07/09/2013 07h30 - Atualizado em 07/09/2013 07h30

Jogo da Nasa e hacks para Kinect: veja 10 curiosidades sobre o Xbox 360

João Paulo Carrara
por
Para o TechTudo

O Xbox 360, lançado pela Microsoft em novembro de 2005, conquistou sua posição como um dos melhores consoles da atual geração. E durante esses 8 anos, ele acumulou não apenas fãs, mas também histórias curiosas. Diferentes versões do console e novos acessórios foram lançados, sua rede expandiu, o videogame chegou oficialmente ao Brasil, entre outras. O TechTudo preparou uma lista de curiosidades para relembrar a trajetória do Xbox 360.

Xbox 360 (Foto: Reprodução)Xbox 360 (Foto: Reprodução)

Design de Xbox One

Novo design do 360 (Foto: Reprodução)Novo design do 360 (Foto: Reprodução)

Ao longo destes 8 anos o visual do Xbox 360 pouco mudou e recentemente Microsoft anunciou uma nova versão do console para a transição entre gerações. O “novo” 360 se espelha no Xbox One e traz um design mais minimalista. No aspecto técnico, porém, não há qualquer melhoria no hardware. O controle para o novo modelo permanece inalterado.

Retrocompatibilidade

No início havia a retrocompatibilidade (Foto: Reprodução)No início havia a retrocompatibilidade (Foto: Reprodução)

O Xbox 360 oferece uma lista com cerca de 400 jogos de seu antecessor, o Xbox original, e que podem ser jogados com alguma limitação. É necessário ter um HD oficial da Microsoft instalado em seu console, além é claro, do disco do jogo original que queira jogar. O conteúdo é então copiado para o HD e atualizado via Xbox Live para que a emulação ocorra de forma adequada, uma vez que ela varia de jogo para jogo. A lista final de jogos que podem ser jogados no 360 foi atualizada pela última vez em novembro de 2007. Os savegames também não podem ser importados e reutilizados. Os recursos de jogo online também não são mais suportados e somente o multiplayer local funcionará.

Made in… Manaus!

Ronaldo participou do evento de lançamento do Xbox 360 fabricado no Brasil na cidade de São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)Ronaldo participou do evento de lançamento do Xbox 360 fabricado no Brasil na cidade de São Paulo (Foto: Gustavo Petró/G1)

Desde 5 de outubro de 2011, o Xbox 360 passou a ser vendido oficialmente como um produto brasileiro. Montado na Zona Franca de Manaus com peças importadas, essa mudança foi importante pois marcou a entrada oficial da marca no Brasil, com suporte e preços mais acessíveis. Na ocasião, com os incentivos fiscais, o videogame passou a custar entre R$ 799, na versão mais simples, e R$ 1.099, no pacote com o Kinect.

Projeto Natal

Projeto Natal, homenagem para cidade brasileira (Foto: Reprodução)Projeto Natal, homenagem para cidade brasileira (Foto: Reprodução)

Durante seu desenvolvimento o Kinect era conhecido internamente na Microsoft como Projeto Natal. Neste caso, o nome foi uma homenagem a cidade brasileira, capital do Rio Grande do norte. A escolha foi de Alex Kipman, brasileiro idealizador e que esteve a frente do projeto. O Kinect foi lançado oficialmente em 4 de novembro de 2010, recebendo posteriormente a atualização via software para reconhecimento de voz em português.

Uso alternativo do Kinect

Uso alternativo para o Kinect (Foto: Reprodução)Uso alternativo para o Kinect (Foto: Reprodução)

Após o lançamento do Kinect, não demorou para surgirem os primeiros hacks, modificações que permitiam o uso do equipamento além daquele para qual foi projetado. Estudantes do MIT conseguiram fazê-lo rodar no Windows 7 e muitos pesquisados utilizaram o Kinect em projetos de robótica. Cientistas conseguiram criar uma cadeira de rodas que pode ser comandada pelo aparelho. A invenção é capaz inclusive de identificar e desviar de obstáculos. Há registros de uso em cirurgias e realização de exames. Além disso, supermercados já o utilizaram em prateleiras para mapear as áreas que atraem mais a atenção dos consumidores.

