Video game

25/09/2013 18h59 - Atualizado em 10/03/2015 11h30

Steam Machines: consoles que rodarão jogos de PC chegam em 2014; entenda

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

A Valve confirmou hoje que está desenvolvendo “máquinas Steam”, com lançamento previsto para 2014. Segundo o anúncio, diversas empresas, como NVIDIA e AMD, estão criando hardwares baseados no sistema operacional SteamOS, divulgado recentemente. Entenda o que são as Steam Machines, o SteamOS e veja como se candidatar para receber uma versão de testes dos consoles em produção.

Máquinas com SteamOS devem chegar ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução/ Steam)Máquinas com SteamOS devem chegar ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução/ Steam)

Em um tom de provocação em relação às gigantes dos consoles, Sony, Microsoft e Nintendo, o anúncio da Valve disse: “Entretenimento não é um mundo em que um-tamanho-serve-para-todos. Nós queremos que você seja capaz de escolher o hardware que mais faz sentido para você, então, estamos trabalhando com múltiplo parceiros para trazer uma variedade de máquinas de games Steam".

Para ajudá-lo a entender a estratégia da Valve, imagine o SteamOS como o sistema Android, que é usado por empresas como Samsung e Motorola em seus aparelhos. O que a Valve está fazendo é bastante similar: criou um sistema operacional que rodará jogos e empresas como NVIDIA e AMD poderão construir diferentes hardwares usando o SteamOS como base. Assim como acontece com os smartphones Android, que tem uma variada gama de aparelhos, dos mais simples aos mais sofisticados, as “máquinas Steam” terão hardwares poderosos para quem quiser os jogos mais pesados, ou mais simples para quem curte games mais leves.

SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)

Para participar do beta-teste dos protótipos das máquinas Steam, o jogador deve cumprir 5 tarefas até o dia 25 de Outubro:

1
Entrar no grupo Steam Universe
2
Concordar com as regras do Beta do Hardware Steam
3
Fazer 10 amigos (caso ainda não tenha)
4
Criar um perfil público na Comunidade Steam (caso ainda não tenha)
5
Jogar um game no modo Big Picture usando um controle

Essas “missões” não precisam ser cumpridas necessariamente nessa ordem. Quando todos os passos forem completos, você receberá uma insígnia especial, e estará oficialmente concorrendo a uma das vagas de beta-tester. Mas fique atento: caso você seja sorteado poderá ter que arcar com o custo dos impostos quando o protótipo chegar ao país. Segundo a Valve, cerca de 30 beta-testers serão selecionados entre os usuários que mais contribuíram na comunidade Steam ou que participaram de outros testes beta. As outras vagas serão sorteadas aleatoriamente.

E aí, vai tentar uma das vagas para ser beta-tester da “máquina Steam”? Tem dúvidas sobre como participar? Comente no fórum Techtudo!

Via Steam

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares