11/09/2013 07h00 - Atualizado em 11/09/2013 07h00

Moto X ou Galaxy S4 Mini? Veja o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Motorola, enfim, anunciou o Moto X, um smartphone com atrativos interessantes, mas que não é um top de linha, voltado para o consumidor comum e não para quem busca o aparelho mais avançado possível. E uma grande opção nesta categoria é o Galaxy S4 Mini, uma versão mais modesta e menor do top de linha da Samsung, o Galaxy S4. No comparativo desta semana, o TechTudo compara os dois e aponta qual é o melhor.

Moto X ou Galaxy S4 Mini: qual leva a melhor? O TechTudo analisa  (Foto: Arte/TechTudo)Moto X ou Galaxy S4 Mini: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto X

O Galaxy S4 Mini tem especificações razoáveis, com 8 GB de memória interna, 1,5 GB de RAM, processador Snapdragon 400 Dual-Core 1,7 GHz e GPU Adreno 305. Porém, o Moto X leva a melhor no desempenho, com 2 GB de RAM, memória interna de 16 GB ou 32 GB, GPU Adreno 320 e processador também Snapdragon dual-core de 1,7 GHz. Logo, o lançamento da Motorola leva vantagem sobre o produto da Samsung neste quesito.

Display e Design: Moto X

O design do Moto X é seu grande atrativo, por permitir a personalização de diversas áreas do aparelho com cores diferentes e até colocar o nome na parte de trás (vale lembrar, no entanto, que este recurso só está disponível, por enquanto, em uma operadora dos Estados Unidos). Por isso, ele leva ampla vantagem contra o tradicional layout do S4 Mini, que segue o bem conhecido visual dos produtos da linha Galaxy, da Samsung, emulando o do Galaxy S4.

Além disso, a tela do Moto X também é muito melhor: 4,7 polegadas, com resolução HD, de 720 x 1280 pixels, e 312 ppi. O S4 mini tem a tela menor e com menos qualidade. São 4,3 polegadas, resolução de apenas 540 x 960 pixels e 256 ppi de densidade, o que faz com que ele seja bem inferior ao rival deste comparativo.

Moto X, enfim, foi anunciado (Foto: Reprodução/Engadget) (Foto: Moto X, enfim, foi anunciado (Foto: Reprodução/Engadget))Moto X, o smartphone personalizável da Motorola (Foto: Reprodução/Engadget)

Sistema operacional: Empate

Ambos possuem o Android 4.2.2 Jelly Bean, então não há como diferenciá-los.

Câmeras: Moto X

A câmera traseira do S4 Mini fotografa com 8 megapixels e tem recursos como geolocalização, foco com toque, detector de rostos, HDR e panorâmica. A frontal, por sua vez, tem 1,9 megapixels e, além de tirar fotos, faz chamadas de vídeo. No Moto X, são 10 megapixels com os mesmos recursos, na traseira, e frontal de 2 megapixels com filmagem em HD 1080p. A qualidade de imagem feita com o Motorola também supera a do Samsung.


Qual será o preço do Moto X no Brasil? Veja discussão no Fórum do TechTudo!

Bateria: Moto X

Por ser um aparelho mais avançado, o Moto X também possui uma bateria mais poderosa. São 2.200 mAh, que garantem até 13 horas de conversação. O Galaxy S4 Mini, por sua vez, tem 19.00 mAh, mas a diferença, na prática, nem é tão grande, pois ela acaba sendo suficiente para suas especificações. Ele tem vida útil sem carregar de apenas uma hora a menos do que o rival: 12 horas.

Conectividades: Empate

O S4 Mini tem duas variantes: uma 3G dual-chip, batizada de Galaxy S4 Mini Duos, e outra 4G. As duas têm NFC, Bluetooth, Wi-Fi, Bússola, GPS e acelerômetro. Mesmas características do Moto X, que, por sua vez, não possui nenhuma variante dual-chip. Ou seja, há uma espécie de empate técnico, pois a comparação pode ser feita entre os dois modelos 4G, que são iguais, ou entre o S4 que tem 3G e dual-chip, que leva vantagem pelo dual-chip, mas perde pelo 3G, e o Moto X. No geral, resta ver o que mais é adequado ao perfil do consumidor.

Preço e disponibilidade: Galaxy S4 Mini

O S4 Mini já está disponível no Brasil, com variante dual-chip e 3G, por R$ 1.399. O preço é atrativo, especialmente se for levado em conta que ele sai mais barato se comprado à vista ou então em um plano de operadora. Enquanto isso, o Moto X não tem preço nem a data de lançamento confirmados no país.

S4 Mini Duos custa R$ 1 mil menos do que o S4 (Foto: Divulgação) (Foto: S4 Mini Duos custa R$ 1 mil menos do que o S4 (Foto: Divulgação))S4 Mini leva vantagem pela disponbilidade imediata no Brasil e por possuir uma versão com dual-chip (Foto: Divulgação)

Conclusão: Moto X

O Moto X não é um top de linha, mas é um intermediário que promete ser o melhor de sua categoria no mercado. Infelizmente, ele ainda não tem data de lançamento confirmada no Brasil, mas talvez valha aguardar notícias sobre isso, que devem sair em breve, do que se antecipar e adquirir um smartphone inferior, como o S4 Mini, por preços semelhantes. Ainda mais se o recurso de personalização do Moto X for liberado também no mercado brasileiro, o que seria um grande atrativo.

Moto X ou Galaxy S4 Mini: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)Moto X ou Galaxy S4 Mini: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Arte/TechTudo)
copie e cole o código e tenha o comparativo em seu site
  •  
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marco Pires
    2013-09-11T10:24:20   , respondido respondido 2014-02-19T13:02:33

    o moto x é muito melhor q o S4 mini, porem resta saber o preço real...pra mim aqui ele n sai por menos de 1700

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-11T10:24:20   , respondido respondido 2014-02-19T13:02:33

      Ele está por 1.399,00 (a prazo) em todos os sites, em algumas promoçoes pode cair.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-11T10:24:20   , respondido respondido 2014-02-19T13:02:33

      agora esta por 900 reais na super promoçao

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Cruz
    2013-09-11T12:49:41   , respondido respondido 2013-11-26T09:43:15

    Só sei de uma coisa, motorola nunca mais!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-09-11T12:49:41   , respondido respondido 2013-11-26T09:43:15

      e defeitos que o aparelho tem! No uso do dia à dia você vai notar o quanto é irritante ter um motorola! Na loja ele funciona perfeitamente, no dia a dia você só vai passar raiva com essas customizações feitas nas coxas, de qualquer jeito! E quando eu comprei o Milestone 3 a motorola já era da google, mas isso não significou nada, o aparelho top de linha da motorola na época era um lixo, o android já era defasado desde o lançamento e os incontáveis bugs e problemas apareciam todos os dias. Motorola é bom pra mexer na loja, jamais pra usar no dia à dia! Como eu disse, motorola NUNCA mais!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-09-11T12:49:41   , respondido respondido 2013-11-26T09:43:15

      o aparelho morreu, do nada! Além dos incontáveis e inúmeros problemas e vícios do aparelho, o que foi a gota d'água pra mim foi a absurda falta de respeito com o consumidor... Quando comprei o aparelho ele era top de linha, mas nunca recebeu uma atualização do android sequer! Na motorola é assim, você compra o aparelho e esquece atualização porque a motorola só quer saber de vender e não de dar suporte aos aparelhos que vendem! Nas especificações, nos reviews e etc os aparelhos são ótimos e perfeitos, mas quando começar a usar no dia a dia vai perceber os incontáveis e insuportáveis bugs e

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ederson Souza
    2013-09-13T08:30:49

    Motorola é uma marca muito boa. Tenho um smartphone da marca e não me arrependo de ter comprado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Harley Pereira
    2013-09-24T18:57:15

    TOP ... MUITO BOM !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Volpe
    2013-09-11T09:48:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

    Sistema operacional: empate. Só fala isso quem nunca testou lado a lado um android puro e um customizado pela samsung. O android da motorola é quase puro, com modificações pontuais e muito úteis, o da samsung é cheio de coisa, gigante e mata a memória ram do aparelho. Comparar sistema pelo "release" é tipo comparar câmera pelos MP. Moto X é concorrente dos tops, não dos meia boca, como esse S4 mini.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-09-11T09:48:47   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

      Concordo... Comparação esdrúxula.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wallace Almeida
    2013-09-11T09:43:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

    o Moto X é concorrente do S4, não do S4 Mini...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wallace Almeida
      2013-09-11T09:43:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

      Tinha um 920 e troquei por um Galaxy S4, duas coisas que sinto saudades: câmera e sistema de áudio, nisso o 920 supera FÁCIL o S4...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wallace Almeida
      2013-09-11T09:43:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

      Acredito que o Moto X seja bem superior ao S4 mini. O que mais me impressionou nos últimos celulares da Motorola, mais especificamente falando da linha Razr, é a qualidade na construção dos aparelhos. Quando tinha um S3 e comparava com o Razr i do meu irmão, achava o Razr melhor em praticamente tudo. Melhor ergonomia, touch mais responsivo, bateria de maior duração e muito mais bem acabado. Hoje em dia tenho um Lumia 920 e não vejo competidores pra ele no que se refere a qualidade de fotos e videos. Se não fosse por isso, acho que trocaria fácil por um Moto X.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wellington Sousa
    2013-09-11T10:29:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

    Eu comprei um LG Optimus G por R$999

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wellington Sousa
      2013-09-11T10:29:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      1099 na tim desblqueadoe dividi em 10x

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wellington Sousa
      2013-09-11T10:29:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      na ricardo eletro né? quando fui saber disso ja era, agora so em novembro na black friday!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danilo Lima
    2013-09-11T08:05:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

    A verdade é que com 1350 eu compro um nexus 4 que da de lavada nos dois!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-09-11T08:05:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      Danilo Lima, exato! O Nexus 4 da de lavada, é melhor em tudo, resolução, bateria, PPI, processador, versão do Android que já está na 4.3...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-09-11T08:05:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      Erro, o moto X vence o nexus 4. Não se mire em ser "dual core", pois não é. Tem um snapdragon dual core, outros 2 núcleos para tarefas específicas e 4 núcleos da GPU, todos trabalhando de forma conjunta, cada qual com suas tarefas. Mais ou menos como funciona no iphone, que usa cpu + gpu de forma conjunta e consegue ter um bom desempenho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renan Souza
    2013-10-10T08:54:05

    Únicas desvantagens que vi no Moto X foi, não ter memória expansível e não ter o Moto Maker no mercado brasileiro, de resto, não dá para comparar ele com esse s4 mini, com o s4 talvez.. pois ele é um celular intermediário com configurações de top de linha. É um octa-core, GPU Quad core 320, Dual core SnapDragon, Processador de linguagem natural e outro de computação.. Na minha opinião, único que bate ele é são os da linha Nexus, por conter um Android puro tbm..coisa que só quem experimentou um puro para entender.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Roque
    2013-09-11T12:16:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

    Com 1.300 eu compro um Lumia 920 que da de lavada nois dois brincando

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Roque
      2013-09-11T12:16:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      Aí vc falou asneira ! Moto X além de ter um SnapDragon dual core, ele tbm conta com uma GPU Adreno 320 Quad Core, e mais dois núcleos para funções específicas. É um octa-core, acho que foi covardia querer fazer comparação dele com s4 mini

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Roque
      2013-09-11T12:16:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      kkkkkkkkkkkkkk,s4 mini

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Mendes
    2013-09-11T11:39:19

    com esse dinheiro que eu gastava com o s4 mini eu comprava um galacy s3 que er 10 vezes melhor!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário