Video game

28/08/2013 07h30 - Atualizado em 28/08/2013 07h30

Xbox One: confira todas as mudanças pelas quais o console já passou

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Xbox One enfrentou duras críticas após seu anúncio por causa das polêmicas restrições impostas pela Microsoft. Exigências como conexão à Internet a cada 24 horas, bloqueio de jogos usados e obrigatoriedade do Kinect causaram revolta entre os jogadores, forçando a empresa a voltar atrás. Veja o que mudou no console desde seu lançamento.

Xbox One já passou por muitas mudanças desde sua revelação (Foto: Divulgação)Xbox One já passou por muitas mudanças desde sua revelação (Foto: Divulgação)

Conexão permanente com a internet

Provavelmente a maior polêmica envolvendo o Xbox One teve origem no anúncio da Microsoft dizendo que o console foi projetado para estar sempre online. Para tanto, jogadores seriam obrigados a conectá-lo à Internet pelo menos uma vez a cada 24 horas e, caso ficasse offline por mais de um dia, ele perderia sua capacidade de reproduzir jogos até ser reconectado mais uma vez.

A proposta revoltou os usuários e “derrubou” alguns executivos da Microsoft, que se envolveram em discussões com fãs defendendo o modelo. Dom Mattrick, ex-presidente da divisão de entretenimento interativo da empresa, irritou muitos jogadores ao dizer que quem quisesse ficar offline deveria comprar um Xbox 360. No fim, a empresa mudou de ideia e revogou a obrigatoriedade.

Xbox One exigiria conexão com internet a cada 24 horas (Foto: kotaku.com)Xbox One exigiria conexão com internet a cada 24 horas (Foto: kotaku.com)

Bloqueio de jogos usados

Andando lado a lado com a polêmica da conexão permanente estava o bloqueio de jogos usados. Utilizando esse sistema de conexão online constante, cada título comprado seria associado a uma conta da Xbox LIVE, permitindo que apenas aquela conta tivesse acesso a ele.

Usuários ficariam incapacitados de revender jogos. Não seria possível nem mesmo dá-los ou emprestá-los para seus amigos. A Microsoft ainda tentou criar um confuso sistema onde você poderia dar um jogo desde que fosse para alguém que já estivesse na sua lista de amigos há pelo menos 30 dias. Essa limitação também acabou caindo rapidamente devido à grande rejeição dos jogadores.

Meme de Boromir caiu como uma luva para piadas sobre o Xbox One (Foto: capsulecomputers.com.au)Meme de Boromir caiu como uma luva para piadas sobre o Xbox One (Foto: capsulecomputers.com.au)

Headset na caixa

Aparentemente a Microsoft esperava que a maioria das conversas online dos jogadores se dessem através do microfone presente no Kinect, então o Xbox One não traria em sua caixa um Headset. Fãs podem ter achado isso um retrocesso em comparação ao Xbox 360, que já trazia o acessório em seu pacote, e também reclamaram de não poderem usar o Headset do 360 no XOne.

A Microsoft inicialmente tentou suprir a falta do acessório dizendo que lançaria um adaptador de baixo custo para o novo console. Em meio à grande repercussão negativa a empresa decidiu incluir o Headset na caixa.

Falta do Headset na caixa do Xbox One causou polêmica e agora será incluso (Foto: games.yahoo.com)Falta do Headset na caixa do Xbox One causou polêmica e agora será incluso (Foto: games.yahoo.com)

Uso obrigatório do Kinect

O último detalhe que estava incomodando os jogadores é que o console havia sido projetado para utilizar o Kinect obrigatoriamente e nem mesmo funcionaria sem o acessório conectado. A nova versão do periférico traz melhor detecção de movimento e reconhecimento de voz, então provavelmente pareceu uma boa ideia construir grande parte da interface com base nele.

Porém, o fato de o Kinect e o Xbox One nunca se desligarem, levantou a suspeita de que os usuários seriam inclusive observados através do aparelho. A insegurança cresceu após os recentes escândalos de espionagem nos Estados Unidos e a empresa anunciou que não será mais obrigatório utilizar o Kinect no Xbox One, mas que ele ainda virá incluso com cada console.

Novo Kinect está muito mais preciso, mas Microsoft não irá forçar o uso dele (Foto: theverge.com)Novo Kinect está muito mais preciso, mas Microsoft não irá forçar o uso dele (Foto: theverge.com)

Opine em nosso Fórum: O que acharam do novo Xbox One? Ganhará do PS4?

