TechTudo

17/09/2013 17h12 - Atualizado em 17/09/2013 17h13

Como configurar a webcam: veja algumas dicas para a melhor imagem

Henrique Duarte Para o TechTudo

As webcams que vêm integradas aos notebooks não costumam ter a melhor qualidade de imagem. Mesmo os modelos vendidos à parte, em geral, não apresentam boa resolução, variando, entre 1.3 MP e 2 MP. Existem, porém, alguns truques para se ter uma imagem melhor nas conversas por videoconferência. Veja lista de pequenas dicas que fazem a diferença na qualidade das filmagens.

Microfone da Quickcam Pro 9000 entrega um áudio superior (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)Alguns detalhes ajudam a melhorar a imagem nas videoconferências (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)

Iluminação no local
A primeira regra é a seguinte: nunca use o monitor como a principal fonte de iluminação. A luz emitida pela tela não é nem um pouco indicada para quem deseja uma imagem minimamente aceitável. Se estiver de dia, procure uma fonte de luz natural e posicione-se de frente dela até conseguir uma imagem satisfatória.

À noite, uma boa solução é utilizar luminárias acesas na mesa. Caso não tenha, o ideal é ligar algumas luzes no cômodo e se posicionar perto delas, até conseguir um resultado que agrade. Se você usa óculos, deve reparar que, muitas vezes, a imagem reflete no acessório. Para corrigir, mexa no brilho e contraste do monitor até eliminar o reflexo.

Fundo estático
Outra dica importante é ficar em um lugar onde não haja muito movimento atrás. Quanto mais ação acontecer no lugar, mais trabalho e informação o programa terá para transmitir. Assim, a chance de se ter lag é maior e a probabilidade de uma imagem distorcida também.

Webcam HP HD 5210 (Foto: Divulgação)Altere as configurações da webcam (Foto: Divulgação)

Configurações da própria Webcam
Se a iluminação ainda não conferiu o resultado desejado, então, é hora de mexer nas configurações da própria webcam. Todo dispositivo oferece ajustes como de brilho, contraste, saturação e gama.

Além disto, programas próprios das webcams e até mesmo o Skype oferecem configurações internas para ajustar a câmera. Lembre-se de que não é possível extrair um vídeo com qualidade incrível somente alterando esses parâmetros.

Driver atualizado

Um driver desatualizado pode ser a causa de diversos problemas em dispositivos e com a webcam não é diferente. Manter o programa sempre atualizado é uma obrigação para quem quer sempre uma boa imagem em videoconferências. É importante ficar de olho também nos programas utilizados para transmissão das imagens, que estão, constantemente, sofrendo atualizações.

Feche programas e sites

Garantir uma boa imagem significa muitas vezes diminuir o lag na transmissão do vídeo. Para isso, feche sites e outros programas que utilizem banda da conexão ou processamento da CPU.

Como instalar e configurar a webcam? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jose Damasceno
    2013-09-18T18:47:52

    Qalidade de imagem é muito para mim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Damasceno
    2013-09-18T18:47:52

    Qalidade de imagem é muito para mim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade