25/09/2013 16h49 - Atualizado em 25/09/2013 18h08

Testamos o iPhone 5C: confira as primeiras impressões do smart da Apple

Isadora Díaz
por
Do Havaí

O iPhone 5C ainda não chegou oficialmente ao Brasil, mas já é o sonho de consumo de muita gente. O TechTudo teve acesso à versão de 32 GB do smartphone da Apple, na cor amarela, e gostou do que viu. Confira as nossas primeiras impressões do iPhone 5C.

iPhone 5C: versão mais barata é levemente mais pesada, mas mantém acabamento impecável  (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)iPhone 5C: versão mais barata é levemente mais pesada, mas mantém acabamento impecável (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Design

O iPhone 5C tem um acabamento de primeira, o que não é lá grande surpresa, tendo em vista a fama da Apple nesse quesito. O plástico é fechado, como uma peça única, e sua traseira é polida e brilhante, mas temos cá nossas dúvidas sobre sua resistência a arranhões. Apesar disso, ele é muito mais forte do que sugerem as fotos de divulgação - e muito mais pesado! O iPhone 5C pesa mais do que o próprio iPhone 5S, tendo este 112 g, contra 132 g do outro top. A diferença não é lá muito gritante, mas estamos falando de revestimento de policarbonato versus alumínio. Um ponto a se considerar.

iPhone 5C: processador, câmera, tela, cores... Tire todas as suas dúvidas

iPhone 5C tem uma lateral bem acabada (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)iPhone 5C tem uma lateral bem acabada (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Os botões laterais do iPhone 5C também passam a mesma sensação de produto bem acabado. O corte na carcaça de plástico é perfeito, assim como o encaixe. Não há muito o que pôr defeito quando o assunto é design e Apple.

O smartphone é bem construído e divertido, e o leque de cores nos remete imediatamente aos... Lumias! Afinal, se a própria Nokia já gritou isso aos sete ventos, quem somos nós para discutir?

iPhone 5C lembra os Lumias, mas possui modelos com cores menos gritantes (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)iPhone 5C lembra os Lumias, mas possui modelos com cores menos gritantes (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Apesar da pegada "Lumia", podemos dizer que a cartela de cores do iPhone 5C é bem mais discreta. O tom amarelo usado no aparelho que testamos é claro, meio "pastel". O mesmo acontece com o rosa, o verde e o azul; as outras três versões coloridas oferecidas pela Apple (sem contar o branco).

Tela

Tela do iPhone 5C é a mesma do iPhone 5: pequena, se comparada aos tops (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Tela do iPhone 5C é a mesma do iPhone 5: pequena, se comparada aos tops (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Não há nada de novo quando o assunto é tela. O display do iPhone 5C é idêntico ao que vimos no ano passado, na estreia do iPhone 5. A tela Retina marca presença, assim como o design "esticado" da tela de 4 polegadas. Se a Apple saiu da zona de conforto ao criar um smartphone de plástico, ela manteve um pé atrás ao insistir nas 4 polegadas, bastante pequena quando falamos de aparelhos top de linha hoje em dia.

A insistência no tamanho da tela deixa o iPhone 5C com uma pegada muito semelhante ao próprio iPhone 5S. Ele encaixa bem nas mãos, e é possível manejar o aparelho com apenas uma, sem a menor dificuldade.

Qualidade geral do iPhone 5C é "premium", apesar de ter sido tratado como "econômica" nos rumores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Qualidade geral do iPhone 5C é "premium", apesar de ter sido tratado como "econômica" nos rumores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Hardware e Desempenho

Com hardware semelhante ao do iPhone 5, a Apple não nos reservou muitas surpresas em relação ao desempenho. Mesmo com o iOS 7, que tem se mostrado ligeiramente mais pesado que o sistema antecessor, o iPhone 5C se saiu bem. Créditos ao chip A6. A navegação é fluida, sem travamentos, e ao menos em nossos testes não conseguimos reproduzir nenhum bug como os que têm afetado os iPads atualizados.

