Internet

25/09/2013 16h29 - Atualizado em 21/10/2013 14h23

Yahoo cria botão para comunicar entregas equivocadas de e-mails

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O e-mail do Yahoo! ganhará um novo botão com a função de informar que uma mensagem recebida não pertence ao usuário, “devolvendo-a” ao remetente. O botão "Not My Email" será útil principalmente para quem usa uma conta de e-mail reciclada, isto é, uma conta com nome de usuário já existente que se tornou novamente disponível por falta de uso ou cancelamento.

Yahoo! criou um botão para informar quando o e-mail recebido não era pra você. (Foto: Reprodução/TechCrunch)Yahoo cria botão para informar quando o e-mail recebido não é para você (Foto: Reprodução/TechCrunch)

Em meados de julho, o Yahoo Mail colocou em prática a reciclagem de contas que não eram utilizadas há mais de um ano. Os usuários poderiam listar até cinco contas de e-mail que tinham interesse e caso alguma dessas contas não estivesse mais sendo utilizada, então poderia ser reciclada, sendo o nome de usuário liberado para o novo internauta interessado.

Essa reciclagem levantou várias questões quanto à possibilidade de dados privados do antigo dono acabarem sendo expostos para o novo. Alguns usuários relataram ter recebido mensagens com dados financeiros do antigo dono da conta, gerando alguma polêmica.

Segundo o Yahoo!, são poucos os casos em que isso acontece, já que a maioria dos bancos não envia mais dados desse tipo no corpo do e-mail. Ainda assim, a empresa tem tomado medidas como a inclusão desse novo botão "Not My Email" que, com o uso, aprende quais e-mails deve devolver, evitando de mostrar novamente e-mails do mesmo remetente.

O problema de falta de IDs para novos e-mails pelo qual o Yahoo Mail passa já era esperado, ainda mais para uma empresa que está há muitos anos no mercado. Mas ele não está sozinho. Outros sites, como o Twitter, por exemplo, também vêm enfrentando o problema, usando medidas similares às tomadas pelo Yahoo para contornar a situação na plataforma.

O Google, por sua vez, está gradativamente colocando os nomes reais dos usuários em vez de apenas uma ID com apelido. As empresas de Internet terão que se adaptar à esse problema tomando medidas, assim como o Yahoo, para dar um pouco de fôlego à quantidade de IDs ainda disponíveis para os usuários. Por enquanto, a solução do Yahoo é o novo botão.

O e-mail do Yahoo vive travando? Saiba como resolver o problema no Fórum do TechTudo.

Via Tech Crunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares