01/09/2013 11h45 - Atualizado em 02/02/2016 15h49

Waze ou Google Maps: comparamos os apps de GPS e mapas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Na procura pelo melhor GPS, colocamos os dois apps mais populares em confronto: Waze e Google Maps, referências quando o assunto é localização via satélite. Os serviços são extremamente úteis, tanto para quem encara o trânsito quanto para aqueles que já estão planejando a viagem do fim de semana. Ambos estão disponíveis para sistemas Android e iOS. Veja qual é o melhor app para seu perfil neste comparativo do TechTudo!

comparativo waze google maps (Foto: Arte/TechTudo)Waze ou Google Maps? Confira as vantagens de cada app (Foto: Arte/TechTudo)

Google Maps: navegação, dicas de locais e Street View

O Maps é o mais popular e quase insuperável por seus serviços de GPS. Dentre seus atrativos estão uma eficiente pesquisa de rotas, busca por voz, pontos de interesse em locais próximos, informações sobre o trânsito em tempo real e detalhes sobre as linhas de transportes públicos. É funcional para quem usa carro, ônibus ou até para aqueles que preferem andar de bicicleta.

Maps é um app cuja navegação é o principal atrativo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Maps tem navegação como principal atrativo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A interface do app para smartphones é bem simples: na tela principal aparece a barra de pesquisa na parte superior e, na lateral, um menu expansível com configurações e tipos de transporte.

Sem dúvida seu grande diferencial é o Street View, um recurso que possibilita "olhar mais de perto" o local da busca com imagens reais. O Maps é voltado para navegação e ideal para quem deseja ter informações mais detalhadas de algum lugar. O app está disponível em português e gratuitamente para usuários do iOS e do Android.

Waze: alertas, perfis e um toque social

O Waze funciona como um GPS colaborativo e quem tem o aplicativo pode enviar informações sobre o trânsito para todos acessarem. Com um toque mais social, o serviço tem foco na participação coletiva: as pessoas têm perfis, ganham pontos por seu progresso e podem customizar avatares. O aplicativo facilita o acesso às informações de forma interessante e tem quase tudo que seu concorrente oferece. 

Waze oferece mais opções sociais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Waze oferece mais opções sociais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O menu do Waze é bem prático para o dia a dia: além das opções de navegação, como as do Google Maps, o app mostra preços de gasolina, compartilhamento do local e visualização de alertas com postagens sobre blitzes, acidentes e problemas no trânsito. Inclusive, este serviço foi adotado pelo Maps, que passará a ter avisos sobre o tráfego em tempo real.

As integrações com redes sociais e os perfis, com troca de mensagens, agradam. O Waze funciona bem no Brasil, é grátis, e deve continuar diferente do Maps, apesar de ter sido adquirida pelo Google.

Conclusão: Públicos dos apps são bem diferentes

O Maps é um aplicativo de navegação mais tradicional e direto. Já o Waze é um programa mais jovem, com visual arrojado, cheio de opções sociais e com conteúdo produzido basicamente por quem usa: editando mapas e emitindo alertas. Ou seja, seus públicos são bem diferentes.

No geral, o Waze pode ser considerado mais completo, já que tem quase tudo o que o Maps oferece: navegação, dicas de locais próximos e busca por voz, além do "plus" de ser mais social. Por isso, se for para escolher um, o Waze parece a melhor opção.

Acha as imagens do Google Maps desatualizadas? Comente no Fórum do TechTudo!

comparativo tabela waze e google maps (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo entre o Waze e Google Maps (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Silva
    2016-06-19T14:59:53

    uuuuuuu

  • Guilherme Ferreira
    2016-05-30T13:39:49

    Google maps é sem dúvida melhor é agora você pode baixar os mapas

  • Aman Dioca
    2013-11-24T06:11:28  

    Na proxima viagem, vou testar esse Waze. Já usei uma vez o Maps, e, de onde moro, distante 200 km de Campinas, digitei o local q eu ia, e ele foi sem erro, e me levou exatamente no local mencionado, parando na frente da casa.

    recentes

    populares

    • Aman Dioca
      2013-11-24T06:11:28  

      Agora até o layout ficou mais bonito nessa nova atualização do Google Maps

  • Andre Ferraz
    2013-09-17T23:16:24  

    o Waze escolhe a melhor rota para voce e em tempo real te redireciona, caso haja mudanca de cenario no transito.

    recentes

    populares

    • Andre Ferraz
      2013-09-17T23:16:24  

      Agora o Google Maps faz tudo isso é download de áreas offline. Caso vc não tenha conexão, agora não preciso de créditos , faço o download pego a melhor rota e tudo com apenas o Maps e o sinal de GPS .

  • Duarte Regalado
    2013-09-16T18:54:25  

    Faltou também falar que o WAZE navega pela melhor rota levando em conta o transito! O MAPS não. Alias acho que é o ponto mais importante do WAZE.

    recentes

    populares

    • Duarte Regalado
      2013-09-16T18:54:25  

      Não sei vc viu mas agora além de te mostrar a melhor rota e te redirecionar caso vc saia da rota, agora o Google Maps faz download de áreas offline, eu baixo o mapa e faço uma longa viagem com apenas o sinal de GPS, nada melhor que o Google Maps ele amadureceu muito na última atualização

  • Rodrigo Ignácio
    2014-05-26T10:24:41  

    Waze e google são bons é bom mas fica sem sinal pra ver já era, agora estou usando Navfree offline é muito bom e ainda da pra ajudar atualizar o mapa no openstreetmap parecido com o editor do Waze. A única coisa é que por ser offline tem que esperar o pacote de atualização ficar pronto pra ter as modificações no Navfree, mas por ser grátis compensa.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Ignácio
      2014-05-26T10:24:41  

      Verdade, se perde o sinal de GPS ele para!!

  • Alecsander Machado
    2016-03-04T10:38:55

    Por estranho que pareça, o Waze erra muito nas rotas. O Google Maps acerta muito mais. Só pego rota do Waze quando sei o caminho, para conferir só o trânsito. Quando não sei, o Maps é minha opção.

  • Alexsandro Mendes
    2015-08-27T09:55:59  

    é otimo contra a industria da multa

    recentes

    populares

    • Alexsandro Mendes
      2015-08-27T09:55:59  

      O Google maps já foi muito bom. Hoje em dia está horrível. Além de alguma técnica, você precisa ter muita paciência para usá-lo com o mouse e se localizar. Eles simplesmente retiraram o recurso de grifar o caminho enquanto se andava pela rua ao mesmo tempo (em duas janelas). Agora, ou você tem uma visão ou outra e se você optar por uma das duas e depois quiser voltar, ele volta do zero. Virou um desprazer ter de usar os mapas google no computador

  • João Alves
    2013-09-01T19:40:58  

    Só faltou informar que a Google comprou a empresa que desenvolve o Waze. O próximo passo será Google Maps "fagocitar" o Waze lentamente, como já iniciou ao incorporar as informações de trânsito.

    recentes

    populares

    • João Alves
      2013-09-01T19:40:58  

      Com o devido respeito,mas, faltou é ler a reportagem toda e com atenção, pois foi mencionado que o ou a Waze foi comprada pelo Google... Abraço

    recentes

    populares

    • João Alves
      2013-09-01T19:40:58  

      ANDERSON RODRIGUES >>> Você é de Belo Horizonte?

  • Welerson Michel
    2013-11-24T10:40:09

    O Waze é excelente, vale a pena baixá-lo.