TechTudo

12/09/2013 07h15 - Atualizado em 12/09/2013 07h15

iPhone 5S em 64 bits: melhorias de verdade ou só propaganda?

Rafael Jandre Para o TechTudo

O iPhone 5S foi lançado pela Apple nesta terça-feira (10): o top de linha vem equipado com um processador de 64 bits. A novidade promete um aumento no desempenho do smartphone, mas qual será a vantagem real para os usuários? O TechTudo explica como funciona o recurso.

Qual é o melhor: iPhone 5S ou 5C? Comente no Fórum do TechTudo

iPhone 5S com processador A7 de 64 bits, mas para os usuários não muda muita coisa (Foto:Divulgação/Apple)iPhone 5S é equipado com processador A7 de 64 bits (Foto:Divulgação/Apple)

A tradicional arquitetura de 32 bits limita a memória RAM e permite que ela trabalhe com no máximo 4 GB de capacidade. Já a vantagem do sistema de 64 bits é que ele ultrapassa este limite. Por exemplo, um computador com Windows XP de 32 bits instalado não suporta mais do que 3,5 GB de RAM. Mas como isso funciona no iPhone 5S, se ele tem apenas 1 GB de memória RAM?

O real ganho no desempenho só poderá ser aproveitado pelos usuários, quando a Apple conseguir migrar sua extensa lista de aplicativos para 64 bits. No entanto, a mudança não deve acontecer tão cedo, já que todos os dispositivos móveis da empresa, como os iPads e os iPhones anteriores, são em 32 bits.

Neste primeiro momento, a introdução da arquitetura em 64 bits, com iPhone 5S, vai atrair mais a atenção dos fanáticos por novidades nas especificações de hardware. O desempenho continua semelhante até que a Apple se adapte à recente estrutura de sistema para smartphones.

Via Phone Arena

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Leonardo Muricy
    2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

    Eu disse isso no lançamento e continuo dizendo agora que a Samsung decidiu botar tb nos próximos processadores (além da ARM, que havia anunciado isso há alguns meses). No momento o único efeito da adoção de sistemas e aplicativos de 64bits é o aumento no uso de memória dos aplicativos...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Muricy
      2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

      Leonardo Maia não é bem assim cara. Só fazer um teste. Pega por exemplo um aplicativo qualquer como o office 32bits e 64bits no pc. A diferença entre os dois é quase nula no processamento. Agora se você utilizar um programa de encoder de vídeo a diferença será gritante. Isso é porque o tipo de instruções deste último permite maior paralelização. Em váras outras não há isso, assim não há grande aumento no desempenho. O mesmo acontece com um processador dual core vs quad core. Sem paralelização perfeita, não há diferença alguma.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

      recentes

      populares

      • Leonardo Muricy
        2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

        Leonardo Muricy vc está enganado cara, um processador com 64bits, processa 64 bits por pulso de clock! o dobro da antiga arquitetura. Isto é fato! Agora se um aplicativo é projetado para enviar 64 bits e maximizar este desempenho, ou não, isto é outra história. Mas de qualquer forma, tanto o IOS que roda em 64 quanto qualquer aplicativo que for projetado para 64 vai ter GANHO de desempenho.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Leonardo Muricy
        2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

        Leonardo Maia não é bem assim cara. Só fazer um teste. Pega por exemplo um aplicativo qualquer como o office 32bits e 64bits no pc. A diferença entre os dois é quase nula no processamento. Agora se você utilizar um programa de encoder de vídeo a diferença será gritante. Isso é porque o tipo de instruções deste último permite maior paralelização. Em váras outras não há isso, assim não há grande aumento no desempenho. O mesmo acontece com um processador dual core vs quad core. Sem paralelização perfeita, não há diferença alguma.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
        • Leonardo Muricy
          2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

          Leonardo Muricy vc está enganado cara, um processador com 64bits, processa 64 bits por pulso de clock! o dobro da antiga arquitetura. Isto é fato! Agora se um aplicativo é projetado para enviar 64 bits e maximizar este desempenho, ou não, isto é outra história. Mas de qualquer forma, tanto o IOS que roda em 64 quanto qualquer aplicativo que for projetado para 64 vai ter GANHO de desempenho.

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
          • Capt Barbosa
            2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

            Realmente o Techtudo é muito ruim!! Que ** de matéria sem nenhum fundo de nada com coisa nenhuma. 1- No próprio anuncio do iPhone a Apple falou, mais de uma vez, que todos os Apps da empresa estarão em 64bits no dia do lançamento do iOS 7. 2 - O próprio iOS 7 já está adaptado para 64Bits, então se vc se esforçar só um pouquinho pra pensar vc vai chegar a conclusão que, bom, pelo menos o sistema vai estar um pouco mais rápido né!? 3 - responda: Em qual cel o Infinity Blade 3 fica melhor? iPhone 4/4s/5/5s ou Galaxy 4S....

            COMPARTILHAR

            Imagem do usuário

            recentes

            populares

            • Capt Barbosa
              2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

              Capt Barbosa os apps estão na store mais não pertencem a apple por isso cada desenvolvedor precisará alterar seu aplicativo... você acredita mesmo na apple na afirmação que os quase 1 milhão de apps vão estar atualizados até a data de lançamento?

              COMPARTILHAR

              Imagem do usuário

              recentes

              populares

              • Capt Barbosa
                2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

                EU TENTO LARGAR MEU GALAXY S2 mais não consigo pois com ele consigo ver o face,whatsapp,navegar na net,jogar todos os jogos disponiveis,tirar boas fotos,gravar otimos videos,fazer boas ligações e etc. eu queria a opinião de vcs preciso comprar um novo ??????

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário
              • Capt Barbosa
                2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

                Capt Barbosa os apps estão na store mais não pertencem a apple por isso cada desenvolvedor precisará alterar seu aplicativo... você acredita mesmo na apple na afirmação que os quase 1 milhão de apps vão estar atualizados até a data de lançamento?

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário