o objetivo de verificar a disponibilidade de nomes de usuários no Instagram. Provavelmente, para criar um exército de usuários falsos que podem ser vendidos como seguidores para ajudar os usuários reais ou empresas a criarem uma falsa popularidade.

A ação é bem comum no Twitter e, ao que parece, chega com tudo ao Instagram. A maioria das contas oferecidas para venda não representa usuários reais e são utilizadas apenas para spam. Elas seguem umas as outras para criar uma impressão de que há alguma veracidade.

Os nomes destas contas de Instagram seguem um padrão: uma palavra seguida por quatro ou mais caracteres aleatórios, sugerindo que estas contas são geradas por computador. Em um esforço para parecer legítimas, algumas contas falsas podem conter foto e biografia, mas eles ainda são relativamente fáceis de identificar como 'fakes', criadas automaticamente.

“O novo Zbot parece estar evoluindo com novas características e funcionalidades”, relata a RSA. A empresa alerta que estes bots (perfis criados para simular repetidamente ações humanas) podem ser perigosos, pois contêm malware. Criam perfis apenas para disseminar links com conteúdo malicioso. Clicar nesses links promovidos por eles pode acabar fazendo com que o celular ou computador do usuário seja contaminado com algum vírus.

Quer saber como associar a conta do Facebook ao Instagram? Veja no Fórum do TechTudo!

Via All Facebook e RSA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares