04/09/2013 15h12 - Atualizado em 04/09/2013 17h14

Samsung lança Galaxy Note 3, tablet e relógio inteligente com câmera

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Samsung correspondeu às expectativas e realizou um evento de primeira linha para revelar ao mundo seus novos produtos mobile. Em Berlim, na Alemanha, a empresa sul-coreana revelou o novo foblet Galaxy Note 3, o smartwatch Galaxy Gear e o novo tablet Galaxy Note 10.1. Todos chegam ao mercado em 25 de setembro, mas não houve informações sobre seus preços.

 Galaxy Note 3, ainda mais fino e menos largo que seu antecessor  (Foto: Divulgação) Galaxy Note 3, ainda mais fino e menos largo que seu antecessor (Foto: Divulgação)

O evento começou com pompa. Orquestra, vídeo e uma rápida introdução do presidente da empresa, JK Shin, antes de o seu novo foblet, "mais fino, mais leve, menos largo, mais rápido e mais longo", ser, enfim, revelado.

Shin fez, ainda, uma breve apresentação do Galaxy Gear, o aguardado relógio inteligente da Samsung, e do tablet Galaxy Note 10.1, antes de revelar que os três estarão disponíveis no próximo dia 25 em 149 países pelo mundo. Depois, chamou ao palco o vice-presidente da Samsung na Holanda, Menno Van Den Berg, que revelou as primeiras novidades do Note 3; sem especificações técnicas.

Galaxy Note 3, o novo foblet da Samsung (Foto: Divulgação)Galaxy Note 3, o novo foblet da Samsung (Foto: Divulgação)

Galaxy Note 3: melhorias na "experiência Note"

O conceito por trás do Note 3 foi melhorar a sua experiência. Disponível em nove cores, o gadget terá acabamento traseiro em couro e tela de 5.7 polegadas Super Amoled, com mais sensibilidade aos toques e multitarefas com mais recursos. Sua medidas também mudaram, e pra melhor: 151.2 x 79.2 x 8.3mm, com 168 gramas.

Assim como o Galaxy S4, o Note 3 trouxe muitas mudanças no software. A principal delas é o Air Command, acessível em qualquer lugar da tela com um toque na S-Pen. Ele abre um menu com opções rápidas para funções úteis, como o Action Memo, para anotações, que possui reconhecimento de escrita e integração inteligente à agenda e aos e-mails. É possível ligar para um número anotado à mão, por exemplo.

Novo Air Command, do Galaxy Note 3: menu de acesso rápido a recursos úteis (Foto: Divulgação)Novo Air Command, do Galaxy Note 3: menu de acesso rápido a recursos úteis (Foto: Divulgação)

Outro app novo é o Scrapbook, que quando ativado permite que o usuário faça um círculo em um conteúdo que deseje visualizar depois. Ele captura essa mídia, seja ela um site, um vídeo ou uma foto, e o exibe posteriormente no app. Já o S-Finder é um serviço de buscas interno para o dispositivo, e o S Note o já conhecido gerenciador de notas da linha, agora sincronizado com o Evernote.

O multitasking, porém, é o que mais mudou. É possível abrir duas janelas e, usando a S-Pen, "arrastar" informações de um app para o outro de uma maneira simples e intuitiva, porém inédita. Além disso, é possível "desenhar" uma janela para acessar outro app de maneira rápida, por meio do Air Command. Assim, dá para ter uma caixa do tamanho que quiser e, ainda assim, manter o outro app rodando.

Traseira em couro é uma das maiores supresas releladas pela Samsung no novo Note 3 (Foto: Reprodução/Engadget)Traseira em couro é uma das maiores surpresas reveladas pela Samsung no novo Note 3 (Foto: Reprodução/Engadget)

"Ponto, círculo e caixa" - estes são os três elementos básicos do Note 3, segundo David Park, do time de marketing da Samsung. Ele foi quem apresentou estas novidades e os novos serviços My Magazine, uma espécie de Flipboard do Note 3, e o Multi Vision, para reprodução de conteúdo em vários outros telefones ao mesmo tempo (como se fosse um segundo monitor).

Nas especificações, o Galaxy Note 3 terá duas versões: com 4G e processador quad-core de 2.3 GHz, e com 3G+ e octa-core de 1.9 GHz. Ambas virão com Android 4.3 (Jelly Bean), câmera traseira de 13 megapixels, frontal com 2 MP, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, 3 GB de RAM, memória interna de 32 ou 64 GB e slot para cartões microSD de até 64 GB. Já a bateria, como sempre gigante, terá 3.200 mAh.

Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung (Foto: Divulgação)Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung (Foto: Divulgação)

Galaxy Gear: o aguardado relógio inteligente

Apresentado como "algo incrível", responsável por um "dia animador" para a companhia, o Galaxy Gear foi introduzido logo depois por Pranava Mistry, chefe de um departamento de pesquisas da Samsung America. 

Com visual arrojado, múltiplas cores e integração total aos smartphones, o novo relógio inteligente é capaz de reconhecer comandos de voz via S-Voice, tem suporte a comandos com gestos, tem uma pequena tela de 1,63 polegadas sensível ao toque, câmera e "inteligência, não apenas notificações".

Galaxy Gear, com recurso Smart Relay: app no relógio ativa também o do celular, se precisar (Foto: Divulgação)Galaxy Gear, com recurso Smart Relay: app no relógio ativa também o do celular, se precisar (Foto: Divulgação)

Alternando vídeos e explicações do executivo, a apresentação demonstrou recursos bem interessantes: levantar o braço para atender chamadas, integração na leitura de e-mails e notificações, apps próprios, câmera para fotografias rápidas na pulseira, além de uma compatibilidade extensa com serviços de realidade aumentada.

Em termos de especificações técnicas, o Gear possui tela Super Amoled de 1.63 polegadas, 4 GB de memória interna, processador de 800 MHz e bateria de 315 mAh, que o garante ligado por mais de um dia em uma única carga. A câmera é de 1.9 megapixels e faz vídeos de até 10 segundos em 720p.

Bateria e câmera na pulseira do Galaxy Gear foram alguns dos pontos mais elogiados (Foto: Divulgação)Bateria e câmera na pulseira do Galaxy Gear foram alguns dos pontos mais elogiados (Foto: Divulgação)

"Bem-vindos ao futuro", encerrou Pranava Mistry, destacando que o Gear é compatível com Galaxy S3, S4, Note 2, 3 e 10.1, mas sem revelar detalhes sobre os mercados que receberão o relógio ou seu preço no lançamento. Depois, uma rápida apresentação do sistema de segurança Knox confirmou sua presença tanto no Gear quanto no Note.

Galaxy Note 10.1: semelhante ao 3, mas bem maior

O novo Galaxy Note 10.1 é basicamente igual ao Note 3, em recursos e hardware: virá com Air Command, multijanelas e diversos novos aplicativos. Sem mudanças no visual, a apresentação foi mais curta, com mais foco no hardware, além de vídeos de divulgação, que tiveram o jogador Lionel Messi como um dos garotos propaganda.

Galaxy Note 10.1 (Foto: Divulgação)Galaxy Note 10.1: praticamente o mesmo, mas com os novos recursos do Galaxy Note 3 (Foto: Divulgação)

O tablet terá tela de 10.1 WQXGA (2560 x 1600), 7.9mm de espessura e somente 535g de  peso na versão Wi-Fi. Além disso, será disponibilizado em versões quad-core LTE com processador de 2.3 GHz e 1.9 GHz octa-core com 3G. Todos terão Android 4.3, 3 GB de RAM, câmera traseira de oito megapixels e frontal de dois megapixels, além de memória interna de 32 GB ou 64 GB, com slot microSD até 64 GB.

Preços e disponibilidade

Conforme demonstrado logo no início do evento, os três novos gadgets chegarão às lojas em 25 de setembro, mas ainda não há uma lista de quais países receberão os produtos e nem seus preços. A Samsung deve se pronunciar em breve sobre isso.
 

Galaxy Note 2 vs Galaxy Note 3: veja a evolução (Foto: Arte / TechTudo)Galaxy Note 2 vs Galaxy Note 3: veja a evolução (Foto: Arte / TechTudo)

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • O Carioca
    2013-09-04T15:21:05  

    ...e mais uma vez, a Samsung, humilha.

    recentes

    populares

    • O Carioca
      2013-09-04T15:21:05  

      ahahahah nao tem oque falar.... ficou top demais

  • Vinicius Santos
    2013-10-05T15:28:08

    como eu me divirto vendo essa inacabavel briga entre os consumidores da Apple e da Samsung.todos ficam defendendo a marca que gosta mais,mas isso é o que move essas empresas,essa disputa,aquela vontade que uma tem de superar a outra.Mas parando para pensar,será que um dia.vai chegar a um ponto que não tem mais o que inovar?que tudo já foi descoberto?

  • Pedro Maia
    2013-09-04T15:57:15  

    "câmera de oito megapixels frontal e dois megapixels traseira". Não seria o inverso, uma vez que a frontal é a da tela?

    recentes

    populares

    • Pedro Maia
      2013-09-04T15:57:15  

      Obrigado pela correção, Pedro. Já foi consertado.

  • Patrick Azevedo
    2013-09-05T09:58:49

    Se a Samsung não elevasse ao maximo a potencia dos processadores em seus smartphones não teriamos esses problemas de instabilidade.

  • Camila Carmo
    2013-09-05T16:09:50

    espero que o Galaxy Note 3 nao fique tao caro, pq se nao vou comprar o Note 2

  • Samuel
    2013-09-05T00:27:30

    Gostei!

  • Erika Bueno
    2013-09-04T22:15:58

    Ainda sim prefiro meu note II :P até hoje não sei utilizar todos os recursos que ele tem e me satisfaz perfeitamente, trocá-lo seria apenas por capricho.... mas pra quem gosta e não suporta ficar mainstream né hahahaha

  • Felipe Silva
    2013-09-04T20:25:04

    Gostei muito do Note 3. Tenho um Note 2 e não me arrependo de ter trocado meu iphone 4s por ele. Com essa troca constatei que iphone é pra mané. Aparelho só pra status (falar que tem um celular caro apenas) com o meu Note 2 vou muito além do status. Com o Note 3 a diferença será sem duvida pra melhor. Quero logo um. Quanto ao Galaxy Gear legal, mas pra mim não me atrai.

  • Sarrista Sp
    2013-09-04T19:32:47

    Se fosse com 2 chips eu compraria sem dúvida alguma. Seria perfeito pra mim.

  • Daniel Augusto
    2013-09-04T17:49:06

    eles criam um smart watch mas se esquecem que nem todos tem um celular com android, o que custa anunciam um app para os sistemas concorrentes?

  • Ronaldo Iza
    2013-09-04T17:29:25

    SAMSUNG > PRECIPICE > APPLE > ALL = HATERS BELOW

  • João Andarilho
    2013-09-04T17:24:22

    A lot of fan boys detected

  • Daniella Rezende
    2013-09-04T16:43:14

    samsung esta de parabens no dia 10 e a apple nao estou aqui pra criticar nenhuma empresa tenho smartphone da apple mas amei esse galaxy note 3 de coro branco

  • Lucas Diniz
    2013-09-04T16:27:41

    Engraçado... Se tem rumor da Apple dizendo que terá leitura biométrica no iPhone 5S (o que eu duvido, pois ela fabrica Macbooks, o que explicaria a patente de leitores biométricos) e se no dia 10 o iPhone não vier com este recurso, todos cairão matando... Agora a inovadora tela flexível que "todos tinham certeza que estaria no Gear" não veio e ninguém vai falar nada? O Note também esticou, deixaram menos largo, e ninguém vai fazer montagem dizendo que ele se parece com um sabre de luz? Eu gostei do Gear/Note 3, apesar de preferir a Apple, mas não tenho nada contra. O povo que é pelego demais.

  • Andersson Silva
    2013-09-04T16:24:40

    Achei o relógio até legalzinho, mas andoid pra mim não dá. Mas a samsung fez bons lançamentos.

  • Davi Ferreira
    2013-09-04T15:56:54  

    Esperando só sair o preço do gear aqui no BR... Porque eu sinceramente dúvido que nos EUA ele passe de 100 obamas... Até pelas especificações dele ele não deva ser tão caro... Porém o custo Brasil né. Além disso meus parabéns a Samsung que esqueceu do s3 e s4 mini nos aparelhos que aceitarão o Gear, aparelhos novos e com hardwares "bons" não irão receber, ruim pra quem comprou né (tipo um amg meu que comprou o s3 mini ontem KKK)

    recentes

    populares

    • Davi Ferreira
      2013-09-04T15:56:54  

      vamos com calma, o sistema é o mesmo as vezes ele funciona tambem

    recentes

    populares

    • Davi Ferreira
      2013-09-04T15:56:54  

      Osvaldo Grosso Bem, espero que sim pois particularmente eu espero que sim pois coloco a mim mesmo o dever de não pagar +de 1.700 em um celular, logo se eu quiser comprar o gear vou ter que extrapolar isso? Espero que não KK

