Internet

29/09/2013 14h00 - Atualizado em 07/10/2013 15h35

Google vai bloquear plugins no Chrome; Silverlight e Facebook na lista

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Plugins baseados na tecnologia NPAPI(Netscape Plugin API) serão bloqueados no Google Chrome a partir do inicio de janeiro de 2014. A mudança acontecerá por motivos de segurança e desempenho, já que o Google desenvolveu uma plataforma mais eficaz para rodar o mesmo tipo de programa. Extensões populares serão poupadas da lista negra.

Google Chrome (Foto: Divulgação)Google Chrome (Foto: Divulgação)

Justin Schuch, Engenheiro de Segurança da Google, postou no The Chromium Blog na última segunda-feira (23): “A tecnologia NPAPI dos anos 90 tem se tornado a principal causa de interrupções de serviço, crashes de servidor, ameaças à segurança e complexidade de código. Por isso, Chrome estará desativando o suporte a NPAPI a partir do ano que vem.”.

Os problemas de segurança causados pelo uso do NPAPI se devem, principalmente, ao fato de que a tecnologia conceder acesso a processos do sistema, criando brechas para que malwares recentes sejam instalados de forma silenciosa. Navegadores como o Google Chrome e o Mozilla Firefox vinham respondendo a essa ameaça através de um sistema de click-to-play, no qual o usuário precisava clicar para permitir que o plugin funcionasse.

Entretanto, em 2010 o Google começou a desenvolver um sistema chamado PPAPI(Pepper Plugin API, chamado de Pepper) que força o código do plugin a funcionar de forma segura e menos suscetível a problemas.

O que vai acontecer?

Muitos plugins terão seu uso bloqueado de maneira progressiva a partir do inicio de 2014, mas Justin Shuch garantiu em seu blog que ferramentas que contam com uso de mais de 5% da base de usuários serão colocadas em uma “lista-branca”, atrasando o seu bloqueio.

Na lista geral encontram-se nomes como Facebook Video, Silverlight, Java e Google Talk, com o detalhe de que o Java – que conta com 8.9% de uso pelos usuários – já foi bloqueado por motivos de segurança. O Flash estava no topo da lista, mas já foi adaptado para a Pepper.

1) Silverlight (Utilizado por 15% dos usuários do Chrome, é um concorrente do Flash)

2) Unity (Utilizado por 9.1% os usuários do Chrome)

3) Google Earth (Utilizado por  9.1% os usuários do Chrome)

4) Java (Utilizado por 8.9% os usuários do Chrome)

5) Google Talk (Utilizado por 8.7% os usuários do Chrome)

6) Facebook Video (Utilizado por 6.0% os usuários do Chrome)

Entretanto, não existe motivo para pânico – no começo os plugins serão apenas desativados, forçando o usuário a ativá-los manualmente. Entretanto, Justin avisa que eventualmente os plugins que se baseiam em NPAPI serão bloqueados de vez  – mas ressalta que a mudança será feita de forma gradual e baseada nos feedbacks dos usuários, buscando uma transição que seja o mais discreta possível e que afete o menos possível a navegação dos internautas.

O Google avisa também que o tempo de transição deverá ser utilizado para que as empresas responsáveis pelos plugins possam torna-los acessíveis através das plataformas que ainda serão suportadas.

É importante ressaltar também que o fato de um plugin ser baseado no Google Chrome não significa que você não poderá mais utilizá-lo de forma alguma. O Google Earth ainda poderá ser utilizado através de seu programa para desktop e as chamadas de vídeo ainda poderão ser feitas pelo Facebook através de outros softwares, além do uso de outros navegadores.

Quer saber como remover qv06 da página inicial do Chrome? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Costa
    2013-12-07T00:27:30

    Eu entro no Navegador Google Chrome e entro em um Vídeo Interessante de Marketing Virtual ou Digital e estava ouvindo o Blogueiro explicando sobre como ganha r dinheiro na Internet e de repente travou o PC e só consegui desligar diretamente no Estabilizador. O que será que está acontecendo ? Se continuar vou para outro Navegador para ter mais Suporte.

  • Luiz Pezotti
    2013-09-29T20:56:55

    Ahhh... =/

  • Marcos Castro
    2013-09-30T07:07:22

    Mozilla firefox é o navegador do momento... uhuuulll! ;)

  • Bruno Carvalhido
    2013-09-29T23:56:05

    Quase todos os sites de banco utilizam a tecnologia Java. Então o que a empresa Google está querendo? Que seus usuários retornem para os concorrentes?

  • Ana R.
    2013-09-29T19:08:13

    Lá vem dor de cabeça!

  • Gustavo Castro
    2013-09-30T06:14:31  

    Logico q o Chrome e ótimo, mas o i.e 10 e o beta 11 ta voando só FANBOY pra não admitir

    recentes

    populares

    • Gustavo Castro
      2013-09-30T06:14:31  

      Acontece que o IE ainda é um problema para os desenvolvedores.

  • Paulo Franco
    2013-09-29T19:13:36  

    Ainda bem que não uso e não gosto desse Chrome.

    recentes

    populares

    • Paulo Franco
      2013-09-29T19:13:36  

      2, detesto esse chrome

    recentes

    populares

    • Paulo Franco
      2013-09-29T19:13:36  

      3,para mim o chrome também é uma porcaria.