Internet

28/09/2013 14h40 - Atualizado em 08/12/2015 11h12

Conheça o Steam Controller, joystick que promete ser preciso como mouse

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O Steam Controller foi anunciado nesta sexta-feira (27) pela Valve. O acessório completa o novo sistema da empresa voltado para games na sala de estar, visando concorrer diretamente com consoles de mesa da nova geração, como o PlayStation 4 e o Xbox One. Recentemente foram divulgados o sistema operacional para jogos, o SteamOS, e os consoles que utilizarão o S.O., as Steam Machines. Confira os detalhes do Steam Controller.

Steam Machines: consoles que rodam jogos de PC chegam em novembro

A primeira garantia da Valve é que todos os games da biblioteca Steam poderão ser jogados com o novo controle – mas, também será possível continuar usando a dupla teclado-mouse. A segunda é que o controle é, segundo eles, muito superior a qualquer joystick já feito, principalmente por ter maior precisão e menor tempo de resposta (latência).

Steam Controller traz dois trackpads no lugar das alavancas direcionais tradicionais. (Imagem: Reprodução)Steam Controller traz dois trackpads no lugar das alavancas direcionais tradicionais. (Imagem: Reprodução)

O Steam Controller traz dois trackpads no lugar dos botões direcionais convencionais, similares ao utilizados em notebooks para o controle do mouse. A empresa disse que eles terão uma resolução similar a dos bons mouses para jogos e garante que os jogadores não perderão desempenho se usarem o controle. Segundo a Valve, até games de estratégia, como Age of Empires e Civilization, que raramente chegavam aos consoles justamente por conta dos controles, poderão ser jogados com o Steam Controller.

O controle possui ainda uma tela sensível ao toque, localizada entre os dois trackpads. Para não forçar o jogador a ficar olhando para a televisão e para o controle, sempre que essa tela sensível for pressionada o menu aparecerá por cima do jogo que ele está jogando. O Steam Controller também tem outros 16 botões espalhados por seu corpo e, segundo a Valve, metade deles podem ser pressionados sem que os dedões sejam retirados dos trackpads.

Os controles poderão ser configurados como o jogador desejar. A Valve irá criar uma ferramenta que permitirá compartilhar sua configuração com os amigos. Também será possível fazer um link entre um botão do controle com uma tecla do teclado, como mostra a figura abaixo.

Steam Controller permitirá configurar cada um dos botões. (Foto: Divulgação)Steam Controller permitirá configurar cada um dos botões. (Foto: Divulgação)

Os jogadores selecionados para serem beta-testers da Steam Machine também receberão um controle, mas não com todas as funcionalidades. O joystick enviado não terá a tela sensível ao toque, e, além disso, deverá ser conectado por um fio na interface USB da máquina. As Steam Machines chegam ao mercado em 2014.

Via Steam

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Santinone Santos
    2015-06-18T00:14:40

    Estamos em 2015, e a Steam vai lançar realmente um controle, mas não será este da matéria, será outro bem melhor e mais tradicional.

  • João Barbosa
    2013-09-29T10:47:49

    Estranho pensar em um design assim, mas só testando para saber se é bom