Que tal uma pizza?

Serviço, por enquanto, é exclusivo nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)Serviço, por enquanto, é exclusivo nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

Com a evolução da Xbox Live surgiram os mais diversos aplicativos que transformaram o Xbox 360 em um equipamento longe de ser apenas um videogame. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma parceria com uma grande empresa, permite que os jogadores encomendem pizzas que eles mesmo criaram e recebam minutos depois em casa.

Facebook e Twitter já estiveram lá

Facebook para Xbox (Foto: Reprodução)Facebook para Xbox (Foto: Reprodução)
Twitter para Xbox (Foto: Reprodução)Twitter para Xbox (Foto: Reprodução)

Durante muito tempo, o Facebook e o Twitter tiveram seus respectivos aplicativos na Xbox Live, a rede do console. Apesar de algumas limitações de funcionalidade, os aplicativos cumpriam um bom papel e possuiam interfaces agradáveis. Entretanto, uma grande atualização na Live, em outubro de 2012, removeu os aplicativos. Uma alternativa passou ser acessar os serviços pelo Internet Explorer, incluído pela primeira vez nessa mesma atualização.

Parceria com a NASA

Pouso da Curiosity foi transmitido ao vivo pelo Xbox 360 (Foto: João Paulo Carrara)Pouso da Curiosity foi transmitido ao vivo pelo Xbox 360 (Foto: João Paulo Carrara)

Na semana em que a nave Curiosity pousou em Marte (05/08/2012) os jogadores de Xbox 360 foram presenteados com um jogo exclusivo e totalmente gratuito graças a uma parceria da Microsoft com a NASA. Fazendo o uso do Kinect, o objetivo do jogador era pousar a Curiosity em Marte com segurança, seguindo várias etapas reais, simulando o mesmo trajeto que a nave percorreu. Além do jogo sobre esse momento histórico, o Xbox 360 também transmitiu o pouso em tempo real, incluindo os famosos “7 minutos de terror”, promovendo uma ação inédita no mundo dos video games.

As 3 luzes vermelhas

As temidas 3RL (Foto: Reprodução)As temidas 3RL (Foto: Reprodução)

Em seus primeiros anos de vida, o temido defeito das 3 luzes vermelhas 3RL (3 Red Lights) assombrou muitos donos de Xbox 360. Devido a um super aquecimento do hardware, as 3 luzes acendiam e, dependendo da gravidade do problema, os chips se descolavam da placa mãe do videogame, que possivelmente nunca mais funcionaria novamente. Com o passar dos anos e o lançamento de novas versões do console o problema foi minimizado e atualmente é muito raro.

Lançamento do sistema de conquistas e recompensas

Sistema de conquistas foi inovação do 360 (Foto: Reprodução)Sistema de conquistas foi inovação do 360 (Foto: Reprodução)

Essa é uma das maiores contribuições, senão a maior, que o Xbox 360 deixa para a história dos videogames. A ideia do sistema de conquistas foi tão boa que não demorou para o seu maior rival, o PlayStation 3, da Sony, adotar o sistema. A proposta de premiar com pontos e criar novos desafios dentro da partida motivou muitos jogadores a dedicarem horas e mais horas para desbloquear as conquistas. Recentemente a empresa disponibilizou o sistema de recompensas, que permite os jogadores trocarem suas conquistas por créditos para gastar na própria Xbox Live.

Qual o melhor jogo para Xbox 360 que você já jogou? Comente no nosso fórum!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • John Tejada
    2013-09-08T16:13:56

    nos encontramos no xbox one

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Moisespaulino Passos
    2013-09-07T20:12:17   , respondido respondido 2014-01-21T19:57:31

    Ficaria feliz se fosse uma inauguração de uma biblioteca. Videogame está estragando a mentes dos nossos jovens. Ficar uma, duas e três horas na frente da tv vivendo num mundo de ilusões é loucura. E faz q a nossa juventude viva momentos de ilusoes....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2013-09-07T20:12:17   , respondido respondido 2014-01-21T19:57:31

      e outra prefiro viver em ilusões do qe viver num mundo de violençia roubos corrupção enquanto o governo brasileiro n faz nada

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2013-09-07T20:12:17   , respondido respondido 2014-01-21T19:57:31

      vc de novo cara vc acha qe vai mudar o mundo falando isso

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Irvin Silva
    2013-09-09T09:41:05

    Sabe o que é gente O moises e pobre kkk Não pode comprar um videogame ai fica aqui falando que os games fazem cabeça das crianças kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Cardoso
    2013-09-08T10:28:30

    Moisés Paulino passos, sabe o que realmente estraga as mentes dos jovens são programas sem cultura, funk com o português sendo trucidado, pq todo funk maneirinho que toca tem sempre a versão proibida dele, videogame isso cabe da personalidade de cada um há jogos muitos intelectuais e vou ser sincero eu nem jogo pq ser tão complicado e com historias agora, livro também e um mundo de ilusão não comparando mais dizendo que gosto não se discute a diferença que no game vc controla opersonagem na historia e no livro vc imagina como deveria ser cada cena. E se quiser Le um livro só baixar no tablet.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-09-07T23:59:23

    Melhor que o PS3!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Araujo
    2013-09-07T21:31:20

    quando vi as três luzes vermelhas ali ja comecei rezar três pai nosso

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Ferraz
    2013-09-07T19:51:24

    No dia que eu ver Jesus andando sobre as águas com meus próprios olhos, ai sim, eu troco o meu ps3 e futuro ps4 por xbox.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Guedes
    2013-09-08T03:43:09   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

    meu xbox é o fat e cara aquelas 3RL já apareceu pra mim umas 3 vezes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro Guedes
      2013-09-08T03:43:09   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

      sério mas é o FAT primeiras versões o branco? mas comprando quando? deve ser uma relíquia. O meu é o Arcade elite é FAT tmb mas ja é a versão 3 da placa mãe. uma versão uma versão que tinha com HD de 120GB faz uns 5 anos que tenho eu acho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Joao Silva
    2013-09-07T20:25:07   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

    sou muito mais o meu IPhone . E Para quem não tem...... apenas lamento

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-09-07T20:25:07   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

      meu galaxy pocket faz de boa o q teu iphone faz

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-09-07T20:25:07   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

      Meu Nokia 3320 faz mesma coisa que seu Hiphone faz para mim ele fazendo ligação e atendendo já está bom.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Barbosa
    2013-09-07T12:45:55   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

    Boa M$! Depois do GTA V para fechar com chave de ouro da para ir para o XB1!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Barbosa
      2013-09-07T12:45:55   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:10

      Só aguardando o gta...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Evandro Oliveira
    2013-09-07T19:29:47   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:09

    Poriço prefiro o xbox

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evandro Oliveira
      2013-09-07T19:29:47   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:09

      Gabriel Amaral mais onde esta falando isso pois fico acompanhado e não vi nada dizendo ao contrario, se for realmente verdade com certeza continuo com o Xbox, e em relação aos disco vai continuar na mesma ? não poderei pegar um disco com meu irmão ou amigo sem ter que pagar uma licença para utiliza-lo?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evandro Oliveira
      2013-09-07T19:29:47   , respondido respondido 2013-10-01T15:07:09

      Rodrigo Cardoso Cara vc anda muito por fora das noticias a muito tempo a microsoft tiro essa de não poder emprestar jogos e ter que ficar conectado na live

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário