Sistemas Operacionais

30/09/2013 07h10 - Atualizado em 11/09/2014 16h44

Quais as diferenças entre as versões Windows 8, Pro, RT e o novo 8.1?

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Embora conte com um número reduzido de versões, o Windows 8 pode causar dúvidas entre os usuários de tecnologia. Se você pretende comprar um computador novo ou fazer uma atualização de software, o TechTudo preparou esse artigo para esclarecer suas dúvidas.

Windows 8.1 tem preço divulgado; update do sistema será gratuito. Confira!

Windows 8 e Windows 8 Pro

O Windows 8 e o Windows 8 Pro são as versões do sistema da Microsoft para notebooks e desktops. Trata-se do sucessor direto do Windows 7, que pode ser instalado em qualquer PC que esteja rodando uma versão anterior do sistema – desde que atenda aos pré-requisitos mínimos. Existe, ainda, a edição exclusiva para grandes empresas: o Windows 8 Enterprise.

Caixas do Windows 8 e Windows 8 Pro (Foto: Reprodução/Microsoft)Caixas do Windows 8 e Windows 8 Pro (Foto: Reprodução/Microsoft)

Para usuários domésticos, as únicas versões que podem ser obtidas de forma legal e direta são o Windows 8 e o Windows 8 Pro. Em geral, a versão mais indicada e que possui melhor relação entre custo e benefício é o Windows 8, cuja atualização sai por R$ 359. O Windows 8 Pro tem preço sugerido de R$ 610 e algumas ferramentas mais elaboradas de software.

O foco do Windows 8 Pro são usuários avançados e empresas de pequeno a médio porte. Em relação ao Windows 8, a versão Pro conta com alguns recursos extras de segurança, como BitLocker e BitLocker To Go (tecnologia de encriptação de dados), área de trabalho remota e suporte a redes corporativas; funcinalidades dispensáveis para o usuário comum.

Windows RT

O Windows RT é a versão do sistema desenvolvida para chips móveis da ARM, que são processadores com foco em eficiência energética e que equipam tablets e smartphones. Por conta disso, essa versão do sistema é vendida diretamente aos fabricantes de hardware, no caso tablets. Isso significa que a única maneira de obter o Windows RT é de forma indireta: comprando um tablet ou gadget híbrido com o sistema pré-instalado, como o Surface.

Para o usuário final, a mudança mais notável é que o Windows RT só pode rodar os aplicativos publicado por desenvolvedores certificados na Windows Store. Alguns aplicativos importantes do Pacote Office, como Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, também estão disponíveis para o Windows RT. Entretanto, se você precisa de programas específicos em mídias físicas, é bom se informar se existe alguma alternativa online na loja de aplicativos.

Windows 8.1

O Windows 8.1 nada mais é do que uma atualização para o Windows 8, Windows 8 Pro e Windows 8 RT. O destaque fica por conta da volta do botão Iniciar, que sumiu na versão anterior. Esta tela, aliás, ganhou novas opções de personalização, como novos tamanhos de blocos e a possibilidade de usar papel de parede da área de trabalho como imagem de fundo.

Novos aplicativos em forma de blocos dinâmicos foram integrados ao sistema – como uma calculadora, aplicativo de alarmes e editor de vídeos. Os aplicativos atuais, como calendário e cliente de e-mails, receberam melhorias. O Skype substitui o aplicativo de mensagens e o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, está ainda mais integrado.

O Windows 8.1 já está pronto e deve ser lançado como uma atualização gratuita na Windows Store até o final de outubro. Como já dissemos, a atualização estará disponível para todas as versões do sistema: Windows 8, Pro e RT – além, é claro, do Enterprise, para as empresas.

Considerações finais

O sistema operacional da Microsoft é conhecido pelo grande número de variações. Até o Windows 7, o usuário poderia escolher entre cinco edições: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate. Com o Windows 8, a Microsoft reduziu o número de versões do software: agora, o usuário final pode optar pelo Windows 8 ou Windows 8 Pro.

Em resumo, a versão RT não é comercializada no varejo – apenas fabricantes tem acesso a ela, vendida no hardware –, enquanto o Windows 8.1 atualiza o Windows 8, Pro e RT.

Ainda tem dúvidas sobre o Windows 8? Pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Braga
    2014-05-10T01:51:36

    Ainda bem que tenho meu Surface Pro 2, com 128 GB 4 Gigas i5, Roda perfeitamente o W8.1

  • Leonilson Gomes
    2013-09-30T22:26:27

    Só falta lançarem os tablet aqui no Brasil, pq não vi tablet nenhum queria um mas só tem ultrabook hibrido e é muito caro!

  • Marco Pires
    2013-09-30T15:17:19  

    Estou esperando um tablet com win 8 ou win 8 pro...com preço bom... pq ai dessa vez me livro d vez do notebook...

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-30T15:17:19  

      Emerson Rodrigues espero q venha e com um preço bacana.... pq o surface 1 tava de 3000 mil e nem é win 8.

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-09-30T15:17:19  

      Vc viu as especificações do Surface Pro 2 que "T", pena que um negocio desses nem vem pro brasil...

  • Leonilson Gomes
    2013-09-30T22:27:48

    Espero que a Nokia traga o tablet Lumia 2520 para o Brasil!