Via IGN

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cruzeiro
    2013-08-28T09:16:35  

    É estranho ver uma empresa do porte da Micro$oft voltando atrás em absolutamente tudo que defendeu para sua nova geração de consoles. Isso, pra mim, é incompetência; a falta de conhecimento do público-alvo e do mercado que atua -há vários anos- não deveria ocorrer com uma empresa das mais importantes e valiosas da história.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-08-28T09:16:35  

      Victor Ciccarelli, e seria um grande exemplo de insucesso. A questão dos argumentos, nem se fala; o executivo da M$ teve de discutir na rede pra mostrar que estava certo; isso, quase sempre, é sinal de que o indivíduo quer "enfiar goela abaixo" o que ele prega e que não está certo :p

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-08-28T09:16:35  

      São esses argumentos e conversas que eu acho que deveria ter mais aqui , e n essas brigas de fanboys que n levam a nada (y)

  • Alexsandra Bezerra
    2013-08-28T14:16:23  

    WiiU <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<Abismo profundo <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<buraco negro<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<Xone

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2013-08-28T14:16:23  

      QUEM FALA MAL DO WIIU É PQ DEVE JOGAR PS2 EM CASA E NÃO TEM DINHEIRO PRA COMPRAR UM... MAS EU ENTENDO, A POBREZA É ALGO RUIM MESMO..

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2013-08-28T14:16:23  

      Wii U é lixo

  • Rodrigo Tito
    2013-08-28T14:56:28  

    pelo que sei o que mudou foi que: a tereira geração do xbox é ''xbox one'' , essas empresas tem que contratar matemáticos.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Tito
      2013-08-28T14:56:28  

      e se eles precisão de contratar matemáticos, vc precisa contratar uma professora de português. por que o q é tereira???

  • Mauro
    2013-08-28T16:30:36  

    QUANTO CORINTHIANO. BEIJEM-SE KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Mauro
      2013-08-28T16:30:36  

      Mauro, boa......!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Bruno Fitipaldi
    2013-08-28T15:06:09

    Molecada é triste, só pode ganhar um console do papai, e se estudar em rede pública nem precisa mais passar de ano já que ninguém mais repete... Hoje eu tenho os dois, e prefiro o PS3 pelos exclusivos. Ano que vem também terei os dois, e com toda certeza comprarei o PS4 primeiro.

  • Diego Muniz
    2013-09-10T09:23:18

    fiquem aí discutindo qual console é o melhor, eu tô fora

  • Paulo Smack
    2013-08-30T06:02:47

    Não vejo nada de errado na Microsoft em voltar a política do XBox,achei muito bom msm,pois agora pode jogar sem sequer conectar a net,e podemos usar jogos usado,sem falar que vc pode instalar no HD e n usar o DVD e podendo vender ou emprestar,e ainda a Microsoft deu um "UP" no Hardware do ONE. Tanto o PS4 quanto o XONE são muito bons,quem curte game comemora,pois melhora cada vez mais,e o que a MS fez foi uma conquista pra nos,quero muito jogar FIFA 14,Halo 5,Rise,Forza 5 e os novos exclusivos do One que estão melhores que o da SONY,mas tbm quero jogar no PS4 exclusivos ou seja que venha os 2

  • Rodrigo Tito
    2013-08-28T15:07:00

    volto a dizer: com esse mundo de hoje desenvolvido e tecnológico, é horrível saber que só existe ''apenas'' 3 marcas de videogames, diante de tanta tecnologia existente hoje em dia tipo: mts marcas de tablets, celulares, tvs, rádios, home, etc... milhares de marcas de td que é tipo de aparelhos, só na área de videogames que temos quase nada, ficamos dependentes em escolher entre uma das duas maiores MS e SONY, ta mais que na hora de vir mais e mais marcas de videogames, escolher entre uma essas duas só vai causar prejuízos.

  • Juliano Poa
    2013-08-28T13:03:57

    Ou muda ou não vende. Parece que o pessoal da MS não entende muito de perspectiva mercadológica

  • Bruno Venturini
    2013-08-28T12:43:49

    Idiota foi quem chegou a discutir com a microsoft... deixa eles lançarem essa porcaria e compra o PS4...

  • Flavio Ribeiro
    2013-08-28T12:14:40

    A Micro$oft está voltando tanto para trás, que daqui a pouco vai re-lançar o Xbox 360 e chamar de Xbox 720.

  • Andre Candido
    2013-08-28T08:38:17

    Tenho um X360 mas na proxima geração com certeza vou de PS4!

  • Michely Bastos
    2013-08-28T08:30:48

    E quem acredita que eles mudaram por causa dos clientes que reclamaram ou por causa da queda das ações da M$ na bolsa de valores, e tem gente que defende esta empresa, só não vou comprar o One por causa desta politica ridicula.

  • Alexandre Semmer
    2013-08-28T08:26:44

    chupa Micro$oft

  • Ricardo Ramos
    2013-08-28T08:06:53

    E a Sony agradece ;-)

  • Radames Silva
    2013-08-28T11:10:30  

    Bom se a MS voltou atrás coisa que eu acho ótimo, foi porque viu que essas medidas é coisas de idiotas e viu que o povo não gostou nada e atendeu a revolta.

    recentes

    populares

    • Radames Silva
      2013-08-28T11:10:30  

      a unica coisa que ela ouviu, foi a queda das ações apos o anuncio da Sony, simplesmente isso, sentiu a dor no bolso e voltou atras.

  • Carlos Zani
    2013-08-28T12:18:31  

    tenho os dois nessa geracao ...prefiro o xbox por conta da live ser muito superior a psn, na proxima tambem vou me manter no one...pelo menos de inicio....

    recentes

    populares

    • Carlos Zani
      2013-08-28T12:18:31  

      PSN muito mais propicia a hackers nos jogos e por ser gratuita tem muita mlkda noob, nada contra, tenho os dois mas prefiro a Live e o controle do xbox

    recentes

    populares

    • Carlos Zani
      2013-08-28T12:18:31  

      Rodolfo 94 ate covardia comparar, pois uma é paga e a oura grátis, seria como vc estar em um ambiente Linux e um windons...muita diferença pra quem joga online...fica em chat com amigos...grupos..nisso a MS é imbatível....

  • Luis Machado
    2013-08-28T11:59:15  

    Nunca gostei de Xbox e nem dá Microsoft. Tive todos os Playstations e não me arrependo. Que venha o PS4 !!! Falo Xbox One

    recentes

    populares

    • Luis Machado
      2013-08-28T11:59:15  

      Cristiano Palmer é pow kkkkkkkkkkkkk so quem sabe arrastar mouse shuahsuahsuahs se uma empresa sabe facilitar as coisas seu burro

    recentes

    populares

    • Luis Machado
      2013-08-28T11:59:15  

      Patrick Marques Bom, devido ao fato de eu usar Debian, desenvolver em Schell Script, programar em linguagem C e C++, utilizar serviços Unix e dar mais atenção ao teclado que ao mouse me torna burro? Paciência... Windows é pra arrastores de mouse! Minha filha de 4 anos só usa Linux,ela já passou a fase de arrastar mouse, se vc só sabe fazer isso, acho que o burro aqui não sou eu! Tem gente que chama de arrastador de mouse, outros de usuários, é tudo a mesma coisa!

  • Renan Souza
    2013-09-09T16:32:42  

    XOne primeiro e PS4 em seguida.. Wii U não entra no mesmo nível... Exclusivos serão phodásticos, ambos os lados...

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2013-09-09T16:32:42  

      concordo com vc amigo XOne tem mais enteterimento e grafico do XOne e msm coisa q ps4

  • Clécio Viana
    2013-09-04T18:00:59  

    Headset bem humilde esse.rs! MS poderia lançar um com a qualidade da headset licenciado do PS3..

    recentes

    populares

    • Clécio Viana
      2013-09-04T18:00:59  

      Os melhores Headseats são do Xbox..

  • Paulo Smack
    2013-08-30T06:02:52  

    Não vejo nada de errado na Microsoft em voltar a política do XBox,achei muito bom msm,pois agora pode jogar sem sequer conectar a net,e podemos usar jogos usado,sem falar que vc pode instalar no HD e n usar o DVD e podendo vender ou emprestar,e ainda a Microsoft deu um "UP" no Hardware do ONE. Tanto o PS4 quanto o XONE são muito bons,quem curte game comemora,pois melhora cada vez mais,e o que a MS fez foi uma conquista pra nos,quero muito jogar FIFA 14,Halo 5,Rise,Forza 5 e os novos exclusivos do One que estão melhores que o da SONY,mas tbm quero jogar no PS4 exclusivos ou seja que venha os 2.

    recentes

    populares

    • Paulo Smack
      2013-08-30T06:02:52  

      Fato !!.. Melhor para nós, significa respeito aos consumidores. O XOne tem tudo pra dominar tbm, mas pretendo ter os dois.Vai ter muitos exclusivos ambos os lados..L4D3 está em produção e tudo indica que vai ser exclusivo de novo da Microsoft..

  • Mestr12
    2013-08-28T21:09:08  

    E ainda tem gente que prefere os playstations, sabendo que a psn, é mt pior que a Live do xbox!

    recentes

    populares

    • Mestr12
      2013-08-28T21:09:08  

      neh..

  • Fabio Alves