07/08/2013 10h55 - Atualizado em 07/08/2013 10h57

Vírus no Android rouba contas em apps de bancos; saiba como evitar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um novo arquivo malicioso está infectando telefones com o sistema operacional móvel Android para roubar dados bancários. Criado na Rússia, o Trojan-SMS.AndroidOS.Svpeng.a consegue interagir com serviços de bancos via SMS e roubar dados como o registros de chamadas, código IMEI, mensagens enviadas e recebidos e IDs de rede, facilitando a interação remota de cibercriminosos com aparelhos desprotegidos.

Mantenha seu Android sempre protegido (Foto: TechTudo)Mantenha seu Android sempre protegido (Foto: TechTudo)

A tecnologia é usada pelos hackers para verificar se há uma conta de banco atrelada ao dispositivo. Caso a resposta seja afirmativa, eles tentam invadir os aparelhos e usam os dados para autenticarem comunicações com o banco. De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança online responsável pela descoberta do novo malware, ele ainda não chegou ao Brasil, mas é preciso tomar cuidado.

“É natural que apareçam códigos maliciosos que tentem roubar usuários desses serviços. No momento temos registrado no país somente ataques de pragas que enviam SMS para números premium, porém é uma questão de tempo até que pragas mais avançadas como essa passem a ser usadas por aqui”, afirma o analista de malware da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.

Para propagar o Trojan, os hackers usam o truque típico que infecta páginas legítimas e redireciona os usuários a sites maliciosos oferecendo supostas “atualizações do Flash Player”. De acordo com a própria Kaspersky, é possível realizar alguns passos básicos de segurança para evitar este e qualquer arquivo malicioso. São eles:

- Não permitir instalação de fontes desconhecidas no Android;
- Usar sempre o Google Play, e não lojas de terceiros;
- Verificar as permissões que cada app exige (e também sua reputação no Google Play);
- Ter um antivírus instalado e ativo no smartphone.

Seguindo estes passos, o usuário terá um telefone bem mais protegido dos cibercriminosos.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Diego Braz
    2013-08-08T08:48:31

    SERÁ QUE O SNOWDEN JÁ ENSINOU AS ARTMANHAS AOS RUSSOS???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Woz Jr
    2013-08-08T08:00:48

    Tecnicamente o iOS poderia ter virus. Não tem pq as falhas de segurança são exploradas no desenvolvimento do Jailbreak. Que trás um status positivo pra quem faz e ainda ganha grana em doações e do cydia. O Comex, que fez alguns dos jailbreaks mais simples de aplicar, declarou que ganhou mais de 100mil dolares em doações. Ate ser silenciado pela Apple oferecendo-lhe um estágio. nada mal para um garoto de menos de 20 anos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Eduardo
    2013-08-08T00:04:21

    Os concorrentes do Google estão investindo pesado em vírus, falta é competência para fazer melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Silva
    2013-08-07T23:03:57

    E o consórcio do Iphone, ta quase quitando, ou faltam 20 parcelas?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriela Rodrigues
    2013-08-07T22:53:02

    Android e lixo , sempre sera !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Rodrigues
    2013-08-07T20:59:42

    É isso que da comprar lixo. O barato sai caro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vincius Armani
    2013-08-07T20:48:38

    E vaooo pastanooooooooo...a hora que a grama mudar de cor os androids passam fome

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Mandruzzato
    2013-08-07T17:40:05

    Verificar permissoes???? como se existisse a possibilidade de bloquear uma permissão específica, ou baixa e permite, ou nao baixa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Henrique
    2013-08-07T16:28:41

    Passei o antivirus no meu celular e ele indicou VIRUS FOUND: ANDROID

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo O
    2013-08-07T16:18:00

    Falaram aqui q o IOS é menos seguro que o Ruindroid e pega virus kkkkkk, claro que poder dar problema se fizer jailbreak, ou baixar IOS de sites sem ser do Itunes ou atualizando do próprio aparelho. Cara pesquisa antes de postar besteira aqui no site seu fanboy de Ruindroid.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Messias
    2013-08-07T15:01:19

    ANDROID = LIXO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Márcio Claudino
    2013-08-07T15:00:40

    IOS Sempre!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pablo Araujo
    2013-08-07T14:04:04

    Não tenho o que falar dos outros... estou feliz com meu IOS... durmo tranquilo com ele na tomada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Silva
    2013-08-07T13:58:59

    IOS eh o melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Mesquita
    2013-08-07T13:45:25

    Matéria fraca. Depois que os celulares evoluíram para smartphones (que ao meu ver, nada mais é que um computador de bolso), devemos trata-lo como tal. Sempre instalar antivírus e realizar limpezas periódicas de arquivos temporários, independente do Sistema Operacional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Crosciatti
    2013-08-07T13:41:57

    Os hackers de plantão sabem,são mais de 70% pessoas usando o Android no mundo.Tanto que falaram os applemaniacos to com um iPhone 5 parado na gaveta do armário onde só vi algumas qualidades no aparelho.O som para se ouvir no fone de ouvido e os jogos que rodam macio.O resto,um receptor sofrível de sinal,tanto no wifi como no defasado 3G,o aparelho é na medida prá se pegar com uma mão como dizem o pessoal da Apple,mas péssimo quando se compara as tela maiores,acabamento bonito,mas muito fácil de riscar.Para mim o iPhone é somente um excelente iPod.Galaxy S4 4G tá melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Palma
    2013-08-07T13:41:42

    Fãs da Apple, melhor vocês ficarem quietinhos, porque todos as fotos vazadas de personalidades famosas foram tiradas dos seus queridos, estimados e seguros iPhone... vocês não tem argumentos válido. O único argumento é sim, porque sim. Vocês são fracos demais, são piada pronta...rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Cruzeiro
    2013-08-07T12:16:37

    Ta parecendo Microsoft todo mundo, invade, rouba kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Gonçalves
    2013-08-07T15:26:15   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

    não da pra confiar no Android...meu próximo Smartphone será WP8 ou IOS!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Gonçalves
      2013-08-07T15:26:15   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

      WP8 AHUSdhuASdhuAHUSd, já não bastasse o PC que se entope de virus, todo sistema operacional tem virus amigo, não adianta, IOS tem, WP tem, ANDROID tem, a questão é "você sabe usar o seu celular?" simplesmente isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Alonso
    2013-08-07T15:26:02   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

    Numa conversa com amigos, quase fui massacrado ao falar que a Apple é melhor no quesito segurança, confiabilidade e eu tenho un Iphone a 3 anos, nunca deu problema, ai uma amiga da roda falou que tinha acabado de comprar um Galaxy 4, bom, deu 2 meses e quebrou........ai eu digo, vai lá, comprou um celular mais caro que o da Apple, que pode ser rackeado e quebra fácil. Fico com meu.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Alonso
      2013-08-07T15:26:02   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

      Concordo que o IOS é bastante seguro, sem o jailbreak, mas só é infectado / invadido quem quiser. É só saber de onde vem a aplicação e identificar o que ela pode, ou não, acessar do seu dispositivo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ricardo Fernandes
    2013-08-07T12:41:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

    Esses casos são sempre na Russia. Estranhamente o mesmo lugar do Kaspersky.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-08-07T12:41:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

      Tenho um amigo que trabalha para a Symantec desenvolvendo vírus e disseminando na Internet. Atualmente ele mora num país escandinavo, mas ele recebe uma boa grana para desenvolver vírus e proliferar. E ela dá o "antídoto" para a Symantec adicionar ao Norton.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-08-07T12:41:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:44

      Steve Trabalhos, é a velha e conhecida manobra de criar o problema, para vender a solução.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Lorenzo
    2013-08-07T19:27:20   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

    Por isso que nunca gostei (já tentei) e nunca recomendei esse android. Sisteminha amador, muito aberto e não tem identidade. Complicado demais para uma pessoa, idosa por exemplo, usar, enfim, contra fatos não há argumentos. Podem falar oq ue quiser do IOS, o android pode ser superior em performance e etc, mas só quem tem IOS sabe o valor dele... É igual propaganda do Master (não tem preço) a passar essas dores de cabeça com esse sistema que só tenta imitar o IOS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Lorenzo
      2013-08-07T19:27:20   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      IOS = Autismo... Só fala com si proprio!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Lorenzo
      2013-08-07T19:27:20   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      Sim, porque você não usa nada do google, e o iOS é de graça você baixou da internet!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tiago Pereira
    2013-08-07T15:44:39   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

    O bom do ios é que não pega vírus, o ruim é que ele não te deixa fazer nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2013-08-07T15:44:39   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      Marcelo O, sinto muito, mas se o Marco Pires se baseou em notícias deste site pra dar a opinião dele, não tem nada de Fanboy, apenas está acreditando em fontes fracas. Pelo seu comentário, já descobrimos quem é o fanboy da historia

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2013-08-07T15:44:39   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      Vinícius Chamhum, só para te lembrar que é " há males que vem para o bem".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Barbosa
    2013-08-07T15:21:04   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

    "Ter um antivírus instalado e ativo no smartphone." Enquanto isso o atendimento da Motorola desaconselha a instalação de antivírus. Pois a empresa alega que um antivírus prejudica a fluidez do SO, e que como o Android é um sistema baseado em Linux, não há problemas com vírus! Eu não sei se eu rio pelo atendente ter me dito isso, ou se eu choro por ter comprado um smartphone da marca.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Barbosa
      2013-08-07T15:21:04   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      NUNCA VI IOS NUM CELULAR DE 200 REAL!!!!! INFELIZMENTE SE EXISTE GALAXY QUE CUSTA A MESMA COISA QUE IPHONE É UMA COISA... AGORA COMPRAR UM ANDROIDZINHO NUM SAMSUNGUEZINHO E ACHAR MELHOR QUE O IOS É O QUE OCORRE COM A MAIORIA DOS SONHADORES QUE COMPRAR ESSE LIXO... RESUMO: BOA SORTE COM SEUS ANDROIDS! INSTALEM UM BOM ANTI-VIRUS HEIN! VÃO PRECISAR, ISSO SE NÃO TIVER UM HACKER ESPIONANDO TODOS OS DADOS!!!! HAHAHAHAHA SUCESSO GALERA! SE MATEM COM OS SEUS PODEROSOS ANDROIDS!! HAUHAUAHUA

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Barbosa
      2013-08-07T15:21:04   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:43

      É Paulo Lorenzo, realmente você nunca viu IOS num aparelho que custe R$ 200,00! Mas logo verá! Pois se você não sabe, a Apple já está trabalhando nos coloridos iPhones de baixo custo. Então o que você tem a nos dizer? Afirmar que Android é mais suscetível a vírus, eu concordo, já que essa é principal falha do SO do Google. Agora imaginar que quem usa IOS está em evidência na sociedade é uma tolice sem tamanho!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Erlan Placido
    2013-08-08T10:07:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:42

    Pagar uma fortuna por grife? Os dados estão aí, Android vendendo igual água... Podem continuar pagando por etiqueta, bando de trouxas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Erlan Placido
      2013-08-08T10:07:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:54:42

      Vende mais pq qualquer xamxungling tem Android. Agora falar em qualidade. Tá longe.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário