12/09/2013 07h15 - Atualizado em 12/09/2013 07h15

iPhone 5S em 64 bits: melhorias de verdade ou só propaganda?

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S foi lançado pela Apple nesta terça-feira (10): o top de linha vem equipado com um processador de 64 bits. A novidade promete um aumento no desempenho do smartphone, mas qual será a vantagem real para os usuários? O TechTudo explica como funciona o recurso.

Qual é o melhor: iPhone 5S ou 5C? Comente no Fórum do TechTudo

iPhone 5S com processador A7 de 64 bits, mas para os usuários não muda muita coisa (Foto:Divulgação/Apple)iPhone 5S é equipado com processador A7 de 64 bits (Foto:Divulgação/Apple)

A tradicional arquitetura de 32 bits limita a memória RAM e permite que ela trabalhe com no máximo 4 GB de capacidade. Já a vantagem do sistema de 64 bits é que ele ultrapassa este limite. Por exemplo, um computador com Windows XP de 32 bits instalado não suporta mais do que 3,5 GB de RAM. Mas como isso funciona no iPhone 5S, se ele tem apenas 1 GB de memória RAM?

O real ganho no desempenho só poderá ser aproveitado pelos usuários, quando a Apple conseguir migrar sua extensa lista de aplicativos para 64 bits. No entanto, a mudança não deve acontecer tão cedo, já que todos os dispositivos móveis da empresa, como os iPads e os iPhones anteriores, são em 32 bits.

Neste primeiro momento, a introdução da arquitetura em 64 bits, com iPhone 5S, vai atrair mais a atenção dos fanáticos por novidades nas especificações de hardware. O desempenho continua semelhante até que a Apple se adapte à recente estrutura de sistema para smartphones.

Via Phone Arena

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Leonardo Muricy
    2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

    Eu disse isso no lançamento e continuo dizendo agora que a Samsung decidiu botar tb nos próximos processadores (além da ARM, que havia anunciado isso há alguns meses). No momento o único efeito da adoção de sistemas e aplicativos de 64bits é o aumento no uso de memória dos aplicativos...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Muricy
      2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

      Leonardo Maia não é bem assim cara. Só fazer um teste. Pega por exemplo um aplicativo qualquer como o office 32bits e 64bits no pc. A diferença entre os dois é quase nula no processamento. Agora se você utilizar um programa de encoder de vídeo a diferença será gritante. Isso é porque o tipo de instruções deste último permite maior paralelização. Em váras outras não há isso, assim não há grande aumento no desempenho. O mesmo acontece com um processador dual core vs quad core. Sem paralelização perfeita, não há diferença alguma.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leonardo Muricy
      2013-09-12T09:18:18   , respondido respondido 2013-11-19T22:38:47

      Leonardo Muricy vc está enganado cara, um processador com 64bits, processa 64 bits por pulso de clock! o dobro da antiga arquitetura. Isto é fato! Agora se um aplicativo é projetado para enviar 64 bits e maximizar este desempenho, ou não, isto é outra história. Mas de qualquer forma, tanto o IOS que roda em 64 quanto qualquer aplicativo que for projetado para 64 vai ter GANHO de desempenho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Capt Barbosa
    2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

    Realmente o Techtudo é muito ruim!! Que ** de matéria sem nenhum fundo de nada com coisa nenhuma. 1- No próprio anuncio do iPhone a Apple falou, mais de uma vez, que todos os Apps da empresa estarão em 64bits no dia do lançamento do iOS 7. 2 - O próprio iOS 7 já está adaptado para 64Bits, então se vc se esforçar só um pouquinho pra pensar vc vai chegar a conclusão que, bom, pelo menos o sistema vai estar um pouco mais rápido né!? 3 - responda: Em qual cel o Infinity Blade 3 fica melhor? iPhone 4/4s/5/5s ou Galaxy 4S....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Capt Barbosa
      2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

      Capt Barbosa os apps estão na store mais não pertencem a apple por isso cada desenvolvedor precisará alterar seu aplicativo... você acredita mesmo na apple na afirmação que os quase 1 milhão de apps vão estar atualizados até a data de lançamento?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Capt Barbosa
      2013-09-12T11:16:53   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

      EU TENTO LARGAR MEU GALAXY S2 mais não consigo pois com ele consigo ver o face,whatsapp,navegar na net,jogar todos os jogos disponiveis,tirar boas fotos,gravar otimos videos,fazer boas ligações e etc. eu queria a opinião de vcs preciso comprar um novo ??????

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diego Sampaio
    2013-09-12T10:53:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

    Que artigo mais frajuto. É obvio que o sistema iOS 7 que vai rodar no Iphone 5S vai está completamente otimizado a arquitetura 64bits. Então a principio veremos um sistema mais rápido do que nunca. Posteriormente, os aplicativos vão ser convertidos ou re-escritos na nova arquitetura. A partir dair todo o potencial desse processador poderá ser usado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-09-12T10:53:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

      meus queridos... a arquitetura 32 bits tbm é chamado x86 enquanto a 64bits de x64... se fosse pra ser leviano julgando apenas nomenclatura como eficiência, mais do que nunca deveriam comprar equipamentos com procesadores x86... no entanto... há elementos que devem entrar na analise, 64bits por pulso de clock porem com latência maior pra resposta do que os processadores 32bits, se demorar mais pra iniciar o transporte e o tamanho do item for menor é possível que o mesmo sendo de 32 seja mais rápido que o novo 64, por isso o maior ganho se dará com a atualização dos apps para a arquitetura

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-09-12T10:53:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:39:00

      Realmente, Leonardo Maia nunca tinha pensado nisso. Você realmente entende, a Apple é a 'evolução'.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jorge Chaves
    2013-09-17T16:59:03   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:59

    Steve Jobs deva estar morrendo,mas agora de rir,com a piada que se tornou a Apple.kkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jorge Chaves
      2013-09-17T16:59:03   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:59

      depois reclama da samsung que quer criar celular com 10gb de ram 150gb de hd 3,2ghz de processador 20cores a apple ta imitando o erro da samsung kkkkkk piada mesmo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danilo Lima
    2013-09-12T08:09:06   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:58

    Qual nome desse jogo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-09-12T08:09:06   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:58

      Infinity Blade III, que será lançado com final deste mês

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Phelipe Mascarenhas
    2013-09-12T09:04:57

    Robson Gonçalves fica aqui minha risada para a "evolução" da Apple.... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Gonçalves
    2013-09-12T07:48:21

    Deixe aqui a sua risada para os fanboys da apple: kkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Chaves
    2013-10-06T00:48:36

    KKKKKKKKKK APPLE VIROU UMA PIADA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Junior
    2013-09-17T13:41:10

    Porque escrever bobagem!!!!!!!!! Como pode ser irrelevante o real ganho de desempenho se o IOS7 e todos os aplicativos Apple que estão no pacote + iWorks, iPhoto e iMovie, compreendem e um grande percentual das funcionalidades mais utilizadas. O tempo que o mercado vai demorar para lançar aplicações depende do interesse do fabricante em entregar uma aplicação performática e se manter competitivo.O Avanço é muito grande o novo hardware é muito robusto e o novo sistema é excelente, os betas já eram muito bons.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Souza
    2013-09-12T15:33:16

    Perfeita a matéria. Feita por que realmente entende do assunto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário