Jogos de ação

16/09/2013 10h54 - Atualizado em 16/09/2013 10h54

GTA 5 ou Watch Dogs: veja o comparativo entre os games de mundo aberto

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

GTA 5 será lançado esta semana para PlayStation 3 e Xbox 360. Porém, fãs de jogos de mundo aberto têm duas opções: comprar logo o novo título ou esperar por outro similar que chega em novembro – Watch Dogs, da Ubisoft. Os dois possuem muitas semelhanças, mas qual seria a melhor opção para você? Economizar dinheiro agora ou comprar os dois, no final das contas? Confira um breve comparativo que pode te ajudar a decidir.

GTA 5 ou Watch Dogs: Qual você prerefe? (Foto: Reprodução)GTA 5 ou Watch Dogs: Qual você prerefe? (Foto: Reprodução)

Mundos verdadeiramente abertos

Em termos de quantidade de elementos de jogo, tanto GTA 5 quanto Watch Dogs podem se considerar empatados. O mapa de GTA é gigantesco, com a cidade de Los Santos, mas o concorrente também tem um ambiente enorme, que tenta reproduzir com fidelidade a cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

De certa forma, isso pode trazer alguma vantagem para Watch Dogs. Chicago é uma cidade real, reproduzida fielmente, e pode se tornar uma opção mais interessante de exploração. Entretanto, os dois games possuem dezenas de missões e atividades secundárias que podem ser feitas nos ambientes, então não se preocupe.

GTA 5 (Foto: Divulgação)GTA 5 (Foto: Divulgação)

Personagens

GTA 5 tem uma ligeira vantagem por trazer três personagens principais, e não apenas um, como em Watch Dogs. Na aventura da Rockstar temos a presença de Franklin, Trevor e Michael e os três adicionam um importante ponto na jogabilidade, que é a possibilidade de alternar entre eles em tempo real.

Em Watch Dogs você controla apenas Aiden Pearce, um exímio hacker que realiza suas missões e é sempre perseguido pelos inimigos. Não estamos afirmando que jogar apenas com um personagem seja algo ruim, mas é de se admitir que a experiência de trocar entre os três “heróis” em GTA parece algo mais completo e diferente.

Futuro x Atualidade

Um dos pontos que mais se difere entre GTA 5 e Watch Dogs é a época onde os dois jogos estão ambientados. Enquanto o primeiro se passa nos “dias atuais”, o segundo se desenvolve em um “futuro próximo”, mas com fortes ligações com o passado.

Watch Dogs (Foto: Divulgação)Watch Dogs (Foto: Divulgação)

GTA 5 não mostra nenhuma tecnologia avançada ou de ponta em seu mundo. Ele é bem parecido com o nosso, com os mesmos tipos de veículos, celulares, atividades e mais. Já Watch Dogs se passa em alguns anos no futuro, onde as mentes das pessoas são dominadas por um tipo de sistema operacional geral, o que permite ao jogador invadir este sistema e obter informações. Futurista demais para você? Apesar de parecer complexo, na jogabilidade funciona de forma bem simples.

Multiplayer

Aqui o bicho pega, já que os dois jogos parecem ter opções multiplayer muito interessantes. GTA 5 vai receber um adicional gratuito em outubro, com o título de GTA Online, que vai permitir aos jogadores se unirem com amigos e participarem de gangues. Será possível realizar missões e assaltos em grupo, ter um apartamento e convidar pessoas para uma festa e mais. Um verdadeiro mundo virtual e bem completo.

GTA 5 (Foto: Divulgação)GTA 5 (Foto: Divulgação)

Por outro lado, Watch Dogs optou por um multiplayer mais misturado com a campanha de um jogador. Isto é, mesmo aproveitando apenas a campanha será possível interagir com outros via Internet, com um interessante sistema de perseguição, quando um dos personagens aleatórios se tornar outro jogador no comando.

Plataformas

Infelizmente, GTA 5 tem alcance limitado de plataformas. O jogo está disponibilizado apenas para PlayStation 3 e Xbox 360, mas nada impede que a Rockstar lance uma nova versão no futuro, como no PC, por exemplo. Vale lembrar que todos os GTA anteriores foram lançados para computadores.

Watch Dogs (Foto: Divulgação)Watch Dogs (Foto: Divulgação)

Já Watch Dogs faz a festa de donos de diversos aparelhos. O game da Ubisoft sai para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 36, Xbox One, Wii U e também PC. É claro que as plataformas da atual geração terão uma versão um pouquinho "menos caprichada" do jogo, quando comparado com a versão da nova geração de consoles, mas isso é a ordem natural das coisas, é claro.

Gráficos

Neste caso, os dois jogos também se assemelham bastante, mas Watch Dogs pode levar uma pequena vantagem, justamente por estar presente nos consoles de nova geração. Por mais que GTA 5 seja bonito e com efeitos de tirar o fôlego, ele não vai superar o que pode ser visto em Watch Dogs em aparelhos como Xbox One e PS4.

Conclusão

Watch Dogs e GTA 5, qual é o melhor? Cada um tem suas características, vantagens e desvantagens. Tudo depende do tipo de jogador que você é, e a experiência que busca. GTA 5 tem uma campanha que parece divertida, com a possibilidade de três protagonistas ao mesmo tempo, enquanto Watch Dogs possui uma temática futurista extremamente interessante. Os dois jogos se assemelham em alguns pontos, como no caso do multiplayer de ambos ser único e aparentemente divertido.

Opine no fórum: Watch Dogs para PlayStation 4 e Wii U, qual será a versão definitiva?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Allan Silva
    2013-09-17T00:47:27  

    Falem o que quiser, mas GTA é GTA vei, não comparem novidade com história. GTA já tem sua história, já foi por varias vezes o game mais vendido no mundo ! Então por favor..

    recentes

    populares

    • Allan Silva
      2013-09-17T00:47:27  

      Mais Real? Cara então você nunca jogou Gta V!

    recentes

    populares

    • Allan Silva
      2013-09-17T00:47:27  

      Infelizmente, história não é mais relevante hoje em dia. Call of Duty tem uma história de anos liderando o mercado, mas e aí? Vai ver o CoD Ghosts hoje como tá um lixo. Pelo menos tenho que reconhecer que GTA ainda não chegou a esse ponto. 5 anos de desenvolvimento fazem um jogo no mínimo 5 vezes melhor que CoD. Vamos torcer pro GTA manter o alto nível.

  • Thiago Mattos
    2014-12-08T18:17:06

    Os dois são ótimos jogos, porém acredito que o GTA V é superior, acredito que um possível watch dogs 2, possa conseguir ou pelo menos tentar bater de frente com GTA, coisa que eu acho difícil pois a rockstar não irá se deixar bater tão fácil

  • Fabio Lomelino
    2014-06-27T17:44:25  

    bom vamos la... WD é um jogo legal... mas cade os avioes, as bicicletas, compra de imoveis, garagem para guardar os veiculos, os tiros que furam os pneus... ainda falta muita coisa pro WD ganhar do GTA

    recentes

    populares

    • Fabio Lomelino
      2014-06-27T17:44:25  

      Vai chorar fanboy ?

    recentes

    populares

    • Fabio Lomelino
      2014-06-27T17:44:25  

      wd tem carros bicicletas e motos e os tiros furam pneus wd superou gta5

  • Ujihiro Massamuni
    2014-11-04T21:37:10

    Esses fanboyzinhos de GTA V. Eu joguei e zerei GTA V , eu não gostei do game , gostei mas não muito , WATCH DOGS eu zerei ontem , recomendo o jogo.

  • Jean Rocha
    2014-06-03T11:24:15  

    o dia que o WACTH DOGS tiver o grafico melhor do que GTA5 EU VENDO O MEU VIDEO GAME

    recentes

    populares

    • Jean Rocha
      2014-06-03T11:24:15  

      Pode Vender

    recentes

    populares

    • Jean Rocha
      2014-06-03T11:24:15  

      Já devia ter vendido a um tempão .

  • Felipe Gustavo
    2014-06-12T13:11:03  

    GTA vai ser sempre a Mesma coisa... Já o Watch Dogs veio com uma história nova e bem melhor mais elaborada !

    recentes

    populares

    • Felipe Gustavo
      2014-06-12T13:11:03  

      bom vamos la... WD é um jogo legal... mas cade os avioes, as bicicletas, compra de imoveis, garagem para guardar os veiculos, os tiros que furam os pneus, animais pra caçar, paraquedas (ah é claro, nao tem avioes)... ainda falta muita coisa pro WD ganhar do GTA

  • Gleyson Oliveira
    2014-06-19T13:59:29

    WD é um jogo bem mais elaborado com muito mais possibilidades dentro do jogo, é uma evolução para jogos abertos, a mancada ficou para os carros serem de titanium pois o danos em colisões são irreais e a dirigibilidade e o realismo nesse quesito é menor que no GTA.

  • Fernando Correa
    2014-05-26T17:23:39

    Agora fiquei com vontade de comprar o Watch Dogs... já tenho o GTA 5...

  • Alexssandro Souza
    2014-05-22T21:49:03

    Acho GTA um game interessante, porém o gráfico do GTA IV, achei péssimo. O GTA 5 promete com gráficos muito bons. Agora, prefiro o Watch Dogs só pelo o que eu já ví. Este jogo é mais de estrategia, analisar locais, etc, O GTA eu ainda vejo como um game de gangster que se sai matando geral (inclusive velhinhas) por nada. Nada contra, claro. Quero dizer que Watch Dogs vai agradar um público e GTA V outro. Um bom gamer se conciliará com ambos.

  • Kauane Martins
    2014-05-21T08:28:52

    Quem ganha com isso somos nós!!! GTA é um jogão e se watch dogs for tudo isso que estão dizendo será mais uma opção de um bom jogo!!

  • Carlos Leonardo
    2013-09-16T18:07:38  

    Mano li essa materia, mas estou com muita duvida ainda de qual vou comprar

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2013-09-16T18:07:38  

      Compra os 2 ou então espera o review do Watch Dogs pra ver se o jogo vai ser isso tudo mesmo. GTA V já se sabe q é tudo isso q estão falando pelo menos

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2013-09-16T18:07:38  

      gta sem medo amigo

  • Alex Ribeiro
    2013-10-18T17:12:22

    Os 2, afinal serão excelentes jogos e deixando de jogar um vou estar perdendo a diversão. Watch Dogs parece mais a minha cara, mas o jogo é franquia nova e pode decepcionar enquanto GTA está mais consolidado, foi lançado antes e já se sabe q o jogo é excelente

  • Igor Ross
    2013-09-16T17:15:53  

    Não vou nem me dar ao trabalho de ler o restante da matéria, a resposta é GTA, pura e simples.

    recentes

    populares

    • Igor Ross
      2013-09-16T17:15:53  

      Compra os 2 e tire suas conclusões. Uma coisa é gostar de jogo bom, outra é só gostar de um jogo. Pra falar q GTA é melhor só conhecendo o outro jogo, q pelo trailer parece ser bastante inovador

  • Jorge Halen
    2013-09-18T23:07:45

    Vou adquirir os 2: GTA V p/ PS3 e WD p/ X360, simples assim...

  • Bruno Carvalho
    2013-09-18T12:58:13

    Vou comparar só depois q for lançado mesmo. Mas vindo da Ubisoft, não espero que o jogo seja pouca coisa.

  • Cleidson Santos
    2013-09-17T17:03:39

    véi, como os caras comparam esses dois jogos? eles são totalmente diferente um do outro... apesar de ambos serem mundo aberto, não podemos fazer tal comparação... Os dois serão/são muito bons, but GTA é GTA.

  • LEONARDO CARVALHO
    2013-09-17T11:00:12

    Compre os 2, se não tiver dinheiro, trabalhe mais!

  • Klisman Nogueira
    2013-09-16T22:48:05

    os dois serão otimos,mais o gta 5 sera melhor na minha opinião

  • Leandro
    2013-09-16T21:49:54

    com certeza vou comprar os dois para ps3...

  • Rafael Ferrerira
    2013-09-16T19:51:24

    os dois serao otimos jogos,mas cada um na sua historia

  • Andre Silva
    2013-09-16T18:40:49

    compra Watch Dogs e vai joga sozinho na live.

  • Diego Fagundes
    2013-10-03T15:54:35

    Estou jogando GTA 5 e é muito bom. Pelo que pesquisei, uma vantagem do Watch Dogs é que será DUBLADO em português, enquanto o GTA 5 é só legendado, o que atrapalha um pouco durante as missões, principalmente quando se está dirigindo algum veículo e os personagens ficam conversando. Quanto ao jogo, acho difícil ser melhor do que o GTA, mas vamos ver né...

  • Bruno Cabral
    2013-10-02T16:39:19

    Techtudo sempre em cima do muro...

  • Denis Alves
    2013-09-17T09:58:28

    xbox 36 you ta de brincation it me globo!!

  • Raphael Reis
    2013-09-17T09:08:11

    comprar os dois... se fosse pra esperar um ou outro eu praticamente não tinha nenhum jogo... e msm assim GTA ja tem a boa fama dele feita e Watch Dogs eh uma aposta q parece q vai vingar