25/09/2013 07h30 - Atualizado em 01/10/2013 09h49

Veja os prós e contras ao deixar aparelhos em stand by

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Deixar eletrodomésticos no modo de espera - ou seja, quando são desligados apenas usando o controle remoto - é um hábito comum a boa parte da população. Apesar de os aparelhos ficarem prontos para serem acionados a qualquer momento, e, ao mesmo tempo, preservarem as configurações pessoais feitas por seus usuários, a opção pode não ser das melhores. O TechTudo explica os prós e contras de usar deixar a aparelhagem no modo stand by.

Aparelhos em stad by consomem energia (Foto: Reprodução/Good Wallpapers)Aparelhos em stand by consomem energia (Foto: Reprodução/Good Wallpapers)

Conta de luz nas alturas

Aquela luzinha - geralmente vermelha - que permanece acesa nos eletrodomésticos indicam que o aparelho está no modo de espera. O que muita gente não sabe - ou simplesmente não quer acreditar - é que esse modo operacional consome 20% a mais de energia do que despenderia caso o dispositivo eletrônico fosse desligado direto no botão ou da tomada. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o IDEC, o consumo mensal de energia de uma residência pode aumentar em até 15%.Já o Inmetro confirma que cada aparelho que esteja utilizando o modo stand by pode aumentar o valor da conta de energia elétrica em até R$ 2 por mês. Pode parecer pouco, mas, somado à quantidade de eletroeletrônicos utilizados por uma família, o resultado é gera uma grande diferença no orçamento mensal. Somados ao longo de um ano, os gastos podem chegar a valores consideráveis.

Configurações mantidas

Dependendo do produto, no entanto, manter a configuração pode evitar a necessidade de realizar logins a cada vez que o aparelho for ligado. Ou, ainda, refazer diversas etapas de ajustes personalizados. Cabe ao usuário decidir se vale a pena o gasto mensal produzido pelo stand by para não perder as personalizações executadas em cada dispositivo.

Apple TV recebeu atualização (Foto: Divulgação) (Foto: Apple TV recebeu atualização (Foto: Divulgação))A Apple TV, por exemplo, salva as informações na nuvem e torna desnecessário manter a televisão em stand by  (Foto: Divulgação)

A realidade é que muitos produtos eletrônicos modernos não exigem o uso do modo de espera, salvando as configurações precendentes mesmo com o desligamento completo. Em TVs mais atuais, por exemplo, apenas algumas informações são perdidas, como, por exemplo, o relógio interno do aparelho. Já nas Smart TVs, as configurações não ficam salvas no aparelho e sim na nuvem, ou seja, nestes modelos há ainda menos necessidade de mantê-los em modo de espera.

Dicas úteis

Algumas dicas simples, como a utilização de um filtro de linha que possui um botão que permite cortar o fornecimento de energia aos aparelhos conectados, podem ajudar  a manter todos eles realmente desligados. É importante conferir se o dispositivo realmente tem necessidade de permanecer em modo de espera. Na grande maioria dos casos, essa função serve apenas para deixá-los prontos para serem ligados com rapidez através do controle remoto. Ou seja, há necessidade de ficarem no modo stand by.

Ainda tem problemas com o novo padrão de tomadas? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo!

Via Idec e Inmetro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Barros
    2013-09-25T10:44:06  

    sou a favor de uma taxa unica de energia para ser usado a vontade ,iria resolver esses problemas e acabar com materias sem pé nem cabeça como essa kkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barros
      2013-09-25T10:44:06  

      Vc não fala sério quando diz ser a favor de uma taxa única de energia, né?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barros
      2013-09-25T10:44:06  

      Esse Rodrigo é um débil sem noção

  • Willian Moura
    2013-09-25T11:09:20

    Deveria ser padrão a instalação de caldeira nas residências para aquecimento da água do chuveiro e também substituir as torneiras elétricas, deveria ser também utilizado melhor a energia solar para transformar em energia elétrica.Porém é muito caro. Garanto que poderia deixar todos os aparelhos em espera, gastaria pouca energia.

  • Sidney Silva
    2013-09-25T10:56:14

    A foto do primeiro plug macho não é compatível com o padrão brasileiro INMETRO. KKKKKKKKK!!!

  • Fabio Guaraldo
    2013-09-25T09:05:41  

    No meu ver isso seria um problema que as fabricantes deveriam resolver. Led's vermelhos quando desligado o aparelho são totalmente desnecessários.

    recentes

    populares

    • Fabio Guaraldo
      2013-09-25T09:05:41  

      O Rodrigo tem razão. Se o problema fosse só o led seria bem mais simples, mas além do led, todo aparelho eletrônico em stand by mantem alimentado um circuito receptor de sinal, de forma que acionando um controle remoto o aparelho entre em funcionamento. Imagine vários aparelhos em stand by, várias horas por dia, durante o mês inteiro, a energia desperdiçada não é pequena.

    recentes

    populares

    • Fabio Guaraldo
      2013-09-25T09:05:41  

      A exemplo dos computadores (hibernação), os fabricantes deveriam implementar um dispositivo de memória interna com as configurações necessárias que seria lida no momento do start inicial do aparelho.

  • Leandro Silva
    2013-09-25T14:53:20

    Matéria fraca, sem conteúdo. Não elucidou nada.

  • Fernando Martins
    2013-09-25T13:55:22

    O exemplo da Apple TV é ridículo já que o aparelho é um exemplo de dispositivo que fica em stand by. DU-VI-DO que um dono médio de qualquer dispositivo Apple se preste a desligar totalmente seu iMac, MacBook, iPad, Apple TV, etc. O que economizaria uma fortuna é tirar todos os gatos da rede. Conheço gente "humilde" que deixa o ar condicionado 24h ligado porque não paga conta, e falando contando vantagem.

  • Bartolomeu Palpiteiro
    2013-09-25T13:21:58

    se o brasil utilizasse o dinheiro roubado pelos politicos pra investir em energia, esse tipo de materia não viria ao caso, veja o exemplo do japão

  • Joelma Nobre
    2013-09-25T16:18:34

    Não acho que tem que se pagar caro só porque mora em bairro nobre ou se tem que pagar mais barato só porque mora na periferia, acredito que se deve pagar o que é justo, gastou! Se paga o que foi gasto nem mais, nem menos. A água é a mesma para todos, a luz é também porque diferenciar, tá errado.

  • João Pedro
    2013-09-25T15:48:45

    Lixo de matéria...

  • Thiago Baiocco
    2013-09-26T01:14:22

    Não tenho um poder aquisitivo muito alto. Mas na minha casa ficam na tomada 24 horas, 5 TV's, 3 Computadores, Geladeira, Freezer, Filtro de água, Ar condicionado. Fora os celulares carregando e ainda temos 2 aquários que ficam o tempo todo com a bombinha de ar ligada e o aquecedor da piscina. Realmente você parando pra pensar muita coisa gastando energia o tempo todo. Mas aqui em casa a conta de energia nunca vem menos e 300 reais. Vou fazer o teste um mês desligando esses aparelhos da tomada quando puder pra ver o resultado se faz diferença rs.

  • Peter Souza
    2013-09-25T16:51:33

    Essa matéria só serviu pra fazer propaganda da "maçã" se é que me entenden?

  • Albari Junior
    2013-09-25T16:27:01

    Na vida moderna isso não funciona mais. Ficar ligando e desligando da tomada só em dias de temporal com relâmpagos e olha lá.... Se faltar grana é só falar com algum conhecido seu que seja do PT que ele te ensina a fazer um gato na luz, água e até no esgoto. Esgoto? - Isso mesmo, afinal como eles conseguem camuflar e se isentarem de tanta sacanagem.....

  • Marcio Couto
    2013-09-25T20:40:34

    Na Sky temos que deixar o receptor ligado para receber prováveis atualizações!

  • Silvio Silva
    2013-09-25T18:12:41

    Economia burra. Melhor é economizar no chuveiro para não ter o desprazer de ligar um modem e ele estar desatualizado ou desconfigurado. Pelo amor de Deus estagiário!!!!!

  • Rafael Castro
    2013-09-25T17:52:04

    como falaram anteriormente, materia somente para promover o apple tv... muita gente nao sabe o q eh, como eu que nem procuro saber, vai procurar saber pra comprar... pra mim eh um bagulho muito do inutil.

  • Oyama Daniel
    2013-09-26T06:25:43

    quem tem gato não esquenta a cabeça !!

  • Bernardo Oliveira
    2013-09-25T20:42:09

    Marvin Costa, acho que você se expressou mal. "...esse modo operacional consome 20% a mais de energia do que despenderia caso o dispositivo eletrônico fosse desligado direto no botão ou da tomada." Faça as contas: caso o aparelho esteja desligado da tomada, o consumo é 0. Se em stand-by ele gasta 20% a mais do que desligado, então 0 + 20% de 0 = 0. O que você quis dizer foi que em stand-by, o aparelho consome 20% do que consumiria caso estivesse LIGADO. Abraço

  • Vadim Vladimir
    2013-09-26T08:17:24

    R$2 (dois reais) por mês ?! kkkkkkkkkkkk E quanto eu não gasto ligando o computador pra ler essas besteiras da techtudo ?!

  • Edson Pereira
    2013-09-25T10:23:54  

    Merchan disfarçado. Porém existem alguns que realmente exigem ligação constante na tomada, como o receptor HDTV da SKY.

    recentes

    populares

    • Edson Pereira
      2013-09-25T10:23:54  

      Alessandro Quintanilha exatamente. Ridículo. Mas isso é uma forma que eles encontraram para tentar evitar a pirataria. É uma espécie de check-in que eles fazem nos receptores. Uma atitude lamentável pois mesmo se por acaso acabar a energia, o receptor demora esses 10 minutos para "configurar". E Clairton, não somos escravos, porém se quisermos ter o produto, tem de ser da forma que eles mandam. Para não ter a dor de cabeça, basta não contratar. Ou ir para concorrente que não tenha isso. Ou até reclamar mesmo. Só não pode aceitar tudo calado. Talison, concordo com você. Todos somos reféns.

    recentes

    populares

    • Edson Pereira
      2013-09-25T10:23:54  

      Meu receptor hdtv da sky demora uns 10 minutos só pra "configurar" e reconhecer os dados do satélite se eu tiro ele da tomada..ridículo!

  • Marcos Godinho
    2013-09-26T01:19:14

    A regra é clara: se o aparelho não tem botão de desligar, então não é pra desligar. Deixa na tomada, se desligar, tem o perigo de diminuir a vida útil dele. E esse papo da conta aumentar em 15% é balela FORTE.

  • Fernando Martins
    2013-09-25T13:44:45  

    "...é que esse modo operacional consome 20% a mais de energia do que despenderia caso o dispositivo eletrônico fosse desligado direto no botão ou da tomada. ". Essa conta não está correta, pois não existe 20% a mais que ZERO (aparelho fora da tomada).

    recentes

    populares

    • Fernando Martins
      2013-09-25T13:44:45  

      Faz sentido. =)

    recentes

    populares

    • Fernando Martins
      2013-09-25T13:44:45  

      Em outras palavras, 0,2 x 0 = 0 !! Estagiário burro esse da materia!

  • Marco Alves
    2013-09-26T11:28:32

    Tem cada uma né. João Santos deixa esta criança em uma creche e vai trabalhar. Voce quer bolsa família, escola escola, ainda quer luz e água de graça, kkkkk

  • Valter Gonçalves
    2013-09-26T02:08:46

    Essa publicação sobre STANDBAY foi simplesmente ridículo !!! Só foi dito o que já estamos cansados de saber ! Li o artigo pensando que fossem falar sobre qquer coisa diferente, coisa nova ... mas nada disso ! Foi só coisas bobas que qquer criança já conhece !!! péssimo artigo ...

  • Andre Lima
    2013-09-25T16:35:39  

    Como moro próximo a praia não devo desliga-lo. sai mais barato do que pagar um conserto.

    recentes

    populares

    • Andre Lima
      2013-09-25T16:35:39  

      O motivo seria o excesso de umidade?

  • Marcos Aurelio
    2013-09-25T16:21:17  

    Verdade o pessoal falam que vai faltar energia um dia e mandam economizar energia só que na nossa casas existem no maximo uns 5 aparelhos , já na casas de poder executivo maior existem mais ou menos uns 100 tirando piscina aquecida e ar condicionado central na casa inteira.

    recentes

    populares

    • Marcos Aurelio
      2013-09-25T16:21:17  

      Poder executivo maior? Ou seja, presidente e governadores?