  • Wagner Costa
    2013-09-04T16:08:23  

    Parabéns Samsung, sempre inovando, e agora com essa traseira de couro espero que resolvo o problema de escorregar o aparelho, pois isso no S3 para mim é a única coisa que decepciona o aparelho.

    recentes

    populares

    • Wagner Costa
      2013-09-04T16:08:23  

      Claro, porque a apple lançou 200 celulares com couro né?....

    recentes

    populares

    • Wagner Costa
      2013-09-04T16:08:23  

      Faz tempo que a Apple corre atrás em inivação. Até 5 anos atrás era quem inovava, hoje só lança mais do mesmo e tá atrás de quase todas as marcas. Motorola, Sony, Samsung, HTC, Nokia estão lançando produtos mais completos, com mais tecnologia... esse fato só os doentes pela maçã não conseguem ver. Azar é deles!

  • Anderson Pereira
    2013-09-05T10:15:41  

    "Bateria do Galaxy Gear foram alguns dos pontos mais elogiados" ??? Dura só 25 horas... a bateria do meu relógio orient dura anos...

    recentes

    populares

    • Anderson Pereira
      2013-09-05T10:15:41  

      aÍ é muito ignorante mesmo, querer comparar um relógio normal com o Galaxy Gear, não merece nem a discussão...aff

    recentes

    populares

    • Anderson Pereira
      2013-09-05T10:15:41  

      Thiago Silva eu estou apenas sendo sarcástico com a duração da bateria, acredito que 25 horas naun é suficiente.

  • Luanna Lula
    2013-09-05T00:23:53  

    Agora vem a dúvida: compro um S4 ou aguardo o valor do Galaxy Note 3???

    recentes

    populares

    • Luanna Lula
      2013-09-05T00:23:53  

      Luanna, eu não te conheço, mas posso dar a minha opinião? o Galaxy Note 3 é muito grande pra um telefone, tenho dois amigos q tem o S4 e eles estão gostando de mais (eu tenho o Iphone 5, por isso já acho o S4 grande, imagine o Note 3?). mas qualquer um dos dois q vc comprar, vc fará uma boa compra

    recentes

    populares

    • Luanna Lula
      2013-09-05T00:23:53  

      até porque o note 3 é outra categoria, "phablet".

  • Alex Xela
    2013-09-04T17:27:29  

    Meninos usam Iphone, Homens usam Android

    recentes

    populares

    • Alex Xela
      2013-09-04T17:27:29  

      Luiz Aurore Ah que inteligentão... SO da Apple e o Apple IOS, e daí? quem usa além do Iphone, qual é a diferença?? AMBÌGUO fica dizer SO IOS , pois a CISCO (que tu nem deve saber quem é) usa seu SO Cisco IOS há muito tempo.

    recentes

    populares

    • Alex Xela
      2013-09-04T17:27:29  

      Luiz Aurore kkkkk man vc cavou sua cova, SI ??? não seria SO ?

  • Carlos Monteiro
    2013-09-04T17:11:28  

    Essa Samsung é ridícula, todos nós sabemos que esse Galaxy Gear foi criado devido aos milhares de rumores que a Apple estaria desenvolvendo o "iWatch". E aos que não sabem nada de interpretação : em momento algum disse que a Apple inventou os smartwatchs então não venha encher.

    recentes

    populares

    • Carlos Monteiro
      2013-09-04T17:11:28  

      Diego Pinheiro não falei por um motivo bem simples : o "iWatch" sequer foi lançado, ou seja, a Apple não copiou ninguém (por enquanto talvez). Tapado.

    recentes

    populares

    • Carlos Monteiro
      2013-09-04T17:11:28  

      Carlos Monteiro ainda assim teu argumento não serve pra falar da Apple em relação a Sony... Tu fala fala fala mas não diz nada, tapado.

  • Ursinho
    2013-09-04T16:43:28  

    E se esse couro rasgar ??

    recentes

    populares

    • Ursinho
      2013-09-04T16:43:28  

      kkkkkkkkkkk eu não aguento esses comedores de maça podre.

    recentes

    populares

    • Ursinho
      2013-09-04T16:43:28  

      Se rasga eu não sei... mais deve perder as pregas!!kkkkkkk

  • Christian Medina