Botões do iPhone 5C ficaram bem discretos (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Botões do iPhone 5C ficaram bem discretos (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

Embora tenha sido veiculado nos rumores como o "iPhone de baixo custo", o iPhone 5C está bem longe desta proposta. Ele ainda é um smartphone caro - extremamente caro, diga-se de passagem -, com a diferença de que ele agora é de plástico. Ele não tem o mesmo sistema de processador e co-processador que vimos no iPhone 5S, mas ainda sim merece respeito.

O mesmo vale para a câmera, que é a mesma do iPhone 5. O sensor de 1/3,2" e 8 megapixels é acompanhado por um flash LED que fazem um trabalho ótimo, juntos. A câmera frontal de 1,2 megapixels filma em HD (720p). Nada de novo, mais uma vez, mas a qualidade da câmera do iPhone 5 nunca foi de se jogar fora.

Câmera do iPhone 5C faz um bom trabalho na captura de imagens (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Câmera do iPhone 5C faz um bom trabalho na captura de imagens (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

O que você acha: comprar um iPhone 5 ou um iPhone 5C? Participe do debate!

Custo-benefício

Este é o ponto fraco do iPhone 5C. Ele é um excelente smartphone, mas US$ 549 pela versão mais barata, de 16 GB, é um absurdo. O que testamos neste artigo, de 32 GB, sai pela "bagatela" de US$ 649 na versão desbloqueada - fora as taxas. O "tal iPhone de baixo custo" é uma lenda e vai continuar sendo por algum tempo, ao que parece.

No Brasil, é bem improvável que o smartphone chegue a menos de R$ 1,5 mil. Resta esperar para ver. Se vale a pena? Depende. O iPhone 5C é um excelente telefone. Bonito, divertido, com boa câmera e desempenho, mas há opções melhores por menos.


*A repórter viajou ao Havaí a convite da AMD.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2013-09-25T21:44:45  

    Se você não gosta ou não tem dinheiro para comprar o iPhone 5C, então por que veio aqui? Escolha a sua resposta: (1) Inveja? Raiva de quem tem ou pode comprar? (2) Vergonha porque tem um celular da Samsung? (3) Odeia plástico? (4) Tem problema mental? (meu comentário ficará sempre no topo da pagina)

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-09-25T21:44:45  

      Flavio Haag entendo sua linha de pensamento, mais cada com sua prioridade, e aí é que entra a palavra respeito! Ou seja temos que respeitar o gosto e a forma que cada um gasta seu dinheiro! Mais eu te digo, compre qualquer coisa pelo prazer que tens com ela e nao pelo status que ele fornece! Abs!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-09-25T21:44:45  

      Não precisa ser pobre para achar uma total asneira gastar mais de R$ 2 mil em um celular. Mas as pessoas gostam tanto de status... Vai saber.

  • Joao Silva
    2013-09-25T18:27:58  

    JÁ Tenho um iphone 5s..........ele é Perfeito!!!,mau posso esperar pra comprar esse novo iphone 5c para os meus filhos, a minha família inteira, a partir de agora vai tá top!...............desculpa ai quem não pode,,,,

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-09-25T18:27:58  

      Uso meu iPhone S5 pra escorar o pé da mesa! Preciso do 5C pra escorar a porta, que fica batendo com o vento!

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-09-25T18:27:58  

      Junio Pedro Hardware do mesmo fabricante? Tem certeza? 70% dos aparelhos da Apple são com componentes produzidos pela Samsung! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fernanda Voi
    2013-09-25T23:21:48  

    Trocaria toda minha experiência por uma tarde com Steve Jobs. Estamos em plena era da tecnologia digital e algumas pessoas ainda teimam em viver como os seres das cavernas!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-09-25T23:21:48  

      tem gente que se cair de quatro não levanta mais

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-09-25T23:21:48  

      Eita. Foi só uma piadinha! Mas o "trocaria" que eu entendi foi que a Fernanda tem o desejo de trocar experiências com o Cara se tivesse uma oportunidade. Mas cabe outras interpretações sim! Eu forcei a minha interpretação afim de fazer uma piadinha, afinal os comentário são os melhores né!?

  • Eduardo Souto
    2013-09-26T00:49:58

    prefiro meu samsung mini s4 tem tudo isso aí e muito mais kkkkk

  • Cristovao Oliveira
    2013-09-26T00:47:26  

    A parte maneira da reportagem: "O iPhone 5C é um excelente telefone. Bonito, divertido, com boa câmera e desempenho, mas há opções melhores por menos."

    recentes

    populares

    • Cristovao Oliveira
      2013-09-26T00:47:26  

      ??????

  • Junior Rosa
    2013-09-25T19:24:26

    Iphone para Classe C por 1.200 paus??? hehe se fosse 700 reais ainda sim ja dava para comprar em 10 x nas casas bahia

  • Jose Cruz
    2013-09-25T18:45:10  

    Galixxx S3 599,00

    recentes

    populares

    • Jose Cruz
      2013-09-25T18:45:10  

      tbm conhecido como chusraqueira pode ate assar uma carninha com a beteria

  • Sergio Hossoi
    2013-09-26T06:49:38  

    Onde a Apple vai, o boi vai atrás... A Samsung nem disfarça que quer ser uma Apple mas, nunca serão!!! A Samsung faz aparelho para o pobre que não estudou na vida!

    recentes

    populares

    • Sergio Hossoi
      2013-09-26T06:49:38  

      Todo mundo que tem um iPhone é rico e inteligente! (Y)

    recentes

    populares

    • Sergio Hossoi
      2013-09-26T06:49:38  

      R$ 1,5 mil o iPhone?? Deveria ter seguido o conselho do "rico" Sérgio Hossoi e comprado esse iPhone, já que ele vai ser mais barato do que eu paguei no me Galaxy S4.

  • Tiago Almeida
    2013-10-09T10:24:27

    E ai Fanbibas, adoraram?

  • Thiago Rojas
    2013-09-25T20:45:17  

    SAMSUNG WINS! Flowers Victory! Fatality!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Rojas
      2013-09-25T20:45:17  

      Fabricar*

    recentes

    populares

    • Thiago Rojas
      2013-09-25T20:45:17  

      Sqn a sansung começou como empresa de pesca como pode fbricaar celulares

  • Apolo Albuquerque
    2013-09-25T20:00:26  

    R$2500,00! É o que vai custar.

    recentes

    populares

    • Apolo Albuquerque
      2013-09-25T20:00:26  

      É realmente, tá mto barato! Nos EUA U$99,00. Aqui R$1999,00... Nao sou um critico da Apple. Escrevo de um MacBook e tenho um 4s. Meu problema é com o governo e seus impostos.

    recentes

    populares

    • Apolo Albuquerque
      2013-09-25T20:00:26  

      Está $1999,00 o de 16 e ode 32 está $2300,00

  • Rafa Pellizari
    2013-09-26T09:32:30  

    Nem os de plásticos vão ser tão baratos assim, é melhor juntar mais um pouco e comprar um iphone 5, o que é ótimo, gosto muito do meu,depois do ios 7 ficou ainda melhor. APPLE é o poder!!

    recentes

    populares

    • Rafa Pellizari
      2013-09-26T09:32:30  

      Concordo com o seu comentario sobre a apple ser o poder mas se voce ler no site da apple vai saber pq ele é de plastico

  • Joao Igor
    2013-09-26T05:19:43  

    Igualzinho ao 5, ate a nova atualizacao do android.só muda essa capinha amarela ao redor.

    recentes

    populares

    • Joao Igor
      2013-09-26T05:19:43  

      Nova atualizaçao do android????

  • Gabriel Dino
    2013-12-04T11:26:11

    Voces colocaram preço errado no site da apple fala que o de 16GB está US$99 dolares nao US$549 e a de 32 GB está US$199 dolares e o iphone voces vao saber porque é de plastico se lerem no site da apple entao acho que antes de voces falarem mau do celular voces deveriam pesquisar primeiro!Só uma dica!

  • Elaine Fonseca
    2013-09-26T03:52:41

    Tenho condições financeiras pra comprar um iphone e prefiro o samsung por causa da tela de 5 polegadas, quando sair um assim posso pensar, não sou modista, compro o que acho melhor para mim e não pensando no que os outros vão achar.

  • Guilherme Tavares
    2013-09-26T13:36:36

    Eu tinha achado bem bonito nas fotos divulgadas pela Apple, mas vendo assim, ele ficou meio brega com essas cores, talvez o branco se salve!

  • Raimundo Abreu
    2013-09-26T11:40:16

    O problema desses aparelhos é que, por suas qualidades, são chamariz de ladrões.

  • Veiber Gonçalves
    2013-09-25T18:04:54

    Pessoal.. Quer quer um celular bom, sabe qual comprar, agora, quem quer comprar um Smartphone muito bom, vai comprar o S4, 5C, 5S.... É caro mesmo..

  • Victor Gazoni
    2013-09-25T23:36:39

    "Dilma dá entrevista dizendo que o iphone 5c será incluso no Bolsa Família" sqn

  • Narcisio Junior
    2013-09-25T17:43:00

    Que tela enorme. Poxa agora vou ver melhor as fotos do Instagram e ver o Facebook e digitar no Twitter com mais facilidade

  • Rafael Oliveira
    2013-09-26T06:09:00

    Interessante ver pessoas se agredindo por causa de smartphones... O fato é que cada um tem lá seu ponto positivo e negativo. Os donos da Sansung e da Apple estão enchendo seus bolsos cheios enquanto q um bando de pseudo ricos se ofendendo...

  • Fla Sampa
    2013-09-25T22:53:17  

    no brasil somos e sempre seremos explorados pelos americanos e pelo próprio governo brasileiro.Nos estados unidos custa no máximo 300 reais.É um absurdo o que fazem com a gente.Ganhamos pouco e ainda temos de pagar altos impostos.Que país é esse que valoriza os estrangeiros e dar as costas para o seu povo.Acorda Brasil e vamos anular e votar em branco na próxima eleição.Chega,isso do iphone é apenas um exêmplo.Sem falar no absurdo de imposto que pagamos pelos carros.

    recentes

    populares

    • Fla Sampa
      2013-09-25T22:53:17  

      Concordo, mas tem que anular o voto, votar em branco significa que você concorda com o governo atual.

  • Marcos Araujo
    2013-09-25T18:06:31

    E otimo o celular 5C ,Mas e a mesma coisa do 4,4s e 5 TTUUDDOO IGUAL

  • Guilherme Macedo
    2013-09-25T18:11:28  

    Na minha opinião, celulares TOP hoje são iphone 4 e 5 (4S, e 5C) e galaxy S3 e S4. Agora o cara vem me falar que tem celular melhor por mais barato! Mentira que não tem, e é por isso que esses são os mais caros, pq são os melhores!

    recentes

    populares

    • Guilherme Macedo
      2013-09-25T18:11:28  

      Guilherme, você não leu sobre os novos aparelhos? Eles são mais baratos porque o material de fabricação é muito mais econômico, mais leve, enfim mais barato. Os programas e aplicações são os mesmos.

  • Alex Medeiros
    2013-09-25T18:09:27  

    Os brazucas agora vão julgar as pessoas pelo celular que possuem!!! Meu Deus a que ponto chegamos!!! Quanta futilidade... Por isso esse país é o que é!!!!!

    recentes

    populares

    • Alex Medeiros
      2013-09-25T18:09:27  

      Vão não, já julgam.

    recentes

    populares

    • Alex Medeiros
      2013-09-25T18:09:27  

      Falou tudo,além dos carros agora é um celular que diz quem é a pessoa...